Exercício na Suécia terá um Posto de Comando assistido por computadores desdobrado pelo Exército Brasileiro.

Brasília (DF) – No período de 16 a 26 de abril de 2018, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participará do Exercício Viking 18. Trata-se de uma simulação de um Posto de Comando Conjunto e Combinado assistido por computadores, planejado e conduzido pelas Forças Armadas da Suécia, em parceria com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e as Forças Armadas dos Estados Unidos. Ocorrendo desde 1999, o Exercício está em sua 8ª edição completa.

Por isso, de 12 a 16 de março, ocorreu, em Brasília (DF), o pré-treinamento para o Exercício, durante o qual houve reuniões e tratativas para a fase que irá se desenvolver no próximo mês.

O Exército Brasileiro participará do Exercício com o desdobramento, em território Nacional, de um sítio remoto conduzido pelo COTER, que atuará concomitantemente com o sítio do Exercício no país Sede, Suécia, e com outros quatro sítios remotos na Finlândia, Irlanda, Sérvia e Bulgária.

O Exercício Viking 18 contará com a participação de 2.500 pessoas, dentre representantes, participantes e observadores de cerca de 50 países e de 80 organizações internacionais e não governamentais.

Além do Brasil, haverá representantes de cerca de 15 países, dentre participantes e observadores, bem como de variadas organizações governamentais, internacionais e não governamentais. O Brasil será o primeiro país, fora do continente Europeu, que participará desse Exercício de Simulação.

No quadro geral da edição de 2018 do Exercício Viking, o cargo de “Force Commander”, da área sob jurisdição das Organização das Nações Unidas (ONU), será exercido por um oficial-general do Exército Brasileiro, o General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, que atuará no sito da Suécia durante o período. No sítio Brasil, sob a jurisdição da ONU, o cargo de Comandante será exercido pelo General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes.

Fonte:EB

2 Comentários

  1. O BRASIL, sera o 1º país fora do continente europeu á participar desse exercício de simulação ?
    Como assim,se os EUA já participam desses exercício desde 1999, e não estão situados em território europeu ?

1 Trackback / Pingback

  1. Exercício na Suécia terá um Posto de Comando assistido por computadores desdobrado pelo Exército Brasileiro. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.