7 Comentários

  1. 19 anos de inércia !
    Pois até hoje o MD não possui autonomia para obrigar aquisições conjuntas, padronização de fardas, capacetes, coletes balísticos, viaturas etc..
    Cadê a agência de incentivo e apoio a desenvolvimento de tecnologias críticas nacional, semelhante a DARPA ou DRDO ?
    Cadê o comando conjunto de transporte tático e estratégicos das FAA,s?
    Cadê o comando conjunto de operações especiais semelhante ao Socon ?
    etc..
    Triste a realidade nacional.

    • TOTAL apoia a suas coerentes observações… sem essas providências o futuro não será promissor para as nossas FAs…

  2. Foxtrot,

    Blue Eyes,

    O próprio Ministério da Defesa já é, por si só, uma centralização das armas nacionais sob um comando unificado. A partir dele, já se tem a estrutura básica para uma cadeia de comando que permita acionar os meios de forma conjunta.

    Equipamentos pessoais ( fardamento, coletes, capacetes, etc ) e de uso geral ( veículos ), devem cumprir as funções em suas respectivas armas. Por mais que se queira padronizar, sempre haverão equipamentos que se adequam melhor a determinadas situações, quer seja pela especificidade ou pelo custo/benefício.

    Saudações.

  3. Melhor alguém do MD do Brasil informar aos incompetentes do Pentágono caro RR, porque é assim que as coisas são por lá.
    Brasileiro é muito soberba mesmo, mal começou a andar e já quer dominar o play ground kkkk.
    Os Americanos tem anos de experiência em guerras, e nos participarmos só de uma, e diga-se de passagem, com resultados questionáveis.
    Agora acha que sabemos tudo.
    Concordo caro RR que alguns ítens não há como padronizar, mas coletes , capacetes, fuzil, ovn etc..
    Deve sim ser padronizado.
    Vide exemplo americano com o M4, Ovn Loris, Capacete para forças especiais e capacete comum para o restante, qualidade do fardamento porém com a camuflagem diferenciada e por aí vai.
    Temos um tremendo cabide de empregos, sem capacidades práticas alguma.

    • Pois é, as considerações de vcs dois (_RR_ e Foxtrot) possuem suas validades e coerências.
      E,
      Nossas FFAA, e o tal MD, se comportam meio que como amadores na arte da guerra e sua evolução constante. O que há de mais avançado em suas ações e aquisições são coisas que outros países já as possuem a décadas. São importantes mas nada de mais para a grandeza de nosso país.
      Simplesmente, estas nossas instituições de Defesa, não demonstram que estamos objetivando andar lado a lado, realmente precavidos, contra os poderosos de tocaia.

      Quanto a entrevista acima, absolutamente de acordo com minha afirmação acima. De uma total neutralidade. Dando a entender que estamos numa boa. Mesmo com a arte da guerra em evolução constante.

      Quando da pergunta da repórter sobre a Defesa em si (ou seja da proteção do país) o general não respondeu… Apenas discorreu sobre o que temos para defender… Nossas fronteiras e espaços físicos. Ora isto todo mundo sabe e é só olhar num mapa. É como se ao responder a pergunta: O que temos para comer? A resposta fosse: Pratos e talheres.

1 Trackback / Pingback

  1. Verde Oliva Entrevista – Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.