Com início de atividades em março, novo campus da ESG, em Brasília, tem primeiro Comandante.

Por 1º Sgt Ageu Silva

Publicação: Qua, 28 Fev 2018 14:24:00 -0300

Brasília (DF) – A Escola Superior de Guerra (ESG) possui um novo campus, localizado na Capital Federal, que pretende iniciar suas atividades no mês de março de 2018, com o Curso de Altos Estudos e Defesa. Assim sendo, no dia 23 de fevereiro, no Salão Nobre do Ministério da Defesa, ocorreu a solenidade em que o novo comandante do campus assumiu a função, o General de Brigada Wilson Mendes Lauria. A cerimônia de assunção foi presidida pelo Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons.

Durante o evento, o Gen Schons lembrou a todos dos precursores: “tenho certeza de que, se os pioneiros fundadores da Escola Superior de Guerra do final da década de 1940, como o Marechal César Obino, o Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias e o segundo comandante Marechal Juarez Távora, se eles estivessem aqui, se sentiriam muito felizes pela solenidade de hoje, assim como os primeiros integrantes”. O Gen Schons ainda destacou a necessidade de a ESG estar localizada também na Capital Federal, junto ao seu público-alvo: a alta administração federal.

A Instituição é subordinada ao Ministério da Defesa e possui um tradicional núcleo de estudos no Rio de Janeiro, iniciando, agora, suas atividades no Distrito Federal.

O evento contou com a presença de representes das Forças Armadas, de adidos militares e de integrantes do Ministério da Defesa.

 

Campus Brasília

O Núcleo da Escola Superior de Guerra em Brasília, conhecido como Campus Brasília da ESG, desenvolve temporariamente suas atividades acadêmicas e administrativas nas instalações do Ministério da Defesa. As instalações da Escola serão no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS), 903, lote 77. O projeto da nova Escola está concluído e a fase de construção se encontra em processo de desenvolvimento, com previsão de início da obra para 2018/2019, com conclusão estimada em 2022/2023.

Segundo o site da Escola, o Campus Brasília está previsto na Estratégia Nacional de Defesa e foi aprovado em dezembro de 2008. Tem por finalidade aproximar a “Escola da Defesa” com o centro político e decisor. Suas instalações abrigarão o Comando, a área de ensino e a administração central e serão ministrados cursos e atividades escolares que intensificarão as relações com as diversas estruturas dos três Poderes, bem como com o meio acadêmico, projetando conceitos de Defesa e de Segurança Nacional junto à sociedade e qualificando recursos humanos em áreas temáticas de interesse do Ministério da Defesa.

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Com início de atividades em março, novo campus da ESG, em Brasília, tem primeiro Comandante. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.