Exército faz operação no Complexo da Maré

Soldados do Exército fazem operação na Maré Foto: MARCOS DE PAULA / Agência O Globo

Oitocentos militares do Exército Brasileiro fazem, nesta quarta-feira, uma operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. A ação — coordenada pela Secretaria estadual de Segurança Pública — tem como objetivo cumprir mandado judicial de Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado na Justiça Militar, informou a assessoria de comunicação social do Estado-Maior Conjunto das Operações em Apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública.

Foram ouvidos tiros vindos da comunidade e, em seguida, uma equipe do Exército que estava nos acessos entrou na favela. Segundo nota, a ação se concentra na Favela Nova Holanda — que integra a Maré — e se trata de um cerco e estabilização da comunidade. As equipes contam com o apoio de veículos blindados e helicópteros. Algumas ruas estão interditadas para a movimentação dos militares.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação social do Estado-Maior Conjunto das Operações em Apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública, os espaços aéreos estão controlados para aeronaves civis nas áreas onde as equipes atuam. Não há interferência para os usuários dos aeroportos da cidade.

A ação se concentra na Favela Nova Holanda Foto: Marcos de Paula / Agência O Globo

Para chegar à Maré, os militares entraram no 22º BPM (Maré) e saíram pelo portão dos fundos, que dá acesso ao conjunto de favelas. A entrada dos militares na comunidade foi por volta das 5h30. Até as 6h15 não havia informações de confrontos.

Apesar do aparato militar no entorno e em algumas vias de acesso ao Complexo da Maré, moradores não deixaram suas rotinas de lado. Alguns contam que chama a atenção ver soldados posicionados na comunidade, mas argumentam que é preciso trabalhar.

— Cheguei cedo e vi eles (os militares) aqui. A gente se acostuma com a situação, mas fica um receio. Vai que estoura um tiroteio. Bala não tem endereço — disse uma comerciante que estava em um ponto de ônibus.

Não muito longe dela, uma moradora fez coro:

— A gente precisa sair para trabalhar. Mas assusta você acordar e ver tanta gente que você não conhece nas esquinas próximas à sua casa.

Dezenove unidades de educação fechadas

Por causa da violência na Maré, 19 unidades de educação — dez escolas, três creches e seis Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) — estão sem atendimento nesta quarta-feira. A Secretaria municipal de Educação informou que “nossas escolas encerram suas atividades no dia 20. No momento, as unidades exceto creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil recebem apenas os estudantes em recuperação”.

A entrada dos militares na comunidade foi por volta das 5h30 Foto: MARCOS DE PAULA / Agência O Globo

 

Fonte: Jornal Extra

1 Comentário

  1. Poxa vida, é toda hora agora? Virou policia? Que palhaçada, vai contaminar a tropa. E quando é que este maldito governo vai começar a construir mais prisões? Quando vão começar a mudar essas leis fracas que soltam todo mundo? Quando vão apertar de verdade pra bandidagem?

1 Trackback / Pingback

  1. Exército faz operação no Complexo da Maré | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.