Trump fracassará contra Irã como o “mais esperto” Reagan, diz aiatolá Khamenei

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fracassará após ter endurecido contra o seu país, dizendo que este está mais forte do que durante a época de Ronald Reagan, que era “mais poderoso e mais esperto”.

Líder supremo do Irã Khamenei durante cerimônia em Teerã 4/6/2017 TIMA via REUTERS

“Reagan era mais poderoso e mais esperto do que Trump, e era um ator melhor para fazer ameaças, e ele também se mobilizou contra nós e eles derrubaram nosso avião”, disse Khamenei em um discurso transmitido pela televisão estatal.    Em 1988, um navio de guerra dos EUA abateu um avião de passageiros iraniano que voava sobre o Golfo Pérsico, matando todas as 209 pessoas a bordo, um incidente que Washington disse ter sido um engano. Teerã disse ter sido um ataque deliberado ao Irã, então em guerra contra o vizinho Iraque.    “Mas Reagan já se foi e, de acordo com nossas crenças, agora ele enfrenta a retribuição de Deus… enquanto o Irã fez grandes avanços em todas as áreas desde a época de Reagan”, acrescentou o aiatolá.

“Esta tendência continuará sob o presidente americano atual, e quaisquer esperanças de sua parte de que a República Islâmica recuará ou se enfraquecerá é fútil”.    Em outubro Trump se recusou a confirmar que Teerã está obedecendo o acordo nuclear firmado em 2015 com potências mundiais e alertou que pode encerrar o acordo no futuro.    Ele anunciou a mudança na política norte-americana em um discurso no qual detalhou uma abordagem mais agressiva para o Irã devido a seus programas nuclear e de mísseis balísticos e seu apoio a grupos militantes no Oriente Médio.    Conforme o pacto nuclear, sanções impostas aos iranianos foram suspensas em troca de Teerã conter o desenvolvimento de tecnologias com potencial para a fabricação de bombas atômicas.

Fonte: Reuters

 

 

32 Comentários

  1. Meus caros,

    em tese o Irã tem toda prerrogativa de pesquisar e desenvolver tecnologia na área nuclear, mesmo bélicas. Assim como o Brasil ou qualquer outro país.

    O problema do Irã é que vive falando que vai varrer do mapa Israel. País este, berço da cristandade.

    Se, o Brasil vivesse dizendo que vai varrer do mapa o Chile, obviamente, todos os paises Latino americanos ficariam de cabelos em pé com nosso programa nuclear(inclusive o do submarino), e fariam de tudo para brecar nosso desenvolvimento nessa área.

    Mas, como não ameaçamos ninguém, e ao contrario, temos até parceria com a Argentina nesta área e inclusive um sistema de acompanhamento do programa nuclear de ambas as partes, não temos tido a grosso modo a grita que ocorre contra os iranianos.

    Talvez, se eles tivessem ficado de boca fechada e não sido fanfarões como tem ocorrido até aqui, a história estivesse sendo escrita de forma diferente.

    Grato

    • Eu não diria que os iranianos são fanfarrões, eles sempre mantiveram a mesma postura em relação a Israel ,assim como também digo que a Coreia do Norte não ameaça o mundo, quanto ao nosso programa nuclear, os EUA tentam breca-lo desde o inicio, há algum tempo atrás houve o caso das ultracentrifugas onde eles tentaram forçar-nos a deixa-los nos inspecionar com falsos pretextos, para ter acesso a nossa tecnologia !

      Na verdade quem esta sendo fanfarrão é o presidente Trump,(assim como foi o Obama na primeira tentativa de acordo com Teerã),os iranianos aceitaram os termos do acordo proposto pelo chamado grupo P5 + 1, e agora os EUA querem quebrar o acordo de qualquer jeito sorrateiramente acusando os iranianos sem prova alguma !

      • Cesar meu caro,

        os EUA na pessoa agora de Trump, sabe que o acordo levado a efeito pelo seu antecessor foi falho, na medida que não incluiu medidas para brecar o desenvolvimento pelo Irã de seu arsenal de mísseis balisticos. É aqui que o bicho tá pegando, porque há o entendimento que, se isso não for brecado o Irã fatalmente irá dispor em alguns anos de mísseis capaz de atingir até solo europeu e americano. Essa foi a grande tacada do Irã que conseguiu deixar de fora essa questão dentro do Tratado assinado com o P5+1.

        E, Trump, alertado sobre isso quer de todas as formas alterar isso. Daí a sua má vontade em ratificar o acordo.

        Outra coisa, evidente que os americanos(e, não só eles viu) buscam solapar nosso programa nuclear. Isso é fato, concordo! O que você colocou aí é verdade sobre isso.

        Trump, você pode até pensar que não, mas, o linguarudo sabe muito bem o que está fazendo.

        Abraço!

    • é verdade…quanto mais eles fazem aquelas declarações idiotas e imbecis contra os Judeus mais pretextos e justificativas eles criam para os eua poderem invadir e tomar o pais deles …rs…

      • Mais ou menos por aí maquineta.

        A questão é que o Irã ameaça todo mundo que não reze pela cartilha dos aiatolas. E, Israel é seu alvo preferido na região. Não vemos Israel ir a TV quase todos a semana dizer que vai incinerar a Síria, o Iraque, o Qatar ou o Irã. Passo que a governança do Irã o faz desde sempre. Neste sentido o Irã age como aquele cara que toda semana bate no peito e diz que vai quebrar a cara de todo mundo especialmente a sua se olhar torto pra ele, é o tipico fanfarão do bairro.

        Eu, imagino que o povo do Irã só tem a perder com essa a

      • *Opz.

        Eu, imagino que o povo do Irã só tem a perder com essa atitude de sua liderança.

        É inegavel a capacidade que o Irã apresentou até aqui para o desenvolvimento. Devem aproveitar essa capacidade para o bem de sua nacionalidade, e não para obliterar outros povos por conta de um projeto hegemônico na região.

        Certamente que o Irã deve se defender das investidas dos EUA ou de quem quer que seja, que busque solapar o direito inconteste destes se desenvolverem e melhororar as condições de vida do seu povo. Falar em incinerar outro povo é agir igual Hitler agiu. Coisa de loucos.

        Grato

      • Sinceramente eu não vejo o Irã,desta maneira,há muita fantasia por parte da mídia em relação ao Irã, uma verdadeira má vontade ,por exemplo,poucas pessoas sabem, mas há uma grande comunidade de judeus vivendo no Irã,inclusive eles tem até representante no parlamento e o próprio Komeine redigiu leis para protege-los..
        Agora quando falam do regime sionista de Israel,escondem a invasão e anexação de territórios estrangeiros,a matanças dos palestinos e os inúmeros crimes de guerra e as supostas bombas atômicas que ameaçam todo o oriente médio !
        Trump esta usando de artimanhas,assim como fizeram no Iraque,para romper um tratado,que não esta sendo violado pelos persas,e quando Teerã reage a imprensa trata os persas como vilões !

      • Cesár meu caro,

        evidente que há má vontade por parte da mídia ocidental com a liderança do Irã, primeiro porque esta defende o stablichment dos EUA e Europa, mas, também por motivos óbvios, como a ortodóxia islamica em relação aos gays(sic).

        A questão evidentemente, é o discurso anti-Israel por parte da liderança iraniana. Se, imagino eu, não houvesse esse discurso, certamente que aa coisas seria diferente para o Irã. Prova disso, é que países extremamente “ortodóxos” como a Arábia Saudita é tolerada nos seus “arroubos ortodóxos”….

        É claro, você irá falar, a Arábia é aliada dos EUA e Europeus, certamente que sim, e isso evidentemente tem um peso. Mas, nenhum desses países por mais “ortodóxos” que sejam, não falam em VARRER DO MAPA Israel.

        Creio que o colega entendeu a questão.

      • O Irã é uma democracia teocratica onde tanto o poder religioso quanto o politico tem que se manter no poder dai o fato de seus discursos serem agressivos, eles falam o que o povo e seu sistema religioso quer ouvir, e tem uma luta interna para uma maior aproximação com o ocidente herança dos anos 70, e isso ameaça o poder teocratico e dai vem a necessidade de criar inimigos externos para desviar a atenção, outros paises tambem fazem isto mas para manter seu poder politico Venezuela, a Argentina dos Krichener, a Coreia do Norte são alguns exemplos .

      • “PRAEFECTUS
        27 de dezembro de 2017 at 21:47

        Mais ou menos por aí maquineta.

        A questão é que o Irã ameaça todo mundo que não reze pela cartilha dos aiatolas. E, Israel é seu alvo preferido na região. Não vemos Israel ir a TV quase todos a semana dizer que vai incinerar a Síria, o Iraque, o Qatar ou o Irã”

        tens razão…aquela gente de Israel não ameaça ou fica de falatório não…eles fazem….já partem pra fazer mesmo…sem conversa …como fizeram no Egito , na Síria ou Palestina…e como fazem desde sempre…esse ai já é o típico fanfarrão de escola…que toda semana persegue e ataca um coleguinha de sala pra fazer Bullying….rs…

      • Maquineta,

        apenas fatos, sem deixar se levar pelo lado emotivo, eu trabalho com fatos, e não só de uma parte, mas, das partes envolvidas.

        Israel leva sim atividades de decapitação nos quatro cantos do mundo. Segundo visão das autoridades de segurança israelenses procurando eliminar elementos envolvidos em atividades contra a segurança do Estado Judeu.

        Pra mim, há controvérsias aí…

        Outrossim, não me parece saudavel, ver elementos treinando/doutrinando crianças para odiarem o povo judeu. Não vejo como pode ser defensável, que uma pessoa saia esfaqueando civis israelenses que vê pela frente. E, estes fazem isso porque veem de uma cultura de ódio a Israel. Cultura essa que vem de grupos que só se mantem por conta de dissiminar a violência o ódio contra o povo hebreu.

        As forças de segurança de Israel cometem erros, evidente que sim, mas, são excessos cometidos sempre na defensiva ou no contra-ataque.

        Você pensa que o Brasil atraves das suas unidades de segurança não leva operações de decapitações ao território de outrem quando nossa soberania, segurança é posta em questão? Se, não sabia, agora está sabendo.

        Israel meu caro, apenas se defende. De forma terrivel, é verdade!

        Grato

      • no dia que um filho teu for vitima de Bullying…perseguido e atacado gratuita e arbitrariamente só por ruindade mesmo….ai vc se levara bem pelo lado emotivo….ninguém ali é inocente ou vitima…um quer exterminar ou aniquilar o outro…ambos pensam, se comportam e agem iguais…

      • Maquineta meu caro,

        aí já é opinião com viés pessoal seu. Como falei, trabalho com fatos ocorridos ou que ocorre. Mas, de certa forma sua fala encaixa-se bem justamente ao povo Hebreu. Prova é(fato) que, na ll Guerra foram trucidados milhões de seres humanos apenas porque eram “judeus”. Sofreram tudo isso que você falou e muito mais.

        Com toda certeza não querem passar por isso novamente…

        Grato

      • “PRAEFECTUS
        28 de dezembro de 2017 at 0:23

        As forças de segurança de Israel cometem erros, evidente que sim, mas, são excessos cometidos sempre na defensiva ou no contra-ataque.

        Israel meu caro, apenas se defende. De forma terrivel, é verdade!”

        Geeeennnttteee…agora sim eu fiquei aqui completamente levado pelo lado emotivo…..eu fiquei aqui emocionado agora de dó e pena desses Judeus… coitadinhos dus bichim PRAEFECTUS…. 😀

      • Maquineta,

        minha fala se resume a fatos, agora se não é do interesse do colega atentar para estes(evidentemente, que estou analisando suas colocações e minhas respostas provam isso), centrando a conversa à analisa-los. Torna-se inócua qualquer nova colocação.

        Saudações

      • Maquineta,

        o tópico é sobre o Irã meu caro, que a bem da verdade, nem fronteira faz com Israel e vive ameaçando varre-lo do mapa. Lamentavelmente vejo que não há disposição alguma para se ater a fatos, mas, tão somente defender uma visão ideológica sobre o caso.

        Acima, os demais podem constatar que coloquei fatos e não conjecturas e tampouco visão ideologica. Coisa que abomino(ideologias), pois sei que tal coisa cega, emburrece o ser humano. Tornando-o inapto para enxergar a realidade das coisas.

        Me retiro, passar bem!

      • “PRAEFECTUS
        28 de dezembro de 2017 at 0:23

        As forças de segurança de Israel cometem erros, evidente que sim, mas, são excessos cometidos sempre na defensiva ou no contra-ataque. Israel meu caro, apenas se defende.

        PRAEFECTUS
        28 de dezembro de 2017 at 2:07

        Lamentavelmente vejo que não há disposição alguma para se ater a fatos, mas, tão somente defender uma visão ideológica sobre o caso. Acima, os demais podem constatar que coloquei fatos e não conjecturas e tampouco visão ideologica”

        senhor PRAEFECTUS…o senhor é mesmo um fanfarrão… 😀

      • Maquineta,

        procurei entabular uma conversação educada, cortez contigo. Creio que você deve ser jovem ainda, com certeza não deve ter ainda experiência de vida suficiente para entender certas coisas. Enquanto jovem, normal isso!

        Lamento que não tenha entendido há oportunidade de olhar fora da casinha.

        Saudações.

        Ps. não acontecerá novamente.

      • “PRAEFECTUS
        28 de dezembro de 2017 at 9:57

        Ps. não acontecerá novamente”

        nããoooo amigo PRAEFECTUS…não fique assim não…tudo é só pra descontrair…o senhor tem razão…eu ainda sou jovem mesmo…eu sou seu fã…eu estou adorando a sua performance lá no poder aéreo….seus comentários são muito melhores e mais interessantes que os meus…olha…eu considero o senhor o melhor comentarista de todos…É SÉRIO… 😀

        “Outrossim, não me parece saudavel, ver elementos treinando/doutrinando crianças para odiarem o povo judeu. Não vejo como pode ser defensável, que uma pessoa saia esfaqueando civis israelenses que vê pela frente. E, estes fazem isso porque veem de uma cultura de ódio”

        mas eu não discordo do senhor…é verdade mesmo…só que o outro lado é da mesma laia…é do mesmo jeito também….são iguais…

      • não é correto mais é bem compreensível tais declarações feitas a um pais que tem o habito de arbitrariamente invadir e realizar “ataques preventivos” contra países vizinhos …rs…

  2. o iran e vai cai buraco Israel bom pais eu conheço sou judeu Israel exemplo de pais rico modernos os palestino são jordanianos volte Jordânia.

    • Meu caro va aprender de geografia e Historia. Dizer que Palestinos são jordanos??kkkk cuidado pra não ser confundido pela estocadora de vento.
      Ja agora facto ser Judeu não quer dizer que seja superior ou melhor que outros povos…

  3. «Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.»
    (Mateus 22:21)

    A questão e que o irã não quer dar seu petróleo em nome do petrodólares e evocam deus ou o diabo mais solicito que tambem se passa por deus, para dar força contra o “grande satã e pequeno satã” unha e carne que a muito deixaram de louvar o deus da justiça e agora louvam o deus Mamon da riqueza e cobiça !

    Para onde está o teu tesouro, aí estará o seu coração também. Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.»
    (Mateus 6:19-24)

  4. O problema e que esse tel de kamenie fala demais dizendo que vai varer Israel do mapa i ai ele da toda a oportunidade de Israel e os EUA de isolar o Irã da comunidade internacional inclusive aplicando-lhe sansões politicas e econômicas enfim peixe morre e pela boca

1 Trackback / Pingback

  1. Trump fracassará contra Irã como o “mais esperto” Reagan, diz aiatolá Khamenei | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.