Marinha chinesa realiza grande exercício e demonstra a capacidade de seu sistema antiaéreo HQ-10 (VÍDEO)

Blue Sword PLA Navy

A marinha chinesa (PLA Navy) realizou no dia 7 deste mês, um grande e importante exercício de avaliação anual no Mar da China oriental. Mais de 40 navios de três grandes frotas chinesas competiram em diferentes eventos, um dos quais foi destacado especificamente pelo jornal oficial chinês, o uso de mísseis de defesa antiaérea HQ-10, pelas corvetas Type 056 ( classe Jiangdao ) para interceptar mísseis anti navio chineses YJ-83J.

Míssil anti navio chinês YJ-83J
Míssil anti navio chinês disparado pela fragata Type 053H3 abatido por míssil do sistema HQ-10.

 

O objetivo deste exercício, denominado “Blue Sword Cup”, de acordo com oficiais do departamento de treinamento da marinha chinesa, é avaliar a capacidade dos meios de se defender de forma autônoma contra uma série de ameaças, testando a qualidade de defesa diante de ameaças aéreas e de mísseis anti navio (ASM), e tais testes ocorreram sem qualquer suporte prévio de dados e  dentro de um “contexto tático especial”.

De acordo com a mídia local, dentro do exercício, a fragata classe Type 053H3 iniciou um ataque disparando o primeiro míssil anti-navio. A corveta 509 Huai’an da Frota oriental foi então selecionada para interceptá-lo sozinha, disparando dois mísseis do sistema HQ-10, um após o outro, com cerca de um segundo de intervalo entre os disparos.

Blue Sword - HQ-10
Sistema antiaéreo HQ-10 em ação.

O relatório do canal chinês de televisão CCTV-7 mostra que os dois mísseis atingem seu alvo perto da superfície do mar. Fotos publicadas pela marinha chinesa sugerem que pelo menos quatro corvetas do mesmo modelo também dispararam depois, e tiveram que avaliar o resultado dos danos de maneira isolada e decidir se uma nova onda de mísseis antiaéreo deveria ser lançada.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=50&v=mjL0zEOJIPg

VÍDEO COM DISPARO DO SISTEMA HQ-10 ABATENDO O MÍSSIL ANTI NAVIO YJ-83J

   Se considerarmos as últimas manobras da força aérea e marítima chinesa na direção do mar da China oriental em novembro e dezembro, notaremos que autoridades de Taiwan estavam diretamente ou indiretamente preocupadas. Em seguida, o exercício “Blue Sword Cup” não se concentra na projeção de forças, mas na autodefesa de navios de escolta. Pode-se então presumir, que se esses eventos estiverem relacionados, a marinha chinesa estaria simulando a proteção coordenada de suas frotas  pelas novas corvetas, uma vez que os navios de primeira linha são implantados para defesa Anti-acess/ Area denial (A2/AD) contra todos os inimigos que poderiam ajudar as forças armadas taiwanesas. Claro, esta é apenas uma das muitas hipóteses do cenário em questão.

 

Sistema antiaéreo embarcado HQ-10
Sistema de defesa HQ-10

 

Observação: O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do site.

Fonte: Eastpendulum.com

3 Comentários

  1. Tínhamos tudo para ter essa capacidade de desenvolver e fabricar mísseis como os chineses.
    Mas nossa submissão aos interesses das grandes nações ocidentais, somado a falta de patriotismo e visão estratégica de nossos militares e a alta traição de nossos políticos; sepultaram o sonho da Missile Hause nacional denominada Mectron.
    Hoje a Mectron renasce como SIATT, infelizmente a mesma não herdou todos os projetos da extinta Mectron.
    Espero que a SIATT seja coroada de contratos e dê continuidade aos projetos estratégicos da ex Mectron.
    Projetos como Radar SPC-01, Kit de guiagem de bombas SMKB, Torpedo pesado nacional, MAA1-B, Manpad,s nacional, M.A.S baseado no MSS 1.2, M.S.A 5.1, Link BR-2, Morcego (MAR-01) etc..

    • Sobre o radar SCP-01 parece existir um nível de sigilo absurdo. Não se vê nenhuma notícia ou avaliação sobre o desempenho dos poucos já instalados nos AMX modernizados.
      Com a quebra da Mectron como fica a entrega e manutenção dos radares à FAB?

  2. Claro que sim , ,o Governo Brasileiro já comprou um Moderno Conta Gotas para as Necessidades Reais do Brasil , e uma Torneira Aberta para as Castas Corporativistas , para estas Tudo , o Interesse Nacional Contas Gotas e Contingenciamentos , devemos continuar Capachos dos Interesses do Tiozinho e de seus Capachos europeus , quer dizer somos SUBCAPACHOS !!
    Faltam Sangue e Garra aos brasileiros e seus militares , Coitado do Brasil , gente fazendo de suas Profissões apenas um Meio de Vida!

1 Trackback / Pingback

  1. Marinha chinesa realiza grande exercício e demonstra a capacidade de seu sistema antiaéreo HQ-10 (VÍDEO) | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.