Putin: Em resposta a pressão inaceitável dos EUA à imprensa russa

Putin sanciona lei russa que transforma veículos de imprensa do exterior em “agentes estrangeiros”

Foto: Jaap Arriens, NurPhoto via ZUMA Press / TASS

Por Jack Stubbs

O presidente russo Vladimir Putin sancionou neste sábado a lei que permite que as autoridades considerem veículos de imprensa estrangeiros como “agentes estrangeiros”, em resposta ao que Moscou diz ser uma pressão inaceitável dos EUA na imprensa russa.

A nova lei foi aprovada com pressa por ambas as casas do parlamento russo nas últimas duas semanas. Ela agora permitirá que Moscou force a mídia estrangeira a marcar as notícias que fornecem aos russos como o trabalho de “agentes estrangeiros” e revelar suas fontes de financiamento.

Uma cópia da lei foi publicada pelo banco de dados legislativo do governo russo no sábado, dizendo que ela entra em vigor no dia de sua publicação.

O movimento da Rússia contra a imprensa norte-americana é parte da tempestade de alegações de que a Rússia interferiu na eleição presidencial dos Estados Unidos ano passado em favor de Donald Trump.

As autoridades de inteligência norte-americana acusaram o Kremlin de usar as organizações de imprensa russa que financia para influenciar os eleitores norte-americanos e Washington, desde então, exigiu que a emissora estatal russa RT registrasse uma afiliada da companhia sediada nos EUA como “agente estrangeiro”.

O Kremlin tem repetidamente negado interferência na eleição e disse que as restrições a emissoras russas nos Estados Unidos são um ataque à liberdade de expressão.

O Ministério da Justiça russo publicou na semana passada uma lista de nove veículos de imprensa apoiados pelos EUA que disse que poderiam ser afetados pelas mudanças.

O órgão disse que havia escrito ao Voice of America (VOA), patrocinado pelo governo norte-americano, e a Rádio Free Europe/Radio Liberty(RFE/RL), junto com sete outros veículos russos ou que utilizam a língua local operados pela RFE/RL.

Fonte: Reuters

Edição: Plano Brasil

8 Comentários

  1. É isso que fazem os países soberanos, aplicam o “princípio da reciprocidade”. Pena que o Brasil não tenha coragem para tomar uma atitude dessas.

    • aqui os estrangeiros já estão até “reescrevendo” a nossa historia pela nossa mídia e meios de comunicação….rs…

      Jornalista alemão denuncia controle da CIA sobre a mídia :

      https://www.youtube.com/watch?v=GjH-bwAUkqY

      Operação Mockingbird

      Um dos programas mais ambiciosos, absolutamente, já lançados pela CIA foi a operação Mockingbird, um projeto de propaganda que foi implementado no início dos anos 1950. Foi uma grande empreitada que uniu uma considerável quantidade de agentes da CIA e 3.000 colaboradores na tentativa de ganhar algum controle sobre a imprensa livre, alimentando alguns grupos de repórteres e de informação através de jornais em casa e no exterior para filtrar os tipos de histórias que iriam para o público. No seu auge, o programa incluía escritores para o New York Times, Newsweek, Time Magazine e entre as suas fileiras, e foi dito ter uma influência significativa sobre cerca de 25 jornais de grande circulação. O programa teve um grande impacto no exterior, bem como teve uma função importante, ajudando a influenciar a opinião pública na corrida para a eventual derrubada do presidente esquerdista da Guatemala.A operação Mockingbird continuou a ter um grande efeito na mídia mundial ao longo dos anos 50, e foi até os anos 60 quando uma série de relatos de jornalistas investigativos do programa trouxe à luz.

  2. Meu caro vc leu e entendeu a materia?
    Seguindo o seu pensamento responde então os EUA pais da liberdade e democracia tem feito presão contra a Midia Russa? Tenhem medo de que? Diz qual midia no mundo é totalmente livre e sem interesses alheios de agencias e governos?

  3. Parece que a 3 GM entre os americanos contra os russos já começou e é no mundo virtual e até aqui, pelo que se percebe, os russos já colocaram uma bandeira lá dentro da casa branca .. rsrsr

  4. ……………….essa tal rede de rádio Europa Free Europe/rádio Liberty é a mesma que cacarejando em rumeno por ondas curtas sob a alcunha rádio Europa Libera ajudou hà vinte anos a derrubar o Nicolae Ceausescu em dezembro de 1989………….

  5. Governo, mídias e todo o Estado brasileiro é igual ao mexicano, filhos bastardos das mídias estadunidenses que repetem as mesmas frases desde os anos 50s!

    Os próximos depois da RT é a própria imprensa interna dos EUA, não haja dívidas!

Comentários não permitidos.