Austrália compra mais de 200 veículos de Combate e reconhecimento da Alemanha

Por Tamir Eshel

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O primeiro-ministro da Austrália,  deputado honorável Malcolm Turnbull, anunciou hoje que a Rheinmetall foi selecionada pelo governo australiano para fornecer seus veículos de combate e reconhecimento  8 × 8 da próxima geração (CRV).

O blindado de reconhecimento sobre rodas  8 x 8 de design alemão substituirão os veículos blindados ASLAV  Piranha atualmente em serviço. O novo programa atende ao projeto Land 400 Phase 2. A proposta da Rheinmetall foi selecionada como a melhor e a final.

O contrato inicial exige a entrega de pelo menos 211 Boxer em cinco variantes. O plano australiano exige 225, dos quais 200 serão produzidos no país. Esta nova aquisição custará cerca de US $ 5 bilhões – e faz parte do programa de modernização de veículos terrestres australianos de US $ 20 bilhões – o maior e mais caro projeto de aquisição da história do exército australiano. Esta nova seleção reforça ainda mais a posição da Rheinmetall na Austrália, juntamente com o fornecimento contínuo de 2500 caminhões militares no âmbito do programa de modernização de veículos logísticos Land 121.

O papel principal do CRV será realizar reconhecimento e contra-reconhecimento terrestre. O programa apresenta um veículo blindado altamente letal com a capacidade de neutralizar a blindagem do inimigo, fixar as forças inimigas com fogos supressivos e prevenir a habilidade do inimigo de manobrar. Isso significa que o CRV exige a capacidade de operar em toda a área de operações com alta mobilidade e resistência.
O projeto de vários bilhões de dólares exige que a Rheinmetall entregue pelo menos 211 dos veículos Boxer 8 × 8 equipada com a torre 30mm da Rheinmetall instalada nas variantes de reconhecimento. Quando implantado, o Boxer irá melhorar os efeitos de mobilidade, sobrevivência e combate das unidades de reconhecimento australianas, introduzindo um veículo modular e ágil que pode ser configurado para corresponder aos requisitos em evolução.

O veículo receberá a torre Lance da Rheinmetall, oferecendo sensores, consciência situacional e poder de fogo para detectar, caracterizar e rastrear automaticamente ameaças no campo de batalha. A torre possui uma gama de efeitos escaláveis, incluindo sistemas não-letais, as últimas tecnologias de canhão de explosão de ar e um sistema de mísseis anticarro guiado que permite que a tripulação envolva as ameaças mais agressivas no campo de batalha.

Para entregar o projeto, a Rheinmetall estabelecerá um Centro de Excelência de Veículos Militários (MILVEHCOE) perto da cidade de Brisbane em parceria com o Governo do Estado de Queensland. O MILVEHCOE servirá de ponto focal para a execução do programa e uma base para o estabelecimento de um complexo industrial de veículos militares orientado para a exportação na Austrália. O MILVEHCOE apoiará a Estratégia Australiana de Exportação de Defesa do Governo que foi anunciada recentemente pelo Ministro australiano da Indústria da Defesa, o deputado honorável Christopher Pyne.

O MILVEHCOE permitirá que a Rheinmetall transfira tecnologias de ponta para a Austrália nas áreas de design, produção, sistemas de torreta, sensores, sobrevivência, simulação e suporte de vida dos veículos militares. Esta transferência de tecnologia, juntamente com a escala do design e fabricação australianos baseados no Land 400, sustentará o estabelecimento de um setor de veículos militares orientado para a exportação que colaborará com instituições acadêmicas em tecnologias complementares e verá um desenvolvimento significativo em pequenas e médias empresas ao redor Austrália que cooperam com Rheinmetall através do MILVEHCOE.

Como um centro de excelência, o MILVEHCOE seria o ponto focal para os veículos de combate LAND 400, veículos logísticos LAND 121 e outros projetos complexos de defesa.

Gary Stewart, diretor-gerente da Rheinmetall Defense Australia, disse:

“O programa Land 400 permitirá que o exército australiano receba a melhor capacidade CRV para suas necessidades e crie um benefício econômico a longo prazo para a Austrália. O investimento da Rheinmetall no MILVEHCOE enriquecerá a economia no setor de produção avançada de alta tecnologia e ampliará o emprego em defesa em todo o país. Ao fazê-lo, criaremos uma forte indústria de veículos militares soberanos que permita às empresas australianas inovar, competir e vencer globalmente “.


Após dois anos de engajamento industrial extensivo, a Rheinmetall identificou mais de 40 empresas de toda a Austrália que farão parte de uma indústria de veículos militares globalmente competitiva.

Entre os parceiros locais que participam do programa Rheinmetall Boxer CRV estão MILSPEC e Bisalloy de Nova Gales do Sul, Supashock do Sul da Austrália, Nioa e Penske de Queensland, Direct Edge da Tasmânia, Supacat, Tectonica e Cablex de Victoria, e Hoffman Engenharia da Austrália Ocidental.

Fonte: Defence Update

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Austrália compra mais de 200 veículos de Combate e reconhecimento da Alemanha | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.