Trump classifica Rússia e China como rivais

Em novo plano de segurança, presidente dos EUA reforça discurso protecionista e retira as mudanças climáticas da lista de ameaças ao país.

Plano de segurança de Trump reforça discurso protecionista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a Rússia e a China como rivais e retirou as mudanças climáticas da lista de ameaças ao país no novo plano de segurança dos EUA, apresentado nesta segunda-feira (18/12). O documento reforça ainda a estratégia protecionista do republicano.

No discurso de apresentação do plano, Trump afirmou que os EUA enfrentam rivais “poderosos” como Rússia e China, com quem pretende buscar “parceria”, mas sempre em favor dos interesses americanos.

O presidente insistiu ainda que é preciso reconhecer “os erros do passado para colocar aos Estados Unidos no lugar merecido” e enfatizou a necessidade de “criar fronteiras”, “proteger a pátria” e incluir um plano econômico internacional que também defenda os interesses do país.

“Defenderemos a nós mesmos e nosso país como nunca antes”, afirmou o presidente, em Washington.

Além disso, Trump insistiu que “uma nação sem fronteiras não é uma nação”, “uma nação que não garante a prosperidade no país não pode assegurar seus interesses no exterior” e “uma nação que não está preparada para ganhar uma guerra é uma nação que não é capaz de prevenir uma guerra”.

Seguindo o lema que o magnata repetiu durante a sua campanha eleitoral, “os Estados Unidos em primeiro lugar”, o governo delineou sua estratégia com base neste princípio, mas, segundo indicou uma funcionária em entrevista coletiva anterior ao discurso do republicano, “os EUA em primeiro lugar, não significa os EUA sozinhos ou isolados”.

No documento de 68 páginas, o governo Trump identifica quatro pilares estratégicos de segurança: proteger a pátria, promover a prosperidade dos EUA, preservar a paz com a força e impulsionar a influência americana. A equipe removeu da lista de ameaças ao país o aquecimento global, que havia sido incluído no plano por Barack Obama, em 2015.

De acordo com o plano, os EUA enfrentam “poderes revisionistas” que tentam colocar o mundo em conflito com os valores americanos, entre os quais identificou a China e a Rússia. Segundo o documento, os dois países tentam minar a segurança e a prosperidade dos Estados Unidos.

“A China e a Rússia querem criar um mundo que seja a antítese dos valores e interesses dos Estados Unidos”, ressalta o texto.

Trump classificou ainda com perigos para os EUA entrada de imigrantes e a infiltração do jihadismo, tanto dentro dos Estados Unidos como em outros países.

Fonte: DW

 

6 Comentários

  1. Ué, pensei que o EUA fosse uma democracia… Ah, mas ser democrático não vale quando se trata de disputar com outras nações o seu posto de pseudo xerife do mundo.

    O azar é todo deles, a cada hora que passa o EUA vai se ilhando cada vez mais. Os caras não conseguem resolver nem seu próprios problemas internos, quanto mais resolver os problemas do mundo.

    A incapacidade politica e diplomática do EUA é refletida pelos anos de ações desastrosas no oriente médio, uma área que eles já deveriam conhecer muito bem a anos, mas quanto mais eles se envolvem ali, mais eles mostram que não entendem nada! Como um país com uma imagem tão ruim no mundo pode querer dar pitaco nos problemas de outras nações?

    A verdade é que o EUA percebeu que já não consegue mais botar medo em ninguém, perceberam que a cada ano que passa até seus aliados mais próximos começam a desconfiar e desafia-lo, e com o advento da internet as pessoas de todo o globo estão descobrindo quem eles realmente são e qual é o joguinho que eles jogam no tabuleiro mundial.

    • O choro é livre. Pelo seu histórico de comentários no site eu nem perco meu tempo, pois corro o risco de acabar me rebaixando ao seu nível.

  2. Cuidado com Russos, Chineses e brazileiros…Os primeiros são extremamente inteligentes e maus…Os segundos são extremamente disciplinados e maus….Os terceiros não são porcaria nenhuma mas enrolam muito bem…rs…

  3. Bom , o que o TRUMPalhão pensa dos demais países ? Ou eles têm Inimigos ou Capachos ( Puxa Sacos ), amigos deles somente Loucos !

1 Trackback / Pingback

  1. Trump classifica Rússia e China como rivais | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.