SpaceX- Lockheed Martin Corp e Boeing visitam a base de Alcântara no Maranhão

O ministro da Defesa do Brasil disse na quinta-feira que a Boeing, Lockheed Martin, SpaceX e outras empresas aeroespaciais dos EUA manifestaram interesse em lançar foguetes da base de Alcântara, e visitaram o local em dezembro.

“Eles ficaram muito impressionados “, Disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, a repórteres. “Eles mostraram interesse, mas não posso dizer se isso se concretizará”.

A localização de Alcântara torna atrativo porque um quinto menos de combustível é usado para lançar satélites em órbita ao longo do equador em comparação com locais mais ao norte ou ao sul. Além da SpaceX, da Lockheed Martin Corp e da Boeing Co, a visita de Alcântara incluía as pequenas empresas aeroespaciais dos EUA como a Vector Space, que pretende lançar pequenos satélites, e Microcosm, que se concentra em fornecer acesso de baixo custo ao espaço, disse um organizador da viagem.

Rubens Barbosa, ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos que organizou a visita à base, disse que as empresas dos EUA estavam ansiosas para usar Alcantara. No entanto, a SpaceX disse que os comentários não estavam corretos. “Relatórios que a SpaceX está interessado em lançar do Brasil são incorretos”, disse o porta-voz John Taylor em um comunicado. Tambem em um comunicado, a Lockheed Martin confirmou uma viagem de estudos a Alcântara e Brasília. “Embora não haja decisões formais neste momento, esperamos um diálogo contínuo”.

A Vector Space Systems não respondeu aos pedidos de comentários.

Já a Boeing disse que enviou dois executivos para visitar a base. “A Boeing vê isso como um momento emocionante na indústria espacial à medida que construímos foguetes, para testar novas naves espaciais e desenvolver tecnologias inovadoras para manter os seres humanos vivos em órbita no espaço profundo”, disse a empresa. “As parcerias internacionais desempenharão um papel importante para tornar isso realidade e aguardamos a participação do Brasil”, continuaram.

As empresas americanas não poderão lançar foguetes do Brasil até que o país sul-americano assine um Acordo de Proteção de Tecnologia (TSA – Technology Safeguards Agreement) com Washington para proteger a propriedade intelectual dos Estados Unidos. Uma tentativa anterior de fazê-lo em 2000 foi barrada pelo governo esquerdista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando assumiu o poder em 2003 e nunca foi ratificado pelo Congresso.

Os legisladores brasileiros devem aprovar uma nova TSA que agora está sendo negociada com os Estados Unidos. Jungmann disse, além das empresas americanas, que a China, a Rússia, a França e Israel estavam interessados ​​em uma parceria com o Brasil para usar a base de Alcantara. O Brasil prevê vários usuários para a base. “Eu acho que poderíamos configurar cinco plataformas de lançamento”, disse Jungmann. Diversos países trabalharam com o Brasil em atividades espaciais. Nas últimas duas décadas, a China lançou cinco satélites que o Brasil usa para observar a agricultura, o meio ambiente e a destruição da floresta amazônica. O Brasil abandonou planos para construir seus próprios foguetes após uma explosão e um incêndio que em 2003 em Alcântara matou 21 técnicos de alto nivel. O país, então, se voltou para a Ucrânia para fornecer tecnologia espacial, mas cancelou o acordo em 2015 após os problemas financeiros da república da ex-União Soviética a deixaram incapaz de fornecer foguetes como prometido – e ao mau gerenciamento do lado brasileiro.

Fonte: Homem do Espaço

47 Comentários

  1. a cada dia que passa a presença militar dos eua na Amazônia colombiana vai se ampliando…e assim disfarçadamente/discretamente vão pondo em ação uma maciça intervenção armada dos eua na Amazônia sul americana…os eua já possuem numerosas bases militares operando no território da América do sul e em ilhas próximas num verdadeiro “cordão sanitário” composto por 20 guarnições em torno da Amazônia brasileira…a pretexto de estrangular o narcotráfico na região esta gente já tem estabelecido na América do sul uma rede de 17 bases terrestres de radar…3 no Peru, 4 na Colômbia e o restante é “móvel e em local secreto”….O Brasil é um dos poucos países da região onde ainda não existem bases, guarnições ou pistas de pouso estadunidenses…Alcântara será a primeira…

    O Exército é proibido de entrar em algumas áreas :

    https://www.youtube.com/watch?v=nCk-q04Hk8U

  2. sabotam o nosso programa espacial e tomam o controle de nossa base de Alcântara para nos impedir de ingressar no mercado de lançamento de satélites…pois neste mercado teríamos grandes vantagens sobres eles devido a nossa posição geográfica favorável…

    Coronel previu que base de Alcântara sofreria sabotagem dos EUA :

    https://www.youtube.com/watch?v=eRQfxcv9fIs

    • Até agora não sabemos qual é o nosso PROGRAMA ESPACIAL !! O nosso Programa é Alugar , Ceder ou Doar a Base de Alcântara . Isto é uma Vergonha para o Brasil e seus Militares , construímos esta Base a 30 Anos , desde então paramos no TEMPO , a 15 anos o nosso Programa passou a ser **Ceder a Base a Alguém** , o contrato que seria assinado com os EUA , o Inquilino ditaria onde deveríamos colocar o Dinheiro do ALUGUEL , não aceitava por Contrato que este fosse investido em Nosso Programa Espacial , então fizemos um Acordo com a Ucrânia , seria um Bom Acordo , se o o Governo Democrático da Ucrânia não fosse derrubado e seu substituto um Fantoche do Ocidente , que aceitou as pressões do TIOZINHO DO NORTE ,contra a cessão de Tecnologias ao BRASIL , rompemos o Acordo, então a nossa direção Internacional e Natural seria a Rússia , Índia , até a China , mas chamarmos a Argentina e outros países do nosso Continente para um trabalho conjunto , mas não ; estamos atrás do País que não nos quer ver Independente , que já nos Sabotou , não somente em Ação Direta em 1902 , mas nos Bloqueia , dentro e Fora dos EUA . Um certo Candidato já disse que se tivéssemos assinado aquele acordo antigo com o Tiozinho , estaríamos ganhando dinheiro , dai se vê com toda certeza que Tecnologia , Independência , Soberania e Defesa não importam , mas sim alugar Alcântara . Por Favor tenham Vergonha na Cara , de vez em quando aparece no noticiário uma Conversa com a Rússia , mas escrevam , é somente para Amaciar o Acordo Desastroso com o Tiozinho ,o assinando , logo dirão , tentamos com os Russos , e outros mas, tivemos Dificuldades , o Tiozinho nos ofereceram melhores Oportunidades , etc . Anotem , não é um Palpite é uma BARBADA , e vejam eu não gosto de Jogo , eu não Jogo , mas conheço e aponto o Vencedor o Cavalo do Tiozinho e o Perdedor o Cavalo Manco brasileiro !

  3. Qualquer negócio desse tipo com o EUA é extremamente perigoso, eles não são confiáveis, é perigoso, e eles já provaram por A mais B que não querem um novo player disputando o espaço com eles.

    Já foi divulgado também que eles estão insistindo em usar os mesmo termos de antigamente, quando nem os militares brasileiros podiam entrar nas instalações de Alcântara, e circula também que um acordo desse tipo não passaria em votação alguma aqui (menos mal, parece que aprenderam).

    É melhor fazer isso com países que estão interessados em uma parceria, como a Rússia, que já mostrou interesse certa vez em lançamentos conjuntos, ou iniciar um projeto com um país sério (nada de Ucrânia ou similares) que tenha as mesmas necessidades que nós, para se começar o desenvolvimento de algo 100% binacional, nada de usar pecinha estadunidense que pode sofrer com restrições de uso depois.

      • No vei! Profundo isso ai! Boa análise. É mesmo o Temer entrou lá por razões alheia a vontade dele. Foi a Dilma que pôs ele lá. Cunha herói, Aécio 100% republicano.

      • Quam colocou o Temer na presidência foram os coxinhas batedores de panelas, eleitores do cheirador e do Alolísio 300 mil, que inconformados com a derrota deram apoio ao golpe. Agora querem se eximir da responsbialidade. Até nesse ponto os coxinhas se mostram covardes.
        Qualquer analfabeto brasileiro sabe que o vice só assume em dois casos: pela morte do presidente ou sua deposição.

      • Sim, foram os coxinhas, foi uma decisão de extrema necessidade, o temer demonstra ser um mal menor do que séria a continuação do governo pilhador da turma estocadora de vento e rainha da mandioca, kkkk kkkk

  4. Está ai o motivo para sucatearem o programa espacial Brasileiro.
    Para entregarem por um bocado de dólares e quem sabe alguns pontos para o Green Card, todo o patrimônio construído com sangue, suor e lágrimas dos extintos e saudosos nacionalistas patriotas dessa repúbliqueta de bananas.
    Hoje comandada por um senhor feudal, senhor de escravos, pirata de cabeça branca que sofre da doença do intestino irritado e sua trupe de lacaios corruptos e despatriados.
    Enquanto que o povo, iludido e ignorante apoia golpes da elite dominante, baseado em mentiras e com apoio da in-justiça nacional.
    Cada povo tem o governo que merece, e o Brasileiro tem o seu.
    Dessa vez Marina Silva não poderá impedir , como o fez no governo deFHC essa injuria contra a soberania nacional.
    Mas fazer o que, para um país que nunca teve ou mesmo sabe o que é soberania, não é de se estranhar !

  5. Ótima notícia, assim darão utilidade aquele elefante branco, a grana do aluguel pode ser usada no desenvolvimento dos sistemas de lançamento brasileiro, uma vez que a falta de uma verba significante foi o verdadeiro entrave no programa espacial brasileiro!

    • No! Casuar, S-88, Hms tireless, MIB, Brasileiro de Verdade, Ze Ninguém… Etc. Isso ai cara! Legal demais! Vai ter foguete Boeing lá! No esses 14 milhões de dólares que o governo brasileiro quer por ano é dinheiro demais vei! Nó, tamo rico! Em 10 anos da pra comprar um Vespao. Em 100 anos vamos ter 10. Lá em Anápolis. Já pensou? Muito doido cara! Tem que ficar de olho é na Venefavela, com os americanos lá em Alcântara duvido que o Hugo Chaves entrar aqui. No eles deve trazer até uns F-22 pra vigiar o espaço aéreo da de Alcântara. Só detona todos os caças da venefavela, os cara num nem ver. Doido demais.

      • Não passe vergonha com este assunto infantil ,kkkkk, a edição do PB tem acesso aos registros e sabe que o pessoal que vc citou São distintos , primário ….

      • BrComenta, Casuar, S-88, Hms tireless, MIB, Brasileiro de Verdade, Ze Ninguém… Etc. Isso ai brother! Tamos junto. 14 milhões por ano cara! Resolvido a problema da grana. Que negócio. Parabéns! Vamo comprar um vespao em 10 anos cara!

  6. O que é bom para os EUA é bom para o Brasil. O Brasil é tão bonzinho! Se continuar assim vai longe! Põe Fernado de Noronha, Trindade, atol de São Pedro e São Paulo no pacote também. Trocar nuns “Vespao” e deixar nossos premiados aviadores no Oscar da aviação da gringa a disposição. Deixa os Suecos para lá! Fazer um financiamento via FMS comprar uns Humvee, e quem sabe eles até liberam uma versão melhor do AIM-9 Sidewinder, talvez da década de 90 pra gente! Vai ser muito legal! Umas doações de blindados excedentes da década de 70, nós vamos pagar só a revisão e transporte. Vai rolar até uns exercícios na Amazônia e uns oficiais vai treinar lá. Podíamos ainda dolarizar a moeda como fez o Equador. Ganhar em dólar moeda forte ia ser bom demais! Tira esse negócio de visto para eles aqui, os cara são empreendedor! Agora pra brasileiro entrar lá tem mais é que ter mesmo, ces tem que entender o lado deles, não dá pra liberar pros brasileiro. Os brasilero só que se da bem e é tudo malandro e os pobre vai tudo pra lá que nem os venezuelanos. E tem que dar uma selecionada. Ou! Podia fazer um referendo para deixar os Estados “bom” (sem os pobredo Brasil) virar do EUA. No, vai ter foguete da Boeing lá em Alcântara, foda que fica lá no Maranhão. Tem que fazer um condomínio fechado para os americanos lá. Ass. Paneleiro CBF.

    • Gritar e esperpernear não vai te ajudar , se oponha mas use argumentos inteligentes , veja o Máquina troll, ele provoca debates interessantes com suas observações racionais .

      • BrComenta, Casuar, S-88, Hms tireless, MIB, Brasileiro de Verdade, Ze Ninguém… Etc. Nossa cara vc é tão inteligente. 14 milhões de dólares por ano vei! É muito grana! O “Brasil” vai ficar demais cara! Que parceria!

      • “casuar
        23 de Fevereiro de 2018 at 21:36

        Gritar e esperpernear não vai te ajudar , se oponha mas use argumentos inteligentes , veja o Máquina troll, ele provoca debates interessantes com suas observações racionais”

        Obrigado amigo casuar…. 😀

  7. Sim, vamos ajudar os outros a terem mais lucro com seus programas espaciais.
    Isso só pode ser coisa de brasileiro vendido, traidor e terceiro mundista palerma.
    E,
    Depois não tira mais eles de lá. Será uma ótima desculpa para declararem a região como de utilidade internacional. Servirá de cabeça de ponte perfeita para a amazônia ter oficialmente um território administrado por uma aliança estrangeira.
    .
    Que tenhamos nossos próprios lançadores e se alugue espaço neles, como os países sérios fazem. Aí sim.
    Mas isso que os traidores querem porque querem fazer a gente engolir… Ceder a soberania brasileira… É o cúmulo do cúmulo. Ainda que seja um palmo de terra que nossos bandeirantes suaram e se esfolaram para conquistar.
    .
    Alguns milhõesinhos de aluguel traidor a gente arrecada em alguns minutos de impostos. Essa quantia não vai influenciar em nada nosso progresso. Bilhões são desviados todos os anos por inúmeras corrupções, isso sim é que deve ser modificado para nos encher de dinheiro para gastar com nosso desenvolvimento e não com mais contas de brasileiros traíras na Suíça.
    Deixem nossas bases espaciais para os brasileiros de hoje, ou até de amanhã, se for o caso. Aquela região é muito delicada e preciosa para nosso Brasil.

    • A Petrobrás também é e os socialistas a rifaram para ser pilhada por seus aliados , temer não é um produto da direita , São sócios ,ele é os trabalhistas , amiguinhos !

      • BrComenta, Casuar, S-88, Hms tireless, MIB, Brasileiro de Verdade, Ze Ninguém… Etc. No vei, que esclarecedor cara! Resolvemos o problemas do Brasil cara! No véi esse socialistas sócios do MDB é tudo uma conspiração comuna com os petralhas cara! Isso aqui era a Suíça cara. Mas com 14 milhões de dólares por ano de aluguel Alcântara tá tudo resolvido véi! Que negócio cara! Que parceria! Tamo junto valeu!

  8. A tempos venho falando que o melhor seria uma parceria publico-privada com a SpaceX. Tecnologia de ponta e não precisamos aprender tudo do zero. A industria espacial esta deixando de ser militar já a algum tempo e devíamos partir para uma parceria publico privada criando uma empresa estatal para uma joint venture ou a parceria publico-privada mesmo.

    • Tem combinar a SpaceX e com Trump primeiro, ele gosta bastante de uma tal segurança nacional. Uma coisa é a SpaceX no quintal dele, outra coisa é no quintal do Brasil fora da tutela dele, desenvolvendo tecnologia compatível com mísseis balísticos. Más a idéia em si é muito boa. A China adora uma joint venture, que no fim das contas e tudo sob controle deles direta ou indiretamente, e tem dado certo para eles.

  9. è Brasileiro não tem jeito mesmo, se ofendeu quando Stalone disse na época que gravou o filme “Os Mercenários-1 ” aqui no Brasil.
    ” O Brasil é um país maravilhoso, você vai lá faz o que quer e ainda te dão um macaco de presente”.
    Se uniram para expulsar os Holandenses do Nordeste, junto com seus opressores portugueses. Agora aprovam esse “estupro” da soberania e patrimônio nacional.
    Esqueceram do antigo acordo proposto pelos Americanos, que previa que as verbas oriundas dos lançamentos americanos, seriam aplicados em outras áreas exceto a espacial e de defesa.
    Seria proibido a presença de pessoal Brasileiro na base em lançamentos americanos.
    Proibido a abertura de container,s por autoridades nacionais etc..
    Lembram quando eu disse no tópico “Parceria Embraer / Boeing”, que além da entrega da Embraer, estava no pacote a Base de Alcantara, Nuclep, Nuclebrás, Eletrobrás etc..
    Ou seja, todos os pontos estratégicos nacionais ?
    O pior de tudo, não é nem a inércia nacional perante essa submissão aos interesses estrangeiros, e sim os militares que não estão nem ai para essa safadeza.
    Após ditadura militar, lavaram as mãos e não querem saber mais desse “Abacaxi bombástico”.
    Mas se estivessem entregando esses pontos estratégicos aos Chineses, Russos, Ucranianos etc..
    Ai sim, o país estaria fervoroso, pois os “comunistas bichos papões” são terríveis.
    Mas vai ser bom para o Brasil, assim como foi bom para o Hawii que após anos como “Colônia” americana continua sendo uma ilhota inexpressiva.
    Quem sabe assim eles nos doam uns Mustang P-51D, porque F-15 é demais para um país continental.
    Não precisamos cruzar os céus em Mach-2.5.
    De quebra, a MB abocanha uns Destroyr,s Classe Virginia, Porta aviões Classe Coral See.
    O EB leva uns Halftrack, Sherman.
    E o povo leva na B#$#@@!!a, que só sentirão quando o efeito do KY passar kkkkkkkkkk.
    Você merece meu amado Brasil !

    • Os amis são tão cara de pau, que fizeram reuniões com empresários brasileiros sob a tutela do nosso governo, com a desculpa de cooperação em Defesa, mas cujo objetivo é tirar do Brasil e levar para solo americano todas as nossas empresas produtoras de tecnologia. Ou seja, que o Brasil se contente e se mantenha apenas produzindo mandioca.
      E pior que tem brasileiro (intelectual) que haja que eles querem cooperar para que a gente acabe no fim lhes tirando faixas de mercado, ahh então tá!. kkkkkk como temos tolos neste país. Tem que rir para não chorar de raiva.
      E as formigas pirateiras são iguaisinhas, apenas querem assumir o lugar deles e com os mesmos métodos de “Mui Amiguinhas”.
      Diplomatas e políticos brasileiros fora os babacas puros, ainda sobra um monte de traíras, é triste.
      Mas ainda bem que aqui ainda aparecem uns brasileiros que dão valor a herança que nossos antepassados raçudos nos deixaram. É o que ainda dá esperança de ver nosso país vencer toda essa cambada de vampiros de fora e de dentro.

      • Tupi so pode plantar,colher,pescar e caçar.
        Um pais prostituido que desmerece o nacionalismo e o patriotismo.
        Infelizmente existe unica solução : A separação do Poder de Estado do Poder de Governo. Um parlamentarismo meritocrata alicerçado no ESTATISMO,onde tudo o que for essencial e estrategico e isso envolve inclusive agua e alimentos estarem sob a tutela do Estado.

    • Ele não falou mentira,, prova disso é que o Brasil elegeu e reelegeu uma rainha da mandioca para presidenta, teve também um cephalopode que obteve 80%de aprovação e preferiu troca lá por esmolas e favores de um tal Marcelo, kkkkkk

    • FOXTROT tens toda a Razão , quando me Revolto com a ** CONVERSA FIADA ** de nossos Militares , como estamos com Material de Defesa para nossa **REALIDADE** , esta tal ** REALIDADE ** apenas Disfarça a nossa Submissão , qualquer País Sério , vê a sua Realidade de Defesa a Realidade de seu INIMIGO , mas aqui as nossos MILITARES e POLÍTICOS , sempre insinuam que nossos inimigos seriam nossos Irmãos e Vizinhos da América Latina , com a mesma formação nossa , etc , ou então com aquele Papo antigo **NÃO TEMOS INIMIGOS ** , APENAS QUE O NOSSO REAL INIMIGO nossos militares e políticos se submetem a ele , e sempre com Apoio dos Colonizados , tem um certo Site , que mas parece um Clube de Colonizados e Idiotas !!

  10. Mesmo que o Brasil tivesse sucesso na construção de seu foguete, hoje ele estaria totalmente defasado tecnologicamente, com a entrada da iniciativa privada no desenvolvimento de foquete exemplo da Space-X, que tem custo 50% menor para lançamento do satélite. Um estudo desenvolvido pela Agencia espacial europeia considera que na próxima década, o mercado de lançamento de satélite estará monopolizado por no máximo 3 empresas…então uma parceria com uns desse grupo e melhor que ficar com uma estrutura toda montada e sem uso…

    • Não é bem assim, os foguetes russos que abastecem a EEI são de tecnologias da década de 80 90, fazem o serviço com mestria e são muito confiáveis, a Índia possui conceito semelhante e já possui satélite orbitando Marte!

      • Sempre aparecem pessoas com este mesmo tipo de Papo , mas SE isto ou aquilo, SE fizéssemos assim ou assado estaríamos defasados e precisamos de um Acordo com Alguém e este Alguém Obviamente é o TIOZINHO SATÃ , devemos nos Submeter a Eles , como o Exercito a quase 128 nos fez entregar a eles para não ser Apeado do Poder durante a Revolta da ARMADA de 1893/94, quem não conhece o evento , procure conhecer , mas não a ensinada em Curriculum Escolar , desde então esta REPUBLIQUETA tirou-nos da Liderança do IMPÉRIO e nos colocou a Reboque do Mundo e principalmente dos EUA , passamos a ser o País TRAÇO ZERO !!
        Somente temos Tamanho , parece aquele Rapaz Alto , Belo , mas completamente RETARDADO , DEMENTE sempre com Apoio de certo Tipo de brasileiro o COLONIZADO DE PAI E MÃE !!

      • Ate o Peru ja tem 4 satelites orbitando,enquanto nós temos agora um unico que so subiu porque foi chipado pelos Franceses e certamente com conluio Americano e ainda não esta 100% operacional.

      • Tínhamos mais , porém o grande FHC , mesmo com a Gritaria dos Nacionalistas entregou todos eles junto com a EMBRATEL , não fui contra a sua Venda , mas era para ter sido criado um Empresa somente para os Satélites , seus Controles , uso e lançamentos , etc , mas FHC entregou tudo , pela Cartilha de um Bom Entreguista e Colonizado !!

      • Não esquecer da eminência parda do governo do FHC a tal ratazana picareta corrupta Serjão (Sergio Motta – é só pesquisar e ver as sujeiras dessa entidade), ele principalmente é que esteve por trás da privatização desesperada da potência Embratel. E se vivo (pois morreu meio de repente) certamente teria privatizado (vendido para o exterior) todo nosso país. Foi um dos nossos piores políticos entreguistas, mas também… vivia colado no comandante traíra FHC.

    • Não pense que o que funciona na Europa ou EUA seria o ideal aqui;
      Aqui a iniciativa privada é prostituida e entreguista. No Brasil o programa Aeroespacial necessita mesmo estar sob a tutela do Estado,por envolver segurança nacional.

  11. Deviamos ter vergonha na cara e sermos como os Argentinos,revistando todos e suas cargas tambem.
    Vieram apreciar para arrendamento dependente e restrito.
    Em nossa sociedade o indice de rejeição aos EUA é altissimo. Insistem na cadelagem ate que ecloda uma repulsa contundente.

    • Mas para a Cadelagem com dizes , estão destruindo a Educação no Brasil e temos a Rede Globo , porta Voz da Casa Branca a própria CNN em Português , e isto não foi e é somente Obra de certos Governos conhecidos , a destruição começa com os Militares e termina com o Próprio PT e a Esquerda com Paulo Freire e Políticas de Gênero , etc . De ponta a ponta destruíram tudo !!

  12. Ate que enfim,tiraram um palhaço demagogo politico do MD e colocaram um militar.
    O Ministro da Defesa deve sempre ser um militar mesmo.

1 Trackback / Pingback

  1. SpaceX- Lockheed Martin Corp e Boeing visitam a base de Alcântara no Maranhão | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.