Editorial: “Cloud Shadow” o UCAV de ataque naval chinês

E.M.Pinto

Ele é o primeiro UCAV da família “Shadow” a ser exportado em série. Segundo o Global Times , a AVIC informou nesta semana que o drone possui um sistema de controle de voo de aviônica, sem similar no mercado. Movido a um motor a reação, o UCAV chinês opera à uma altitude  de cruzeiro superior à maioria dos sistemas de defesa superfície-ar e uma velocidade muito mais rápida que a primeira geração de UCAV destinados ao ataque.

O Cloud Shadow pode operar num ambiente de média intensidade com segurança servindo de plataforma de inteligência rápida de logo alcance, servindo de plotador para ataques precisos à superfície, sejam terrestres ou navais navais.

https://www.youtube.com/watch?v=sVrpIhtAys4

A Família Shadow possuí até o momento três tipos de UCAV , o “Cloud Shadow” e o “Cloud Shadow 1”, equipados com uma câmera CCD de alta resolução de alta altitude e um radar de abertura sintética (SAR) o vetor pode pode capturar mais de 10.000 km2 de imagens ópticas por hora a uma altitude de 13 km.  Já o “Cloud Shadow 2 é equipado com um detector de sinal de radar de banda larga e um detector de sinal de comunicação, capacitado a detectar e localizar todos os sistemas de radar terrestres à 400 km e todos os sinais de comunicação dentro de 200km.

Por último, o “Cloud Shadow 3”, é equipado com um radar SAR, bem como um dispositivo de reconhecimento opto-eletrônico avançado, pode trabalhar com vários tipos de armas de ataque avançadas ao mesmo tempo que pode executar reconhecimento de alta altitude e ataques a alvos além de 50km.

O que faz com que o novo UCAV chinês se destaque, é a sua carga útil de mísseis anti-navio. Além de sua série normal de mísseis guiados e bombas inteligentes, a aeronave pode transportar até dois mísseis anti-navio Strike Eagle YJ-9E (foto a seguir)  sendo que o YJ-9 é uma variante leve míssil padrão YJ-81/83 operado pela maioria dos vasos navais médios da PLAN.

O YJ-9 foi revelado pela primeira vez ao público em 2004 a bordo de um helicóptero anti-navio Z-9D. A arma é equipada com uma ogiva de 30 kg e possui um alcance de 18 km trafegando a uma velocidade de Mach 0.85.

O YJ-9 também pode ser transportado pelo treinador avançado L-15 e outros aviões chineses leves para missões anti-navio perto da costa. Entusiasmada com o projeto, a AVIC informou que lançará mais produtos derivados da família “Shadow” num futuro próximo.

 

10 Comentários

  1. Será que voam na altitude (16 mil metros) e podem lançar dois mísseis da categoria do Sea Skua com 50 km de alcance máximo se disparado do alto como o modelo Chinês diz fazer?

    • A pergunta é: há necessidade de tal capacidade nas FAs norte-americanas de um drone voando a essa altura para disparar um míssil? Caso eventualmente haja basta adaptar o MQ-4 Triton para a tarefa. Ademais as próprias capacidades de vigilância marítima do drone da Northrop aparentam ser superiores às do drone chinês.

  2. “S-88
    19 de novembro de 2017 at 22:34

    Predators e Reapers já levam mísseis Hellfire há muito tempo, podendo ser empregados para atacar pequenas embarcações. Portanto o escarcéu em torno do drone xing-ling não se justifica”

    é verdade…mas o que era a China uns 20 anos atrás?!… 😉

    • Com “ceder” (aspas, aspas!) aos indianos, vc quer dizer: Venderam um pacote fechado, cheio de cláusulas impedindo o aceso a tecnologia em si…

      Já os chineses, desenvolveram e detém o domínio pleno da tecnologia das catapultas eletromagnéticas, um mundo de diferenças!

  3. americanofilo fica morrendo de inveja como se ele fizesse parte da força armada americana rsrs
    coitado não serviu nem para a nossa rsrsrs sera que e dai que nasceu essa frustração toda , e dessa forma ele elegeu uma força que em seu subconsciente ele faria parte pois ele e muito bom isso para seus botões rsrs

    só freud explica isso mas é algum tipo de patologia sem sombras de duvida rs

    sobre a china tenho apenas a dizer que se eles que eram tao discriminados estao conseguindo ,nos brasileiros faremos igual e melhor também ,basta um governo comprometido com o país

  4. A China esta dando um salto monstruoso em tecnologia militar. Já passaram da fase de heckear e copiar projetos e da engenharia reversa, estão desenvolvendo inovações. De fato um player global.

    Já o grandão bobão da America do sul ?! Continua formando uns 500 sociólogos, filósofos, arquitetos decoradores de interiores administradores ratos de escritório para 1 engenheiro.

1 Trackback / Pingback

  1. Editorial: “Cloud Shadow” o UCAV de ataque naval chinês | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.