EUA ampliam sanções contra Rússia por conta da crise ucraniana

O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou nesta sexta-feira (26) a ampliação das sanções contra a Rússia relacionadas com a crise ucraniana.

© Sputnik/ Sergei Pyatakov

Os Estados Unidos adicionaram 21 pessoas e nove entidades da Rússia à sua lista de sanções por conta da crise ucraniana.

Entre os sancionados, estão o vice-ministro russo da Energia, Andrei Cherezov, e o chefe de um departamento do ministério, Yevgeny Grabchak.

Washington introduziu várias rodadas de sanções contra empresários, políticos, empresas e setores da economia da Rússia, alegando suposto envolvimento de Moscou na crise ucraniana, incluindo a reunificação da Crimeia com a Rússia em 2014.

Fonte: Sputnik

Rússia diz que não precisa respeitar as sanções dos EUA contra Coreia do Norte

A Rússia não tem obrigação de aplicar as sanções estabelecidas pelos Estados Unidos, inclusive em relação à Coreia do Norte. Quem afirma é o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Igor Morgulov.

© Sputnik/ Grigoriy Sisoev

“Nós aplicaremos apenas as sanções que são adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU. Não reconhecemos as sanções norte-americanas unilaterais, não temos obrigações internacionais de cumpri-lás”, afirmou Morgulov à Sputnik.

O vice-chanceler disse também que a Rússia não expulsaria os cidadãos da Coreia do Norte que estão sujeitos às sanções dos Estados Unidos. Além disso, de acordo com Morgulov, o representante especial dos EUA para a Coreia do Norte foi convidado a visitar Moscou.

Depois de discutir a situação em torno da Coreia do Norte, 20 nações concordaram, durante uma reunião conjunta em 17 de janeiro, considerar a imposição de novas sanções unilaterais contra Pyongyang, além das estabelecidas pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Na ocasião, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, cobrou da comunidade internacional esforços “para fortalecer o isolamento marítimo” da Coreia do Norte.

Fonte: Sputnik

 

1 Trackback / Pingback

  1. EUA ampliam sanções contra Rússia por conta da crise ucraniana | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.