Nasce a Aliança Militar Islâmica (AMI) – “OTAN árabe”

O primeiro encontro da Coalizão Militar Islâmica Contra o Terrorismo, liderado por Mohammed bin Salman, une 40 países principalmente sunitas

26 de novembro de 2017 Riyadh – Foto: AFP  / Fayez Nureldine

A Arábia Sadita lançou neste domingo (26) uma coalizão para combater o terrorismo que conta com o apoio de 40 países muçulmanos, a maioria sunita. O anúncio foi feito em Riade pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman. Batizada de Aliança Militar Islâmica (AMI), a entidade já tem sido chamada de “OTAN árabe”, em referência à Organização do Tratado do Atlântico Norte que une a Europa e a América do Norte em ações militares.

Príncipe herdeiro saudita e o ministro da Defesa, Mohammed Bin Salman, Arábia Saudita na capital Riyadh – Foto: AFP  / Fayez Nureldine

O príncipe herdeiro, de 32 anos, afirmou que os países “farão tudo o que puder para que o terrorismo seja apagado da face da Terra”. Além de expressar solidariedade aos 300 mortos do atentado terrorista de sexta-feira (24) contra uma mesquita da Península do Sinai, no Egito, Salman afirmou que ataques deste tipo consolidam a aliança entre os países muçulmanos.

A AMI reúne 40 países muçulmanos da Ásia e África, entre eles Nigéria, Somália e Paquistão. Outras nações do continente asiático resolveram não participar, como o Irã – rival xiita da Arábia Saudita -, Síria e Iraque.

Na última semana, o príncipe herdeiro e líder da Arábia Saudita entrou em uma polêmica ao acusar o guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, de ser o “novo Hitler do Oriente Médio”.

Fonte: ANSA via, JB

Edição: Plano Brasil

 

9 Comentários

  1. Vendo os paises dessa aliança começando pela A.Saudida ate o Pakistão parece mais uma Organição de Nações Arabes Terroristas. Ou seja OTAN. So uma questão..vão combater o que ?!? Se A.Saudita é principal mentor patrocinador do wahhabismo?? So ver o que é o wahhabismo para entender que Riad e os terroristas usam as mesmas leis..

  2. Mohammed bin Salman esta tentando ser o ”cabeça” do mundo árabe, mas essa estória de combater o terrorismo e de lascar, se forem combater o terrorismo de verdade os membros dessa organização irão se matar !

  3. Burrice.
    Uma aliança como essa só vai empurrar o Irã (e consequentemente o Iraque) no colo da Rússia, onde a Turquia já está. O Oriente Médio vai se polarizando, e não há nada que se possa fazer. EUA, UE e Israel vão assistir e camarote.
    Polarização assim já ocorreu diversas vezes no passado. A 1a GM que o diga.

  4. piada mesmo, os sunitas querendo combater a si próprio.
    os sunitas que são a maioria terroristas,só verem que o califado que o ISIS tentou instalar nos países chiitas se encaixa 100% na forma de governar e leis são da arábia saudita,paquistão,egito.sudão e etc.

    querem impor as regras do alcorão ao xiitas mesmo que pra isso seja necessário fazer um grande extermínio como se vem acontecendo ultimamente.

    sorte os xiitas “Líbano,Síria,Iraque,Turquia,etc que eles tem o Irã que vem a muito tempo defendendo eles e impedindo barbaridades impostas pelos Sunitas Sauditas
    .
    e você vê a falsidade da ONU tentando inverter os papéis colocando os sunitas como santos e apoiando com armas pesadas e ao mesmo tempo jugando os
    “inocentes” xiitas como terroristas, e por trás sempre tentado desestabilizar um governo xiita aqui outro ali e por aí vai, nesse meio tempo quem sofre é quem luta contra essa falsidade de organização que vem destruindo meio mundo afora.

    óbvio que o Irã não é nenhum santo, (…) mas se comparado aos sauditas não chega nem perto, seria assim
    terror xiitas 6% terror Sunitas 800% os sunitas são piores, só ver o ISIS e a AL QAEDA e o BOKO HARAM são extremamente sunitas e persegue todos os infiéis
    “pessoas que não seguem 100% o alcorão” e os xiitas, cigarro e cerveja perto desses grupo é morte certa…
    Arabia Saudita “pai disso tudo” e seus sheiks bilionarios principalmente da UAE e Qatar junto com o EUA são o verdadeiro financiadores disso tudo.

    vendo esses absurdos e que estavam sendo usados pelos sauditas e norte americanos alguns Sheiks sunitas do Qatar resolveram mudar de lado e apoiar o irã xiita inclusive a acabar com o isis, foi aí que a treta começou e os sauditas quase quis invadir até o país, inclusive os EUA ameaçaram o qatar se continuasse a financiar os xiitas.
    “da até pra ver que se mexer com as abelhas o produtor aparece puto” verdadeiros donos do isis.

    e no final se um dia os americanos pular fora e resolver abandonar isso tudo os sauditas farão o que sempre fizeram que foi se rebelar contra Israel.
    hoje eles senta na mesma mesa mas quando essa panela de pressão estourar aí volta tudo ao normal como sempre foi os povos do O.M.

  5. na otan europeia os estados unidos vendem armas no seu clubinho particular e agora quem vai vender armas nessa otan arabe acho que o proprio estados unidos
    e os israelenses falam mau do iranianos mas o perigo mesmo e essa otan arabe ai tanto para eles como para a Europa
    logo agora a europa querendo sair da otan para fazer uma força militar jenuinamente europeia , os estados unidos inventam outra do lado deles
    e tem gente que confia em estados unidos e o titiu pedofila san

1 Trackback / Pingback

  1. Nasce a Aliança Militar Islâmica (AMI) – “OTAN árabe” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.