Operações em Roraima visam à coordenação e à segurança de venezuelanos que fogem da crise humanitária.

Boa Vista (RR) – Na última semana, foram estabelecidas duas operações pelo Ministério da Defesa em apoio à crise humanitária causada no estado de Roraima, devido à fuga de venezuelanos de seu país. A primeira, Operação Acolhida, está sob a coordenação da Força-Tarefa Logística Humanitária e atuará de modo interagências, envolvendo vários órgãos da esfera federal, estadual e municipal. O objetivo, nessa fase inicial, é recepcionar e apoiar os refugiados, por meio de medidas assistenciais, como distribuição de alimentos, melhoras nas condições dos abrigos e apoio de saúde.

Sob a responsabilidade do Exército Brasileiro, foi desencadeada, pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), a Operação Controle, que tem por objetivo aumentar a segurança na faixa de fronteira roraimense, intensificando a triagem e o controle dos refugiados, direcionando-os para os centros de acolhimento e auxiliando o processo de interiorização deles no Brasil ou de retorno à Venezuela.

No dia 12 de março, o Presidente da República editou a medida provisória nº 823/2018, liberando um crédito extraordinário de 190 milhões, para atender ao planejamento do Ministério da Defesa na questão do apoio humanitário aos venezuelanos. O recurso faz parte da ação federal prevista na medida provisória, editada em fevereiro deste ano pelo Chefe do Executivo Federal.

Ministério da Defesa em reconhecimento à área para as ações emergenciais

Com foco nas operações a serem desencadeadas, nos dias 9 e 10 de março, uma comitiva do Ministério da Defesa, que integra o Comitê Federal de Assistência Emergencial aos Imigrantes Venezuelanos, foi recebida pela 1ª Bda Inf Sl. Dentre os objetivos dessa atividade, encontrava-se o reconhecimento de vários locais da cidade de Boa Vista e Pacaraima ocupados por venezuelanos.

A comitiva foi recebida pela Governadora do Estado de Roraima, Senhora Suely Campos, para uma reunião no Palácio do Governo, pautada em ações emergenciais que serão desenvolvidas no estado.

Compuseram a representação do Ministério da Defesa o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e futuro Comandante Militar da Amazônia, General de Exército César Augusto Nardi de Souza; além de oficiais-generais da três Forças e outras autoridades civis. Os visitantes estiveram acompanhados do Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto Mansur; do Coordenador Operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária, General de Brigada Eduardo Pazuello; e do Comandante da 1ª Bda Inf Sl, General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes.

10 Comentários

  1. Enquanto vira-latas apátridas e entreguistas se revoltam com imigrantes Venezuelanos em nosso pais, estrangeiros teleguiados de potencias corsárias e suas organizações de fachada infestam, se instalam e tomam conta do norte deste pais…fazem o que querem e o que bem entendem sem nenhuma fiscalização ou monitoramento qualquer…adentram e exploram toda a Amazônia sem qualquer tipo de controle…pondo em ação todo tipo de movimentações ilícitas e obscuras como sondagem de nossas riquezas naturais, contrabando e biopirataria…

    em pleno Século XXI a biopirataria permanece no Brasil, atingindo a fauna e a flora, principalmente na região amazônica….a questão ganhou destaque com o recente episódio do cupuaçu, cujas marca e patente haviam sido depositadas por empresas japonesas….a reação brasileira sustou o processo em relação ao cupuaçu….mas existem dezenas de outros produtos da fauna e da flora brasileiros já patenteados por estrangeiros no exterior….

    o popular guaraná tem patente depositada nos Estados Unidos…..plantas brasileiras como quebra-pedra, espinheira santa e andiroba também foram registradas no exterior….os eua, japão, inglaterra e frança lideram a lista de países detentores de patentes de produtos(lê-se vida vegetal e animal) da flora amazônica…….

    cobiçam as vastas riquezas naturais de nosso território…principalmente as que se encontram na região norte…além da biodiversidade sondam as reservas minerais e de água doce…entre as reservas de minerais estratégicos mais cobiçadas estão o nióbio, tório, titânio e urânio usados para desenvolvimento tecnológico e nuclear…áreas como a cabeça do cachorro são extremamente ricas nessas fontes…enquanto isso o povo se distrai com discussões fúteis sobre futebol, novelas, carnaval, festas e churrascos…

    enquanto sorrateiramente estrangeiros se aproveitam da corrupção dos políticos brazileiros e da falta de conhecimento da população, as potencias corsárias se infiltram e começam a internacionalização da Amazônia e divisão do território entre elas…se o povo brasileiro não despertar a tempo contra o controle das megas corporações estrangeiras e testas de ferros traidores da nação brasileira…brasileiros acabarão expulsos de suas próprias terras sem sequer ter direito a um copo de agua limpa e cristalina de uma terra que um dia lhe pertencia…

    a Amazônia tem a maior reserva de minérios do mundo…as riquezas dela tem valor incalculável…não vamos deixar o Brasil se tornar uma África…vamos tomar a Amazônia das mãos desses políticos canalhas, corruptos e antipatriotas que só pensam em encher os próprios bolsos de propina através de “privatizações” de nossas riquezas e patrimônios para potencias corsárias estrangeiras…ESTÃO INVADINDO E TOMANDO O BRASIL E BRASILEIROS SÓ PENSAM EM CARNAVAL E FUTEBOL…BRASIL VAI VIRAR UMA NOVA PALESTINA…

    • O Bolsonaoa vai dar um jeito nisso, pois os esquerdopatas não o fizeram em 14 anos de governo.
      Calma que o Mito vem ai. Selva Brasil !!!!

    • O Bolsonaro vai dar um jeito nisso, pois os esquerdopatas não o fizeram em 14 anos de governo.
      Calma que o Mito vem ai. Selva Brasil !!!!

    • Uma farsa…não passa de mais um que se chegar ao poder nada mais que continuara com o que os pilantras anteriores vinham fazendo em seus mandatos…

      e é aquele ditado bíblico…diga-me com que tu andas e te direi quem és…um sujeito que se enfia com gente da laia daquele Feliciano…que se enfia com aquela imundície daquela bancada evangélica…é porque é da mesma corja…já até se converteu pra seita simoniaca destes falsos profetas…este elemento só faz manchar a imagem dos militares deste pais…é um sabotador…que arruína a imagem e a reputação das forças armadas deste pais…

      este sujeito não esta nem ai para os problema deste pais…é apenas mais um oportunista e aproveitador…que pra se fazer e alcançar seus interesses se acomuna a pior corja de bandidos da nossa política que é aquela bancada evangélica…

      • Olha é muito facil falar do Bolsonaro. Um colega de forum ja disse : Bolsonaro faz a alegria da garotada.
        Ele se diz patriota mas ja faz muito tempo que ele queria ceder a base de alcantara para o tio sam. O tio sam ja tem a base que precisa. O que mais faz sentido dizer é que eles não querem que nós tenhamos acesso a tecnologia aeroespacial. Eu acho que ceder a base é a capitulação total. È a completa renuncia a tentativa de ter acesso a referida tecnologia. Eu acho melhor morrer tentando do que ceder a eles. PAra quem se diz patriota eu vejo muito mais contradição do que logica nessa intenção.
        Isso sem contar que o patriota presta continência para a bandeira americana.
        Outra ocasião ele disse que a soberania da amazonia corre perigo. Eu acho que corre mesmo. MAs sabe qual foi a solução proposta? Chamar os americanos para ajudar a proteger a amazonia porque eles sao uma grande democracia. A ameação nao vem da Venezuela ou Bolivia. Nós sabemos da onde vem.
        Isso tudo eu falo só de puxar pela memoria, nem preciso buscar no google. ALias se eu buscar so vai aparecer merda

        https://www.youtube.com/watch?v=ehyDH0hFAbM

1 Trackback / Pingback

  1. Operações em Roraima visam à coordenação e à segurança de venezuelanos que fogem da crise humanitária. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.