Acredite se Quiser: AM General fabricante do Humvee processa produtora Activision

A AM General acha que a Activision ganhou dinheiro à custa da imagem dos seus produtos.

Segundo uma notícia publicada pela Reuters, a empresa que fabrica os famosos jipes Humvee, usados pelo exército dos Estados Unidos, processou a editora de videojogos Activision por esta ter usado modelos dos seus veículos em vários episódios do seu jogo FPS Call of Duty. Segundo a queixa, a Activision ganhou milhares de milhões de dólares por ter usado as marcas registadas Humvee e HMMWV nos seus jogos e outro merchandising.

O Humvee, ou High Mobility Multiporpose Wheeled Veichle, é um veículo todo o terreno que entrou ao serviço do exército dos Estados em teatros de guerra como o Iraque e o Afganistão. A sua primeira aparição nos jogos Call of Duty foi em 2003. De acordo com o Business Wire, a Activision já ganhou mais de 15 mil milhões de dólares com as mais de 250 milhões de cópias dos vários episódios do jogo que vendeu ao longo do tempo.

Segundo a AM General, os seus produtos tiveram um papel muito importante nos ganhos da Activision e que a editora enganou os jogadores, fazendo-os pensar que teria licenciado a utilização dos seus produtos nos jogos. Depois de mais de um ano de tentativas de comunicação falhadas, a fabricante de automóveis processou a editora e pedindo compensações punitivas e reparação por perdas e danos.

8 Comentários

  1. a AM General está certa em alguns pontos más…
    tem que entender que a Activision também popularizou os veículos da General em uns 8% a 12% no mínimo.

    se hoje jovens do mundo todo que gosta desse veículo e querem vê-los em suas FFAA isso se deve graças a divulgação da Activision.

    mas também é mais que correto correr atrás do direito que você tem, é o caso que a AM GENERAL MOTORS está fazendo, porém a questão é ” eles realmente precisa disso?” não seria melhor fazer um acordo igual ao que algumas empresas fazem para divulgar seus produtos el algumas franquias de jogos?

    só olhar o caso do Euro Truck Simulator 2 que é um sucesso e os dois lados envolvidos lucram nesse negócio.
    Plataforma digital hoje tem que ser mais vista “como área ótima de propaganda”

    me lembrei da Sport Interactive que usou e abusou dos nossos clubes nacionais
    e quando foram levados ao tribunal por alguns jogadores “64+” para receber direitos de imagens o que a Sega fez foi fazer as malas e sumir do radar.
    hoje o FM nem é vendido na Steam BR mais, e por pirraça eles removeram até a tradução PT-BR, e isso que os brasileiros eram top 5 em adquirir essa franquia.
    ou seja: preferiu abrir mão de milhões só para não pagar 2 mil a cada jogador.
    Sega e Sport Interactive lixosssssssssss.

    • “a Activision também popularizou os veículos da General em uns 8% a 12% no mínimo.”
      .
      Gostaria de saber a fonte desses cálculos. Com base em que vc cita esses números ?
      .
      .
      .
      “se hoje jovens do mundo todo que gosta desse veículo e querem vê-los em suas FFAA isso se deve graças a divulgação da Activision.”
      .
      Sério ? Achei q a popularização do Humvee fosse devido a sua mega exposição durante a Tempestade no Deserto, em 1991…
      .
      .
      E por último… o FM Manager é vendido na Steam BR sim.

      • não disse que o Humvee é 100% reconhecido graças a produtora de jogos.
        “disse que a Activision tem uma pequena participação nesse reconhecimento mundial”.

        e sobre ao “Tempestade no Deserto” muitos jovens não sabe ou sequer tem esse interesse de assuntos antigos sendo assim se um dia reconhecer vai ser graças a Actvison novamente,

        a geração de hoje raramente vai pegar um filme ou ver um documentário antigo.
        só ver que os foca nutella e seu irmão iiiixpertinho com seus vídeos de react amoebas dominam os jovens brasileiros, infelizmente 🙁

        e ainda os vêem como “modo de lucrar mais” com a promoção “ligue pague 4-R$ e tenha 0,0003% de chance de falar com os irmãos “Fétos”

      • e o football manager não esta na Steam cara, não teima …
        ele pode ser adquirido no mercado livre e baixado pela steam.

        se pesquisar dirá “esse produto não está disponível na sua região”

        mas esta proibido de revender no Brasil enquanto não resolver os processos com direitos autorais.

    • Nesse caso, a perda citada é relativa ao não recebimento dos pagamentos relativos aos licenciamentos necessários para que a marca apareça nos jogos.

  2. N verdade .. era o inverso.. jogos como esse COD ou de guerra qualquer ,basicamente serve como uma forma de ”propaganda” de produtos e equipamentos .. ou ate mesmo qualidades de formação dos soldados de determinadas ”potências”… burrice da AM General .. mas ja pensou se a moda pega ? ..fuzis .. pistolas … e tantas outras coisas …. mundo chato esse em

    • A moda já pegou…
      A Kalashnikov está correndo atrás de tudo, e todos, que sempre usaram a imagem de seus produtos, sem pagamento das licenças…

1 Trackback / Pingback

  1. Acredite se Quiser: AM General fabricante do Humvee processa produtora Activision | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.