Marinha alemã rejeita e devolve a primeira fragata da classe F125.

Fragata da classe F125 (F 222 - Baden-Württemberg)

De acordo com um relatório, a BAAINBw solicitou a Blohm + Voss – que faz parte do consórcio ARGE F125 responsável pela entrega das quatro fragatas – para reparar todos os defeitos identificados no navio durante os ensaios.

Esta é a primeira vez que o Ministério da Defesa alemão está devolvendo um navio ao construtor após a entrega…

 

Fragata da classe F125 (F 222 – Baden-Württemberg)

Os defeitos citados no relatório de notícias incluem problemas de software e hardware, provavelmente os mesmos que a deixaram perder seu prazo de comissionamento neste verão. Como relatou Naval Today anteriormente, há problemas com a sala de operações da fragata de onde o navio altamente automatizado será controlado.

Este é um sistema complexo, uma vez que a fragata de 7000 toneladas (perto da faixa de deslocamento de um destroyer) exigirá apenas metade da tripulação necessária para operar as fragatas da classe antecessora Bremen.

A FGS Baden-Württemberg tem sofrido problemas desde que foi entregue à marinha para julgamentos. Além de problemas na integração de hardware e software.

As fragatas F125 são uma nova classe de navios estabelecidos para substituir as oito fragatas de classe Bremen atualmente em serviço com a Marinha alemã.

Fragata da classe F125

Elas serão armados com mísseis de HARPOON e RAM, com artilharia Otobreda de 127 mm, duas MLG antiaéreo de 27 mm e cinco outras de 12,7 mm. Além disso, o navio tem lançadores para vários tipos de mísseis de combate e torpedos anti-submarinos. As fragatas de tipo F125 estão equipadas com uma usina combinada, com geradores a diesel e motores elétricos. O custo total da construção de quatro navios do tipo F125 será de € 2,2 bilhões. Os navios de 150 metros terão velocidade máxima de 26 nós.

Fragata F 125
Fragata F 125

De acordo com a marinha alemã, as novas fragatas exigirão apenas metade da tripulação necessária para operar as fragatas da classe Bremen. Poderão permanecer no mar por até 24 meses e assim aumentar o tempo no campo operacional. As tripulações trocarão em intervalos regulares diretamente nas áreas de operações, o que significa que os navios terão que fazer menos visitas portuárias.

Observação: Esse texto não representa a opinião do site mas exclusivamente de seu editor.

Fonte: Navaltoday.com e Naval Analyses

7 Comentários

    • E o que pensei. A fragata na presta vende para uma das Bananalands da America do Su. Eu li que os ingleses tambem lancaram um porta aviao, modelo ultimo, sofisticado,que tambem mostrou defeitos serios,vasamento etc. Os ingleses vao tentar concerta-lo, mas se isso nao for possivel, Brasil. Argentina, Bolivia mesmo sem mar, podem compra-lo, acima do preco.

  1. Por favor, não se usa o termo ESTIBORDO na nomenclatura naval padrão no Brasil, mas tão somente para outras nações lusófonas. No Brasil consagramos o termo BORESTE para designar o lado direito dos navios.
    Estes defeitos de navios novos é tão normal, porquanto mais complexo um sistema, mais probabilidade de haver algo falhando, e se por excelência dessas unidades, por que não a Marinha do Brasil receber tais navios por aquisição? Com certeza os alemães não as querem disponibilizar para outros países, tão somente desejam sanar e usar seus sistemas na íntegra, a que tem direito.
    Enquanto isso na MB vamos operando escoltas que mostram os ossos em várias direções……360 graus.
    Aproveito o ensejo para agradecer ao ARC por nos trazer esta matéria.

  2. Diminuiu o gasto com a marujada mas vai gastar em dobro com maquinário e eletrônicos!

    A melhor tecnologia que podemos utilizar nesta terra é o nosso cérebro.

  3. Marinhas ou países sérios são outra coisa. Aumentou a tecnologia e automação mas também aumentou muito a exigência pois uma integração de sistemas mal feita pode colocar um navio deste calibre à deriva.
    Excesso de tecnologia tb pode ser algo ruim às vezes pois em casos de pane, avarias ou falha de sistemas a tripulação, “acostumada a apertar botão”, pode não saber colocar a unidade em cima novamente.
    Mas isso são conjecturas pois só a marinha alemã sabe de fato o que tem, o que pode e o que quer.

1 Trackback / Pingback

  1. A agência alemã de contratação de defesa BAAINBw teria devolvido FGS Baden-Württemberg, o navio principal da nova classe de fragatas F125 da Marinha Alemã, para o estaleiro Blohm + Voss. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.