Conheça o FNSS Savunma PARS 6X6. O leopardo Turco.

Por Anderson Barros

Em um mundo dominado pelos grandes fabricantes de veículos blindados, poucos já ouviram falar do PARS III 6X6 irmão do meio de uma família promissora de veículos blindados produzidos pela empresa Turca FNSS Savunma. O nome PARS faz referencia ao  leopardo de Anatólia (Panthera pardus tulliana é uma espécie de leopardo, muito próxima da extinção, que habita a região da Anatólia, na Turquia)

As características do veículo impressionam o blindado possui 7,00 m de comprimento, 2,90 m de largura e 2,40 m de altura. O mesmo tem elevada capacidade de operar em terrenos irregulares, podendo passar por obstáculos verticais de 70 cm de altura e encarar inclinação frontal de 60º.

O PARS III em 6×6 tem capacidade para acomodar um total de 9 militares, incluindo motorista, comandante, artilheiro e 6 soldados de infantaria. O comandante e motorista são acomodados na frente do veiculo e contam com um campo de visão de 180 ° o que oferece maior segurança na condução. O veiculo é capaz de levar até 6 toneladas de carga e possui capacidade anfíbia . Para mover tudo isso, o veículo conta com um motor a diesel Deutz de 530 CV e câmbio automático que gera uma velocidade máxima em estrada de até 100 km / h.

Um diferencial do PARS III, reside no sistema que permite esterçar as rodas do 3º eixo, diminuindo o diâmetro de giro para 7 metros, um recurso importante tendo em vista o seu peso de combate de 25 toneladas e suas dimensões.

O PARS III 6X6 se destaca pela blindagem extremamente resistente, com proteção balística e anti-minas que variam do nível 3 ao nível 6 em alguns pontos dos veiculo seguindo a norma STANAG-4569. Outro detalhe interessante sobre esse veiculo é o seu compartilhamento de componentes com os outros membros da família de veículos PARS III.

Confira abaixo o PARS III 6X6 em ação em um vídeo da própria fabricante mostrando mais detalhes: 

1 Trackback / Pingback

  1. Conheça o FNSS Savunma PARS 6X6. O leopardo Turco. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.