Coreia do Sul propõe conversações oficiais a Pyongyang

Seul sugere encontro diplomático para debater participação da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno e vê “oportunidade ímpar” para melhorar relações. Líder da Coreia do Norte também sinaliza postura de aproximação.

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, vê “oportunidade ímpar” para melhorar relações entre os países

A Coreia do Sul propôs conversas diplomáticas de alto nível com Pyongyang para dialogar sobre a participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno. Seul afirmou, nesta terça-feira (02/01), haver uma chance ímpar para melhorar as relações com o país vizinho. O líder da Coreia do Norte também havia se disposto ao diálogo em seu discurso de Ano Novo.

No entanto, Seul também deixou claro que supostas melhorias nas relações com a Coreia do Norte estão estritamente ligadas ao programa nuclear de Pyongyang. “A melhoria das relações entre as Coreias não pode decorrer separadamente de uma solução para o programa nuclear da Coreia do Norte. Desta forma, o Ministério das Relações Exteriores deve trabalhar estreitamente com aliados e a comunidade internacional”, disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, anunciou que Seul propõe que as duas Coreias se encontrem em 9 de janeiro, em Panmunjom, na zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países, para debater a cooperação durante os Jogos Olímpicos de Inverno e a forma de melhorar as relações bilaterais.

Seria o primeiro encontro entre os dois governos em mais de dois anos. Os canais de comunicação habituais entre os dois países não estão operando desde fevereiro de 2016, quando a Coreia do Norte os cancelou em protesto à decisão de Seul de fechar o complexo industrial intercoreano de Kaesong.

A proposta sul-coreana surgiu um dia depois de o líder da Coreia do Norte ter afirmado que Norte e Sul deveriam reunir-se para negociar a presença de uma delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang (Coreia do Sul), entre 9 e 25 de fevereiro.

A aldeia de Panmunjom, na zona desmilitarizada na fronteira, é o local sugerido para as conversações

Passos cautelosos de aproximação

Na segunda-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, também havia sugerido que ambos os países mantivessem conversações e afirmou que Seul deveria parar de procurar a ajuda de outros países para melhorar os laços na península coreana.

“Estamos prontos para tomar várias providências, incluindo o envio de uma delegação. Assim sendo, as duas Coreias podem se encontrar de imediato”, disse Kim, em seu discurso de Ano Novo, segundo informações da agência sul-coreana de notícias Yonhap. “Os Jogos de Inverno na Coreia do Sul serão uma boa ocasião para o país. Esperamos sinceramente que os Jogos Olímpicos de Inverno sejam um sucesso.”

Presidente Moon pediu às autoridades sul-coreanas que organizem “medidas de continuidade para restaurar rapidamente o diálogo” entre os dois países. Ele também afirmou que vê a declaração de Kim como “oportunidade ímpar” de melhorar as relações e “estabelecer a paz”.

No mesmo discurso de Ano Novo, no entanto, Kim também disse que os Estados Unidos deveriam estar cientes de que as forças nucleares de seu país são agora uma realidade e não uma mera ameaça. Ele enfatizou possuir um “botão nuclear” em sua mesa no escritório.

Jogos Olímpicos da paz

Autoridades sul-coreanas descreveram as Olímpiadas de Inverno de Pyeongchang como uma oportunidade para a “paz” na península coreana, antes de o líder norte-coreano ter declarado a intenção de Pyongyang de enviar uma delegação aos Jogos. Moon inclusive disse que não esperava que a Coreia do Norte fosse “fazer qualquer coisa que possa prejudicar as Olimpíadas”.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang

As tensões aumentaram na península coreana desde que Pyongyang lançou seu míssil balístico mais avançado em novembro. O teste provocou críticas na região e da comunidade internacional.

Fonte: DW

 

 

 

 

3 Comentários

  1. O presidente da K.Sul ve oportunidade impar para melhorar as relações com a K.Norte ao mesmo tempo os EUA faz ameaças de guerra com a K.Norte fazem aquele teatro todo de ameaças.. afinal quem manda na K. SUL? A poucas semanas atras a K.Sul falava em adiar as manobras militares com os EUA para tentar suavizar e baixar o clima de ameaças com a K.Norte logo a seguir veio o EUA a dizer que se ia realizar os exercicios. Mais uma vez ta ai a amostra de quem manda onde tem base militar e tropas Americanas . Ja não bastava o Japão submiso aos ideais do EUA a K.Sul segue mesmo caminho. Caminho esse de submisão que muitos vendidos querem para o Brasil.

  2. “A melhoria das relações entre as Coreias não pode decorrer separadamente de uma solução para o programa nuclear da Coreia do Norte”.
    Hummmm a Coreia do Norte vai abandonar seu programa Nuclear só pra participar de uma “pelada no gelo” ?. Não sei se dou risada ou choro. Um acordo que permita o desmantelamento do suposto arsenal nuclear Norte Coreano vai custar muito caro, e não é só dinheiro não, pode por na conta a retirada dos EUA da península.
    Um dissuasor nuclear confiável vai permitir a Coreia do Norte reduzir os números jurássicos de seu efetivo obsoleto e caro, simples assim.

    * As elites Sul Coreanos não adoram morar em Miami e de lá conjurar contra seu próprio Pais, o mesmo pode se falar dos Japonese. Por isso querem um acordo, pelo simples fato de que se estourar uma guerra é o deles quem esta na reta.
    ** para aqueles que defendem uma intervenção direta dos EUA para resolver aquilo a base da bomba, só pra ver o desempenho da suposta tecnologia extraterrestre infalível deixo a lembrança de dois eventos. O rq-170 sentinel que “pousou” lá no Irã e o abate do SU-22 Sírio por um AIM-120C AMRAAM já que o AIM-9X Sidewinder falhou. Antes das coisas darem certo, muita coisa pode dar errado e o custo é bem grande.

    Sds

1 Trackback / Pingback

  1. Coreia do Sul propõe conversações oficiais a Pyongyang | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.