Rússia suspende produção do “trem nuclear”

CC BY-SA 4.0 / Vitaly V. Kuzmin / RT-23 UTTKh ICBM

A produção do novo sistema de mísseis ferroviário russo Barguzin foi suspensa por enquanto, informa o portal russo Rossiiskaya Gazeta citando uma fonte na indústria militar da Rússia.

Destaca-se que os trabalhos de construção e experimentais foram concluídos e, se for necessário, o sistema poderá funcionar. “É um assunto encerrado, pelo menos na perspectiva mais próxima”, escreve o Rossiyskaya Gazeta.

No entanto, o Ministério da Defesa da Rússia não comentou oficialmente o assunto.

Segundo a mídia, em 2016, o sistema Barguzin passou com êxito pela primeira fase de testes. Os ensaios de voo deveriam ser realizados em 2019.

O sistema Barguzin, à primeira vista, não se distingue de um trem de mercadorias comum. O trem está equipado com três mísseis intercontinentais com 30 ogivas de 550 quilotons de potência cada. Além dos mísseis, o trem inclui postos de comando, meios de comunicação e tecnológicos e espaço para os efetivos.

Em caso de ameaça de guerra nuclear, o sistema inicia sua circulação no meio de outros trens de mercadorias e para depois de receber a ordem para se preparar para o ataque: os painéis dos tetos dos três vagões deslizam para o lado, enquanto os mecanismos escondidos lá dentro colocam em posição vertical os contêineres de lançamento com os mísseis. Minutos depois, ocorre o lançamento.

O análogo soviético do Barguzin, equipado com o míssil Molodets, foi retirado das Forças Armadas russas de acordo com as condições do tratado START II (Tratado de Redução de Armas Estratégicas) em 2015. O START III não proíbe a criação de novos sistemas. Esperava-se que o novo Barguzin superaria seu antecessor em precisão, alcance de voo dos mísseis e outras caraterísticas.

Fonte: Sputnik

 

3 Comentários

  1. ”… Ministério da Defesa da Rússia não comentou oficialmente o assunto.”

    Se o Ministério da Defesa não comentou oficialmente o assunto , não podemos crer que o projeto esteja suspenso !

  2. Trump quer ampliar o arsenal nuclear dos EUA e vai investir bilhoes de $ e não é uma violação ao Start ?! Ou ninguem se lembrou?! So comedias e capachos.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia suspende produção do “trem nuclear” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.