Baseado no Mi-24, Rússia desenvolve helicóptero de combate mais rápido do mundo

Aeronave poderá voar a velocidade de até 700 km/h e será equipada com mais novos mísseis ‘Ataka’.

NIKOLAI LITÔVKIN

O projeto de desenvolvimento do novo helicóptero de alta velocidade russo intuitulado “laboratório voador” deverá resultar em uma aeronave baseada no helicóptero Mi-24 que poderá transportar até oito passageiros.

“É um projeto experimental que terá os primeiros resultados em alguns anos. O objetivo principal não é apenas melhorar a capacidade de voo do helicóptero de combate, mas também aumentar o alcance de detecção, reconhecimento e destruição de alvos em todas as condições climáticas”, explica o professor da Academia da Ciências Militares Vadim Koziúllin.

Para alcançar esses objetivos, os fabricantes de armamentos estão desenvolvendo sistemas de vigilância e controle de nova geração e novos mísseis guiados de longo alcance Ataka, segundo o chefe de treinamento de combate da aviação militar das Forças Aeroespaciais russas, Oleg Tchesnokov.

Durante o último teste, graças às novas hélices de material criado, o protótipo do novo helicóptero já conseguiu atingir a velocidade de 405 km/h.

“O principal objetivo é criar um helicóptero equipado com mísseis e armadura especial que poderá atingir a velocidade de 700 kh/m, com velocidade de cruzeiro de pelo menos 500 km/h”, disse Koziúlin.

“Normalmente, o desenvolvimento de um novo caça, helicóptero ou um novo tipo de mísseis leva até uma década. Assim, creio que os engenheiros conseguirão finalizar os trabalhos em meados da década de 2020, e o helicóptero será apresentado em um dos salões aeroespaciais”, disse.

Por que a Rússia precisa de um helicóptero tão rápido?

A maioria dos helicópteros utilizados em combate podem voar a velocidades de até 300 km/h e diversos fabricantes de aeronaves estão tentando aumentar esse desempenho.

“Os helicópteros são um meio de transporte e uma máquina de combate muito conveniente. Eles não exigem aeródromos especiais e podem levar soldados para as zonas de combate rapidamente. Assim, todos querem criar helicópteros mais rápidos e eficazes”, disse Koziúlin.

A empresa europeia Airbus já mostrou seu protótipo de helicóptero de alta velocidade, o Eurocopter X3 Hybrid, que pode atingir velocidade de até 472 km/h.

Fabricantes do Estados Unidos também já exibiram seu promissor S-97 Raider, que atinge uma velocidade de 435 km/h.

Fonte: RUSSIA BEYOND

Edição: Plano Brasil

 

9 Comentários

  1. Especificamente o comentario de Ate 700 km maxima , com velocidade de cruzeiro +ou- 500 km hora…..Impressiona.
    Conjunto estrutural + Motor vai dar muito trabalho aos engenheiros[as] para encontrar recursos para garantir a Manobrabilidade + Estabilidade da Maquina,como dizem.acelerar em linha reta com tempo bom é facil,na Adversidade de clima , fazer curvas e frear ??? com todo o peso que deve ficar esta Aeronave ….. 700 km de velocidade maxima ??? Carregado ??? Impressiona mesmo!!!

  2. O conceito do Heli da Eurocopter e do S-97 são diferentes desde Heli baseado no Mi 24. Projetos diferentes que não podem ser equiparados.. tenho duvidas nos dados dos helis mais rapidos do mundo que de certeza não é esse propótipo da materia.( nada a ver esse redesenho feio do Mi24 ) Quanto ao Eurocopter a meu ver alem do mais feinho não faz sentido nem vai a lado nenhum seu actual conceito. Gostei do conceito futurista do S-97 embora aparanta ser fragil e pequeno mas ai depende do seu proposito final.

  3. Hoje … O [ Bell V-280 Valor ] considerado atualmente o mais rapido do mundo e em operação [ Pontual ] em 2017; aeronave atinge 560 km/h.segundo fabricante.
    O V-22 entrou em operação nos EUA em 2007, após mais de 20 anos de desenvolvimento e testes. A aeronave, que pode transportar mais de 20 soldados armados ou quase 10 toneladas de carga, opera a partir de navios e porta-aviões. E hoje com tantos anos de Desenvolvimento, não chega a 600 km.que ja impressiona e muito.imagina 700 km …….

    700 km de velocidade final ??? e 500 de velocidade cruzeiro ??? .

    É Segurar a Ansiedade e aguardar pra Ver.o que esta Fabricas tem guardada a sete chaves .

  4. pergunta se realmente chegar a esta velocidade,sera que os tucanos e seus cimilares teram mercado nas forcas armadas para combater os narco traficantes e contrabandistas nas fronteiras dos paises que os utilizam não sera o fim deles.

  5. “O principal objetivo é criar um helicóptero equipado com mísseis e armadura especial que poderá atingir a velocidade de 700 kh/m, com velocidade de cruzeiro de pelo menos 500 km/h”, disse Koziúlin.
    os russos adoram exagerar e também faz parte da desinformação tecnológica mas se tem um povo que e habilidoso para fazer uma ideia ousada funcionar e o povo russo

1 Trackback / Pingback

  1. Baseado no Mi-24, Rússia desenvolve helicóptero de combate mais rápido do mundo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.