Opinião: A democracia brasileira à prova

O Brasil navega rumo a águas turbulentas. A sentença de Lula deve desencadear uma longa batalha judicial, que vai sequestrar a opinião pública e impedir qualquer debate construtivo na campanha eleitoral deste ano.

Manifestante pró-Lula durante protesto em Porto Alegre

Em vez de trazer claridade política ao Brasil, a sentença de Luiz Inácio Lula da Silva deve desencadear uma longa batalha judicial, que vai sequestrar a opinião pública e impedir qualquer debate programático na campanha eleitoral deste ano.

A sentença é o auge de uma série de escândalos de corrupção que sacodem o sistema político brasileiro há quatro anos e atingem figuras de todo o espectro político. E mancha profundamente a reputação daquele que já foi considerado “o político mais popular do planeta”, como Obama descreveu Lula em 2009.

Fosse qual fosse, a decisão dos juízes em Porto Alegre estava fadada a ter um impacto político imensamente maior do que jurídico. A condenação pode tirar Lula, o favorito nas pesquisas de intenção de voto, da corrida presidencial de 2018 – embora recursos judiciais ainda possam tanto permitir que ele se candidate como impedir que venha a ser preso. A absolvição, por sua vez, teria desmoralizado o juiz que comanda a maior cruzada anticorrupção da história do país.

Ironicamente, a sentença satisfaz as paixões tanto de apoiadores como de opositores de Lula, e dá mais munição à turba raivosa que só enxerga o processo sob as lentes de amor ou ódio incondicionais ao ex-presidente. Opositores veem a prova de que Lula é corrupto. Os apoiadores, de que ele é perseguido político.

Quem procura observar os fatos de fora e chegar a uma conclusão neutra, porém, gostaria de ver indícios mais contundentes, tanto de culpa como de inocência. A sentença contra Lula tem um quê de justiça premonitória: Lula não é o proprietário oficial do triplex nem nunca usufruiu dele, mas, segundo os juízes, tinha a intenção de fazê-lo. E a contrapartida à OAS seria a indicação de diretores para a Petrobras, algo que, de qualquer forma, é atribuição do presidente.

Os apoiadores de Lula, por sua vez, não conseguem explicar o que legitima uma relação tão próxima entre o ex-metalúrgico, “homem do povo”, e as grandes empreiteiras que enriqueceram durante os anos de seu governo. Empresas que, como hoje se sabe, operaram por anos um eficiente esquema de troca de favores com o mundo político. Há aí um problema de compliance, senhor presidente.

Os desdobramentos da sentença em segunda instância ainda devem se arrastar em tribunais e monopolizar o debate político no ano eleitoral. Uma pena. Bom mesmo seria que a discussão em torno de Lula fosse logo superada, e o Brasil se ocupasse do seu real problema, que é a democracia do fisiologismo.

Afinal, Lula conseguiu governar porque pagou mensalão. Dilma Rousseff foi deposta por não atender às vontades dos parlamentares – não era “boa política”, disseram. E Michel Temer usa bilhões dos cofres públicos para comprar no varejo os votos de cada medida impopular que penaliza os mais pobres enquanto mantêm privilégios dos mais ricos.

A democracia brasileira é refém há décadas de um Congresso cuja maioria só legisla em causa própria. Quem há muito tempo acompanha o modus operandi dos parlamentares se refugia no cinismo de que “a política é assim mesmo”. Nesse caso, emerge a pergunta: para que servem, então, essa política e esses políticos?

Francis França

E enquanto pessoas racionais refletem sobre como escolher um congresso melhor e fiscalizá-lo mais de perto, grande parte da população cansada prefere rejeitar completamente o establishment e pôr seu destino nas mãos de qualquer um que ofereça soluções populistas e autoritárias com a promessa de pôr o país nos eixos. E é assim que se implodem democracias. O Brasil navega rumo a águas turbulentas. E não vai sozinho.

  • Francis França, editora-chefe da DW Brasil

Fonte: DW

 

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

 

20 Comentários

  1. Voces viram o que aconteceu depois da condenação do Lula ?

    A Procuradora Geral da Republica pediu ARQUIVAMENTO das investigações contra o José Serra (PSDB) alegando que o crime estava prescrito e que ele não poderia mais ser punido

    JOSÉ SERRA FOI FLAGRADO COM 20 MILHÕES NA SUIÇA… REPATRIOU A GRANA E NO FINAL NÃO FOI PUNIDO!!!!

    É assim o Judiciario brasileiro… correram pra condenar o Lula… e pro PSDB a justiça se arrasta até prescrever o crime!

    PSDB: PARTIDO DE INTOCÁVEIS

    • CADA POVO TEM O JUDICIÁRIO QUE MERECE!!.. a melhor carreira neste pais é a de juiz e não a de político…além de ganhar injustificadamente horrores..esta acima da lei….pode dar carteiraços em qualquer lugar…em qualquer um….fazer o que bem entender….uma vez um mandou prender o porteiro do apartamento onde morava simplesmente por não cumprimenta-lo por “Doutor”….pode até mesmo cometer todo e qualquer crime…não importa a gravidade e a dimensão ….porque a única “punição” que recebera será apenas de aposentadoria compulsória e recebendo integralmente o mesmo que recebia quando “trabalhava”…isso mesmo que vc esta lendo…ele pode matar, roubar ou cometer qualquer crime/infração que o máximo de “punição” que ele recebera será ser aposentado e recebendo integralmente o mesmo que recebia quando “trabalhava”…eles não precisam trabalhar por décadas para se aposentar…basta cometer qualquer crime ou infração no exercício de seu oficio para ter direito a uma aposentadoria…e recebendo integralmente o mesmo que recebia quando “trabalhava”…

      • No dia 17 de maio passado , aquela Denuncia contra TEMER foi um GOLPE do JUDICIÁRIO e MP contra a REFORMA da PREVIDÊNCIA que acabaria com as REGALIAS destas duas CASTAS !!!

  2. A lei é para todos? A lei é para o PT, e como é! Para os outros os Gilmares. A indignação é elástica e seletiva!
    Horas depois! Quarta-feira, a PGR da arquivou o processo contra o senador José Serra (PSDB-SP) acusado de receber 52,4 milhões de dólares em propina da Odebrecht, 23 milhões na Suíça.
    Finalmente, agora está tudo 100% no mundo político. Ministros impolutos, congresso honesto, deputados que pesam apenas no bem do país, senadores que não acobertar os crimes dos seus pares, juízes que não se deixam pressionar pela mídia, e completando o quadro Lulacondenado. (Paulo Coelho)
    Temer, Aécio, FHC (https://www.cartacapital.com.br/revista/895/negocios-de-familia), Meirelhes, Serra, Alkmin, Mendoças, Agipinos e Jair que quando recebia uma doação escusa indignado a devolvia, más não para fonte, para o partido que a repassava de volta, e utilizou 700 mil de sua verba parlamentar com prostitutas (coisa de mito). Cadê sua indignação Brasil? E como não dizer que parte do judiciário se tornou partidário? O que me incomoda não a condenação mesmo que frágil do ponto de vista jurídico, é a narrativa!

  3. “Quem procura observar os fatos de fora e chegar a uma conclusão neutra, porém, gostaria de ver indícios mais contundentes, tanto de culpa como de inocência. A sentença contra Lula tem um quê de justiça premonitória: Lula não é o proprietário oficial do triplex nem nunca usufruiu dele, mas, segundo os juízes, tinha a intenção de fazê-lo. E a contrapartida à OAS seria a indicação de diretores para a Petrobras, algo que, de qualquer forma, é atribuição do presidente.”

    A articulista morde e assopra, mas esqueceu de dizer que em processo penal é obrigatória a PROVA DA CULPA, não se admite a condenação do acusado porque ele não provou a sua inocência.
    Além do mais quem estuda ou já estudou direito sabe que as fases do crime (iter criminis) são: cogitação, preparação, execução, consumação e exaurimento.
    Não são puníveis a cogitação e os atos preparatórios, ou seja só há crime quando se inicia a execução.
    Ontem o TRF4 manteve a sentença contra o Lula fundamentando que ele, apesar de não ter recebido o Triplex, praticou um crime de corrupção porque a OAS fez o apto para dar em pagamento ao PT. Ora, mesmo que ele tivesse tido a INTENÇÃO de receber, ou seja COGITADO praticar o crime, esse não se consumou porque ele não recebeu o imóvel.
    É ai onde está um dos erros da sentença e o porque tantos juristas de renome nacional e internacional criticaram o Moro e vão também critica o Tribunal.
    A principal prova de que o objetivo era tirar o Lula das eleições está no fato de que os desembargadores da 8ª Turma combinaram para que a decisão fosse por unanimidade. Dessa forma reduziram o número de recursos e vão acelerar o trânsito em julgado.
    Como dizia Nelson Rodrigues: TODA UNANIMIDADE É BURRA. Entendo que eles vão transformar o Lula em uma vítima perante o povo e isso só fará o PT ganhar. Alem do mais a BOLA DA VEZ agora será o Bolsonaro, a Globo vai com tudo pra cima dele, pois o objetivo dela é limpar o caminho para o seu candidato HULK.

    • Excelente comentário,Lula era a pedra no sapato mais difícil de remover e ainda é, no momento conseguiram aliviar o “calo” do pé.
      Bolsonaro é o próximo essa ” pedra” é muito fácil de remover já que ele não tem força nacionalmente muito mal no RJ mesmo assim muito fraca,seu filho perdeu para o PSOL.
      Recente saiu uma matéria na Folha que o Alckimin teria que alcançar 10% até abril ai na semana seguinte começou o ensaio de noticias contra o “mito”.
      Mas quem vai se beneficiar mesmo desse jogo será Ciro Gomes sem Lula ele poderá ser a grande surpresa de 2018, no segundo turno se ele conseguir,ele derrota qual quer candidato da globo que for para disputa agariando os votos do “mito” e Lula.

      • De acordo com diversos jornais, o maior beneficiado com a saída de Lula do jogo é justamente o Bolsonaro, pois ele, que já está em segundo nas intenções de voto, conseguirá atrair eleitores de algumas regiões do norte do país que são dominadas pelo PT, e isso vai favorecer MUITO o Jair, mais do que qualquer outro candidato, principalmente em um possível segundo turno.

        Agora, Ciro Gomes? Em que mundo o senhor vive? Ciro Gomes mesmo no segundo turno só terá votos suficientes para governar o bairro dele e olhe lá! Até a Marina está na frente dele, A MARINA!!!!!! kkkkkkkkk

  4. Como eu bem previ e cantei a pedra em comentários anteriores o Lula foi condenado com ou sem provas para seus direitos políticos serem cassados….o estado policial já esta instaurado para nos consolidar de vez como uma republiqueta de bananas estilo Fulgencio Batista e nos estatuir como o novo prostíbulo & cassino particular da máfia estadunidense…pior do que esta não dá pra ficar?!…esperem só pra ver daqui pra frente…vcs vão ver só com quantos paus se faz uma canoa…vão ver só o que é bom pra tosse…hahahaha… 😀

    e um novo grito se fez as margens do Rio Ipiranga dos nossos novos e bravos salvadores da pátria para toda a nação :

    DEPENDÊNCIA OU MORTE !

    VIVA A REPUBLICA DAS BANANAS !!! VIVA A REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO braziu !!! NÓS SOMOS O braziu !!! :

    kkk… 😀

  5. Não há absolutamente nada contra Ciro. Diga-se que não exerce nenhum cargo político a mais de uma década. Más não duvide que se as esperanças se depositaram nele, por qualquer delação de oportunidade ele também estará na alça de mira. Quanto ao bolsonaro já cumpriu seu papel e assim como o Cunha será apeado. O the establishment não morre de amores por ele também, bem o MBL que o tem como um bufão nos bastidores. O nome do momento e Huck.

    • Que Huck? O Luciano? Aquele que já disse que não vai se candidatar? Do que o senhor está falando? Estou completamente perdido aqui, está sabendo de algo que não sabemos?

      • Acho que o senhor está realmente perdido. Ou não está prestando atenção. http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7227908/fhc-diz-que-jogo-comeca-agora-que-luciano-huck-nao. Este é o cavalo a ser montado (por enquanto) pelo stablishment que dominou o mundo político. Houve um convescote convescote na casa do dito apresentador que está louco para largar seu modesto salário de 2 milhões e altruísta como ele só passar a receber seus 27 mil por mês no Planalto. Dentre as personalidades presentes estava o “desconhecido s” General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, FHC, Meirelles e Paulo Lemann (Que está financiando o narigudo aspirante e Príncipe tucano). Mesmo que os ouvidos moucos não queiram ouvir eu afirmo, o Jair já serviu o seu propósito é o próximo a ser apeado.

  6. A carga tributária dos grandes e influentes e 0%. Presentes natalinos do papai Temer que ninguém prestou atenção, 3 bilhões em perdão de dívidas ambientais, 27 bilhões de perdão de dívidas aos bancos privados (imagina por unzinho só no BB?!), perdão de 54 bilhões às petroleiras, perdão de 176 bilhões de Refis e a cereja do bolo 543,3 bilhões de perdão aos empresários. Agora a partir deste mês, para o Microempreendedor Individual que tiver dívida com fisco terá o CNPJ cancelado e a dívida lançada no SPC Serasa pelo CPF. Não que seja correto ter dívida com o fisco. Más são dois pesos duas medidas. Que alegria acabamos com a corrupção.

  7. Lula é condenado por não ser dono do imóvel que deveria ser dele…
    É um absurdo que traduzido leva os juristas do mundo inteiro a duas situações: espanto catatônico, ou gargalhadas homéricas!
    Enquanto isso, José Serra, pilhado em 20 milhões depositados no exterior, tem o seu processo arquivado a pedido do MPU…
    Vamos rir, pois a piada é histórica!

1 Trackback / Pingback

  1. Opinião: A democracia brasileira à prova | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.