Rússia denomina Rádio Europa Livre e Voz da América como “agentes estrangeiros”

© Alexey Vitvitsky / Sputnik

A Rússia denominou a Rádio Europa Livre/Rádio Liberdade (RFE/RL, na sigla em inglês) e a Voz da América como “agentes estrangeiros” nesta terça-feira, uma medida que visa complicar sua atuação em retaliação ao que Moscou classifica como uma pressão inaceitável dos Estados Unidos contra a mídia russa.

A represália russa deve azedar ainda mais as já conturbadas relações entre EUA e Rússia, e é parte da repercussão das alegações de que o Kremlin interferiu na eleição presidencial norte-americana do ano passado a favor do presidente Donald Trump, algo que Moscou nega.

Autoridades de inteligência dos EUA acusaram o Kremlin de usar a mídia russa que financia de influenciar os eleitores norte-americanos, e no mês passado a emissora estatal russa RT cumpriu relutantemente uma solicitação dos EUA de registrar uma filiada sediada nos EUA como um “agente estrangeiro”, conforme a Lei de Registro de Agentes Estrangeiros.

O Kremlin qualificou a medida como um ataque à liberdade de expressão e diz que a nova lei de mídia da Rússia, que críticos ocidentais viram como uma reação desproporcional, é uma retaliação.

Em outubro parlamentares russos apressaram a legislação necessária e o presidente Vladimir Putin a sancionou em 25 de novembro.

O Ministério da Justiça russo disse, em um comunicado publicado em seu site nesta terça-feira, que denominou formalmente a Voz da América, patrocinada pelo governo dos EUA, e a RFE/RL, além de sete organizações de notícias russas ou de línguas locais administradas pela RFE/RL, como “desempenhando o papel de agentes estrangeiros”.

O presidente da RFE/RL, Thomas Kent, disse em um vídeo que sua organização está comprometida a levar adiante seu trabalho jornalístico na Rússia, mas que espera “ainda mais limitações para o trabalho de nossa empresa”.

“Até agora a natureza completa destas limitações é desconhecida”, disse Kent. “Estudaremos cuidadosamente todas as comunicações do ministério e de outras organizações oficiais russas”.

A Voz da América não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A nova denominação sujeita as organizações de notícias apoiadas pelos EUA aos mesmos requerimentos aplicados a organizações não-governamentais de financiamento estrangeiro, conforme uma lei de 2012.

Segundo esta lei, “agentes estrangeiros” devem incluir, em qualquer informação que publicarem ou transmitirem a audiências russas, uma menção a sua denominação de “agentes estrangeiros”.

Fonte: Reuters

Edição: Plano Brasil

 

5 Comentários

  1. Sabemos mais da história “norte americana” do que da nossa própria…porque aqui quando a mídia e os meios de comunicação passam algo da nossa história é recheada de distorções, deturpações, subversão, desinformação e doutrinagem…Somos todos culpados pois não lutamos ou exigimos o melhor para o nosso pais…Não temos mais no que e em quem acreditar…Somos uma Nação…um povo sem direção, sem forças, sem ideais, sem história…um povo sem escolas(educação) e sem hospitais(saúde)…sem cultura…qualquer um com palavras bonitas nos faz chorar…nossas lágrimas estão secas assim como nossa terra falida e arrasada…

    As Dez Estratégias de Manipulação das Massas de Noam Chomsky :

    https://www.youtube.com/watch?v=xBVUBJXWXWY

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia denomina Rádio Europa Livre e Voz da América como “agentes estrangeiros” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.