Exército sírio expulsa o Daesh (Estado Islâmico) de seu último grande bastião

Deir Ezzor, capital de uma província rica em petróleo, é a porta de entrada da fronteira iraquiana

Uma coluna de fumaça se eleva sobre a cidade de Deir Ezzor durante uma operação do regime contra posições do EI. AFP

JUAN CARLOS SANZ

As milícias do Estado Islâmico ficaram encurraladas em um reduto na fronteira entre Síria e Iraque do vale do Eufrates. O exército governamental sírio concluiu na sexta-feira, dia 3 de novembro, a reconquista de Deir Ezzor, capital de uma província rica em jazidas de petróleo e que é a porta de entrada da fronteira iraquiana águas abaixo do maior rio do país. A agência estatal de notícias SANA confirmou a expulsão das milícias do EI da cidade, que tinha sido antecipada de madrugada pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos, ONG com observadores na região.

As tropas leais ao presidente Bashar al-Assad, apoiadas por forças xiitas do Líbano, Irã e Iraque, derrubaram a frente do noroeste em setembro passado ao romper o cerco que os jihadistas mantinham há três anos sobre vários distritos de Deir Ezzor, que continuavam nas mãos do regime. Um colaborador da France Presse que conseguiu ter acesso ao último bastião do EI no local descrevia um cenário de destruição completa depois de dois meses de bombardeios aéreos russos e de ataques da artilharia síria. Unidades de sapadores e artilheiros tentavam desativar entre os escombros as bombas armadilha que os jihadistas deixam sempre depois de abandonar um de seus feudos.

O Estado Islâmico acumula cinco meses de derrotas consecutivas depois da perda de Mosul, no norte do Iraque, onde seu líder, Abubaker al Bagdadi, proclamou o califado em junho de 2014. A simbólica queda de Raqa, que foi sua capital no noroeste da Síria, marcou há duas semanas a agonia do final do califado.

O EI mantém apenas uma presença residual no Iraque, onde as tropas de Bagdá lançaram no dia 3 uma ofensiva geral contra Al Qasim, sua única base forte restante na fronteira do vale do Eufrates, segundo informa a agência EFE. Em um avanço rápido dominaram a principal rodovia para o país vizinho para cortar a linha de abastecimento das milícias jihadistas.

Na Síria, o EI controlava em maio passado 40% da superfície do país. Agora viu reduzida sua presença ao reduto fronteiriço do deserto atravessado pelo rio. Seus combatentes se reagruparam em torno de Abu Kamal, no que já parece ser o último feudo do jihadismo no país árabe.

A operação do Exército sírio, apoiado pela Rússia, contra Deir Ezzor coincidiu com o avanço na mesma província das Forças Democráticas Sírias (FDS), aliança de oposição dirigida pelas milícias curdas da Síria e sustentada pela coalizão antijihadista encabeçada pelos Estados Unidos que se apoderou de Raqa em 17 de outubro passado. A manobra, que aparentemente não era coordenada com as FDS, forçou a debandada do EI águas abaixo do Eufrates. Na corrida para ver quem expulsa primeiro os jihadistas da Síria está em jogo o controle da estratégica via de comunicações do vale em direção ao Iraque, onde as tropas de Bagdá já estão fechando as fronteiras.

Fonte El País 

 

14 Comentários

  1. vcs já repararam que estes grupos terroristas “fundamentalistas islâmicos” como o estado islâmico e o boko haran nunca realizaram nenhum ataque ou atentado terrorista contra o estado de Israel ou o povo Judeu?!…pois afinal o principal inimigo/alvo de todo grupo terrorista fundamentalista islâmico é Israel!!…o que esta por trás de tudo isso é que estes grupos terroristas “fundamentalistas islâmicos” como o estado islâmico e o boko haram não passam de mercenários a serviço da cia…não lutam por causa religiosa alguma…são mercenários recrutados e aparelhados pela cia…trazidos de varias partes do OM e da África para causarem distúrbios e sabotar governos que busquem aproximações, acordos econômicos ou alianças estratégicas com nações rivais dos eua como a China e a Rússia…pois estes países hoje disputam áreas de mercados e influencia com os eua pelo o mundo todo…representando assim uma ameaça a sua hegemonia e status quo…

    EEUU helicóptero Apache apoyando a ISIS :

    https://www.youtube.com/watch?v=LTcvyvRdpPs

    • É verdade, os governos dos EUA manipulam o caos no Oriente médio financiando os terroristas. Tem aquele vídeo que a força aérea Russa bombardeou cerca de 500 caminhões tanque do Dash e o presidente Obama criticou a Rússia demonisando o ataque, a partir daí os EUA reforçaram o apoio às milícias armadas em favor aos terroristas na Síria. É vergonhoso.

      • Enquanto uns discutem a barbáries do terrorismo os drones e bombardeios desta nação paria dos eua promovem atrocidades e genocídios impunemente pelo oriente médio alvejando mais civis inocentes do que terroristas….civis inocentes que para esta gente vil e desgraçada não passam de números…de “danos colaterais”…e como sempre…vemos aqui nesta republiqueta, vira latas desta gente tentando justificar suas atrocidades…tentando defender os genocidas da democracia e da liberdade…com falácias de porque é a guerra…porque na guerra é assim…e coisas do tipo…

        O hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra…Calcula um triunfo e sofre um suplício….A premeditação indefinida de uma ação ruim acompanhada por doses de austeridade….A infâmia interior temperada de excelente reputação..Enganar continuadamente….Não ser jamais quem é…Fazer ilusão…É uma fadiga….Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro….Querer devorar os que o veneram….Acariciar…Reter-se…Reprimir-se…Estar sempre alerta…Espiar constantemente….Compor o rosto do crime latente…Fazer da disformidade uma beleza…Fabricar uma perfeição com a perversidade…Fazer cócegas com o punhal…Por açúcar no veneno…Velar na franqueza do gesto e na música da voz…Não ter o próprio olhar…Nada mais difícil….Nada mais doloroso…….0 odioso da hipocrisia começa obscuramente no hipócrita…..Causa náuseas beber perpétuamente a impostura….A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca…E há momentos de enjôo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento….Engolir essa saliva é coisa horrível….Ajuntai a isto o profundo orgulho….Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima….Há um eu desmedido no impostor….0 verme resvala como o dragão e como ele retesa-se e levanta-se…0 hipócrita é um titã-anão……Victor Hugo HUGO, V. O Sofrimento do Hipócrita…..

      • O hipócrita apoia o comunismo internacional, o domínio de nações pelos russos, chineses e cubanos, mas é contra o imperialismo e as ditaduras.

        Ou chamaríamos isso apenas de falta de lógica?

    • Não sei sua idade, mas o que mais teve na história de Israel foi “grupelho” árabe fazendo ataques terrorista….principalmente nos anos 70, 80 e 90

      Só que chegou ao um ponto que é impossível passar pelas fronteiras de Israel com qualquer tipo de armamento.

      Eu conheci aquele país e sei o que digo, pra ir de uma cidade a outra são várias barreiras com o de melhor no mercado em detector de metais, infra vermelho e por ai vai,

    • Errado.

      Israel tem interesse em governos extremistas em sua vizinhança.

      No caso de guerra, terão carta branca para invadir e destruir tais países, expulsar sua população e tomar seus territórios ricos em água e petróleo.

      E com o apoio dos EUA (Obama e Hillary armaram esse circo) e OTAN.

      A Rússia, também imperialista, só gostaria de meter as patas ali primeiro, só isso.

  2. enquanto houver petróleo no oriente médio…o povo muçulmano não vivera em paz e será alvo de incursões e maquinações obscuras de potencias corsárias estrangeiras…como a primavera árabe…na Síria mais de 320.000 civis inocentes…Entre eles 17.000 crianças…estão contabilizados pelos órgãos internacionais como vitimas fatais…isto sem falar nos drones de ataque estadunidenses e seus “danos colaterais”…a Síria hoje é alvo de uma campanha de genocídio, extermínio e destruição completa encabeçada pelos eua…as atrocidades e desgraças perpetradas por esta gente ao longo da historia contra povos e nações mundo afora os colocam no rol dos regimes mais sanguinários, perversos e atrozes da historia da humanidade…o número de países nos quais os eua intervieram militarmente é maior do que aqueles em que ainda não o fizeram…números conservadores apontam para mais de oito milhões de mortes causadas pelo país só no século 20…mas por trás desta lista…escondem-se centenas de outras operações secretas, golpes de Estado e patrocínio de ditadores e grupos terroristas…

    SOBRE A SÍRIA E A MANIPULAÇÃO DA IMPRENSA :

    https://www.youtube.com/watch?v=2Yk-JrlUEJY

    • Vá viver na Arábia Maldita então. Lá, eles apedrejarão você por questões religiosas (a menos que ja’ seja um muçulmano wahabita).

  3. Bem a materia esta bem açucarada dando a entender que a derrota do ISIS foi graças a EUA e FDS o que é simplesmente falso. Para quem percebe o minimo de estrategia sabe que inicio do fim do ISIL começou em Aleppo e Palmira. O que vemos nessas ultimas semanas é o que todo mundo desconfia e com falta de moralidade tem medo de falar que é a corrida dos EUA para ocupação dos campos de Gas e Petroleo na Região do Deir Ezzor. Ate o inicio do avanço das forcas Sirias em direcção a Deir Ezzor os EUA e forças Kurdas mal conseguiam avançarcem Raqqa e derrepente sem seren atacadas avançaram como milagre varios kilometros em direção a Deir Ezzor passando pelo ISIL formando como uma barreira a empedir o avanço Sirio em algumas locais. Resumindo: facto é que a guerra na Siria mudou por completo com a entrada directa da Russia no conflito pk ate então a tal coligação nada fazia para combater os terroristas e travar seu avanço. Alias ainda apoiavam com a treta de terroristas moderados.. toyotas armadas..armamento que era para uns e ia sempre parar nas mãos do ISIL tudo pk o objectivo era derrubar Assad a força depois da falhada primavera Arabe na Siria..por isso meus senhores larguem a hipocresia e tenham coragem ver a verdade. Tenham o caracter de relatar a verdade e não mentiras adoçadas.

1 Trackback / Pingback

  1. Exército sírio expulsa o Daesh (Estado Islâmico) de seu último grande bastião | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.