As imagens que mostram o programa secreto da Coreia do Norte ‘para submarinos com mísseis’

DIGITALGLOBE – Imagens de satélite mostram o que seriam evidências de que o país está implantado um programa de lançamento de mísseis a partir de submarino; acima uma balsa submersível de testes de lançamento (à esq) e o protótipo de um submarino classe SINPO

A Coreia do Norte segue um “agressivo cronograma para construir e implantar seu primeiro submarino operacional de mísseis balísticos”, de acordo com análises de novas imagens de satélite feitas pelo site especializado 38 North.

As imagens, divulgadas com legendas (em inglês), representam um forte alerta de que, além de desenvolver mísseis balísticos de alcance intercontinental – lançados a partir de terra -, a Coreia do Norte segue mantendo um programa para lançar um míssil de longo alcance a partir de um submarino.

O país já possui um protótipo de submarino e uma plataforma de lançamento submersível, da qual realizou uma série de testes. Mas as novas imagens mostram que há um trabalho significativo em andamento no estaleiro Sinpo, na costa leste do país, para expandir suas instalações. E há sinais de que outro porta-mísseis submarino pode estar em desenvolvimento.

Dois grandes objetos circulares, que podem ser partes do casco de pressão do submarino, aparecem nas imagens.

O tamanho estimado sugere que os objetos poderiam ser usados na construção de uma nova embarcação para suceder o protótipo do submarino classe SINPO.

As imagens de satélite também mostram um movimento contínuo, ao longo de 2017, de peças e componentes dentro e fora da área dos grandes salões da construção do estaleiro. Os pórticos e os guindastes de torre têm se movimentado regularmente, sugerindo “um programa de construção de navios prolongado e ativo”, de acordo com o 38 North.

DIGITALGLOBE – Acima, plataforma de teste que parece querer replicar condições de lançamento de míssil por casco de submarino

Também foi possível notar o avanço de trabalhos em uma outra plataforma de testes de mísseis – aparentemente feita para replicar o disparo de mísseis do casco de um submarino.

Mas é difícil avaliar, apenas a partir dessas imagens, o quanto o programa de mísseis submarinos da Coreia do Norte progrediu. Mas Mark Fitzpatrick, veterano especialista em controle de armas do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, disse à BBC que a tecnologia de mísseis lançados por submarinos daria à Coreia do Norte uma opção de resposta no caso de suas plataformas em terra serem destruídas em um ataque contra suas armas nucleares.

Fitzpatrick também observou que “até o momento, a Coreia do Norte surpreendeu os analistas e superou as expectativas em termos do ritmo do desenvolvimento de mísseis”.

Disparar um míssil de um submarino submerso, no entanto, traz vários desafios. E, até agora, a Coreia do Norte só usou a balsa de testes submersível e seu programa de mísseis marítimos continua longe de ser operacional.

O programa, no entanto, mostra a ambição da Coreia do Norte nessa área e é outra indicação de que ela não pretende desistir, pelo menos não agora, de seu arsenal nuclear.

DIGITALGLOBE – Peças visíveis em área de estaleiro e movimento regular de pórtico e guindastes sugerem “um programa de construção de navios prolongado e ativo”

Fonte: BBC Brasil.com

 

 

 

 

11 Comentários

  1. Amigos,

    eu imagino o seguinte, a Coreia do Norte deve estar procurando basear sua ordem de batalha em um tripé de meios de destruição em massa. Qual seja, Mísseis Nucleares Intercontinentais superficie/superficie, Mísseis com capacidade nuclear lançados por submarinos, e Armas Bacteriológicas.

    Pois só assim, disporião de meios efetivos de dissuasão contra as grandes potências.

    Não duvido que o programa de mísseis lançados de submarinos esteja mais avançado do que nos fazem crer.

    Em relação a armas bacteriológicas o regime coreano ao meu ver, não possue escrupulo algum para desenvolve-las. E, imagino que deva estar investindo horrores literalmente nesta área…

    É questão apenas de tempo eu creio, até disporem de tais armas em seus arsenais.

    Grato

  2. Esta havendo uma inversão das coisas, até o momento é a Coréia do Norte quem está sendo ameaçada, e está correta em tentar se defender!

      • Bagulho ? kkkkk ! ”Quem é você que não sabe oque diz meu Deus do céu que palpite infeliz…”
        Respondo-lhe com esses versos de Noel Rosa,(se não você pode achar que é Papai Noel),quem subestima os avanços norte coreanos,não esta a par das conquistas tecnológicas dessa nação no campo da ciência espacial,nuclear entre outras !
        ”Subestimar é não levar em conta as potencialidades.É um olhar raso,medíocre,do qual devemos fazer de tudo para não lançar.”
        Grande abraço !

    • César Pereira

      Embargos neste caso nada significam quando seu maior aliado é a China, que pode estar repassando todas essas tecnologias/instruções para eles, além da Ucrânia.

      • Porque os norte coreanos não podem criar tecnologias próprias ? Sera que tudo que têem é oriundo do estrangeiro,serão eles,bárbaros como a mídia nos faz crer ?
        Quando vejo isso, eu me lembro do que nós brasileiros já fizemos,mesmo sendo vítimas de um embargo tecnológico velado, e tenho cada dia mais convicção das capacidades humanas e que tudo se pode,basta ter vontade política !
        Grande abraço !

  3. o Irak foi invadido por suspeita armas destruição e massa hoje vejo coreia norte todo arsenal a mostra ninguem invade? sera por que ?

    • kkkk, pois é, dessa vez eles sabem que os caras de fato possuem artefatos nucleares! E como são covardes e só chutam cachorro morto (boa parte do exército iraquiano traiu Saddam e sabotou muitos dos equipamentos militares), jamais teriam invadido o Iraque se eles realmente tivessem acesso às biribinhas atômicas! xD

  4. E é por não ter atrativo pros grAndoes que o povo sofre a décadas nas mãos da família Kin e seu regime totalitário.

1 Trackback / Pingback

  1. As imagens que mostram o programa secreto da Coreia do Norte ‘para submarinos com mísseis’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.