Defesa & Geopolítica

Brasil e a importância da industria de defesa

Posted by

 

 

55 Comments

  1. Pingback: Brasil e a importância da industria de defesa | DFNS.net em Português

  2. Sem política de estado neste setor, nós vamos ficar para trás neste setor. Quem cria a demanda é o estado.

  3. Renato Barcellos says:

    O Estado nesta questão é na maioria das vezes o mais negligente. É só pegar o caso da MB. Poderíamos ter uma industria naval poderosa e tecnologicamente avançada. Mas estamos a bancarota.

    • A Máquina Troll says:

      O braziu é uma Ferrari pilotada por macacos!

      • Como vc que é um grande defensor da esquerda explica isso? recordando que a esquerda governa o Brasil a mais de 20 anos…

      • Ferreira Junior says:

        Dos 28 anos do período pos-constituição de 88 a Esquerda no Brasil, governou efetivamente por apenas 11 anos, ou seja, de 2003 até 2014. Pois no segundo governo Dilma, os verdadeiros corruptos que estão no poder, não deixaram ela governar. Sendo assim os maiores investimentos e avanços em defesa no Brasil foram realizados proporcionalmente em tempo de paz justamente no tempo acima assinalado.

      • Pura desonestidade…..

        Se a estocadora de vento não não mais conseguiu governar a partir de 2014 isso deveu-se em virtude de sua atávica incompetência administrativa e inépcia política, que passaram a cobrar o seu preço. Basta lembrar da MP 579, chamada pelos especialistas de “o 11/09 do setor elétrico”

        http://www.gazetadopovo.com.br/economia/energia-e-sustentabilidade/caos-do-setor-eletrico-ja-custou-mais-de-r-110-bilhoes-em-quatro-anos-en3kmuzuyr4jv2313kw255j6e

        Quanto ao setor de defesa, ninguém fez mais para destruí-lo que a OrCrim do ABC quando colocou o bode (Roubobrecht) na sala certamente no intuito de replicar ali os mesmos esquemas que já assaltavam a Petrobrás.

      • Mariano S Silva says:

        S-88, você convenientemente esqueceu-se da sabotagem praticada na Câmara por Eduardo Cunha. Você não é bobo e sabe que, desde a constituição de 1988, ninguém consegue governar sem o apoio do Congresso, que estava completamente controlado pelos autores do golpe. Tem gente que apoia o Bolsonaro (o novo Collor) sem pensar que o partido dele não tem representação na Câmara e muito menos no Senado.

      • Meu caro, Quem governa sem apoio no congresso é ditador! um dos corolários do Estado democrático de direito é a repartição dos poderes e o fatos dos poderes existentes se contrabalançarem ( Check and balances). Cabia à Estocadora de vento fazer POLÍTICA para passar projetos do seu interesse e do interesse da nação. Ocorre que ela apenas queria atender aos interesses do seu ParTido (ou OrCrim) que há muito tempo estão divorciados dos interesses do país. E esse fato permite que os Eduardos Cunhas da vida prosperem.

        O grande problema de vocês, adoradores fanáticos da OrCrim do ABC, é que não entendem e não aceitam o funcionamento da democracia. Na visão distorcida de vocês todo o poder deve estar no executivo com o legislativo funcionando como chancelador e o judiciário como poder omisso, exatamente como funciona na Venezuela.

        Ah! e não me venha com esse papo de que foi “gópi” sim!?

      • Mariano S Silva says:

        Realmente eu não entendo dessa “democracia” a que você se refere… Na calada da madrugada se convoca sessões, com uma maioria de deputados que se elegeram graças ao suborno de um bandido condenado, com fartas provas, para contraprovar matérias que já tinham sido aprovadas, mais cedo, em plenário. Já esqueceu né?
        Aliás não quero “entender” jamais desse tipo de democracia!

      • Meu caro Mariano:

        – O poder Legislativo é um poder independente e, portanto, marca sessões para os horários que entender:

        – Perda de mandato de Deputado que se elegeu com abuso de poder econômico deve ser decretada pela justiça eleitoral;

        – O legislativo brasileiro é bicameral (câmara e senado). Assim uma matéria aprovada na câmara pode ser aprovada no Senado e vice-versa.

        O problema é que você não entende de democracia mas se fosse de bolivarianismo você aprenderia rapidamente já que nesse sistema o arbítrio e o autoritarismo dão as cartas.

      • Ferreira vc é inocente assim como os outros, na ultima campanha da esquerda só a JBS deu uma doação de mais de 150, milhões para a esquerda e para a direita 40 milhões logo depois emprestou 11 bilhões do governo não tem nenhum santo ai meu amigo.

      • A Máquina Troll says:

        eu pensava que defensor de bandidos aqui fosse vc…já que todos os dias milita e faz apologia da cartilha deles….rs…

  4. César Pereira says:

    Nenhum tipo de indústria conseguira prosperar nesse país sem que haja uma política de Estado seria , voltada para o desenvolvimento nacional! Aqui não há segurança jurídica, não há segurança institucional, enfim as regras mudam de acordo com a conveniência dos poderosos!

    • A Máquina Troll says:

      “Assim como o brazileiro foi educado para perder, o americano foi educado para ganhar’”

      Tom Jobim

      • O Brasileiro foi educado para roubar (só gosta de levar vantagem certo), dai a grande dificuldade de ter presidentes, congressistas e pessoas em geral honestas.

        Não existe governo indigno, com povo digno.

      • A Máquina Troll says:

        “Gil
        10 de novembro de 2017 at 14:05

        O Brasileiro foi educado para roubar”

        fale por vc…rs…

      • Ferreira Junior says:

        Concordo plenamente. O Gil fala por ele.

  5. Como dizia o falecido Eduardo Campos, não vamos desistir do Brasil.

  6. Aqui no Brasil eles vendem ou fechao empresas em troca de malas de dinheiro tudo a mando de empresas internacionais que querem que o Brasil seja consumidor do seus produtos e jamais querem o Brasil soberano e independente !!!!!

  7. Como o presidente da Mercedes do Brasil disse…”O Brasil não e um país serio, e mais difícil empreender aqui que muito países disto fechados”. Inventamos um capitalismo socialista, onde por interesse econômicos e de poder uma quantidade pequena de empresas são escolhidas para terem sucesso pelo Estado. Não existe incentivo a inovação, competência, etc. Por isso só a favor de uma economia aberta, mais infelizmente pelos comentários que leio aqui, a ideologia do Estado Grande e bonzinho esta implantada na cultura de nossa sociedade.

    • A Máquina Troll says:

      “Antes da frase do de Gaulle, todo Brasileiro sério já sabia disso”

      Carlos Heitor Con

    • a nossa cni os empresários brasileiros que apoiaram o golpe nunca jamais querem uma economia aberta
      quem mais deve para o brasil sao bancos , empresarios de todos setores
      o golpe
      perdoou a divida deles de bilhões que podia armar o ate os dentes

      sobre menos estados isso e mentira
      veja eles querem vender escolas e hospitais públicos para seus laranjas
      mas aumentam a quantidade de radares de multas de agentes
      menos estado e uma desculpa boa para eles venderem o brasil igual um noia
      e prenderem a gente com pedágios , multas ,taxaçoes de todos os tipos

      e assim cada brasileiro sera e tera uma divida externa para pagar
      eles perdoaram trilhões de dividas dos banqueiros , e abaixaram o juros para eles
      mas isso nao chegou nos clientes dos bancos o governo golpista entreguista e ladrão nao cobrou os bancos para abaixar os juros ano que vem estoura a bolha
      e outra para acabar de afundar eles querem vender os bancos nacionais para nao ter concorrência
      eles vao vender as hidrelétricas e assim a conta de luz subira de mês em mês
      veja menos estado seria eles desonerar importaçao ou fabricaçao de paineis solares
      mas esse governo fez ao contrario taxa que e uma beleza principalmente produtos desse tipo ou impressora 3D

      menos estado e uma mentira que a suposta direita enteguista abraçou com os braços gordos

      • Mais um que tem a mentalidade de Estado bonzinho e empresario maldoso, explorador…abrir uma empresa e depois conversamos…

      • quando eu falo de empresas que foram benificiadas com o golpe nao estou falando de micro empresa de galpao de fundo de garagem de um buteco de uma firma de motoboy de um pastel na feira de um importador que so troca a etiqueta
        esses ai estao tomando ferro ja saiu reportagem no brasil 247 enquanto as grandes o governo perdoou dividas as pequenas tomaram foi ferro
        isso e culpa da mania de grandeza de alguns brasileiros que tinha uma loja de moto peça , ou um lava jato e se achou rico poderoso era contra bolsa familia era contra clt
        tomou no furunco
        muita pretençao sua se comparar com um banqueiro e empresarios da turma da fiesp e cni onde dividas de somatorias de trilhoes foram perdoadas
        enquanto os micro empresarios esse ai o governo golpista ta tirando o coro deles
        e nao esqueçada bolha pois ano que vem vai ser pior para o comércio e prestaçao de serviço
        sobre estado bonzinho
        vejo assim vc nao quer escolas , hospitais ,
        mas adora a industria de multa pois vc acredita que e para melhorar
        quem acredita em menos estado com juizes recebendo 500 mil por mês
        mas acreditam que vendendo a Petrobrás a gasolina iria abaixar rsrs
        que vendendo uma escola sera melhor ele coitado ira pagar menos imposto
        acorda para realidade
        tomaram foi uma bica do temer rsrs

      • Vc tira seus argumentos pelo blog brasil 247…nem vou perde meu tempo debatendo contigo…

      • Não há argumentos se o caso em questão é sindrome dunning kruger. O estado brasileiro e grande aonde? Aonde temos que ✂? De 100% do PIB em 2017 aproximadamente 48% estará comprometido para pagar juros da dívida pública. A dívida pública brasileira é mediana (65% do PIB Brasil, EUA 117% (2016), Japão 234% https://exame.abril.com.br/economia/16-paises-atolados-em-dividas-e-o-brasil-em-34o/). O problema não é a dívida em si, mas o juros que é nominalmente o 3° maior do mundo. Os 52% restante é para todo o resto. Sendo que a Seguridade Social (Previdência social, Assistência social, Saúde pública) é algo próximo a 22% do PIB, a culpa agora é da previdência, detale é que 1% dos segurados consomem 1/3 do orçamento da Previdência social (e estes estão fora da reforma se houver). O gasto percapito com saúde pública no Brasil é dos menores das Américas, o setor público arca com aproximadamente 48% dos gastos (na Inglaterra é 83%). O gasto percapito em educação idem, ainda é um dos menores das Américas. O estado é máximo para manter rentismo de capital especulativo que usa o Brasil como cassino, é pequeno onde deveria ser grande e está tirando de você o que já deficitário. Concordo com sua revolta em problemas de gestão caricatos. Mas assim como gasolina sua carga tributária não diminuirá nem 1% com esse embuste.

      • Se o gasto com pagamento de juros fosse em defesa, o investimento seria maior que da China e Rússia juntos.

      • O grande desafio do Brasil e acabar com enorme privilegios de poucos, a disparidade salarial e um absurdo. Só um exemplo na Austrália um juiz de uma comarca ganha em media 30 mil reais, só que o faxineiro da mesma comarca ganha em media 7 mil. Aqui no Brasil a media salarial de um juiz e de 70 mil e o faxineiro ganha em media 1200 reias. Essa disparidade salarial esta em todos os setores do Estado.

    • jose luiz esposito says:

      Senhor Fábio , países Capitalistas como a Coreia do Sul e outros fizeram isto e tudo é considerado por nós uma Maravilha , mas aqui esta Cantilena de Escolha de algumas , etc , etc, O que querias que todas fossem as escolhidas ? Todo o Programa foi Perfeito, o problema foi que as fizeram oferecer contrapartida a Partidos e Políticos , de resto foi Perfeito ; e não venha com esta Conversa que enviamos Dinheiro para Fora do País ,etc , etc, coisa de quem não tem um mínimo de Informação , nenhum Valor saiu do Brasil , serviam para Financiarem a Venda de Equipamentos , Tecnologias e Serviços , agora estamos vendo outros Países nos tomando lugar na Africa e em outras Regiões , no Brasil o brasileiro Cego sempre ataca aos Interesses Nacionais ,mas onde somos Espoliados como nesses Judiciário Vergonhoso para o Brasil e o Mundo , nenhum Comentário , nada é comentado , o Judiciário sim deveria ter a nossa atenção , e´uma VERGONHA ! !

  8. A Máquina Troll says:

    Se qualquer corrida que o braziu disputasse fosse de trás pra frente e ás avessas ele estaria sempre em primeiro lugar…rs….

  9. É fundamental termos uma indústria de defesa forte. Ocorre que depois da Guerra Fria a própria indústria sofreu transformações radicais visto que aquela enorme variedade de fornecedores simplesmente desapareceu. Em um processo marcado por fusões e aquisições na maioria das vezes estimulado pelos próprios países foram surgindo enormes conglomerados de defesa tal como a Boeing, a Lockheed e a BAe Systems.

    No Brasil, cujo mercado interno é bem menor, tal processo se mostra mais imperioso mas ainda assim o governo anterior preferiu atirar as pequenas empresas no colo das grandes empreiteiras que assaltavam o Estado, com resultados catastróficos.

    • O problema é bem mais antigo, não queira jogar a culpa no governo anterior.
      Os militares, durante os 25 anos de ditadura, incentivaram a formação de uma indústria de defesa focada principalmente nas exportações. Porem, nenhuma empresa de defesa sobrevive só de exportações, tem que ter mercado interno para sobreviver em épocas de crise. Ocorre que os militares brasileiros tem um grande defeito, eles preferem o lixo vindo do “parceiro”, do grande amigo do norte, à comprar produtos produzidos no Brasil, Ora se nem eles acreditam no produto made in Brasil quem dirá os outros.
      Com o fim da ditadura e a ascensão do GOVERNO LIBERAL do Collor de Melo e posteriormente o do FHC eles acabaram com a indústria bélica nacional privatizando algumas e simplesmente sucateando as outras. Lembro do Collor , na serra do Cachimbo, fechando o buraco feito para testes nucleares? Pois é: não foi o PT que fez aquilo não, foram os entreguerras neo-liberais.
      O governo do PT tentou reerguer a indústria nacional, mas treze anos é um lapso temporal muito curto para uma empreitada desse tipo. Quando a coisa ia começar a emplacar vem o golpe e, novamente, os neo-liberais tomam o poder e acabam com tudo o que foi feito nesses treze anos.
      Assim, o Brasil vai dando um passo à frete e dez para traz.
      Somente um desmiolado ou alguém pago para defender o interesse dos concorrentes, pode defender uma política de desestatização dos meios de produção nacional.
      Nesse processo de entrega tudo, patrocinado pelo Temer e apoiado pelos neo-liberais do PSDB nenhuma estatal nacional pode existir no Brasil, mas eles aceitam candidamente que estatais chinesas, chilenas e europeias atuem em solo brasileiro. É uma vergonha, mas tudo isso acontece sob a omissão dos militares. Bastava um pequeno puxão de orelhas para o Temer e seus asseclas parassem com essa bandalheira.

  10. É fundamental termos uma indústria de defesa forte. Ocorre que depois da Guerra Fria a própria indústria sofreu transformações radicais visto que aquela enorme variedade de fornecedores simplesmente desapareceu. Em um processo marcado por fusões e aquisições na maioria das vezes estimulado pelos próprios países foram surgindo enormes conglomerados de defesa tal como a Boeing, a Lockheed e a BAe Systems.

    No Brasil, cujo mercado interno é bem menor, tal processo se mostra mais imperioso mas ainda assim o governo anterior preferiu atirar as pequenas empresas no colo das grandes empreiteiras que assaltavam o Estado, com resultados catastróficos.

    • Mariano S Silva says:

      Sei muito bem o que significa manter uma pequena empresa de alta tecnologia. Mal havia financiamento público e dos bancos privados só se pode esperar que lhe destruam o negócio e o enterrem em dívidas… Perdi um filho empreendedor por sabotagem de grande empresa norte-americana e o negócio dele era tecnologia de ponta… Se a empresa pequena não se associa a um grupo poderoso nacional e empreendedor (muito poucos, a maioria quer lucros amanhã) acaba quebrando, o diretor some num voo sobre a mata atlântica (lembram?) e etc. Quando você se une a um grupo que pode lhe dar respaldo lhe jogam um juiz em cima, que simplesmente, não prende somente os patifes, aproveita para destruir a empresa e até mesmo um estado. Há muita coisa, extremamente poderosa operando nos bastidores, para impedir o desenvolvimento do país. É disso que vivo sempre falando, amo meu povo e graças a Deus não odeio ninguém!

      • A Máquina Troll says:

        é por isso que a maior parte dos componentes dos produtos daquela Embraer são dos eua…é só assim que uma empresa consegue se manter neste pais…rs…

      • Enquanto os vira-latas latem a EMBRAER passa….

      • Mariano S Silva says:

        Construindo a “lataria” dos aviões… Tive contato com gente envolvida no desenvolvimento da Embraer, que, certamente, tinha planos muito mais ambiciosos para ela. Cadê o caça supersônico sucessor do AMX? Foi pro saco! Lembra que uma das primeiras privadoações do governo Collor foi a fábrica de turbinas para o AMX? Já ouviu falar no que aconteceu com o projeto de refino de Nb em Lorena? Em qual gaveta reside, permanentemente, o projeto de desenvolvimento da indústria de semicondutores no país? O que aconteceu com a indústria nascente no Brasil de lasers de AsPGa e fibras óticas? Essas coisas todas ocorriam no final da década de setenta do século passado, quando então a Coreia do Sul não passava de um favelão. Viste como se sabota este país? Estás neste time?

      • Meu caro Mariano ao falar essas bobagens você lamentavelmente assina um gigantesco atestado de ignorância e desconhecimento, além de demonstrar incrível complexo de Vira-lata! A EMBRAER “PROJETA E CONSTRÓI” aviões para serem vendidos no mercado doméstico e internacional, e para isso os faz bons e competitivos usando fornecedores conhecidos como tanto a Boeing e a Airbus fazem. Até mesmo os novos jatos comerciais russos (MC-21) e chineses (C-919) usam motores aeronáuticos produzidos nos EUA e você ainda nessa cantilena fajuta.

        A verdade é que a sua receita leva a um desastre parecido com o do Tejas indiano, onde a HAL (empresa estatal) gastou 20 anos, muito dinheiro e ainda assim entregou uma aeronave que é em diversos aspectos inferior aos Migs-21 que deveria substituir: http://www.cavok.com.br/blog/forca-aerea-indiana-diz-que-o-tejas-tem-apenas-59-minutos-de-resistencia/

        Ps: Como já disse a CELMA era a oficina de motores da Panair do Brasil que após a falência criminosa da empresa pela ditadura militar foi incorporada ao ministério da aeronáutica. E nunca produziu um motor RR Spey sequer, que foram todos montados pela subsidiária nacional da RR com peças oriundas da Grã-Bretanha e da Itália.

        Ps2: Bem fez a EMBRAER em não levar o desenvolvimento do caça supersônico adiante afinal, quem iria comprar?

      • Mariano S Silva says:

        Estou careca de saber que a Embraer projeta os aviões-conceito, mas não só os motores, mas também os bancos de passageiros, trens de aterrissagem, aviônicos, servos e etc são importados.
        Os coreanos do sul estavam no mesmo pé tecnológico que nós no final da década de setenta. E hoje?
        A Celma, como você disse, faliu junto com a Panair (uma das maiores empresas aéreas do mundo à época) porque o Simonsen era amigo de João Goulart. A Varig assumiu o acervo e ficou devendo impostos e previdência dos funcionários e aí foi estatizada. Conheci engenheiro que me relatou que o prédio da produção do Spey foi lacrado pela GE e seus especialistas, que aprenderam a tecnologia na Inglaterra, mantidos com salários muito acima do mercado para não pensarem em migrar. Já lhe contei isso antes, mas você se esqueceu.

      • Mariano, como de costume você apenas vem aqui contar histórias da carochinha e lorotas que não se sustentam senão vejamos:

        A Boeing e a Airbus também não projetam e constroem motores, bancos de passageiros, servos e outros itens pois tal como a EMBRAER compram de outros fornecedores. Basta ver que o A-380 usa motores fabricados pela GE e a PW e o Boeing 777 usa motores fabricados pela RR britânica e outros componentes fabricados por empresas da Europa e Japão. No mais seu complexo de vira-latas é tão grande que você desconhece que uma subsidiária da EMBRAER, a EDE, produz os trems de pouso do Sikorsky S-92.

        A CELMA era subsidiária da Panair do Brasil e foi “falida” junto com a empresa- mãe pelo regime militar. E como disse a empresa jamais produziu qualquer RR Spey, que foram montados pela subsidiária local da empresa inglesa com componentes vindos da Europa. Esse papinho de que a GE teria “lacrado” a linha de produção do Spey é conversa para boi dormir.

      • A Máquina Troll says:

        “S-88
        11 de novembro de 2017 at 14:11

        Enquanto os vira-latas latem a EMBRAER passa”

        como de praxe vc advogando a serviço dessa máfia né…..

      • E vc da outra, a do ABC, né ???… rsrsrsrssss…

  11. Alguém deve informar aos políticos e militares sobre a importância de nossa verdadeira indústria de defesa ( 100% nacional).
    Pois esse modelo de indústria de defesa que temos , além de não receberem encomendas do estado, está quase que 100% nas mãos de estrangeiros, sendo assim não temos qualquer controle sobre as mesmas e estamos apenas replicando localmente o que já é feito fora, sem aquisição alguma de conhecimentos.
    E ” nossos” equipamentos já saem de fabrica com o manual de uso do proprietário ( forma de emprego e ou exportação), castrando nossas FAA,s.
    Mas é o que eles querem né !

    • sergio ribamar ferreira says:

      Concordo com o Sr. Foxtrot. Conhecimento e pesquisa faz falta. Temos dinheiro, sim e não investimos daí apenas replicamos o que já é antigo. Nem engenharia reversa utilizamos, pois pelo menos já seria um passo para desenvolver algum meio..

      • jose luiz esposito says:

        Sergio Ribamar Ferreira , só uma informação ; o Judiciário brasileiro a maior Casta Corporativista do Brasil e do Mundo , tem um Orçamento quase igual a das Forças Armadas e relativamente muito Maior , aí esta o Maior dos Desperdícios do Dinheiro Público , mantendo os Privilégios desta Casta . O JUDICIÁRIO BRASILEIRO É O MAIS CARO DO MUNDO 600% mais Caro que qualquer outro !!

  12. Onde assino caro Alessandro ?
    Disse tudo amigo !

  13. Mariano S Silva says:

    Desculpe Alessandro, você parece bem intencionado, mas reflita melhor sobre o que é, realmente, essa coisa de “corrupção” tão abraçada pela mídia entreguista e ilusionista de nosso país. Se você pensa que as empresas multinacionais, que para cá virão substituir as nossas, vão negociar em perfeita lisura com o poder público, basta recordá-lo do episódio da Siemens em São Paulo e das empresas de engenharia dos EUA no Iraque após o enforcamento de Sadam Hussein. Acha que compradores, gerentes e diretores de orgãos e empresas públicas e privadas não chantageiam vendedores de produtos e serviços? Definitivamente, não vivemos em um mundo de anjos e isso vale para o MUNDO TODO.

    • Vc tá aqui só para sambar no terreiro, Mariano, e bagunçar o raciocínio… vc não passa de um embusteiro cuja finalidade é só impedir a coesão das mentes que aqui apregoam… um elemento infiltrado a serviço da anarquia e dos desconstrutivistas internacionalistas…

    • Apenas simulam articulação cumpadre mas não passam de idiotas uteis a acrescer cada vez mais o que atacam pois desnudam as bundas

  14. Francisco e Mariano S Silva dizem tudo.

    Os governos e políticos brasileiros são entreguistas e acam com qualquer indústrias nacionais. PMDB e psdb são especialistas em entregar patrimônio s nacionais para os estrangeiros.

  15. Putz quanto vomito ideologico.
    Parece que ficaram cegos ou se fazem de cegos !
    A crise atingiu em cheio os EUA em 2008 chegando a terem 35% da população deles vivendo abaixo da linha da miseria e dependendo de doações de igrejas para suportarem o inverno.
    Aqui a crise chegou somente em 2014 e introduzida de forma HIBRIDA,com boicote parlamentar tinha que desandar qualquer projeto social e economico né !
    O que mais revolta alem de toda trairagem orquestrada é que os orquestradores de tudo isso ANTONIO ANASTASIA e AÉCIO NEVES,foram os arquitetos de toda entregação do NIOBIO BRASILEIRO e do PETROLEO BRASILEIRO.
    Mas num pais de putas e de putos a introdução hibrida sem precedentes na historia da humanidade vem bem a calhar com o anseio por moralização e por justiça chegando ao cumulo da cadelinha hibrida (…) fazer viagens semanais aos EUA para apresentar relatorios de toda entregação orquestrada.
    Acontece Senhores que no meio deste prostibulo tem Brasileiros que se dedicam pelo interesse nacional e que toda essa safadeza traidora teve um bom proposito,TODOS BOTARAM AS BUNDAS DE FORA e esta tudo mapeadinho como se diz no jargão.
    AGORA SEGUREM O CATRANCO QUE VAI SER FORTE ! E VAI SOBRAR PRA TODO MUNDO !
    DEPURAÇÃO AMPLA TOTAL E IRRESTRITA ANTES TARDE DO QUE NUNCA.
    Bordunada neles todos Cobrada,sem dó e muito menos sem piedade.

shared on wplocker.com