Militares dos EUA se juntam a tropas brasileiras em exercícios na Amazônia

Imagem meramente ilustrativa

Membros das forças militares dos Estados Unidos participam nesta semana da maior operação militar internacional já feita dentro da Amazônia, em um sinal de laços de Defesa mais próximos entre EUA e Brasil.

Tropas de Brasil, Colômbia e Peru irão estabelecer uma base militar temporária na região fronteiriça entre os três países para uma semana de exercícios de logística em assistência humanitária e auxílio de desastres, disseram autoridades militares brasileiras.

Cerca de 50 militares dos EUA estarão presentes para o exercício, incluindo 19 observadores e 31 membros da Guarda Aérea Nacional de Montana, que estarão em Manaus fornecendo transporte aéreo, segundo comunicado da embaixada dos EUA.

Os Estados Unidos irão providenciar um avião de transporte Hercules C-130 para transportar pessoas e equipamentos, segundo as Forças Armadas do Brasil.

A presença de membros das forças militares dos EUA na região brasileira da Amazônia destaca melhoria nas relações de Defesa entre os dois países mais populosos do hemisfério ocidental após mais de uma década de distanciamento sob governos de esquerda no Brasil.

Em março, o então chefe do Exército Sul dos EUA, major general Clarence K.K. Chinn, visitou instalações militares na Amazônia e foi condecorado em Brasília. Acordos bilaterais sobre cooperação de Defesa e segurança de informação entraram em vigor recentemente após anos de estagnação no Congresso brasileiro.

O comandante logístico do Exército brasileiro, general Guilherme Gaspar de Oliveira, disse à mídia local que foi a primeira vez que um exercício militar tão grande foi realizado na Amazônia. Ele afirmou que exercícios ajudaram a preparar as forças armadas para uma crise humanitária como imigração em massa.

O Brasil tem mantido um olhar atento à crise econômica e agitações políticas na vizinha Venezuela, que podem causar tal êxodo. Mais de 30 mil venezuelanos já fugiram pela fronteira para o Estado de Roraima, de acordo com a Polícia Federal.

O Exército brasileiro informou que a Venezuela é um dos 19 países enviando observadores para a chamada Operação América Unida, de 6 a 13 de novembro.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, irá comparecer aos exercícios na Amazônia no fim de semana e então viajar a Washington para três dias de conversas com autoridades do Pentágono, segundo sua assessoria de imprensa.

Reportagem de Pablo Garcia e Leonardo Benassatto; reportagem adicional de Anthony Boadle

Fonte: Reuters

Edição: Plano Brasil

 

47 Comentários

      • Nossos pontos de vistas são divergentes… não padeço desse antiamericanismo infantil de vcs, lunáticos dazisquerdas… entendo que tudo isso seja uma preparação para contingenciamento no caso de uma guerra civil explodir na venefavela e não contaminar o resto do continente… o Brasil bem podia intervir e por aquela raça de revolucionários ditatoriais de araque pra correr e de sobra chutar umas bundas cubanas de volta para sua ilha cárcere… sonho de consumo…

  1. Quero ver os EUA nos convidarem para um exercício de controle de fronteira junto ao Mexico!!! vão rir na nossa cara,e dirão que a questão é problema deles!
    Esse exercício, (NA MELHOR DAS HIPÓTESES) é uma piada de mau gosto.

    • Na verdade farão melhor. A contrapartida ao AMAZONLOG será o envio de um efetivo composto por elementos das Brigadas Paraquedista e Aeromóvel para o Joint Readiness Training Center(JRTC) em Fort Polk, Louisiana. Lá serão realizados exercícios conjuntos lado a lado com uma das principais tropas de elite americanas: a 82nd Airborne.

  2. Esse exercício é uma prévia da entrega por parte nossa, aos americanos das riquezas e a própria Amazónia.
    Os militares de antigamente não deixariam os americanos nem ao menos chegarem perto do SISG, os de hoje alegam que presença americana na Amazónia é “teoria da conspiração”!
    Como as coisas mudam nesse bananal !
    Fazer o que né, com esse pirata de cabeça branca no poder, entreguista submisso, e essa população desigual, somado a militares desinteressados e preocupados com o próprio umbigo não é de se estranhar.

    • Pois é, conheci outros militares há anos atrás, eram todos fortemente nacionalistas e jamais prestariam continência à bandeiras estrangeiras, fora do Brasil e excluindo-se a visita oficial de delegações de fora. Participei, mesmo, de reuniões de montagem de uma política industrial brasileira completa, na área de semicondutores em Campinas/SP. Nestas reuniões coexistiam em luta harmônica, no mesmo auditório: O SNI e elementos do MR-8. Parece estranho não? Entretanto, o amor à pátria e a seu povo uniram estas pessoas!

    • Esse mimimi escuto a 60 anos e nunca se realizou… não passa de antiamericanismo pueril dazisquerdas caquéticas que ainda não saíram da mentalidade bolchevique…

    • Vários colegas do tempo do Colégio Militar estão indignados com a destruição atual da nação. Os militares cometeram erros terríveis, principalmente a tortura, mas foram molas propulsoras de muito desenvolvimento da nação. Assisti à explosão da pós-graduação, à fundação da UNICAMP, à consolidação da UFRJ em seu campus e à expansão da USP São Carlos, UFRGS e UFMG. Outras grandes obras como Itaipu e outras usinas, rodovias, pontes e o início do Programa Nuclear são propositalmente, esquecidas pela mídia entreguista, assim como o ressurgimento industrial e educacional nos recentes governos trabalhistas.
      O curioso é que há cinquenta anos atrás havia um mundo dividido pelo ódio entre dois poderosos rivais e hoje isso não tem mais razão de ser. Trump afirma estar se divertindo muito na China após ter latido bastante para a CN e, em consequência disso, ter acabado de vender um pacote de dezenas de bilhões de dólares em armas aos coreanos do sul. Os EUA, assim, garantem milhares de empregos no seu país e reduzem os problemas de déficit no comércio exterior…

  3. Os políticos desse país sempre foram mercenários, por eles entregam o país por uma maleta de dolares…….

    Agora são os militares, maioria preocupada apenas em salários e pensão

    Será que essa doença é contagiosa?

  4. ……………….generais brasileiros vão bater continência pra americanos….coisa ridícula…essa “operação” fede a entreguismo….a que ponto chegamos………………

    • dilson queiroz, segundo o Marechal Juarez Tavoras e o General Juraci Magalhaes das decadas de 1950/60 o e bom para os EUA e bom para o Brasil. A regiao Amazonica e bom para os EUA entao e bom para o Brasil. Eu duvido que existe hoje em dia no Brasil Oficiais Militares de alta patente que sao nacionalistas, ou se existirem sao uma minoria. Sinceramente eu seriamente estava pensando em voltar para o Brasil, morrer onde nasci, mas melhor ficar por aqui, porque eles venceram. Conseguiram com cultura pop, sexo, narcotico, rock and roll, tudo de fabricacao norte americana, reduzir o povo nao so do Brasil, mas praticamente do mundo todo, a tal nivel de alienacao, passividade, que juro que nao sinto que faco parte da mesma especie biologica. Estao mais proximos de serem carneiros do que serem gente. Sendo essa a situacao, Brasil acabou, logo teremos varias republiquetas d bananas, onde antes foi territorio de um pais chamado Brasil.

  5. é o prenuncio/preparação do que esta por vir pra Venezuela….é sempre o mesmo modus operandi….começa sempre assim…primeiro vem as taxações do tipo que o governo é tirano, opressor, autoritário e inimigo da liberdade e da democracia para demoniza-lo ao mundo…usam todas as mídias e meios de comunicações que controlam pelo o mundo pra isso…depois declaram o governo alvo como uma ameaça a segurança nacional ou a região…depois veem as sanções e embargos…operações de sabotagens e desestabilização de todo tipo…ai começam a fazer os esquemas com os países vizinhos….

      • Vc se refere a Udo Ulfkotte, ex editor do Frankfurter Algemeine Zetung, autor de um dos livros mais vendidos na Alemanha no ano passado, Gekauffe Journalisten, Jornalistas Comprado/vendidos, traduzido em ingle s com o titulo Journalists for Hire: How the CIA Buy the News, onde ele diz que todosos jornalistas reputacao em Europa e nos EUA, sao pagos pla CIA para publicarem ou nao publicarem as noticias de maneira que refletem os interessesda CIA. Dada a reputacao dele, editor de um jornal tipo o Estadao, ele prestou uma declaracao onde dizia que em escrevendo aquele livro, ele sabia que sua vida corria perigo, que podria ser assassinado. Se foi assassinado eu nao sei,mas sei que ele morreu de ataque cardiaco, a forma mais classica que os servicos de inteligencias dos EUA usam para eliminar gentes que eles nao querem que vivem.

  6. Vão prestando atenção nesses “exercícios militares” conjuntos do exercito daqui com os militares dos eua…pois é o prenuncio do que esta por vir pra Venezuela…é sempre o mesmo modus operandi…começa sempre assim…primeiro organizam, aparelham e financiam grupos de oposição, agentes de influencia e movimentos subversivos…

    ai vem as taxações do tipo que o governo é ruim, perverso, maléfico e inimigo da liberdade e da democracia para demoniza-lo ao mundo e causar o isolamento diplomático…neste processo usam todas as mídias e meios de comunicações que controlam pelo o mundo pra isso…ai começa a guerra de propaganda e a psicologia de guerra…

    depois declaram o governo alvo como uma ameaça a segurança nacional ou a região…depois veem as sanções e embargos…a guerra econômica…operações de sabotagens e desestabilização de todo tipo para criar crises institucionais…

    ai começam a fazer os esquemas com os países vizinhos…e a prepararem o cenário e o terreno para as ações de “intervenção militar” como fizeram contra varias nações ao longo da historia…pois apesar de tudo que acontece a Venezuela hoje…a maior parte dos militares e do povo de lá ainda apoiam o Governo Chavista…se não este governo já teria caído a muito tempo…o Chavismo ainda tem o apoio da maior parte da sociedade pois antes do Chavismo tudo era ainda mais pior…e grande parte desta sociedade já tem ciência de que a sua nação é alvo de incursões “Alienígenas” por causa de suas riquezas naturais…

    é por isso que os caças deste pais estão sobrevoando território de países vizinhos pra estudar as defesas, testar tempo de reação e coisas do tipo…e ao que tudo indica parece que a grande Republica das Bananas vai atuar mais uma vez mesmo como bucha de canhão de potencias corsarias estrangeiras…eeeiiiittttaaa que ninguém sigura esxti paif…sai de baixo…rs…

  7. “rafael
    9 de novembro de 2017 at 15:25

    Um amigo meu da AMAN me disse q o exercito é só de faz de conta!Olha que o cara é oficial de alta patente.”

    Não se preocupe…Se você tem vergonha de ser brazileiro você é normal…

  8. “Foxtrot
    9 de novembro de 2017 at 15:10

    Esse exercício é uma prévia da entrega por parte nossa, aos americanos das riquezas e a própria Amazónia.
    Os militares de antigamente não deixariam os americanos nem ao menos chegarem perto do SISG, os de hoje alegam que presença americana na Amazónia é “teoria da conspiração”!
    Como as coisas mudam nesse bananal !”

    Sentados em cima de uma montanha de recursos e riquezas maior do que a maioria dos povos possui…estagnados…uma população…um largo grupamento humano que se auto-denomina ‘brazileiro’…definha e apodrece…rs…

    • rsrsrsrsssss… tinha que vir de um sexagenário… a DÉCADAS se escuta isso … mande eles porem a Amazônia nas costas e carregarem para Miami… rsrsrsrsrssss…

  9. Meu Deus…e o EUA vão invadir a Amazonia com 50 militares. Essa ideologia infantil antiamericana e ridícula…e o mesmo pensamento do “petróleo e nosso”. Se não fosse os militares que conseguiram preservar as escolas militares desse pensamento comunista, já teríamos nos transformados em uma Venezuela…

  10. então vamos por partes
    quem chamou os gringos foi o serra ex itamarati ai apareceu as contas dele no exterior e ele esquerda na uni ,foi substituído pelo Aloísio nunes esquerda que fez a lei que imigrantes tem agora praticamente o mesmo direito de nos brasileiros
    e esse entreguismo e aplaudido por essa suposta direita entreguista
    vejam para esses analfabetos politicos basta ser entreguista que o cara vira direita estao errados
    a verdadeira direita e a monarquia o resto sao um bando de liberais e esses costumam levar a mulher no suwing pois e isso que liberal faz
    segunda questao nos estados unidosa clinton usou email do gloogle e por isso nao se elegeu
    aqui o serra foi pego por email prometendo entregar a Petrobras para chevron e nada acontece estranhamente o moro nem investiga as contas do exterior so foi ele desaparecer da midia ja ficou legal para ele
    o temer também por email sendo sabatinado pela embaixada americana e esta la mesmo denunciado como chefe de quadrilha
    as forças armadas nao tem culpa de decisões do executivo
    aprende a votar
    terceiro procurem saber da cidade tabatinga pelo youtube o jeito das pessoas etc
    saibam mais da cidade e uma cidade tipo interior que poucos agentes de fora podem criar sim um tumulto dos grandes
    basta aprender ver quem são os cabeças da cidade ser apresentados por cima
    quando teve o virus ebola perigoso juntou menos de cinquenta cientistas pois se esses estao treinados eles vao executar o serviço
    entao dizer que e pouco efetivo americano mas e os a CIA que aproveitam a chamada
    e um pais que usa muito desestabilizações para se manterem no poder entao eles são pros nessa moralidade
    e para terminar operação boa e a agata apenas nossa que envolve mais de 100mil soldados e afins contra o contrabando e tráfico e outras modalidades
    mas essas operaçoes estao sem recursos , mas par operações para inglês ver tem recurso de montão
    e o serra agora diz que quer ser governador de sao paulo de novo
    e sabe porque pode ganhar , pois uma coisa que nao acredito e nessas urnas eletrônicas

    e aquilo que falei os mocotrevas dizem ser direita mas votaram no aecio
    os carinhas dizem que sao direita e sao filiado ao psdb do fernando Henrique entrega tudo

    • Capa Preta conheco um norte americno que foi Marine, ele me disse que quando serviu, seu batalhao esteve na Colombia, e que muitas vezes eles entravam em territorio brasileiro, e quando eles encontravam militares brasileiros, estes faziam de conta que nada viam. Isso foi na decada1990, quando FHC era o presidente. Nos paises colonizados, Brasil e um deles a Direita sempre foi entreguista e desde 1990, a Esquerda, mesma a chamada Esquerda Radical, tornou-se um apendice do Imperialismo Norte Americano. Na medida que os EUA estao sendo varridos do resto do mundo, com a desdolarizacso, fim do petrodolar, so restara para eles, o seu quintal, isto e a America Latina.

      • Outro mimimi que ouço a 40 anos… a tal desdolarização do comercio mundial… rsrsrsrssss… PROFETAS que nunca acertam não possuem credibilidade alguma… só blablabla… 🙂

  11. Kkkkkkkkkkkkkkk, e de rir de alguns comentários aqui, meu Deus de céu, os senhores nao querem que o Brasil faça treinamentos com ninguém? E incrível a mentalidade de certas pessoas, leram a matéria senhores?

  12. A CIA não precisa de muitos esforços para espionar esse bananal, pois fazem isso para ele facilmente.
    Satélite de comunicações estratégicas comprado da França ( com back dors, e bugs grátis rsrs), base de submarinos nuclear com localização facilmente informada pelo almirantes em mídia nacional e localização marcada no google earth, caça tático cheio de conteúdo tecnológico americano, e montado localmente por empresas espelhos da fabricante ( ex empresas nacionais), base de lançamento de foguetes sendo entregue aos americanos, sucatas super faturadas adquiridas a preço de ouro dos Europeus ocidentais e ou americanos, treinamento no Sisg e Amazônia para países ocidentais ( reconhecimento de terreno inimigo), metade ( e mais rica parte) do território nacional entregue as nações indígenas ( sob orientação das nações desenvolvidas), pré sal entregue de bandeja para diversos países, com reativação da 4º frota americana após anos da IIWW.
    Venda da Eletrobrás, Telecomunicações, Casa da Moeda, Banco do Brasil, caixa econômica federal etc..
    Se isso é teoria da conspiração e não há entreguismo, então devemos viver na MATRIX, e estamos tendo uma alucinação coletiva.
    Culpa de diversos governos ( maioria dito de direita) dessa republiqueta, apesar de no Bananal não haver direita ou esquerda; apenas gananciosos desinteressados com o bem público comum.
    Soma-se a uma população extremamente desigual e preconceituosa, desinteressada e corrupta !
    Que vergonha meu deus !!!

  13. onde estão os nacionalistas daqui. Gente vamos saber mais como funciona a politica.
    Vamo parar com essa picuinha de quem tem dinheiro ou ganha mais é melhor que os outros. vamos ficar do lado dos brasileiros. dos empresarios brasileiros, mas tambem das pessoas que fazem o brasil crescer. putz tudo que o o governo temer esta entregando de graça para os estrangeiros o brasil demorou toda a vida para conseguir.

    analizem procurem saber como funciona nos estados unidos as mesma empresas.
    vocês ficam endeuzando os americanos. eles estão cagando pra nós. cadê os militares nacionalistas. prisão o general otto, putz.( sei que ja foi solto )

    (a maquina troll) “Udo Ulfkotte” é o nome desse reporter arrependido que denuncia os reporteres subornados, pressionados, etc.
    meio controverso em algumas das suas opiniões, mas ele colocou a boca no trombone sobre a CIA.

1 Trackback / Pingback

  1. Militares dos EUA se juntam a tropas brasileiras em exercícios na Amazônia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.