Cadillac Gage LAV-600: Mobilidade e poder de Fogo

 

Por Anderson Barros

O veículo blindado 6×6 LAV-600 Commando foi desenvolvido como um empreendimento privado pela Cadillac Gage visando o mercado de exportação. O primeiro protótipo do V-600 foi construído em 1985 e o desenvolvimento foi anunciado no mesmo ano. Anteriormente conhecido como LAV-300 A1, foi chamado de LAV-600 em 1986.

O LAV-600 oferecia na época o poder de fogo de um carro de combate leve com a simplicidade e baixo custo de um veículo blindado sobre rodas.  Graças a sua configuração com rodas, apresentava uma velocidade maior, quando comparado com veículos sobre lagartas.

O LAV-600 estava equipado com um canhão de baixo recuo totalmente giro estabilizado L7A3 de 105mm, que pode disparar munição padrão da OTAN que podia penetrar 150 mm de blindagem a 5 000 metros de alcance.  Esta arma possuía carregamento manual e tinha a disposição oito rodadas prontas para uso armazenadas na torre, enquanto a munição restante era armazenada no veículo. Sua torre era a mesma usada no carro de combate Stingray também produzido pela Cadillac Gage e possuía sistema de controle de fogo britânico Marconi.

 O armamento secundário e composto por uma metralhadora calibre 12,7 mm e uma metralhadora calibre 7,62 mm coaxial. O veículo era equipado com um moderno sistema de combate a incêndios.

Devido à sua configuração sobre rodas e baixo peso, o veículo possuía uma blindagem relativamente leve. O arco frontal oferecia proteção contra disparos de munição 14,5 mm e no resto do veículo possuía proteção contra munições 7,62 mm. O sistema NBC sistema de proteção era oferecida como padrão. A tripulação e composta de 4 pessoas que entram e saem por uma porta na lateral esquerda que também serve para carregar as munições. A equipe técnica era de quatro militares, incluindo comandante, artilheiro, municiador e motorista.

As características do veículo impressionavam o veículo possuía 7,80 m de comprimento, 2,66 m de largura e 2,74 m de altura e um peso de 18,5 tonelada. O mesmo tem elevada capacidade de operar em terrenos irregulares, podendo passar por obstáculos verticais de 60 cm de altura e encarar inclinação frontal de 50º e lateral de 30°.

Para mover tudo isso, o veículo contava com um motor Turbo diesel Cummins V-8  de 270 cv transmissão automática Allison. Possuía suspensão no eixo dianteiro do tipo mola helicoidal, enquanto os eixos traseiros era por barras de torção.

https://youtu.be/HOzcqCN1Dfw

 LAV-600 fazia uso de muitos componentes automotivos da família de veículos blindados Cadillac Gage V-300 (6 x 6). No final de 1988, o LAV-600 (6×6) realizou ensaios amplos de mobilidade e armamento no Egito. Outra característica do veiculo era sua capacidade de ser transportado em aviões da categoria do C-130 Hércules.

O LAV-600 foi proposto a vários clientes, no entanto, não recebeu nenhuma encomenda de produção. Infelizmente não passou da fase de protótipo com apenas um veiculo construído tendo um triste fim vindo a apodrecer como ferre velho.

6 Comentários

  1. Um Blindado 6X6 com um Canhão de 105mm??

    Seria possível possível colocar um canhão com este calibre em um Guarani? Qiais tipos de alterações seriam necessárias? Teria um bom custo-beneficio?

    Apesar dos apelos por um Guarani 8X8 eu acho interessante os modelos 6X6 devido a sua melhor aero-transportabilidade, sem falar no menor custo de manutenção.

    Saudações a todos

  2. Sim é possível por um 105mm no Guarani, inclusive faz a padronagem das munições e canhões entre blindados com rodas e lagartas.

    Mas não sabemos se o EB já percebeu isto, infelizmente!

1 Trackback / Pingback

  1. Cadillac Gage LAV-600: Mobilidade e poder de Fogo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.