Ministro da Defesa diz que sistema de segurança do Brasil está ‘falido’

‘O traficante Nem está a 5 mil quilômetros do RJ. Mesmo assim, declara uma guerra na Rocinha, o que leva as forças armadas a serem convocadas’, afirmou Jungmann, ressaltando que haverá bloqueios marítimo e aéreo no estado.

Por Henrique Coelho, G1 Rio

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta quarta-feira (31) que o sistema de segurança do Brasil está “falido”. Segundo avaliação dele, algumas das razões para isso são “nacionalização” e a “transnacionalização” do crime.

Jungmann usou o exemplo do traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, um dos protagonistas dos confrontos que aconteceram pelo controle da Rocinha em 2017, hoje preso na penitenciária de segurança máxima de Porto Velho, em Rondônia.

“Nem está a 5 mil quilômetros do Rio de Janeiro. Mesmo assim, declara uma guerra na Rocinha, o que leva as Forças Armadas a serem convocadas. O sistema também faliu porque o governo federal não tem mandato sobre a situação dos estados, apenas em situações extraordinárias, que não deveriam acontecer”, explicou ele.

Jungmann disse, ainda, que há “um certo masoquismo” na divulgação da violência no Rio. O ministro lembrou também que, em 18 meses no cargo, decretou 11 vezes a Garantia da Lei da Ordem, que autoriza a intervenção federal militar para auxílio às forças de segurança estaduais. Só em Natal, a capital do Rio Grande do Norte, segundo ele, foram três pedidos em um ano.

“O problema da segurança não vai se resolver na Defesa. Não. Está havendo uma banalização disso”, afirmou ele.

Durante sua palestra no evento “O futuro começa hoje”, sobre novas ações para a Polícia Militar do estado, no Rio de Janeiro, o ministro disse que há certo “masoquismo” em relação à divulgação da violência no Rio. Confrontado, ele disse que é preciso haver um “equilíbrio narrativo”.

“Vários indicadores estão estabilizados, alguns estão revertendo, você teve uma redução de 70% de roubo de cargas quando trouxe a polícia rodoviária federal. Se você apenas coloca a denúncia, que de fato tem que fazer parte, você passa a noção de que nada está mudando, e que leva a descrença. Essa descrença leva à paralisia”, avaliou Jungmann.

Mais tarde, em entrevista por telefone à Globonews, o ministro também comentou os tiroteios na Cidade de Deus. Os confrontos na região deixaram três mortos e interromperam três vezes o trânsito na via, uma das mais importantes da cidade.

“É um fato grave e extremamente lamentável. O Rio de Janeiro levou décadas para chegar ao estado que está. Nós estamos ajudando o Rio há sete meses. As Forças Armadas não podem combater o crime na Rocinha, porque se fossem enfrentar com poder letal a criminalidade, seria uma tragédia. As Forças Armadas são feitas para destruir”, avaliou o ministro. Segundo ele, a justiça do Rio deveria emitir mandados coletivos para ajudar nas prisões e apreensões.”

Jungmann ainda pediu um minuto de silêncio pelos policiais mortos no Rio de Janeiro. Em 2017, foram 134 policiais mortos no Estado, e 13 este ano. Entre 1994 e 2016, segundo dados da própria polícia militar, foram 3 mil policiais mortos.

“Esta é a mais singela das homenagens, porque quando eu leio nos jornais a perda de um policial, a gente fica pensando nas famílias. A vontade que dá e pegar um avião e estar ao lado de vocês, porque eu sei o que representa de dor, de sofrimento, e isso tem alcançado números absolutamente inaceitáveis”, afirmou o ministro.

Bloqueios marítimo e aéreo
O ministro explicou algumas medidas que pretende tomar nos próximos meses para ajudar no combate ao crime no Rio de Janeiro. A primeira, segundo ele, foi a atuação permanente da PRF nas vias expressas do Rio.

“Um outro aspecto é o bloqueio marítimo, que nós vamos fazer nas diversas baías. Um terceiro é aquilo que eu me referi à parte aérea, assim como uma corregedoria autônoma, integrada”, disse Jungmann.

FONTEG1

12 Comentários

  1. estao fazendo isso para acostumar a atrasar o funcionalismo publico brincando com fogo e tem a cara de pau de dizer que a segurança publica nao funciona, se a segurança publica não funcionasse o povo brasileiro tocaria voces politicos a paulada de seus palacios , todos sabem que segurança publica e voltada apenas para defender bacanas , vai enganar o diabo com sua demagogia senhor politicos hipocritas

  2. Já faz tempo que a segurança do Brasil está falida, e também a política, democracia, saúde, educação, impostos draconianos, capitalismo selvagem, corrupção em todos os órgãos da esfera pública falência total. Já era. O sistema político do Brasil em relação ao povo é: tratar câncer com aspirina.

  3. É cara de pau. É só sair na rua 5 pessoas com uma faixa para protestar contra o establishment que cooptou o poder, que não faltará tropa de choque, exército, marinha ou aeronáutica para descer o cacete. E segue o cortejo,
    a vez da Novaer ( http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/28337/Urgente—Comunicado-NOVAER/ ). Me pergunto qual é exatamente a definição de soberenia e independência na atual geração de militares brasileiros e quem eles defedem? A população ou seus “impolutos” algozes disfarçados de homens de bem.

    • GRIPEN BR cite a Definição de Soberania e Independência dos Militares a partir de novembro de 1889 , quando destruíram o Nosso Futuro e a seguir para não serem apeados do Poder (Exército ) pediram auxílio ao Tiozinho do Norte , para combater aqui dentro a Marinha , desde então nos colocaram como Vassalos e Capachos dos EUA , e nos submeteram a eles , é apenas História , que sempre evitaram contar ou contam Al Pasan !

  4. Sério senhor ministro ?
    Com esse super governo que estamos tendo hoje, essa justiça imparcial e igualitária, essa sociedade justa e igualitária, essa distribuição de riquezas igualitária etc..
    Não entendo o porque disso !
    Temos o melhor sistema carcerário do mundo, onde se tratam o cidadão infrator com humanidade e justiça, onde todos são iguais perante a lei, tendo até deputados, empresários dividindo cela com cidadão comum.
    Ai pergunto ao senhor, o senhor teve que fazer algum curso superior para chegar a essa conclusão, ou nasceu com uma inteligência superior semelhante a de albert Eistein por exemplo ?
    Kkkkkkkkkk só com sarcasmo para suportar tanta hipocrisia !

  5. Nossa! Esse nosso sr. Ministro é um gênio! Será que ele descobriu que nosso sistema de segurança é falido sozinho?

    Será que ele teve a ajuda de alguém para sacar isto?!?! Dá um Oscar pra esse sr.!

  6. A uma ou duas semanas no Rio de Janeiro houve uma Reunião de várias ** AUTORIDADES ** , Ministro da Defesa , Comandantes Militares , de Estado Maior , PMs , etc ,etc , ´porém como disse na altura a maior das resoluções foi o Almoço de todos umas 40 ** AUTORIDADES ** pago com Dinheiro Público e certamente muito Papo , Piadas , Risos , Rasgação de Seda e ** Belas Entrevistas ** as Redes de TVs uma Completa Enganação Oficial !!

  7. ……………..o ministro ‘descobriu a pólvora’…deixar o tal ‘Nem’ engaiolado é mesmo bater em ferro frio….e o contribuinte que pague o sustento dessa bandidagem na cadeia…só tem um caminho.. modificar as lei atuais porque já estão defasadas e já não valem o que o gato enterra…as futuras leis devem incluir trabalhos forçados e pena de morte….do contrário a marginália e a traficância só deixarão de existir no dia de São NUNCA…….essa “justiça” que aí está é a grande culpada pela criminalidade no país que, coitado, virou bandalha……..outrossim…uma tal CALIDUS passou a perna na NOVAER….até pra fazer negócio o Oriente Médio é área de risco….a Avibrás que o diga do calote que levou do Sadam Husseim……

  8. vou concordar quando dizem que os militares brasileiros morreram no golpe que deram na monarquai
    nasceu o exercito na guerra do paraguai mas morre no golpe a monarquia
    as voltando as declarações do ministro segurança publica e para bacanas ok
    segundo aqui em sao paulo soube na semama que os mulecotes do RN aquela outra facção criminosa que disputa lugar com o pcc ess rn e pic patrocinado pelo comando vermelho , vejam eles vieram nas bocadihas de periferia revindicar dos pcc os comando da boca , ai voces percebem no rio que existe as facçoes amigos dos amigos paramilitares comando vermelhoe etc virou uma bagunça com numero de policias mortos estratosfericos numeros de guerra
    como o rio foi capital do brasil a maioria das coisas começam la e ja esta chegando a sao paulo a divisão em varias facçoes e uma luta de decadas uma bagunça,
    quem quer esse caos para o brasil
    vou responder os proprios politicos pois assim distraem o verdadeiro ladrao de milhões de futuros de cada brasileiro
    o mau e politico o trafico aviao e helis saindo de fazenda de politicos ministros etc
    eles ja estao no poder ja estamos em guerra e os politicos ladroes tiraram o poder de defesa do brasileiro para acontecer isso que esta acontecendo
    cade um militar de alta patente para tocar o fodase , nao tem?

1 Trackback / Pingback

  1. Ministro da Defesa diz que sistema de segurança do Brasil está ‘falido’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.