Caças suecos Gripen rumo ao Brasil: ‘recursos operacionais são revolucionários’

© REUTERS/ Ints Kalnins

Em 27 de outubro de 2014, a Saab anunciou a conclusão do contrato com o governo brasileiro para a venda de 36 aviões Gripen NG. A transação é considerada como um marco no processo de transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia.

Segundo a empresa suaca, o contrato prevê um programa de transferência de tecnologia cujo objetivo é “oferecer à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver os aviões Gripen no Brasil”. Para a Saab, um dos marcos importantes deste programa é a abertura do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN) no Brasil.

Ao todo, serão 36 aviões de combate que irão modernizar a frota da Força Aérea Brasileira. De acordo com a empresa sueca, toda entrega estará concluída no ano de 2024.

Informações prestadas pela Força Aérea Brasileira à Sputnik Brasil revelam que este Centro foi montado na cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo. Na avaliação da FAB, “o Centro é considerado o principal marco no processo de transferência de tecnologia entre Brasil e Suécia” e, quando estiver em pleno funcionamento, cerca de 300 engenheiros e técnicos estarão trabalhando no desenvolvimento das aeronaves Gripen NG. A Força Aérea também informou que “das 36 unidades adquiridas pelo Brasil, 23 serão produzidas pela Embraer, sendo 15 totalmente fabricadas aqui” com este processo de transferência de tecnologia.

Para pilotar os aviões Gripen, a Força Aérea Brasileira montou o Grupo Fox, liderado pelo Tenente-Coronel Renato Leal Leite. O Grupo iniciou os trabalhos efetivos em janeiro deste ano “no Comando de Preparo (Comprep), em Brasília (DF), na coordenação de implantação do caça, que por aqui recebeu a designação de F-39”.

Nas palavras do Tenente-Coronel Renato Leal Leite, “o Gripen não é apenas um avião, é um sistema. E o nível de complexidade dele é grande. O trabalho do Grupo Fox vai ajudar a operação ocorrer em sua plenitude”. O militar define o F-39 [denominação no Brasil do Gripnen NG] como “um avião com capacidade multi-missão: defesa aérea, ataque e reconhecimento”.

O plano de trabalho para operacionalidade dos aviões F-39, que vai se estender até 2021, prevê “um relacionamento estreito com a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), responsável pelo contrato de aquisição das 36 unidades do caça”.

Ainda segundo a Aeronáutica, “outra atribuição será o assessoramento aos “grandes comandos” da FAB em relação à infraestrutura a ser disponibilizada na Ala 2 (antes denominada de Base Aérea de Anápolis), em Goiás”. A base será a primeira a receber o F-39 e a meta é garantir o início da operação de maneira efetiva.

O Tenente-Coronel Renato Leal Leite também declarou que o “F-39 possui recursos operacionais que podem ser considerados sistemas revolucionários e, por isso, o Grupo Fox, que o oficial comanda, terá a missão de se entrosar com os demais órgãos da FAB para realização de estudos a respeito das capacidades possibilidades da aeronave F-39 com objetivo de desenvolver conteúdo doutrinário a ser proposto para a operação do novo avião”.

Fonte: Sputnik

 

 

15 Comentários

    • Salve PRAEFECTUS,
      .
      Erros pontuais, as matérias de praticamente TODAS AS MÍDIAS TEM.
      .
      Isso para não entrarmos no campo das MOTIVAÇÕES, quando é preparada a matéria pelos veículos de noticias.
      Você mesmo em outros posts tem abordado esse aspecto.
      .
      O que existe hoje no mundo, é uma BRIGA PELO CONTROLE desse PODER que é a – MÍDIA.
      .
      Por isso tanta guerra contra a mídia russa.
      .
      Saudações,
      .
      konner

  1. F de figther.. e porque não um C de caça ou L de Lutador? Esse complexo de ” americanizar” o Bra”Z”il mete dó. Metam o nome de uma tribu ou um guerreiro ou ave Brasileira. E ainda querem ser grandes quando ate para designar nome é tudo a ” Inglesar” .Ate militar que tem o dever de ser patriota quer palavras estrangeiras rsrs. Nome horrivel F-39.
    Porque não C-39 L -39 AC -39 Lula-39? Temer-39? Tucupi 39? Torogoz-39? Jacu cigano 39? Rsrsrs

    • Mudarmos somente a sigla e continuar com o resto da mentalidade colonizada ,não adiantará nada ,servirá apenas como propaganda , dos colonizados que voltaram a ser brasileiros , que continue o F, mas que o principal tirem o** H** da Cabeça e ponham um ** C** , aí sim ,seria vantajoso e correto !!
      As Forças Armadas gostam de nomes Ridículos , para se fazerem nacionalistas , mas somente nos nomes Ridículos´, mas no fundo continuam Agarrados ao Tiozinho , isto foi uma criação da Republiqueta , desde 1889 , de Líder a Capacho , uma Involução !!
      Uma Observação : Na Marinha a mesma coisa , porque não tirarmos as Letras dos Navios , ficando apenas a numeração , será que um Marinheiro não sabe o que é um Destroyer , Contra Torpedeiro ou Corveta , precisa da letra para ser informado !

      • É o vira-latas imperando.
        Ao traduzir do inglês para o portuguesa temos que . FIGHTER é LUTADOR. Então porque não L-39?
        Como tem coxinha nas forças armadas.

  2. O avião é um brinquedo tático, a nomenclatura é exemplo de nossa submissão aos interesses das nações ocidentais.
    Se gringo começar a ter somente relações homo afetivas ( nada contra quem goste, direito deles e dever nosso respeito a opção deles), muitos brasileiros acharão que isso é bom para todos os brasileiros !

  3. Se os EUA são o “Caim do Norte”, a Rússia representada pelo Putin não poderia ser Abel, estariam mais pra “serpente” que corrompeu inclusive o “Caim do Norte”, pois nos EUA existe abertura, bem como no ocidente pra seus simpatizantes revolucionários de esquerda pintarem e bordarem, o mesmo não ocorre por lá, e isso é uma coisa de fácil constatação, o q leva a uma simples e óbvia conclusão…

    • ESTAVA DEMORANDO !! Os Colonizados sempre aparecem na tentativa de arrefecerem a desgraça desta ** Amizade** suicida como o nosso ** MUI AMIGO **, nunca deixam passar em Branco , até parece que os nossos militares estão se aproximando mesmo da Rússia , as nossas Forças Armadas têm Alergia a que passemos a uma atividade de Liderança e Independência, basta ver que nunca um Vaso de Guerra ou Submarino russo nos visitou ,têm medo do Contraste com os navios e Subs do Tiozinho ** MUI AMIGOS ** , não é !!!!!!

    • Existe abertura? Lá nos USA tem partido socialista ou partido comunista?
      Lá a ditadura é tão braba que eles só permitem a existência de dois partidos (republicano e democrático) ambos com a mesma ideologia política.
      Vai lá e tenta fundar um partido pra ver se consegues.

      • Se parasse o minimo para se informar, qualquer pesquisa de 5 minutos no Google mostraria que existe SIM um partido comunista nos EUA. E o sistema político deles não é bipartidário, existindo dezenas de partidos, e qualquer um pode fundar um partido a qualquer momento, com muito mais facilidade do que aqui diga-se de passagem, sem as palhaçadas de exigir número de filiados em todos os estados e outras imbecilidades.

1 Trackback / Pingback

  1. Caças suecos Gripen rumo ao Brasil: ‘recursos operacionais são revolucionários’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.