Ministério do Interior do Iêmen anunciou nesta segunda-feira (04/12) a morte do ex-presidente Ali Abdullah Saleh

Ali Abdullah Saleh morreu em combates na capital, afirmam rebeldes. Até poucos dias atrás, ambos eram aliados na guerra contra o presidente Hadi e contra a coalizão liderada pela Arábia Saudita.

Saleh, de 75 anos, governou o país por mais de três décadas e conduziu diversas guerras contra os houthis

O Ministério do Interior do Iêmen, controlado pelos rebeldes houthis, anunciou nesta segunda-feira (04/12) a morte do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, até poucos dias atrás um aliado dos rebeldes e a quem a nota oficial se refere como “o líder da traição”.

Em entrevista à emissora Al Masirah, funcionários do ministério disseram que Saleh morreu em meio aos enfrentamentos com combatentes houthis na capital, Sanaa. Também um representante do governo internacionalmente reconhecido do Iêmen confirmou a morte de Saleh, em declarações à agência de notícias AP.

Membros do partido de Saleh também confirmaram a morte do ex-presidente, em declarações à emissora árabe Al Arabiya. Imagens na internet supostamente mostram o corpo do presidente, mas não há confirmação oficial.

No sábado foi rompida a aliança entre os houthis e as forças leais a Saleh, que lutavam juntos contra o presidente Abd Rabbuh Mansur al-Hadi, depois de Saleh se declarar disposto a abrir “uma nova página” com a coalizão liderara pela Arábia Saudita e que apoia Hadi, desde que esta parasse de atacar o Iêmen e encerrasse seu embargo. A coalizão e o governo de Hadi saudaram o anúncio, mas os houthis acusaram Saleh de traição.

Saleh, de 75 anos, governou o país por mais de três décadas e conduziu diversas guerras contra os houthis. Ele foi forçado a renunciar em 2012, em consequência da Primavera Árabe, e formou uma surpreendente aliança com o grupo rebelde xiita depois que este tomou Sanaa, no fim de 2014.

Fonte: DW

 

 

3 Comentários

  1. A sorte dele acabou quando virou inimigo do Irã. Enquanto isso o estado terrorista de ISISrael sobrevive por aparelhos agora que Trump cortou 1/3 da carga tributária. A fonte de dinheiro fácil dos $ionistas está pra secar MUAHAHAHA esse governo Donald Trump é bom demais pra ser verdade.

Comentários não permitidos.