Menu
Seções
Pré-sal: Brasil produziu mais petróleo do que consumiu em 2016, aponta agência dos EUA
21 de novembro de 2017 Brasil

Petrobras/ABr

O aumento da produção de petróleo proveniente de águas profundas e marinhas permitiu ao Brasil extrair mais petróleo em 2016 do que a nação consumiu, de acordo com um relatório da Administração de Informação Energética dos Estados Unidos nesta terça-feira.

“Em 2016, a produção de petróleo excedeu o consumo pela primeira vez desde 2009”, afirmou o relatório. “A produção média de petróleo do pré-sal brasileiro em 2016 foi um recorde de 1,02 milhão de barris por dia, superando a produção de 2015 em 33%”.

O pré-sal refere-se a reservas de águas profundas sob camadas grossas de rocha e sal, exigindo investimentos substanciais e conhecimentos técnicos para extrair.

Aumentar a produção doméstica de petróleo tem sido um objetivo de longo prazo do governo brasileiro para atender a crescente demanda de energia do país, que quase dobrou na última década devido ao crescimento econômico, segundo o relatório.

Enquanto a produção offshore agora fornece cerca de metade da produção de petróleo do Brasil, os locais de águas profundas representam mais de 94% das reservas de petróleo do país, acrescentou o relatório.

Em 2016, a produção brasileira de petróleo e outros combustíveis líquidos foi de 3,23 milhões de barris por dia, acima de 3,18 milhões de barris por dia em 2015. Já a produção de petróleo bruto foi de 2,5 milhões de barris por dia e o restante foi produzido como biocombustíveis, gás natural e outros líquidos, de acordo com o relatório.

Fonte: Sputnik

 

"12" Comments
  1. Pingback: Pré-sal: Brasil produziu mais petróleo do que consumiu em 2016, aponta agência dos EUA | DFNS.net em Português

  2. Sem palavras, vivemos tempos de canalhas golpistas corruptos!

  3. por isso que só aumenta pois para sustentar o mercado externo os otarios tem que pagar mais

    e o ano que vem estoura a bolha da inflação pois aumentou tudo que encarece a cadeia produtiva , gasolina diesel , a luz eletrica , a privatização do setor energetico , o alkimi quer vender o que sobrou da sabesp como se pertence-se a familia dele familia tucanalha
    e o exercito sendo mandado para o raio que o parta la nos cafundo dos judas no meio da africa para ver se acorda
    bucha de canhao de objetivos anglos sionistas
    e vao cantando assim
    a paz queremos com fervor a guerra so nos causa dor rsrsrsrs

    e aman formou alguem ai para chutar o balde ou o unico foi o bossonaro rsrs que mais desune do que une .

  4. Renato Alves dos Santos

    pare de falar de golpe já deu isso, o pouco cérebro quem colocou aquela merda do temer foi a porcaria do pt já esqueceu disso

    • Lembre-se que o vice só ocupa a presidência no caso de vacância do cargo de presidente (por morte, desistência ou impeachment…).
      No caso a presidente Dilma foi brutalmente destituída do cargo, por um bando de corruptos apoiados por idiotas que foram às ruas exigir o impeachment.
      PORTANTO, a responsabilidade, por tudo o que está acontecendo hoje ao pais, é de vocês coxinhas, eleitores do Aloisio 300 mil e do mineirinho.
      O Temer só está fazendo o que o mineirinho faria se eleito fosse, é tanto que tem o total apoio do PSDB.

  5. Se a oferta é maior do que a demanda, por que diabos estamos pagando 4 reais num litro de gasolina com 28% de álcool? As coisas no Brasil simplesmente desafiam a lógica.

    • Estamos pagando gasolina caríssima, porque o governo precisa compensar o dinheiro que está perdendo ao dispensar os impostos da SHELL e outras multinacionais do petróleo.
      Para vender o pré sal para as multinacionais o Temer editou uma MP dispensando impostos no valor de 1 trilhão de reais. Quem vai pagar o pato? todos os brasileiros, inclusive os batedores de panelas.
      O mais interessante é que o Ministério Público está pedindo a condenação do Lula por conta de uma MP que dispensou impostos para as empresas que produzem automóveis no Brasil e que aqui geram empregos, enquanto o Temer dispensa impostos de empresas que geram emprego lá fora e o mesmo Ministério Público fica caladinho. Dá pra entender?

    • Prezado Rafael me permita contribuir com a discussão em relação sobre o preço dos combustíveis aqui no Brasil: a) exportamos a maioria do que produzimos mas infelizmente é porque precisamos refinar a maioria do petróleo… o nosso refino torna o preço do combustível mais acessível, infelizmente esses preços das refinarias aqui são incluídos numa cesta com aqueles que vem de fora, pois só refinamos cerca de 40% de tudo que consumimos… é um déficit grande na balança comercial e nas transações em dólar… então, até termos capacidade de refinar mais por aqui, sempre estaremos presos as oscilações do mercado. b) Há ainda a questão da política de estoques num país que não refina todo o seu petróleo obviamente precisaria comprar combustíveis mais baratos e fazer um pouco de estoque para aumentar a oferta quando esta estivesse com preços muito elevados… é complicado mas essa política foi extinta na época do FHC… tínhamos até estoques de álcool combustível também… enfim, foram acabando com instrumentos legítimos e saudáveis para a economia.

  6. É exatamente por isso que é canalhaintelijumencia do mais alto grau entregar o pré-sal!!!

  7. Vc ta pagando 4 reais na gasolina pq quem comprou ações com direito a participação nos lucro (políticos ,capital financeiro internacional e fundo de pensão americano ) todos querem dinheiro facil,lembra da gasolina 2,30 pre sal o alcool 1,40 no governo dilma e a história que o Pt tinha quebrado a petrobras ,a mídia passou o povo pra trás e agora perdemos competitividade e mercado dos nossos produtos Pq a gasolina dobrou de preço, por 30 centavos tinha manifestação por causa do aumento na passagem de ônibus,a passagem ja aumentou 1 real no governo temer e nada aconteceu ,o povo brasileiro foi passado pra trás ,o americanos aqui me pergunta Pq ninguém faz nada contra o temer : os ladroes vencerão e ficarão debochados 58 milhões em malas e nao vão preso !!!!

    • Os norte-americanos não sabem, mas ninguém faz nada porque do lado dos golpistas estão o exercito, os juízes, o ministério público e a mídia. Quando os que tem coragem para protestar vão às ruas são chamados de “cumunistas, vermelhinhos, petralhas, mortadelas, etc…” são tratados como marginais pelas forças armadas, policias e pelos juizes.
      Exemplo atual é o caso dos jovens que foram iludidos por um capitão do exército que os incentivou a protestar contra o governo. Resultado: os jovens foram detidos e estão sendo processados podendo pegar até 9 anos de reclusão. Enquanto que o “capitão” foi promovido, conforme divulgado na internet.

  8. é o que o colega escreveu acima; a casta vende o que nao lhes pertence. e nao adianta votar em outros na próxima eleiçao por que os capos dao um jeito de permanecerem lá.

Comentários estão fechados
*