Massud Barzani renuncia à presidência do Curdistão iraquiano

O presidente do Curdistão iraquiano, Massud Barzani, anunciou neste domingo (29) em uma carta ao Parlamento da região autônoma que não será mais presidente “depois de 1º de novembro”, em meio a uma crise sem precedentes entre Erbil e Bagdá.

“Depois de 1º de novembro não vou mais exercer minhas funções e rejeito a extensão do meu mandato”, afirma no texto, ao qual a AFP teve acesso.

“Mudar a lei sobre a presidência do Curdistão ou prolongar o mandato presidencial não é aceitável”, ressaltou a autoridade, grande arquiteto do recente referendo de independência, que resultou na perda pelos curdos de quase todos os territórios que reivindicam além da região autônoma.

“Peço ao Parlamento que se reúna para preencher o vácuo de poder, para cumprir a missão e assumir os poderes da Presidência do Curdistão”, continua o fundador desta região autônoma, mas também a pessoa responsável pela sua crise mais grave.

Aos 71 anos, o líder curdo ainda veste o uniforme cáqui dos combatentes curdos (peshmergas), e afirma que “permanecerei como um peshmerga nas fileiras do povo do Curdistão e continuarei a defender as conquistas do povo do Curdistão”.

A carta foi enviada ao Parlamento curdo, que está reunido na tarde deste domingo em Erbil para decidir sobre a divisão provisória de seus poderes até a realização de eleições presidenciais, cuja data ainda não foi fixada.

Várias vezes adiada, a sessão começou salpicada por tensões.

A oposição, notadamente o partido Goran, que defende a renúncia de Barzani e um “governo de salvação nacional”, opõe-se à distribuição dos poderes proposta pelos principais partidos curdos, o Partido Democrata do Curdistão (PDK) do próprio Barzani e seu rival a União Patriótica Curda (PUK), segundo deputados.

Massud Barzani “simboliza o fracasso da política curda e a única coisa que ele tem a fazer é pedir desculpas públicas”, lançou antes da abertura da sessão Rabun Maaruf, deputado pelo Goran.

Os partidários do presidente curdo imediatamente assumiram sua defesa.

O mandato de Barzani, primeiro presidente eleito da região autônoma, expirou em 2013. Foi prolongado por dois anos pelo Parlamento e continuou sem eleição ou decisão formal em razão do caos gerado pela ofensiva do grupo Estado islâmico (EI) no Iraque.

Recentemente, o Parlamento curdo congelou as prerrogativas de Barzani em razão das consequências desastrosas do referendo de independência que organizou.

Esta consulta, onde o “sim” prevaleceu, provocou uma crise sem precedentes entre Bagdá e Erbil.

Bagdá enviou suas tropas para recuperar o controle de todas as áreas fora da região autônoma, onde os curdos se estenderam desde 2003, incluindo a província rica em petróleo de Kirkuk (norte) que poderia assegurar a viabilidade econômica de um Estado hipotético curdo.

Erbil também não conseguiu garantir o apoio internacional que esperava para o seu referendo de independência.

Fonte: Exame

12 Comentários

  1. Ferrou-se. Bloqueado na fronteira iraniana e turca, combatido em Kirkuk por Bagdá… A independência curda morreu antes de nascer… Foi dar ouvidos ao que o Mossad diz, danou-se.
    Estou rindo muito… Muito mesmo.

    • A história não é tão simples assim .
      Os curdos tem língua , costumes e religião próprias . Formam um país homogêneo e estão espalhados por quatro países : Síria , Turquia , Irã e Iraque .
      É um povo que luta por sua independência desde 1918 , quando a Inglaterra fatiou o império turco e os ignorou , pois a região era a rota do comércio com o oriente , satisfazendo portanto a posição dos persas e dos turcos , que mesmo derrotados na primeira guerra , ainda controlavam as passagens marítimas entre a Ásia e Europa .
      Hoje , os oleodutos que vêm do sul da ásia passam por esta região que também é rica na produção de petróleo, como a própria matéria diz ,
      Portanto , países como Russia , Azerbaijão e Irã têm mais interesse nesta região do que o Mossad israelense .
      Aliás , no meu ponto de vista , para os Israelenses é melhor ter os Curdos ali incomodando e tirando recursos de seus tradicionais inimigos .

      • O que resta ao troll quando desmascarado e exposto, além da calúnia espúria e infantil?

        Leonardo, você não chega aos meus pés…
        Vá dormir.

  2. O problema ai.. é surgir um coelho da cartola de última hora, que geralmente é um extremista … e lance o povo a uma aventura no deserto que nem fez Moisés .. só que o final dela … será outro e não bom.
    .
    Israel usou maldosamente a vontade do povo curdo de ser “independente” para atacar o Irã e a Turquia destabilizando aquela região .. desde quando o egoísta e hipócrita do Jacó (Israel ) respeita autonomia territorial dos outros ?
    .
    Corre o risco de aumentar o número de refugiado ( êxodo) para as banda da Europa e os turcos, não irão barrar os Curdos em sues territórios, isso é FATO.
    .
    E o que é pior, o ISIS pode se apossar daquela região facilmente… claro com ajuda da irmandade do mal : EUA ,Arábia Saudita e Israel .

    • O objetivo é esse mesmo: criar mais instabilidade, expulsar os nativos de lá para o Ocidente (mais “diversidade” na Europa e na América), deixar o caminho livre para o Tio Jacó, dividir e enfraquecer os vizinhos, deixar o caminho livre para o Grande Israel até o rio Eufrates (e dar aos curdos-mudos uma terrinha como recompensa).

      Já ouviram falar que os curdos são um bando de nômades que se espalham por aquelas bandas? E eles nem são originalmente dali…Para eles, o mundo não tem fronteiras, então para que um Estado curdo?

    • O objetivo é esse mesmo: criar mais instabilidade, expulsar os nativos de lá para o Ocidente (mais “diversidade” na Europa e na América), deixar o caminho livre para o Tio Jacó para dividir e enfraquecer os vizinhos,e deixar o caminho livre para o Grande Israel até o rio Eufrates (dando aos curdos-mudos uma terrinha como recompensa).

      Já ouviram falar que os curdos são um bando de nômades que se espalham por aquelas bandas? E eles nem são originalmente dali…Para eles, o mundo não tem fronteiras, então para que um Estado curdo?

  3. Os Curdos foram manipulados e se acharam poderosos o suficientes para ocupar territórios importantes e ricos em petróleos no Iraque. Aproveitaram a ocupação do governo Iraquiano em combate ao Estado Islâmico para ocupar áreas importantes no Iraque.Eles não esperavam que o governo central iria agir com força para recuperar esses territórios.
    Kirkuk, que é terra natal de Saddan Husein foi ocupado pelos Curdos, mesmo não fazendo parte do Curdistão.
    Na Síria, os Estados Unidos estão usando os Curdos para ocupar áreas ricas em petróleo e gás na Síria. O futuro dos Curdos é incerto..

  4. Meus caros,

    um mês atrás, após o referendo sobre a independência em 20 de setembro (no qual mais de 90% dos eleitores votaram “sim”), os curdos iraquianos acalentaram tais esperanças! Eles tinham seu próprio exército (milícia “peshmerga”), seu próprio petróleo, seu dinheiro. Erbil (a capital do Curdistão iraquiano) foi considerado um dos jogadores regionais mais poderosos. No entanto, agora Bagdá (ou melhor, provavelmente o parceiro sênior e aliado do Iraque – Irã) mostrou quem é o chefe na casa. unidades do exército iraquiano apoiados pela milícia xiita Hashd Sha’ab lançou uma operação contra os curdos e foram capazes de expulsa-los a partir dessas áreas fora do Curdistão iraquiano. O mais doloroso foi a perda do importante do ponto de vista simbólico da cidade de Kirkuk, bem como o mais importante do ponto de vista material dos campos de petróleo,

    Apesar de a crise não ter sido formalmente formalizada, já é possível resumir seus resultados e distribuir os brincos a todas as irmãs que participaram disso. Então, no acampamento dos perdedores, é claro, o lado curdo. O Curdistão iraquiano não só não realizou sua tarefa, mas contabilizou sérias perdas. O referendo de setembro deveria legalizar todas as aquisições territoriais no Iraque, mas os curdos perderam mesmo o controle real sobre eles. O referendo também levou ao fato de que os curdos brigaram com o parceiro de política externa mais importante – a Turquia.

    Graças aos acordos com o presidente turco, Recep Erdogan, os curdos iraquianos não precisaram depender da logística iraquiana. Eles usaram o território turco para transportar petróleo para o mercado externo e também receberam da Turquia todos os bens, desde alimentos até produtos industriais. No entanto, Erdogan considerou o referendo como um golpe nas costas e emitiu uma série de ameaças contra os curdos, do embargo comercial à invasão. Muito provavelmente, o trânsito turco continuará, mas sua confiabilidade foi questionada.

    Além do próprio Curdistão iraquiano, seu presidente, Masud Barzani, também foi o perdedor. Não é nenhum segredo que a história do referendo foi iniciada pelo Sr. Barzani não só para realizar o sonho secular dos curdos, mas também para fortalecer suas próprias posições no Curdistão iraquiano e aumentar sua própria autoridade. A derrota em toda essa história levou não só a um declínio da sua autoridade, mas também ao surgimento de uma frente aberta diante do clã Talabani e da “União Patriótica do Curdistão” liderada por ele. Estas forças aparentemente em conluio com as autoridades iraquianas (resultado disso seria o abandono por parte das tropas Peshmerga de suas posições em Kirkuk pouco antes do início da chegada das forças iraquianas, expondo assim uma retaguarda…) e no final dessa conspiração pode obter o controle da região do Curdistão.

    Outro perdedor revelou-se como aliado dos curdos iraquianos(os Estados Unidos). Durante esta crise, Washington aparentemente entregou seu aliado curdo a Bagdá. Em primeiro lugar, porque não impediu a ofensiva iraquiana(e o fato de os americanos não saberem sobre o blitzkrieg planejado em Bagdá, é difícil de acreditar).

    Obviamente o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, não atacaria sem que os Estados Unidos fossem informados”. Ao mesmo tempo, na véspera da ofensiva, o Pentágono exortou as partes a “absterem-se de medidas que possam causar escalada da situação”. Em segundo lugar, porque não apoiava os curdos durante a crise, tendo decidido, de acordo com Trump, “não tomar partido”. É claro que os curdos iraquianos são em parte culpados por si mesmos(eles não ouviram a exigência de Washington de não realizar um referendo). No entanto, o desejo de punir os curdos pela desobediência levou a uma derrota estratégica dos americanos.

    A derrota não é que o mundo visse a confiabilidade das garantias norte-americanas, todos conheciam seu preço mesmo antes da situação atual. E nem mesmo o fato de que os curdos acusam os EUA de traição(o que também não é a primeira vez, e os curdos tem que aprender a lidar, como outros aliados dos Estados Unidos, o importante aqui agora é que os Curdos sejam capaz de garantir-lhes pelo menos preservar sua autonomia). O fato é que os EUA mostraram nitidamente sua incapacidade de seguir seu curso escolhido. Afinal, não há muito tempo, Trump prometeu começar de forma adulta colocar Teerã em seu devido. A situação no Curdistão foi uma versão clássica da guerra EUA x Irã na periferia, porque as ações das forças armadas iraquianas deu-se, porque os iranianos queriam resolver o problema curdo e impedi-lo de se tornar um Curdistão iraquiano independente, uma cabeça de ponte para os americanos.

    A cabeça de ponte, que, por exemplo, seria usada pelos serviços especiais dos EUA para provavelmente desestabilizar as províncias curdas do próprio Irã. E os americanos não apenas perderam essa batalha, eles se renderam ao Irã em seu início, sem nem combater. Agora, fica a pergunta, quem depois disso no Oriente Médio está pronto para apoiar os EUA num conflito com Teerã?

    Na verdade, a derrota dos Estados Unidos foi a vitória de Teerã(o lado iraniano em geral foi um dos principais beneficiários dessa crise).

    Não só Teerã infligiu um golpe doloroso aos EUA e destruiu a “cabeça de ponte curda”, na verdade eles também demonstraram a todos a força da diplomacia iraniana. Foi o Irã que costurou o acordo entre Bagdá e o clã Talabani(tanto literal como figurativamente). O acordo em si foi coordenado pelo general iraniano Kassem Suleymani, junto à Talabani. E os representantes de Bagdá assinaram o acordo pelo lado iraquiano, sendo estes os líderes da milícia xiita, Khashd al-Shaabi, que por trás do qual está o Irã. Sendo assim, este é Teerã, e não Bagdá, o que garante que o Iraque atenderá a sua parte do acordo.

    No entanto, é difícil para os próprios iraquianos se queixarem(eles também estão na lista de beneficiários diretos). Bagdá conseguiu recuperar o controle sobre o território mais importante e os campos petrolíferos mais importantes de Kirkuk e, portanto, receber uma fonte de reabastecimento do orçamento. Além disso, eles infligiram um golpe significativo, e talvez até crítico, no separatismo curdo. Ao mesmo tempo, os iraquianos jogaram com muito cuidado. Primeiro, as ações militares do exército iraquiano foram realizadas apenas nos territórios que Peshmerga esgrimiu ilegalmente nos últimos anos e que eles tentaram incluir no Curdistão iraquiano. Ou seja, verifica-se que Bagdá simplesmente tomou o dele.

    Em segundo lugar, imediatamente após a libertação desses territórios, o primeiro-ministro iraquiano ofereceu ao presidente curdo para resolver todas as diferenças restantes na mesa de negociações, sabendo muito bem que depois de uma operação militar bem sucedida os curdos estarão em uma fraca posição de negociação. E será muito difícil para eles fortalecê-lo(os Peshmerga pode dizer o quanto está disposto a recuperar Kirkuk pela força, mas os curdos têm pouca oportunidade para isso). Não é surpreendente que o governo do Curdistão iraquiano já demonstre sua disposição para conduzir tais negociações.

    Naturalmente, os curdos tirarão conclusões de tudo o que aconteceu e, portanto, Moscou também pode ser considerado um dos beneficiários. Não que os curdos restantes estejam prontos para “alugar” um guarda-chuva militar-político russo em troca de contratos de petróleo que já estão concluídos. E, nem mesmo que as empresas americanas, tiradas do Curdistão (tipo a Chevron, que suspendeu seu trabalho nos campos curdos), abriram espaço para negócios com russos. É o fato de que as conclusões corretas serão feitas não apenas pelos curdos iraquianos, mas também pelos curdos sírios. Depois disso, pensar sobre se deve ou não atualmente confiar em alianças com os Estados Unidos para jogar contra os interesses russos em Deir ez-Zor (e, portanto, ser colocado sob o ataque russo-sírio-iraniano-Turco). O que, por sua vez, poderá permitir a Moscou celebrar o triunfo na campanha da Síria mais rápido…

    Grato

    • Pessoalmente acho que os curdos lamentavelmente se apressaram demais, se “afobaram”, ao fazer esse referendo. Era mais interessante ter esperado mais, consolidado-se mais como um território com sentimento nacional para depois ter pensado em independência.

    • Caro Praefectus, a sua intervenção foi clara, objetiva e informativa.
      É justamente isso o que se deu.
      Sds,

1 Trackback / Pingback

  1. Massud Barzani renuncia à presidência do Curdistão iraquiano | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.