PM Ambiental usa aeronave remotamente pilotada para combater crimes em São Paulo

Sugestão: Justin Case

Segundo o Tenente Coronel Luís Gustavo Biagioni, o teste do emprego da tecnologia é primordial para prevenção de crimes contra o meio ambiente

Por terra, água e ar, o trabalho e a fiscalização realizados pela Polícia Militar Ambiental não deixa espaço para quem quer cometer crimes em nenhum dos quatro cantos do Estado de São Paulo.

 

Polícia Militar Ambiental usa VANT para monitorar crimes no Estado de São Paulo
Divulgação

Polícia Militar Ambiental usa VANT para monitorar crimes no Estado de São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (9), eu conversei com o Tenente Coronel Biagioni da Polícia Militar Ambiental. Ele é responsável por coordenar todo o trabalho de implementação do uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) na PMA e ressalta os benefícios e eficiência do uso da tecnologia.

“A PMA tem pesquisado esse tipo de tecnologia desde 2010 e os testes trazem experiência no sentido de efetivamente ter isso como uma ferramenta de trabalho no futuro. O momento agora é de testar um equipamento bem maior que é o Caçador, modelo Heron, da Avionics-IAI. Um equipamento de alta capacidade e tecnologia”, diz o Tenente Coronel.

De acordo com o Policial, essa nova aeronave é diferente dos drones convencionais de até 20 quilos que costumamos ver. O Caçador precisa ficar em uma base e tem uma logística toda especial só para ele. A aeronave é capaz de voar por mais de 40 horas seguidas, a uma altitude de até 30.000 pés. “Ele voa integrado com o controle de espaço aéreo e em contato com o controlador de voo. Ele usa as vias estabelecidas para ele durante uma missão em uma altura que impossibilita a sua percepção por quem está no solo. Ele acaba se tornando furtivo ao olho humano, operando durante qualquer hora do dia”, diz.

O RPA tem autonomia para atuar em um raio de 250 KMs de onde está, mas com seu sistema de links através de satélites pode cobrir 100% do território do Estado de São Paulo. “Nós usamos dois modelos de RPAS atualmente, de até 20 quilos para testes operacioanais de eficiência e temos a perspectiva futura de conseguir continuar empregando a tecnologia. No teste que está sendo feito, a perspectiva é de ter serviço à disposição, e não de adquirir um RPA. Sendo mais eficiente a contratação de serviços do tipo”, aponta o Coronel Biagioni.

Para finalizar, o Coronel Biagioni diz que toda a operação do RPA é feito pelo pessoal da Avionics-IAI, mas que sempre tem alguém da PMA que atua de forma integrada para que as ações sejam planejadas. “Esse Policial identifica aquilo que pode haver de errado e isso é repassado para uma equipe em solo, que checa a ocorrência e toma a devidas medidas”, finaliza o Coronel.

VANT caçador e Policiais da PMA
Divulgação/PMAmbiental

VANT caçador e Policiais da PMA

Apreensão com RAP

Durante a madrugada dessa quinta-feira (8), a Polícia Militar Ambiental realizou uma operação na região de Botucatu com auxílio da Aeronave Remotamente Pilotada, o Caçador. A ação só foi possível graças a tecnologia que utiliza câmera especial com infravermelho e consegue identificar pessoas, veículos e construções, tanto de dia como à noite.

De acordo com o Tenente Coronel, foi identificado alguns pontos onde um trator estava operando em área de proteção durante a madrugada. “Isso nos chamou atenção e a partir daí mandamos viaturas pelo solo para checar essa ação e também a de alguns barcos que foram vistos. Essa fiscalização é importante para prevenir crimes. Agimos com a capacidade de monitoramento, antes que a infração ocorra”, disse o Tenente Coronel Biagioni da Polícia Militar Ambiental.

Imagens noturnas feitas pelo VANT Heron modelo caçador da Polícia Militar Ambiental
Divulgação/PMAmbiental

Imagens noturnas feitas pelo VANT Heron modelo caçador da Polícia Militar Ambiental

Fonte: IG- Último Segundo

8 Comentários

  1. Enquanto isso….a “Helicoca” rola solta e adoidaaaaddddaaaa….

    “SEMPRE ACREDITEI NA JUSTIÇA DO MEU PAÍS”

    Aécio Neves 😉

  2. Como paulista do interior , tenho certeza , que este equipamento se aprovado, será usado e não ficará encostado como alguns similares já adquiridos por outras corporações ….
    A polícia ambiental fará um grande uso , afinal não é fácil operar e fiscalizar utilizando rios , estradinhas de terra e carreadores de cana , apesar de que o estado tem inúmeras vicinais asfaltadas.
    A fiscalização aérea permitirá que as guarnições cheguem com rapidez , economizando o uso de viaturas e pessoal com uma relação de custo benefício elevada….
    Hoje vejo como problemas fundamentais aqui na região de Ribeirão Preto as queimadas , desmatamento , caça e pesca ilegais , tráfico de drogas , rotas de fuga de bandidos e roubo de bens agrícolas ….

  3. Pena que o Vant nacional Falcão da Avibrás não vingou.
    Maldita foi a hora em que a Avibrás resolveu se associar a Montaer (Embraer) e AEL (Elbit) para criação da Harpia sistemas.
    E maldita foi a FAB que abandonou a aquisição do lote piloto do Falcão, sepultando assim de vez todo o conhecimento e investimento feitos por nós.
    Pois o mesmo contaria com os sistemas nacionais desenvolvidos pelo DCTA e empresas nacionais.
    Sistemas como DPA-Vant, SNC, Satcom, Radar altímetro laser etc..
    Mas os gênios optaram pela compra direta e “transferência de tecnologias” dos Israelenses.
    Kkkkkkk Brasileiro é muito otário mesmo, incluindo o que vós escreve !

Comentários não permitidos.