Defesa & Geopolítica

Ex-chefe de campanha de Trump se entrega ao FBI

Posted by

Paul Manafort, que trabalhou com o republicano em 2016, enfrenta 12 acusações, entre elas conspiração contra os EUA, dentro de investigação sobre possível influência russa na eleição presidencial.

Paul Manafort coordenou a campanha de Trump entre junho e agosto de 2016

O ex-chefe da campanha de Donald Trump à presidência Paul Manafort foi detido nesta segunda-feira (30/10), dentro de uma investigação em andamento sobre a possível interferência russa nas eleições americanas de 2016.

Manafort se apresentou voluntariamente ao FBI (a polícia federal americana) em Washington, no ápice de um caso que vinha assombrando Trump desde que ele chegou à Presidência. Rick Gates, um de seus colaboradores, também se entregou.

A investigação do assessor especial Robert Muller, um ex-diretor do FBI, foca em possíveis elos entre membros da campanha de Trump em Moscou. Manafort enfrenta 12 acusações, entre elas conspiração contra os Estados Unidos, fraude fiscal e lavagem de dinheiro.

A equipe de Mueller se concentra em ligações entre assessores de Trump e governos estrangeiros, além de possíveis lavagem de dinheiro, evasão fiscal e outros crimes financeiros. Ele também está investigando se Trump ou seus assessores tentaram obstruir a investigação.

O governo Trump se encontra sob pressão política devido ao escândalo envolvendo a suposta interferência russa nas eleições presidenciais em 2016 e eventuais ligações entre Moscou e a campanha republicana para favorecer a vitória de Trump.

Agências de inteligência americanas garantem que a Rússia esteve por trás dos ciberataques a organizações e operadores do Partido Democrata antes do pleito. Rejeitada por Moscou, a conclusão é apoiada também por empresas de segurança cibernética.

A demissão repentina do ex-chefe do FBI James Comey, em maio, levantou questões sobre as motivações do presidente, já que foi sob o comando desse diretor que a polícia federal americana iniciou um inquérito envolvendo a ingerência russa.

Após seu afastamento, Comey revelou que Trump chegou a lhe pedir, em fevereiro, para encerrar uma investigação sobre o ex-conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca Michael Flynn, envolvendo também contatos com russos.

Presidente tenta desviar foco

Trump reagiu com uma enxurrada de declarações no Twitter, após as notícias sobre os primeiros indiciamentos dentro da investigação.

Na rede social, Trump voltou a negar interferência de Moscou e criticou que as denúncias venham à tona no momento em que o Partido Republicano tenta fazer avançar no Congresso uma reforma tributária. “Coincidência? Não!”, alardeou o presidente.

Ele acusou o Partido Democrata de se aproveitar do que chamou de “caça às bruxas” para obter vantagens políticas e criticou a “falta de investigações” sobre a campanha da democrata Hillary Clinton. Como exemplo, ele citou o escândalo dos 33 mil emails da ex-secretária de Estado que teriam sido apagados e uma suposta compra de dossiês falsos. “Façam alguma coisa!”, pediu o presidente no Twitter.

Na semana passada foi revelado que o Partido Democrata e a campanha de Hillary teriam financiado o dossiê do ex-espião britânico Christopher Steele sobre as possíveis ligações de Trump com o Kremlin.

Trump disse que jamais houve tanta “raiva e unidade” no Partido Republicano, que, segundo afirma, “luta como nunca antes” contra as acusações, em meio a sinais cada vez mais evidentes de uma divisão interna na legenda.

O inquérito que apura possíveis relações entre o governo em Moscou e a campanha de Trump investiga, além de Manafort, o genro e assessor do presidente, Jared Kushner, e seu ex-assessor de segurança nacional Michael Flynn, entre outros. Várias comissões do Congresso americano também realizam investigações paralelas.

Um grande júri federal aprovou na sexta-feira as primeiras denúncias dentro da investigação. Um juiz federal decretou sigilo sobre os indiciamentos, que poderá ser removido ainda nesta segunda-feira.

Fonte: DW

 

 

27 Comments

  1. Será que o desdobramento disso será impeachment? Caso seja certamente ninguém nos EUA vai dizer que foi “gópi”

    • Sionismo Vs Nazismo ….. sujo Vs imundo …Direita butique Vs Direita xucra … Doria Vs Bolsonaro …….HAHAHAH … que coisa né .. quem diria … até parece ..HAHAHAH . nessa briga de porcos, em que as duas farinhas são mesmo saco, tudo pode acontecer …HAHAHAH…… mas calma ainda tem mais, parece que a coisa não vai fica só nisso .. até bem recente os nazistas já preparam o contra ataque ou melhor …. O CONTRA GOLPE …. Há informação que foi preso um suspeito de ser um dos que atacaram a embaixada americana ( consulado em Benghazi ) no Líbano .. que coisa né ..caso seja verdade, é muita coincidência ser justamente agora ..rsrsr .., e dizem que o nazistinha do Trump, está dando pulos de alegria …. porque será ?
      .
      .
      CHAMEM A CARROCINHA ! … É BRIGA DE SABUJOS NA RUA ….HAHAHAHAH..

      • “Plunct plact zum/ não vai a lugar nenhum” essa é a sua triste sina meu caro filhote da “pátria-educadora”…😉

      • Rapaz ..rsrsr .. fico imaginando quando os golpistas prenderem o LULA líder nas pesquisas só para este não ganhar as eleições .. é faz parte da trajetória do GOLPE .. imagine vocês … a disputa entre as direitas ..rsrs .. a Xucra Vs butique .. um jogando bosta no outro .. acabamos de vê um pequeno exemplo aqui …HAHAHAH … as duas direitas … minions Vs dorianas ..HAHAHAH..

      • Preso ainda não mas certamente inelegível ele estará visto que sua condenação será confirmada peloTRF4. Aí eu fico só imaginando a cara dos filhotes malparidos da “Pátria-educadora” que vão ficar sem “mortandela” de uma vez….kkkkkk

      • Preso até depois das eleições ….é claro né …. diga-se de passagem .
        .
        Afinal ..não é assim que os sujos agem? .. esperar outra coisa desse tipos .. é impossível .

      • Pesquisa no lulafolha pago pelo dinheiro do contribuinte via CENTRAL ÚNICA DOS TERGIVERSADORES pode, Arnaldo ???… rsrsrsrsrsrsrssss…

  2. O sistema para exercer o poder através do tripé financeiro/midiático/judicial, tem grossas raízes no EUA, basicamente é o chamado “poder profundo”.

    O lóbi sionista israelense no EUA; é um exemplo claríssimo…

  3. A atividade de lobby é permitida, legalizada e regulamentada nos EUA. Ou seja, a atividade exercida pela AIPAC (America Israel Public Affair Commitee) é perfeitamente legítima nos interesses das boas relações entre os dois países. Aliás, e para desgosto dos esquerdopatas e fascistas, irmãos siameses do ódio, da intolerância, do primitivismo e da burrice que entre outras aberrações compartilham entre si o antissemitismo, o Congresso dos EUA acabou de aprovar novas legislações impondo sanções ao Irã e os seus lacaios do Hezbollah:

    https://www.aipac.org/learn/resources/aipac-publications/publication?pubpath=PolicyPolitics/Press/AIPAC%20Statements/2017/10/House%20Adopts%20Measures%20Targeting%20Iranian%20and%20Hizballah%20Destabilizing%20Actions

    No mais, quem reclama do “tripé financeiro/midiático/judicial” (coincidentemente aqui por essas bandas a OrCrim do ABC reclama ser perseguido pelo mesmo “tripé”) talvez prefira que o narcotráfico assuma o Estado tal como se deu na ditadura bolivariana sediada em Caracas, onde o poder é exercido pelo Cartel de Los Soles:

    https://es.panampost.com/sabrina-martin/2017/09/18/cartel-de-los-soles-narcotrafico/

    • (…)A atividade de lobby é permitida, legalizada e regulamentada nos EUA (…)
      .
      Não é só a corrupção que é regulamenta nos EUA .. tem muita coisa ruim além desse amor exacerbado com a máfia sionista, que é regulamentada por lá …. como por exemplo .. a maconha,o porte irrestrito a armas, pena de morte,jogatina,casamento gay ..tec ..etc ..também …rsrs …isso tinha mais que ser afinal …. o satanismo ( maçonaria) … é uma das pedras do alicerce de fundação dos EUA .

  4. Impressionante como o funcionamento das instituições da democracia apavora aqueles que com ela não conseguem conviver (Esquerda e extrema-direita). A verdade é que as instituições, que são maiores que partidos e pessoas ainda que entre essas últimas existam aqueles populistas com pretensões caudilhescas, têm por finalidade preservar a democracia garantindo o seu funcionamento e impedindo que fatores internos ou externos venham a miná-la. No caso do EUA, onde existe a suspeita de ligações da campanha de Trump com os Russos, o fato do ex-chefe de campanha do mesmo se entregar representa um fato crucial posto que suas declarações (e nos EUA o benefício da delação premiada é mais amplo que aqui) podem eventualmente resultar em processo de impeachment a ser deflagrado no congresso.

    Enquanto isso aqui no Brasil encontramos quem enxergue no funcionamento regular das instituições um problema, talvez porque prefira que o narcotráfico assuma o Estado tal como se deu na ditadura bolivariana sediada em Caracas, onde o poder é exercido pelo Cartel de Los Soles

  5. Existe muito interesse em colocar a culpa de tudo na Rússia por parte dos EUA. Simplesmente porque a economia americana não suporta ver um país independente que não dá dinheiro para o governo dos EUA. A Rússia não suporta ser vassalo dos EUA e nunca vai ser. Chega ser ridículo essa caça as bruxas contra o povo russo. Está circulando por Whatsapp veiculada pela BBC uma notícia que a Rússia e a China vão invadir todos computadores do mundo no dia 31 de outubro de 2017, tenho um conhecido sionista que está apoavorado, chega ser deprimente. Várias pessoas que conheço subprocuradores, médicos pessoas esclarecidas estão morrendo de medo da Rússia e China, são de origem jewish. Sou pobre, não tenho posses, mas estudei e acho que conheço um pouco do mundo acho que isso é vergonhoso a maneira de acusar uma nação como a Rússia de todos.os males do mundo.

    • A questão Ivan é que existem fundados receios de que os russos de fato tenham interferido nas eleições dos EUA sabotando a candidata democrata pois como todos sabemos ela sempre foi linha dura com as investidas russas contra os interesses dos EUA.

      Entretanto tal suspeita vem sendo investigada pelo FBI que, eventualmente, irá indiciar os possíveis acusados. Isso representa o regular funcionamento das instituições em um Estado Democrático de Direito, algo que algumas pessoas e partidos políticos por essas bandas não suportam. Por isso inventam teses risíveis e desonestas acerca de “tripés judicial/financeiro/ midiático” a persegui-las no intuito de desacreditar as instituições.

      • Pois é, S-88, sabe-se lá quais linhas tortas que se desenha a política ou guerra de informações desses, ou melhor dizendo de todos os países. A minha vã filosofia nunca vai alcançar, nem tenho tal pretensão. Uma coisa eu acredito não existe mocinho, mas não se pode crucificar uma nação inteira.

    • A Máquina Troll says:

      Os eua são na verdade uma grande farsa…falsa liberdade…falsa democracia…falsa igualdade…falsa vida…é com esses ideias que a “potência mundial” é exaltada como FALSO exemplo de nação plena…mas lucraram bilhões com as guerras que promoveram ao longo de décadas pelo o mundo e se auto declararam/titularam o país da liberdade e da esperança mas são imperialistas e expansionista como os ingleses, espanhóis e romanos foram….A PAX ROMANA foi adotada por eles….falsa democracia onde quem realmente manda e da as cartas são os banqueiros e as grandes corporações que exploram o mundo inteiro e espalham/levam a miséria e a fome pelo Planeta….

  6. A Máquina Troll says:

    O que acho interessante neste pais é como tem brazileiros que se auto desvalorizam…não resta duvidas de que existem em nosso pais pessoas de péssima índole, falta de educação e calhordas, mas nossa nação também é constituída de muitas pessoas trabalhadoras, honestas, educadas e hospitaleiras como em qualquer outra sociedade…

    causa vergonha porque isso não representa o nosso povo…não se iludam em achar que estadunidenses, ingleses, etc, são justos e bonzinhos, pois tem tantos maus caráteres lá como aqui…a diferença é que lá ao invés de ficarem julgando seu próprio povo cada um tenta fazer a sua parte como cidadão…não podemos generalizar e sim culpar e condenar quem de fato está errado…valorizem seu povo, sua nação, cultura, costumes e tradições, pois se não serão todos tão calhordas quanto os políticos lesa pátria que desgraçam e sabotam este pais…tem brazileiros mal caráter?..tem, lógico…mas não dá para generalizar…pessoal gosta de exaltar o que é de fora e não se auto valoriza…por isso nunca deixamos de ser uma colônia de exploração!..

    claro que sabemos que temos um grande problema a ser resolvido porém quando alguns dos nossos principais governantes se corrompem sempre há uma “força” gananciosa e ainda mais corruptora agindo nos bastidores que sobrepõe os interesses do povo…a verdade é que países como os eua sabem bem disfarçar seu “jeitinho estadunidense” e quando corrompem pelo menos fazem em favor de toda nação ao contrário dos brazileiros que se “legislam” em causa própria.…

  7. até os states padecem de sua casta de “transnacionais” apátridas. e estao entranhados nas altas esferas de poder tal qual aqui também.

  8. A Máquina Troll says:

    “Quanto mais dinheiro, mais corruptos, mais falsidade, mais deslealdade”

    Michelle Granelle

    • A Máquina Troll says:

      O submisso faz do egoismo a sua miserável pátria e como pária da dignidade, faz da submissão uma redoma para esconder-se da própria covardia, diante do temor da possível ausência do viciante paternalismo…

  9. os subalternos transnacionais de trump fazem pactos secretos com os outros transnacionais russos, e sao oque? legitimos patriotas americanos? kkkk

shared on wplocker.com