Yantar Shipyard Project 22010

Autor: Iuri Gomes – Plano Brazil

A pedido do ministério da defesa russo, a empresa Yantar Shipyard, situada em kaliningrado irá construir um terceiro navio de investigação oceanográfico do projeto 22010 em 2020.
A fábrica de construção naval de kaliningrado, começará em 2020 a construção do terceiro navio de investigação oceanográfico do projecto 22010 para o ministério da defesa da Federação Russa. Isto foi relatado pelo departamento de comunicações da empresa com referência ao chefe do Departamento de pesquisa de águas profundas do Departamento de defesa.

[wzslider autoplay=”true”]

O primeiro  navio da classe foi comissionado em 2016 “Yantar” e o outro se encontra em fase final de construção “Almaz”.
O porta-voz da fábrica de Yantar Shipyard, Sergei Mikhailov, disse a imprensa que a reunião do conselho de coordenação tinha discutido, o progresso da construção do segundo navio do projeto 22010, que deverá ser entregue ao ministério russo em 2019 “Não há dúvida de que nós, mesmo com todas as dificuldades, prazo de entrega, acima de tudo, o produto é de boa qualidade e será entregue. Os navios do Projeto 22010 possuem capacidade de operação em qualquer oceano do globo terrestre. Eles são projetados para o estudo dos oceanos e do fundo do mar.

A embarcação tem como base de pesquisa  veículos submarinos tripulados e autônomos de grande profundidade, tipo “Rus” e “Konsul”. A Classe Yantar pode ser usado para fins de resgate, pois seus equipamento permitem pesquisar objetos afundados no mar e no oceano. O navio é projetado para pesquisa em águas profundas, possui 108,1 m de comprimento, 17,2 m de largura, foi desenvolvido pelo Almaz Central Marine Design Bureau em São Petersburgo.

O sistema de propulsão inclui duas hélices de passo fixo e dois propulsores de proa do tipo azimutal. O navio possui os equipamentos mais recentes e inovadores para pesquisas acústicas, biológicas, físicas e geofísicas. Tem um deslocamento de 5.200 toneladas, uma velocidade máxima de 15 nós, uma faixa de 8.000nm, e pode acomodar uma tripulação de 60 membros. O equipamento da embarcação inclui pelo menos dois veículos submarinos de águas profundas, autônomos (AUVs) Rus e Konsul, que podem ser utilizados para operações de resgate.

 

Ficha técnica

Deslocamento (toneladas):
Padrão:
Carga máxima: 5736
Dimensões (m):
Comprimento: 107,8
Beam: 17,2
Esboço, projeto:
Velocidade (nó): 15
Alcance: 8000 nmi
Autonomia (dias): 60
Propulsão: Motores elétricos 2x3400hp, 2 sistemas azimotais com hélices de passo fixo, 2 propulsores de proa, geradores a diesel 4×1600 kW, geradores a diesel 2×1080 kW
Equipamento: 2 veículos submarinos autônomos de mergulho profundo (1 – Projeto 16810, 1 – Projeto 16811)
1 heliporto
Complemento: 60

Os conteúdos dos artigos publicados nesta coluna são de total responsabilidade dos autores e não representam, necessariamente, a opinião do site.

2 Comentários

  1. Desde a tragédia do Kursk os russos investem em meios de salvamento e hidrografia… Estes meios são interessantes.

  2. “Rússia volta a investir em navios de espionagem, minagem, infiltração e exfiltração de forças especiais, rastreamento e sabotagem submarina e aeronaval, escuta e interferência eletrônicas”.

    Só faltou estar a serviço de alguma companhia de navegação como marinha mercante com bandeira grega…que farisaísmo!

    Enquanto isso, vamos contando com aquele Tratado do Rio de Janeiro para os EUA fazerem nossa defesa se formos atacados por invasores de fora da América, como os russos ou chineses (mas não contra cubanos ou venezuelanos)…só que não.

1 Trackback / Pingback

  1. Yantar Shipyard Project 22010 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.