Capacete azul morre em confronto com grupos armados na República Centro-Africana

Um capacete azul morreu e oito ficaram feridos nesta terça-feira (10) em confrontos com milícias armadas na capital da República Centro-Africana, Bangui, pela primeira vez desde 2016, indicou uma fonte de segurança à AFP.

Membros da missão da ONU no país africano (Minusca) e soldados centro-africanos lançaram no domingo uma operação para expulsar grupos armados do bairro PK5 de Bangui, de maioria muçulmana.

Ao menos 46 pessoas ficaram feridas em confrontos nesse enclave, segundo a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), que atendeu a maioria dos feridos.

A fonte de segurança assegurou à AFP que o capacete azul morreu quando uma patrulha da Minusca caiu em uma emboscada de rebeldes armados nos arredores do bairro PK5 nesta terça-feira à tarde.

“Uma patrulha de capacetes azuis ruandeses apoiada por forças centro-africanas recebeu disparos e depois perseguiu os atiradores até o bairro PK5”, explicou essa fonte.

Um morador desse bairro contou à AFP que vários civis morreram nos confrontos, embora não tenha sido possível confirmar essa informação com uma fonte independente.

A República Centro-Africana luta para recobrar a estabilidade desde que a rebelião da maioria muçulmana Seleka derrubou o regime do presidente François Bozizé, em 2013.

A França interveio militarmente para expulsar os Seleka, mas o país continua afundado na violência, com diferentes grupos que lutam para controlar recursos energéticos e áreas de influência.

Fonte:AFP

20 Comentários

  1. O Brasil saiu na hora dessa missão que não é nossa. Infelizmente o problema na Africa é cultural, não acho justo uma mãe brasileira enterrar seu filho por causa de um problema que não nos diz respeito. Para evitar o MI MI MI, sou super a favor do Brasil participar de missões da ONU, mas nesse caso específico, a Europa Colonizadora tem muito mais responsabilidades do que nós.

    • Europa colonizadora??? Qual é a idade do Brasil? E o Brasil está bem? Tenha dó e pense com a cabeça e não com outra coisa qualquer

      • Prezado CarlBerna.
        A política colonialista européia na África, como não poderia deixar de ser, foi um desastre. A maioria das potências européias, ao conceder a independência aos seus colonizados, simplesmente os deixaram ao léu. Em suma, querem independência, então ralem-se! Não me recordo de um país europeu que tenha feito uma política de transição. A Europa tem obrigação moral de solucionar os graves problemas que na África grassam. O Brasil não tem nada a ver com tais problemas que lá existem, mesmo porque não concorreu em nenhum momento para a ocorrência dos mesmos.

      • Claudio Severino, eu nasci em Angola e nem a cidadania angolana posso ter. As independências africanas foram feitas para alguns terem mais facilmente acesso às riquezas naturais e o mais depressa possivel, como tal sem periodo de transição e sem qualquer repartição de riqueza e como não há repartição de riqueza, todos os outros querem vir para a Europa que não tem condições para acolher a todos. O único caso de julgamento de um governante africano é o do ex presidente da África do Sul. É mais fácil ter receitas feitas de culpar os outros.

      • Sr Calberna, eu estou em uma grande cidade brasileira e não tenho cabeça de camarão, talvez como a sua, estou pensando como uma pessoa que estudou e estuda até hoje, não para participar de discussões inúteis como estou fazendo agora. Mas voltando ao assunto, a Europa não foi colonizadora, ela ainda o é em diversos pontos da terra, tem um livro do pré primário que ensina isso, aconselho o Sr a ler.

      • Exmo SR Roberto Amaro talvez você esteja a escrever defronte de um espelho, mas lembro-lhe as leis de mercado (oferta e procura) e também quero recordar que em paises sem riquezas naturais estes conflitos não acontecem. Lembro-lhe que um vizinho do Brasil é rico em petroleo e o povo passa fome, também é culpa da Europa? Lembro apenas que quem tem o poder nunca o quer perder, em qualquer parte do universo e isto esta em qualquer livro pre primário

      • Sr Roberto Amaro como vejo que você é culto e sábio recordo-lhe que no Brasil existem dois conflitos e que não são culpa da Europa e que são o controlo de trafico nas favelas e em Brasilia para poderem ter o poder de repartir pelos amigos o dinheiros dos o……, e já agora não precisa de responder porque para mim acaba aqui.

  2. Pensem comigo , não seria melhor cada país da ONU dispor de 700 militares para resolver a maior parte desses problemas ? Tipo , enviem 8 mil soldados de várias nacionalidades pra lá , depois pro Congo , e assim por diante , o que acham?

  3. Os paises independentes da Africa e da Asia nunca ficaram livres da influencia das antigas metropoles, pois suas relacoes comerciais permaneceram em grande parte ligadas a ex metropoles, mesmp apos a descolonizacao territorial, mas ainda apoiando ditadores que lhe convinham, tanto os europeus como russos e chineses, estes hoje predominando nessa relacao promiscua.

  4. Tem noticia rodando de que o Vampirão já fez as FAS desistirem desta missão.

    As nossas Forças irão se quebrar, pois serão exaustivamente usadas para intervenções Estaduais.

    A Ponte para o Futuro. Plano direitista máximo destruiu os Brasil de vez.

    • Direitista máximo? Defina por favor. Destruir o Brasil de vez entao quer dizer que o país ja estava com bom percentual de destruição? Quem foi o causador dessa destruição? Plano esquerdista máximo?

    • rsrsrssrssss… azisquerdas ficam três décadas e meia no poder arrasando tudo que podem e é a direita fictícia que destrói o Brasil… rsrsrsrssrssss… é preciso muita inteligência e motivação pra acreditar nisso… 🙂

Comentários não permitidos.