Trump quer tornar ‘mais fácil’ uso de armas nucleares

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria estudando como tornar “mais fácil” o uso de seus armamentos nucleares, informou o jornal britânico “The Guardian”.

Foto: EPA / Ansa – Brasil

O especialista para armas atômicas do governo do ex-presidente Barack Obama, Jon Wolfsthal, afirmou para a publicação que a nova revisão do plano do Pentágono para o tema inclui uma versão modificada dos mísseis que são, normalmente, carregados pelos submarinos Trident D5.

A ideia é incluir ogivas nucleares “com potencial reduzido” nesses equipamentos, facilitando assim o lançamento deles. Se confirmada, essa seria uma inversão do plano usado por Obama, que focou em reduzir o papel das armas nucleares na Defesa dos EUA nos últimos oito anos.

Segundo Wolfsthal, o objetivo seria fazer com que a Rússia não recorra a esse tipo de armamento nos conflitos do leste europeu, onde ainda tem grande influência.

No entanto, o temor é que, dada a instabilidade de Trump com seus “rivais” no exterior, isso desencadeie um uso sem controle dos armamentos, causando ainda mais conflitos pelo mundo.

Fonte: Ansa via, Terra

 

1 Comentário

  1. Que ele, mesmo como presidente da nação, queira isto ou aquilo, tudo bem!, até porque o seu desejo fica só no campo do teórico; agora, outra coisa é o desejo dele sair do papel e passar para a realidade. Aí o furo é mais embaixo, pois vai ter que enfrentar todo um establishment americano – incluindo aí a própria cúpula militar, onde certamente se encontra pessoas muito calejadas em termos de conflito, ao contrário dele, Trump que se não me engano, nem serviço militar prestou – hoje, muito polarizado.

1 Trackback / Pingback

  1. Trump quer tornar ‘mais fácil’ uso de armas nucleares | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.