Almirante Othon: “Minha condenação interessa ao sistema internacional”

Libertado pela segunda vez, ele rebate acusações e conta a saga da tecnologia nuclear nacional

Um comentário jocoso de um professor do MIT inspirou Othon a idealizar a ultracentrífuga

Carlos Drummond

Pouco antes de ser libertado da prisão na Base de Fuzileiros Navais de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, na quarta-feira 11, pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, 78 anos, encaminhou a CartaCapital as respostas às questões da entrevista a seguir.

Segundo o advogado Fernando Augusto Fernandes, o seu cliente, que é considerado o Pai do Programa Nuclear Brasileiro, é inocente de todas as acusações que levaram à sua condenação a 43 anos de reclusão pela Lava Jato, na ação penal que investiga supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, embaraço a investigações, evasão de divisas e organização criminosa na construção da usina nuclear de Angra 3.

Como é comum na operação, chama atenção Fernandes, um “ouvi dizer” pronunciado por um delator premiado bastou para mandar à cadeia e com pena recorde na Lava Jato, só equiparável àquela do ex-governador Sérgio Cabral, um pesquisador e inventor que dedicou a vida ao País e à alta tecnologia nacional.

“O almirante Othon de fato recebeu cerca de 3 milhões de reais quando era presidente da Eletronuclear, não por ato realizado na presidência da empresa nem relacionado à obra de Angra 3, mas por um estudo feito anteriormente em que empenhou seu conhecimento científico. O detalhe fundamental está aí”, sublinha Fernandes.

“Para constituir crime de corrupção, teria de haver a indicação, pelos delatores, de algum ato que ele tenha realizado como presidente da Eletronuclear, ou anterior a isso, na forma de promessa, que gerasse alguma vantagem. Não existe”, acrescenta o advogado.

A carreira em prol do País, as honrarias que lhe foram conferidas no Brasil e no exterior, a importância estratégica das suas descobertas e a truculência dos inquisidores, que o levaram a uma tentativa de suicídio na cadeia, são narradas abaixo pelo almirante.

CartaCapital: A que atribui a existência das acusações que lhe são feitas?

Othon Luiz Pinheiro da Silva: Não tenho dúvida de que, no seu processo inquisitório sobre os empreiteiros para conduzi-los à delação premiada, o Ministério Público da força-tarefa de Curitiba fez todo esforço para vir à baila o meu nome. Perguntavam especificamente sobre a minha eventual participação. O “ouvi dizer” do Danton Avancini (diretor da Camargo Corrêa, autor de delação premiada) foi a consequência desse direcionamento inquisitivo, pois estavam em pauta apenas as licitações da Petrobras.

CC: A quem interessa a sua condenação a 43 anos de reclusão?

OLPS: Certamente, interessa ao sistema internacional preocupado com o fortalecimento de um dos países integrantes dos BRICS. Os brasileiros transnacionais, muito provavelmente, ficaram satisfeitos com o meu processo e a minha saída do cenário. Considero como brasileiros transnacionais aqueles que, embora tenham nascido neste belo país, gostariam de ser cidadãos de outros países, em particular dos Estados Unidos. Não dão importância aos grandes problemas e desafios nacionais, não se preocupam em resolvê-los e, às vezes, em proveito próprio, não se importam em agravá-los.

CC: Como resumiria a importância do seu trabalho para o País?

OLPS: Fui o gerente-coordenador do programa de desenvolvimento tecnológico que assegurou ao Brasil, com esforço nacional, o domínio das tecnologias de todos os aspectos estratégicos da energia nuclear. Coordenei simultaneamente dois grandes projetos denominados pela Marinha, na fase sigilosa, de Ciclone e Remo. São dois desenvolvimentos diferentes: o primeiro implicou a viabilização, com tecnologia nacional, do enriquecimento isotópico de urânio e de todas as demais etapas do ciclo do combustível nuclear.

O segundo consistiu no desenvolvimento e instalação nuclear para submarinos, incluindo a fabricação, no Brasil, de todos os equipamentos e componentes necessários. Para garantir a qualidade da instalação de propulsão nuclear, foi realizado um programa de testes e verificação experimental sem precedentes na história tecnológica brasileira.

Em nenhuma outra nação a mesma pessoa gerenciou simultaneamente esses dois projetos, ambos com sucesso. Nos outros países, as Marinhas trataram apenas do desenvolvimento da propulsão nuclear. Na diretoria da Eletronuclear, gerenciei a definição do mais moderno programa de construção de centrais nucleares e armazenamento de rejeitos.

Esse programa provocou grande impacto no cenário internacional. Uma evidência disso é o fato de eu ter recebido, em um mesmo dia, na sede da Eletronuclear, as visitas do subsecretário de Energia dos Estados Unidos e do ex-primeiro-ministro da Rússia e presidente da empresa estatal de energia atômica Rosatom, Sergey Kiriyenko. 

CC: Os valores envolvidos nos pagamentos arrolados pela acusação são atípicos para o tipo de consultoria que o senhor costuma prestar?

OLPS: Se forem considerados atípicos é por terem sido muito mais baratos. O estudo inovador Um Porto de Destino para o Sistema Elétrico Brasileiro interpreta as peculiaridades do sistema elétrico do País difíceis de ser entendidas. Implicou transformar matematicamente as vazões de todos os rios nacionais, levando em conta sua variação temporal, na vazão de um único rio hipotético. O mesmo estudo foi feito transformando o estoque de água existente em todos os reservatórios das hidrelétricas nacionais em um único reservatório hipotético.

Esse único reservatório hipotético constitui o estoque regulador de energia elétrica do sistema elétrico nacional. O estudo analisou o consumo de energia brasileiro, que vem aumentando, e estabeleceu hipóteses sobre o crescimento dessa demanda no futuro.

Examinou a utilização da energia das fontes alternativas e demonstrou a necessidade de construção de termoelétricas nucleares ou que usam carvão combustível para, eventualmente, aumentar o estoque regulador de energia e minimizar a utilização de termoelétricas que utilizam óleo e gás como combustível e que conduzem a altos preços da eletricidade. 

O preço cobrado por esse estudo foi de 3 milhões de reais, os mesmos referidos na data de entrega do relatório, em dezembro de 2004. Se compararmos esse preço com os valores cobrados pela equipe de ingleses que modelou o sistema elétrico brasileiro na década de 1990, concluiremos que foi muitíssimo baixo.

Além de que, diferentemente dos ingleses, que transplantaram para o Brasil soluções similares às utilizadas na Inglaterra, onde o sistema é quase 100% térmico e controlado pelo homem, no sistema elétrico brasileiro a maior parte da energia é proveniente de hidrelétricas e fontes renováveis que sofrem as variações que a natureza impõe.

Um Porto de Destino para o Sistema Elétrico Brasileiro preconiza a construção de centrais nucleares para evitar o aumento abusivo dos preços da eletricidade e estabilizar o sistema. Nos trabalhos de consultoria por mim realizados nos 11 anos na Aratec (empresa de consultoria), o valor do homem-dia de consultoria foi sempre dentro da mesma faixa. Os altos valores pagos pela eletricidade pelos brasileiros em 2017 comprovam o estudo por mim realizado em 2004. 

CC: O senhor foi chamado para explicar à Justiça os valores faturados por sua empresa de consultoria?

OLPS: Durante o julgamento, em dezembro de 2015, expliquei os valores que foram questionados. Os representantes da força-tarefa do Ministério Público não demonstraram a menor vontade de entender e um deles considerou Um Porto de Destino para o Sistema Elétrico Brasileiro um pequeno estudo sem relevância que o réu usava como desculpa. No julgamento, tive a sensação de que havia uma sanha condenatória com motivações diferentes das acusações apresentadas.

CC: Quais as principais evidências do seu reconhecimento científico nacional e internacional acumuladas na carreira?

OLPS: Os resultados atingidos nos projetos do ciclo do combustível nuclear e na propulsão nuclear constituem evidências indiscutíveis. O general Douglas MacArthur dizia que na guerra não há substituto para a vitória. Sempre achei que na engenharia e no desenvolvimento científico e tecnológico não há substituto para o atingimento das metas e dos resultados.

Recebi a Grã-Cruz do Mérito Nacional, assim como Cesar Lattes, brasileiro indicado para o Prêmio Nobel, e o brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e precursor da indústria aeronáutica brasileira. Fui agraciado também com o título de Pesquisador Emérito do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, em São Paulo, concedido a poucos ao longo da história do Ipen.

Recebi ainda a medalha Carneiro Felippe, da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Quando me aposentei da Marinha, fui convidado por Pal Schiffer, então um alto dirigente da Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, para trabalhar nessa instituição. Não aceitei porque não seria ético. Eu havia trabalhado por muito tempo no programa nuclear que desenvolvia aspectos estratégicos brasileiros e era considerado, na sua fase inicial, secreto pelo governo do País.

Considerava incongruente trabalhar na AIEA, que inspeciona as atividades nucleares de todos os países. Fui convidado também pelo internacionalmente renomado doutor Hans Blix, diretor-geral da AIEA de 1981 a 1997, para proferir palestra sobre a história da energia nuclear no Brasil desde os seus primórdios. Além disso, recebi convite para representá-lo em um seminário mundial de energia nuclear na Bulgária.

A convite de Bernard Bigot, presidente da Comissão de Energia Nuclear e Energias Alternativas da França, visitei as instalações de Grenoble, onde estavam em curso as principais pesquisas francesas sobre o desenvolvimento de componentes para aproveitamento da energia solar. Com Bigot conseguimos o acordo Brasil-França para o desenvolvimento de componentes e aplicação da energia solar usando o silício de boa qualidade existente no Brasil.

CC: Quais as oportunidades de desenvolvimento científico, como consultor, à sua disposição no Brasil e no exterior ao longo da sua carreira?

OLPS: No segundo semestre de 1994, logo depois do término do tempo de serviço como vice-almirante no serviço ativo da Marinha, após recusar o convite da AIEA, realizei o concurso para pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), elaborado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, e classifiquei-me em primeiro lugar na competição com 16 Ph.D. formados em universidades de outros países.

A CNEN, contrariando a lógica, não me empregou. Como a área nuclear no Brasil, naquele clima de globalização da década de 1990, estava fechada para mim, pelos meus pensamentos nacionalistas conflitantes com o clima “globalizante” do período, resolvi abandoná-la e iniciei as atividades como pequeno empresário.

Durante 11 anos, não me faltaram trabalhos de engenharia e consultoria. Um deles foi o mencionado Um Porto de Destino para o Sistema Elétrico Brasileiro. Nesse período, o trabalho que mais me empolgou foi um encomendado pela Socicam, proprietária dos terminais rodoviários de São Paulo e Rio de Janeiro, entre vários outros. Tratava da concepção de um sistema nacional para transporte de cargas que usasse como célula mater contêineres e explorasse ao máximo a utilização de todos os meios de transporte do País, com ênfase na navegação de cabotagem, subutilizada.

Em 2001, a pedido do professor José Goldemberg, representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Política Energética, coordenei o trabalho de um grupo de engenheiros e técnicos da Fundação da Universidade de São Paulo, que analisou a viabilidade de retomada da construção da Usina Nuclear Angra 3.

O estudo consumiu nove meses de trabalho, foi muito elogiado pelo professor Goldemberg e considerado de melhor qualidade do que os trabalhos equivalentes realizados pelas empresas Iberdrola, da Espanha, e Electric Power Research Institute (Epri), dos Estados Unidos.

CC: Por que a inovação introduzida pelo senhor no setor nuclear é importante para o País?

OLPS: Sozinho, nada realizei. O destino deu-me a sorte de compor uma miríade de pequenas e muito competentes equipes, cujo trabalho deixou o Brasil em patamar igual ou próximo dos países mais desenvolvidos na área de energia nuclear. Quando o Alto-Comando da Marinha me designou para desenvolver o submarino nuclear brasileiro e o combustível necessário para tal, eu era o único oficial com especialização nuclear.

Todo o esforço inicial foi compor equipes e concentrar o trabalho no desafio principal, que era o enriquecimento isotópico de urânio. Fizemos uma opção arrojada na época, que era a tecnologia adotada para as ultracentrífugas, de minha concepção.

Ainda como aluno de pós-graduação no MIT, comecei a conceber a ultracentrífuga logo depois de assistir a uma aula do emérito professor doutor Manson Benedict, o primeiro diretor do Departamento de Energia Nuclear daquela universidade, que, no final, fez um comentário jocoso: “Os brasileiros acreditaram e compraram da Alemanha esse método. O Brasil gastou mais de 1 bilhão de dólares desenvolvendo e construindo em Resende uma usina piloto que usava a técnica jet nozzle e nunca enriqueceu nem 1 miligrama de urânio”.

Com as ideias que tinha sobre ultracentrífugas, a pequena e maravilhosa equipe que tive a sorte de constituir projetou e construiu três ultracentrífugas no Brasil com tecnologia de vanguarda. O trabalho foi iniciado no segundo semestre de 1979 e, em setembro de 1982, produzimos uma pequena ampola de urânio enriquecido e outra de urânio empobrecido.

Foi o maior evento tecnológico do Hemisfério Sul naquele ano. Com um avançado método de gerenciamento de pesquisas que desenvolvi e denominei Sistema Matricial Dinâmico de Gerenciamento de Pesquisas, o aumento do número de equipes e o auxílio da comunidade científica brasileira, o País atingiu a maturidade na tecnologia nuclear.

Nada como uma equipe dedicada trabalhando em um ambiente saudável para atingir os resultados. Quando fui transferido para a reserva, em 1994, a Coordenação de Projetos Especiais da Marinha tinha um quadro de 600 engenheiros e físicos que, somados às equipes do Ipen, totalizavam uma elite de 980 engenheiros e físicos de alto nível. Isso foi muito importante para o País.

CC: Como a sua descoberta repercutiu na comunidade científica internacional?

OLPS: Em 1987, o governo brasileiro, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, comunicou oficialmente o domínio, pelo País, do ciclo do combustível nuclear. Até aquele momento, as atividades tinham caráter sigiloso. Essa comunicação oficial teve grande repercussão internacional.

Em 8 de abril de 1988, com a presença do então presidente da Argentina Raúl Alfonsín e do presidente José Sarney, foi inaugurado o Centro Experimental de Aramar, em Iperó, no estado de São Paulo – onde funcionava o primeiro módulo da usina de demonstração industrial de enriquecimento de urânio –, e assinado um tratado com a Argentina, que previa a inspeção mútua das instalações nucleares dos dois países.

Esse evento teve a mais ampla repercussão na comunidade científica internacional. O pequeno discurso que proferi na ocasião foi o cume da minha vida profissional e da minha realização pessoal.

CC: Como as realizações e o potencial do Brasil na área nuclear são encarados no exterior?

OLPS: O domínio da tecnologia de enriquecimento de urânio e de todas as etapas do combustível, mesmo tendo optado por não produzir artefatos nucleares, tem um valor estratégico militar muito grande.

As grandes reservas uraníferas brasileiras e o domínio da tecnologia têm um significado econômico ainda não percebido pela maior parte dos que trabalham no setor energético brasileiro. Nas reuniões internacionais sobre energia nuclear e em uma reunião para a qual fui convidado na Energy Research and Development Agency (Erda), nos Estados Unidos, em 2010, tive a clara percepção de que as nossas pródigas reservas de urânio e a capacidade tecnológica de utilizá-lo são consideradas muito importantes internacionalmente.

CC: No momento da sua prisão, a quais atividades de estudo e pesquisa necessárias ao seu trabalho de consultor o senhor vinha se dedicando?

OLPS: O trabalho mais entusiasmante era um sistema de armazenamento de combustível nuclear queimado nos reatores, por mim concebido, que estava sendo coordenado pelo brilhante doutor Sergio de Queiroz Bogado Leite, à frente de um grupo de engenheiros da Eletronuclear.

Acredito firmemente que a adoção desse novo sistema de armazenamento de rejeitos nucleares de alta atividade, um dos maiores desafios tecnológicos da humanidade, colocará o Brasil na vanguarda mundial dos países que utilizam a energia nuclear. Esse sistema seria patenteado em nome da Eletronuclear.

A segunda atividade de estudo e pesquisa que eu desenvolvia era conduzida sob a coordenação do doutor Leonam Guimarães e tratava dos estudos de localização das novas centrais nucleares que o Brasil certamente necessitará construir. Esse estudo especificava as características das usinas nucleares e os requisitos que deveriam preencher para evitar acidentes nucleares.

Foi concebido para permitir a execução do programa por grupos privados, mas assegurando baixo preço da eletricidade produzida e o controle estatal brasileiro. A terceira atividade de pesquisa era coordenada por mim utilizando as minhas folgas, férias e fins de semana e tratava do término do desenvolvimento da família de hidroturbogeradores integrados para muito baixas quedas-d’água, da qual detenho a patente.

CC: Que balanço faz do seu tempo de atividade na Marinha?

OLPS: A maior parte do tempo foi muito empolgante. Fui promovido a segundo-tenente do Corpo da Armada em dezembro de 1960 e até 1963 operei embarcado no contratorpedeiro Mariz e Barros. Em 1963, sem planejamento prévio, tive sucesso no concurso para cursar Engenharia Naval na Escola Politécnica de São Paulo.

De fevereiro de 1966 até maio de 1975, trabalhei como oficial engenheiro no Arsenal da Marinha, período interrompido em 1969 para estagiar por um ano na Gibb & Cox, em Nova York, na época a maior empresa projetista de navios de guerra no mundo, que na década de 1930 criara os destróieres classe Cassin, da qual derivou o contratorpedeiro Mariz e Barros.

Fiz estágios de quatro meses no Philadelphia Naval Shipyard e de três meses no estaleiro Vosper Thornycroft, em Southampton, na Inglaterra. De 1966 a 1975, quis o destino que eu fosse escalado para gerenciar os maiores desafios que o Arsenal da Marinha recebeu nesse período, considerado a sua época áurea, onde o nível de atividade foi similar àquele vivido de 1935 a 1945, que englobou a Segunda Guerra Mundial.

Ainda como capitão de corveta, fui chefe da Divisão de Oficinas e responsável pela manutenção dos navios da esquadra por dois anos, época em que todos eles estiveram prontos para operar. Em março de 1973, fui designado chefe da Divisão de Construção Naval para construir os navios de patrulha fluvial que até hoje operam na Amazônia, além de uma dúzia de embarcações de desembarque para fuzileiros navais e seis embarcações de desembarque de carga geral para fuzileiros.

Gerenciei ainda a implantação, no Arsenal da Marinha, do programa de construção das fragatas Independência e União, que continuam a operar. Fui o oficial que gerenciou o maior número de embarcações e navios construídos naquele Arsenal no Pós-Guerra. Aos 35 anos, como capitão de corveta, tive a oportunidade de cursar Engenharia Nuclear no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Em dois anos e 11 meses no MIT, completei 226 créditos estudantis, cerca de 50% a mais do que os alunos que cursam o Ph.D. completam. Ao regressar do MIT, em fevereiro de 1978, o diretor-geral do Material da Marinha determinou que eu fizesse um estudo e um relatório sobre a possibilidade de desenvolver submarinos com propulsão nuclear no Brasil.

O relatório foi entregue no fim de maio de 1978. A Marinha resolveu fazer um estudo maior tendo como referência o meu relatório. Para minha surpresa e perplexidade, em outubro de 1988 o almirantado (equivalente ao Alto-Comando no Exército e na Aeronáutica) decidiu iniciar o programa de desenvolvimento da propulsão nuclear para submarinos.

Recebi duas folhas que, na realidade, eram o resumo do meu relatório e se constituíram na minha missão nos anos em que permaneci no serviço ativo na Marinha, até agosto de 1994. Para evitar que a natural burocracia administrativa naval impedisse de desenvolver o programa, o almirantado me licenciou da Marinha e alocou na Divisão de Estudos Avançados do Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos.

O projeto da Marinha era secreto e eu tinha ordem expressa de não conversar com qualquer oficial da Marinha, só poderia responder às perguntas que os almirantes quatro-estrelas do Alto-Comando fizessem, somente se eles perguntassem e àquilo que perguntassem.

O almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca assumiu o cargo de ministro da Marinha em 1979 e eu tinha a determinação para, em companhia do almirante Mário Cesar Flores, autor do estudo do Estado-Maior, uma vez por mês relatar diretamente ao ministro o andamento do programa. Iniciamos a pesquisa e o desenvolvimento com zero recursos financeiros e zero equipe.

Congregar uma das maiores equipes da história tecnológica brasileira, conseguir recursos em outros órgãos do governo federal além da Marinha, obter o apoio dos governos de São Paulo e da comunidade científica nacional e gerenciar o desenvolvimento tecnológico foi muita emoção, maior do que qualquer outro oficial engenheiro terá oportunidade de ter e que dificilmente outros tiveram nas outras Marinhas do mundo, pois tive de trabalhar na viabilização do combustível nuclear e no desenvolvimento da propulsão em um país com indústria ainda em desenvolvimento. Resumindo, a minha vida na Marinha foi fascinante e desafiadora, pois estive sempre atuando na linha de frente da tecnologia.

CC: Alguns daqueles que trabalharam com o senhor o descrevem como um idealista. Qual conduta sua provavelmente alimentou essa conceituação por parte de ex-colegas?

OLPS: Fui criado ouvindo meu pai, um médico do interior que me ensinou que vivemos em um lindo e formidável país, com um mix racial que, com ensino e aporte tecnológico, poderá muito contribuir para um mundo melhor. Meu procedimento e minha conduta foram sempre acreditar que não sou dono da verdade. Acredito que podemos aprender com todos, todos os dias. Uma boa parte dos companheiros era tão ou mais idealista do que eu.

CC: Como o senhor avalia a sua situação psicológica? Qual a sua rotina diária?

OLPS: A sentença foi dada em tempo recorde, depois da apresentação da defesa por meu advogado, e parece que já estava quase pronta. Ao conhecer o seu teor, que no meu modo de ver foi injusto, e, se as acusações fossem verdadeiras, ainda assim a sentença seria desproporcional tanto para mim quanto para minha filha, vivi dois dias em que tentei, em revolta, renunciar à vida. (Nota da redação: Ana Cristina da Silva Toniolo foi condenada a 14 anos e 10 meses por ser sócia do pai na consultoria que emitiu a nota fiscal do estudo encomendado pela Andrade Gutierrez.)

Depois, felizmente, me aprumei e passei a querer intensamente viver, pois entendi que o suicídio por revolta pela pena infligida à minha filha poderia ser interpretado como confissão de culpa. Na parte da manhã, antes da cirurgia a que tive de me submeter no dia 21 de setembro, fazia exercícios no cárcere e, nos 60 minutos previstos para banho de sol, andava de 5 a 6 quilômetros.

Decidi escrever um livro que relata a história da energia nuclear no século passado, em particular na América Latina. Descrevo a saga que foi o programa de desenvolvimento tecnológico no Brasil, em especial o esforço da Marinha e seus obstáculos políticos. O livro foi manuscrito, pois não tenho acesso a computador e, quando puder, vou digitar e fazer pequenas correções. Tomei gosto por escrever e, no futuro, pretendo produzir outros livros. Ler e ouvir notícias completam o meu tempo.

CC: O que o senhor espera da Justiça brasileira?

OLPS: Espero que deixe de ser direcionada por um pequeno grupo – onde existe a possibilidade de participarem alguns brasileiros transnacionais – e realmente procure aplicar a Justiça. Causou-me muita tristeza ver atuando como auxiliar de acusação, pela Eletrobras, um advogado indicado pela empresa estrangeira Hogan & Lovells, muito ativo. Também muito me entristeceu o juiz repetir várias vezes na sentença o eventual prejuízo da Eletrobras por possível desvalorização das ações na Bolsa de Nova York.

Como o preço de construção de Angra 3, por megawatt instalado, era menor do que construções equivalentes nos Estados Unidos, França e Finlândia, só perdendo para o preço praticado na China, acredito que um dia isso será levado em consideração pela Justiça brasileira. A grande melhora de desempenho da Eletronuclear, transformando-a em uma das melhores centrais nucleares do mundo, certamente contribuiu positivamente para o preço das ações da Eletrobras, mas isso também não foi levado em consideração na sentença.

Fonte: Carta Capital

66 Comentários

  1. “Como o senhor avalia a sua situação psicológica? Qual a sua rotina diária?

    OLPS: A sentença foi dada em tempo recorde, depois da apresentação da defesa por meu advogado, e parece que já estava quase pronta. Ao conhecer o seu teor, que no meu modo de ver foi injusto, e, se as acusações fossem verdadeiras, ainda assim a sentença seria desproporcional tanto para mim quanto para minha filha, vivi dois dias em que tentei, em revolta, renunciar à vida. (Nota da redação: Ana Cristina da Silva Toniolo foi condenada a 14 anos e 10 meses por ser sócia do pai na consultoria que emitiu a nota fiscal do estudo encomendado pela Andrade Gutierrez.). Depois, felizmente, me aprumei e passei a querer intensamente viver, pois entendi que o suicídio por revolta pela pena infligida à minha filha poderia ser interpretado como confissão de culpa. ”

    Meus amigos…tá tudo dominado!…Não adianta mais gritar nem bater panelas… os corruptos, traficantes e outros tipos de bandidos tomaram o Poder… perdemos feio para esses desgraçados….Venho dizendo…O BRASIL NÃO ALCANÇARÁ ESTABILIDADE INSTITUCIONAL DE FORMA PACÍFICA!…. Já estamos na hora da indignação se tornar ação efetiva do povo… até agora conivente e dividido em nome de preferências partidárias que não fazem qualquer sentido….enquanto o povo for bovinamente governado e aceitar tudo esse canalhas irão fazer o que quiserem…

    O fim do programa nuclear brasileiro – A Verdade sobre o Almirante Othon :

    https://www.youtube.com/watch?v=j4QAILPZnWU

    • Até o Jack estripador tem o direito de ter uma justiça justa e sem vícios ideológicos.
      .
      Fica batendo palmas quando se derruba a casa do meu desafeto injustamente até quando chega a vez de ser a minha casa .. ai nesse momento …eu deixo de achar engraçado a brincadeira ..rsrsr … esse filme já aconteceu no tempo do NAZISMO na Alemanha quando se perseguia comunistas e ninguém dizia nada até o dia quando começou perseguir …judeus.
      .
      LEMBRE DISSO, HOJE SÃO ELES … AMANHÃ, PODE SER VOCÊ A BOLA DA VEZ.
      .
      … quando o Macartismo que se instalou em Curitiba passou a prender só corrupto do ParTido ai tudo bem lá em Brasília até o Aécio Neves, o Cunha, Alckmin …o atual presidente dos golpistas …. e vejam só ..até o Japa da PF …todos aplaudiam e execração em praça pública dos petistas… até o dia quando se descobriu que não é só no ParTido que existe corrupto, como imaginavam os paneleiros com nariz de palhado ..rsrsr …que decepção .. os santinhos deles eram de pau oco .. AHAHHAHA.
      .
      A questão mais prudente é defender o direto a liberdade e a justiça justa para TODOS … e não essa mentira que se instalou no judiciário nos seus tribunais medievais … como se fazia no tempo da contra-reforma … onde se queimavam bruxas em praça pública …rsrs .. em uma sociedade escravocrata e conservadora que se queima índio em praça pública ..rsrrs . não é atoa que muitos golpistas .. se queira voltar para o tempo da monarquia antes da lei Aurea ..rsrsr..
      .
      .
      Só um idiota cabeça-oca … ou um mau-caráter imbuído de ódio e preconceitos .. para aceitar essa aberração que se instalou no poder braZileiro
      .
      .

      .

    • Como é que o povo pode se rebelar quando um general insinua claramente que o exército é a favor da política entreguista? O povo deixou de ser bovinamente governado ao eleger o candidato do PT, o resultado foi o golpe.
      Pelos comentários que lemos em diversos sites que tratam de assuntos militares a posição do Gen. é seguida por muitos militares.
      Convém lembrar que nas gravações o Sérgio Machado diz que o exército iria “controlar” os movimentos sociais.
      Enquanto persistir a paranoia anti-PT nos quartéis o Brasil não passa de uma colônia. Já foi colônia portuguesa, inglesa, hoje é norte-americana e brevemente será chinesa.

      • Qual foi a mentira?

        1. Se atualiza cara, os chineses compraram quase todo o que foi oferecido nesse leilão do pré-sal, portanto, quem está tornando o Brasil colônia chinesa é o Temer o presidente de vocês coxinhas.

        2. As gravações do Sérgio Machado, do Gen. Mourão e do Bolsonaro batendo continência para a bandeira dos USA estão na internet é só procurar.
        3. Aqui mesmo, nesse site, já vi comentários de gente defendendo o Bolsonaro e o que disse o Gen. Mourão recebeu o apoio de outros militares ( salvo o engano um deles famoso, já esteve no Haiti).
        4. A paranoia anti-PT é inegável, chegam ao ridículo de dizerem que o PT é um partido comunista, portanto, não sabem diferenciar alhos de bugalhos.
        5. Ponto final. não vou ficar batendo boca com coxinha. não tenho saco pra isso.

    • “Francisco
      29 de outubro de 2017 at 11:05

      Enquanto persistir a paranoia anti-PT nos quartéis o Brasil não passa de uma colônia. Já foi colônia portuguesa, inglesa, hoje é norte-americana e brevemente será chinesa.”

      O BRASIL PARECE QUARTO DE PUTEIRO NA ROÇA…LUZ VERMELHA NA ENTRADA E ALTÍSSIMA ROTATIVIDADE!!!..A canalhice no governo brazileiro é reflexo da inércia de um povo corrupto, sem instrução e marionete dos meios de comunicação!…

    • Sou contra golpes militares, mas desejaria que nossas forças armadas fossem fortes, bem armada e independentes de qualquer influência estrangeiras ( USA, Rússia e China ou qualquer outro que vá mandar em suas casas, no Brasil quem deve mandar são os brasileiros).
      Entretanto, fico decepcionado quando leio matérias onde mostram como os militares brasileiros estão cabisbaixo em relação a tudo o que está acontecendo e pior, pois tem deles como o tal Gen. Mourão que acha que devemos entregar tudo ao gringos. outros como o Bolsonaro bate continência a bandeira dos USA. É ridícula essa demonstração de sabujice. Enquanto o Alm. Othon foi avacalhado e não recebeu nenhum apoio.

      Leiam essa matéria sobre o papel dos militares brasileiros: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/amorim-cabe-aos-militares-a-simples-funcao-de-policia

      • Olha a fonte do cara: Conversa “fiada” do anão sabujo do PT PHA entrevistando Celso “megalonanico”, Amorim, cujo maior feito foi, junto com o aPedeuTa, expor o Brasil ao escárnio mundial com aquele acordo nuclear fajuto de Teerã.

  2. “CC: O que o senhor espera da Justiça brasileira?

    OLPS: Espero que deixe de ser direcionada por um pequeno grupo – onde existe a possibilidade de participarem alguns brasileiros transnacionais – e realmente procure aplicar a Justiça. Causou-me muita tristeza ver atuando como auxiliar de acusação, pela Eletrobras, um advogado indicado pela empresa estrangeira Hogan & Lovells, muito ativo. Também muito me entristeceu o juiz repetir várias vezes na sentença o eventual prejuízo da Eletrobras por possível desvalorização das ações na Bolsa de Nova York.’

    O senado e o congresso se tornaram covil de bandidos que brigam entre si…um querendo derrubar o outro para ficar com a maior fatia do “bolo”, digo, roubo…é políticos, juízes e promotores envolvidos em corrupção e até com o crime organizado…não é preciso nenhum especialista para constatar isso…

    Olha como as polícias são sucateadas intencionalmente, as leis brandas, infratores com inúmeras passagens e soltos a reviria…Todas as instituições e esferas do poder do pais são tomadas por corruptos e bandidos sendo impossível o Estado de Direito os enfrentar…Vivemos em um pais totalmente tomado por instituições e governos corruptos e inescrupulosos…

    Os partidos se tornaram quadrilhas e as instituições se venderam aos políticos corruptos…A cada dia que passa o brazil cai mais em decadência…Em um ritmo acelerado de volta ao primitivismo no processo civilizatório…Dá medo do futuro desse pais…Complicado…O que será das futuras gerações!!..

    • esses … desgraçados que as campanhas de Lawfare deles não tem apenas como alvo a vitima como toda a sua família também…arruinar, destruir e desgraçar a vida de pessoas que não tem nada a ver com nada…vide o caso da Dona Marisa esposa do Lula…que acabou passando mal e morrendo por conta dessas campanhas de Lawfare contra sua família…

  3. só tem anjo no Brasil, todo mundo é inocente

    não temos assassinos, ladrões, traficantes, corruptos…. é tudo uma grande conspiração dos gringos unidos com os ETs greys.

    • Tem muitos sujeitinhos .rsrs .. que saiu na rua com a camiseta da CBF e saiu com panela nas mão jutos com Aécio Neves e o Cunha para protestar contra a corrupção .. que não pensava assim .. você lembra disso .. AleSSandro ? 😉

      • Claro que eu lembro, saíram as ruas pra tirar a boneca de fantoche da Orcrim, e graças a Deus conseguimos, senão estaríamos muito pior nesse momento.

        A frustração do socialista de araque é ver seus corruptos de estimação fora do poder, e seu rei sendo vaiado em todas as manifestações públicas por onde passa, levando meia dúzia de gatos pingados, e agora REZA todos os dias para os coxinhas com a camiseta da CBF sair as ruas por vcs, para protestar e ver se conseguem tirar o resto da corja que ficou no poder, pq os vermelhinhos não tem mais força alguma, estão sem moral diante da população, mas a maioria já percebeu que fazendo isso é fazer a estratégia dos socialistas de araque, então deixa o Temer (que vcs colocaram lá nas urnas) até as eleições em 2018

        até lá, espero que o Temer VENDA tudo e não deixe nada para os corruptos daqui.

      • (…)Claro que eu lembro, saíram as ruas pra tirar a boneca de fantoche da Orcrim, e graças a Deus conseguimos, senão estaríamos muito pior nesse momento. (…)
        .
        Sério AleSSandro ? … sério mesmo ? ..rsrrs … você acha que o braZil hoje está melhor que antes do golpe .. em especial com relação a moralidade na coisa pública como se vê nesse governo dos golpistas .. heheh.. .
        .
        AleSSandro … acredito que muitos paneleiros não foram a rua por dois motivos; .. OU .. é a vergonha de ser chamado na rua como trouxinha .. OU então . que é.a segunda ..rsrs .. é por pura vaidade de xucro … imbuído por uma ideologia estúpida e que não quer dar o braço a torcer, por ter usado o nariz de palhaço, fazendo isso de uma forma convicta …que é um … rsrsr

      • claro que está melhor economicamente, é isso que dói em vcs, o país devagar está voltando a crescer, Temer tá VENDENDO tudo, espero que continue assim pra desespero dos corruptos e seus pupilos que são pagos pra defender seus interesses.

        os coxinhas não tem culpa da INCOMPETÊNCIA da esquerda se não conseguem mais protestar e fazer greves sem DINHEIRO PÚBLICO

        a fidelidade do socialismo tem perna curta rsrs..

        “o socialismo só dura até acabar o dinheiro dos outros”

        Margaret Thatcher

      • AleSSandro .. por mais incrível que te pareça ..rsrsr .. são justamente os comunistas ( chineses) que estão comprando a preço de banana … o braZil do pós golpe .. que ironia do destino ..HAHAAH .. justamente o governo corrupto e golpista do Temer .. que foi apoiado pelos coxinhas .. esses que diziam que o Brasil estava sendo invadido pelos comunistas ..HAHAHAHAH .. olha que os chineses adoram comer cachorro no café da manhã viu ..rsrsr .. abra o olho os comunistas estão chegando ! .. ..HAHAHAHAHAH..

      • que se dane quem vai comprar, vende essa por@# toda, pq brasileiro não sabe administrar nada, só quer roubar o seu próprio povo.

        Quando não tiver mais nada pra essa cambada roubar, ae quem sabe desapareçam do Brasil

        se os chineses saírem fora da linha, quem vai virar comida de cachorro aqui é eles rsrs.. eles podem comprar essa mer#$ toda, mas se eles querem manter o controle, é bom respeitar o povo brasileiro, assim eles podem ganhar o dinheiro deles sem problema algum, não deixando uma migalha pra essa corja corrupta daqui, eu vou ficar satisfeito.

      • (…)que se dane quem vai comprar, vende essa por@# toda, pq brasileiro não sabe administrar nada, só quer roubar o seu próprio povo (…)

        Calma AleSSando … olha a etiqueta, não perca a pose ..HAHAHAHAH.. cuidado com o seu colesterol …HAHAHAHAH….se não..rsrsr … você vai pro SUS e ser tratado por um médico cubano ..HAHAHAHAH..

      • felizmente eu tenho plano saúde, não dependo dessa merda de governo, então não se preocupe eu não vou ser atendido por um médico cubano rsrs..

        já o cidadão mais pobre não tem essa sorte, oq é uma pena, torço por um dia que cada cidadão possa ter o direito de escolher o seu plano de saúde e consiga pagar, para o mais necessitado o Estado brasileiro pague para ele e sua família um plano DECENTE, sem precisar dessa mer#$ falida do sus

      • A grande verdade que muita gente quer esconder é que os paneleiros foram para as ruas com ódio dos negros, mulatos e nordestinos que começavam a galgar os primeiros degraus da melhora de vida. Muitos já concluíram o doutorado.

      • Negros, mulatos e nordestinos foram USADOS pela OrCrim do ABC, que a eles apenas distribuiu migalhas. E os idiotas úteis a serviço da seita ainda insistem nesse discurso de que as pessoas que por justo motivo detestam a organização criminosa (por ser corrupta, autoritária, hipócrita e a maior pregadora do ódio de classes “nestepaiz”) e foram às ruas protestar teriam ódio dos segmentos historicamente discriminados do povo brasileiro.

      • (…)se os chineses saírem fora da linha, quem vai virar comida de cachorro aqui é eles rsrs.. eles podem comprar essa mer#$ toda, mas se eles querem manter o controle, é bom respeitar o povo brasileiro, (…)

        .
        .
        AleSSandro ..rsrs .. para quem saiu com a penela na mão querendo o estado mínimo e reclamando da interferência do estado na economia .. falando que isso era coisa de comunista/ socialista .. realmente está difícil de acreditar ..HAHAHAH ..
        .
        No Capitalismo , na visão dos coxinhas golpistas, o governo não pode intervir no mercado .. lembra ? .
        .
        Pois é ..rsrs .. lembre isso quando a ELETRBRAX nas mão “comunistas” usando a energia como uma commoditie … colocar isso em valores na sua conta de luz .. lembre ..rsrsr …AleSSandro .. fazer gato é uma forma de corrupção ( roubo )

      • vc tá misturando alho com bugalho, misturando política com economia.

        a empresa pode ser chinesa, russa, norte coreana, cubana, oq for, mas as LEIS do país continuam a mesma, se os donos da empresa desrespeitar elas será punido.

        eu não temo das nossas empresas serem vendidas para os chineses, e sim nossas leis, nosso modelo de GESTÃO se tornar comunista, capitche ?

      • (…) vc tá misturando alho com bugalho, misturando política com economia.(…)
        .
        .
        AleSSandro .. não tem como pensar em economia sem a política .. meu filho .
        .
        Todas vertentes econômica, tem a política no meio, pois as leis que rege a economia, em qualquer sistema de governo, seja qual for a sua ideologia, tem o dedo da política.
        .
        Devo então aceitar o fato de que você foi para rua com a camisa da CBF, nariz de palhaço para bater panelas ..rsrs … não foi para combater a corrupção e sim, para tirar um comunista da presidência …HAHAHAH .. deve ser por isso que você votou no Aécio, apoio o Cunha e hoje elogia o governo do Temer .. HAHAHAH … essa vaidade xucra …HAHAHAAH.. .

      • “Alessandro
        29 de outubro de 2017 at 16:25

        até lá, espero que o Temer VENDA tudo e não deixe nada para os corruptos daqui.”

        Vamos vender tudo balatinho pros Chinas….Avante Temer!…

      • Sim, tem que vender tudo para os chinas, americanos, europeus, canadenses, africanos, japoneses e etc, espero que não fique sequer um lápis pra essa corja corrupta roubar.

        Como eu não sou servidor público e muito menos apadrinhado político, não to nem um pouco preocupado, afinal de contas o cidadão brasileiro comum não ganha mer#% nenhuma mesmo, pra mim ninguém dá dinheiro ou desconta nos impostos, agora quem é tá fu… por isso estão com medo com essas vendas, espero que sejam demitidos e tenham que trabalhar para empresas privadas pra ver como é a REALIDADE do brasileiro normal.

        Ae “neguinho” vai ter que trabalhar de verdade e honrar seu salário, pq senão é RUA !!

        Empresário que vá pegar empréstimo bancário em bancos privados, nada de governo ficar dando dinheiro pra essa corja, se for mal administrador e falir, o banco vai lá e confisca e depois leiloa pra abater a dívida, tudo sem interferência do governo, e muito menos com dinheiro público na jogada.

        Brasileiro é sem vergonha e irresponsável, quando o Estado parar de ficar dando dinheiro pra esses empresários e políticos safados, ae eles vão aprender. Até lá que VENDA TUDO, quem sabe nas mãos de gente séria fora do país, o brasileiro aprende alguam coisa que preste que não seja roubar.

        O Temer tá me saindo melhor que a encomenda, até que o vice que vcs votaram tá servindo pra alguma coisa, é isso ae VENDE TUDO TEMER !!

      • “O homem sábio vive na verdade para aprender, já o mentiroso vive na mentira pra sobreviver!”

        Rita de cassia

    • “Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela”

      Adolf Hitler

    • O certo ..é ..” todo mundo é inocente até que se prove o contrário” .. o caso em questão, depois do golpe .. passou a ser dependendo do “juízo” do juiz …” todo mundo é culpado até que ele prove o contrario e o juiz aceite as provas ” .. rsrsr ..
      .
      Cuidado Sr.MIB ! .. corre o risco de um dia … se deixarem as coisas continuar, com está indo .. em um belo dia … ( Que D’us nos livre ) … você ou alguém próximo a você .. topar com um desaJuiZado do estilo de Curitiba …aliás ..é o quê mais está aparecendo de desaJuiZado justiceiro e oportunista no braZil é impressionante …

  4. “Alessandro
    28 de outubro de 2017 at 21:54

    só tem anjo no Brasil, todo mundo é inocente

    não temos assassinos, ladrões, traficantes, corruptos…. é tudo uma grande conspiração dos gringos unidos com os ETs greys.”

    prestem atenção e reparem como de uns tempos pra cá campanhas agressivas e extensivas de ataques veem sendo perpetrados pelos meios de comunicação do pais contra os movimentos pela intervenção militar e o monarquismo…percebam como as épocas do Brasil Império e do Governo Militar são sistematicamente alvos de ataques pelas mídias…isto se deve ao crescimento destes movimentos no pais que ameaçam este governo fantoche de potencias corsárias estrangeiras…neste sentido eles começam a se movimentar e tentar se aproveitar desses movimentos para usa-los para seus fins…começam sistematicamente a se infiltrar nestes movimentos para direciona-los e usa-los para seus fins…vemos cada vez mais dos movimentos subversivos deste pessoal se travestindo de movimentos monarquistas ou usando-se dos movimentos pela intervenção militar para doutrinar as pessoas a um cego e incondicional alinhamento a estrangeiros e sua “política” em detrimento de nossa nação e os interesses dela…doutrinar que nos conformemos em ser uma republiqueta de bananas capacha, submissa e subserviente destas nações estrangeiras…e que este é o melhor caminho para o pais…

  5. “CC: A quem interessa a sua condenação a 43 anos de reclusão?

    OLPS: Certamente, interessa ao sistema internacional preocupado com o fortalecimento de um dos países integrantes dos BRICS. Os brasileiros transnacionais, muito provavelmente, ficaram satisfeitos com o meu processo e a minha saída do cenário. Considero como brasileiros transnacionais aqueles que, embora tenham nascido neste belo país, gostariam de ser cidadãos de outros países, em particular dos Estados Unidos. Não dão importância aos grandes problemas e desafios nacionais, não se preocupam em resolvê-los e, às vezes, em proveito próprio, não se importam em agravá-los.”

    ~~

    “É um pais desejoso de ser reconhecido como igual no concerto das nações mas que tropeça sucessivamente em sua baixa auto-estima. Esta na Educação o “remédio” para o atraso deste pais. O trabalhador brasileiro é sinônimo de garçom ou peão de construção civil. Nossa única profissão exportável mesmo assim não qualificada pela educação formal é como todos sabem a de jogador de futebol. Vencer este complexo de inferioridade reforçado pelos sucessivos escândalos de corrupção nos quais o governo brasileiro esteve envolvido nas últimas décadas só poderá ser satisfatoriamente resolvido através da educação.”

    Manuel Bomfim

    • Este Juiz que o condenou a 43 anos, deve se ter uma Atenção especial para com ele , desconfio de suas atitudes !!

  6. Este homem deve estar em liberdade e prestando serviços aos interesses da nação brasileira !!! brasileira !!! brasileira !!!

  7. o almirante othon é realmente uma pessoa muito inteligente. sintetizou o mal deste país em poucas palavras “brasileiros transnacionais”.

  8. Como o Próprio Almirante Othon falou em uma das suas entrevistas passadas ,foi a um mestre prático em metalurgia conhecida como cachaça, que consegui solucionar um problema que aparentemente estava insolúvel para o funcionamento das centrifugas.Para os que não sabem a criação das centrifugas obrigou a criação de Tiristores nacionais,por que existia só dois construtores a nível mundial ,a Siemens e se não me engano a Hockwell Allen Bradley,uma com fabricas na China e a outra se não me engano no Canada,este dispositivo de contatos sólidos funciona assim ,tem se um gate input que se aplica de 4 a 20 miliamperes, e no output deixa passar em corrente continua ,tensão e corrente, imaginem como se fosse um registro de aguá,vai se liberando a energia de forma linear.A fabrica brasileira fica em Vinhedos interior de São Paulo,já utilizei estes Tiristores para modular resistências de forno de temperar vidros,está sendo vendido para uso aqui no Brasil e tem mais de 10 anos isto,vc que trabalha com automação pode utilizar em algum projeto seu ,não dou mais detalhes pois já não lembro direito a localização da Fabrica em Vinhedos tem * anos que estive lá,memória fraca.
    Agora o Almirante gente não precisam apavorar quem desenvolveu a tecnologia centrifuga de levitação não foi o Almirante,ele apenas gerenciou,basta manter os técnicos e práticos do Projeto no Brasil,outra coisa o problema não é a Lava-Jato o problema é o supremo ,lá eles soltam todos,inclusive o Almirante Othon foi solto está em liberdade,pode usufruir dos seu milhões,também puderá um supremo todo nomeado pelo PT e agora tem um nomeado pelo Temerário,só podia dar nisso.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

  9. ………………o Almirante sabe da ordem “natural” das coisas….felizmente está em liberdade….quando o prenderam queriam desmoraliza-lo e também ao programa nuclear brasileiro…. uma corja de entreguistas……

  10. E mto simples acabar com essa farra,que está acontecendo em brasília,basta em 2018 não votar nestes politicos miseravéis e corruptos que roubam descaradamente nosso querido Brasil.Também expulsar do país Ongs estrangeiras que explorem nossas riquezas e usam o nosso dinheiro,bloquear paises que nos prejudiquem em tds os sentidos:politicamente,econômicamente e tecnólogicamente.Esó assim conseguiremos crescer e ser respeitados mundialmente………………………..

  11. O Brasil só progride quando os globalistas nos largam de lado e se preocupam com a própria vida por causa de alguma guerra ou outra catástrofe.

  12. Só um povo desinformado, juízes safados e uma mídia canalha poderiam ter feito o que fizeram ao Alm. Othon!
    NENHUM país do mundo fez tal coisa a um herói como ele. Muito pelo contrário, pessoas assim são cultuadas como exemplo de vida para os jovens. Outro herói de naipe equivalente é Guilherme Estrela, quem enfrentou desconfianças e descaso, e apesar disso, furou os poços onde ninguém acreditava (inclusive a Shell) e jorrou petróleo de alta qualidade aos borbotões, o vulgo Pré-Sal.

  13. almirante esta com a razão , os estados unidos deram mais um golpe no brasil dessa vez usando um judiciário ineficiente e mais caro do mundo … , e por ai vai o entreguismo
    usou da ignorancia de politicos corruptos como o aecio , temer e por ai vai
    o brasil tem que fazer igual a russia a china e os próprios estados unidos traidor da patria tem que ser eleminado
    e não vamos nos esquecer da rede globo de televisao a midia alinhada aos interesses estrangeiros
    o governo do pt lançou brasil para todos, as na verdade era brasil para os brasileiros ,
    atrasa lado traidor cobra cega tem que morrer na paulada .
    já falei se tivesse um comando em que o oficial passa-se de conscrito recruta cabo terceiro sargento segundo sargento primeiro sargento sub dsub aspirante oficial etc e tal ele seria uma verdadeira cria militar
    tem que começar da base
    ai sim quero ver esses entreguistas fazerem isso que fizeram
    mas hoje essas academias entram os mesmos da mesma familia e ganham promoçao para cargos poderosos enquanto muitos mais guerreiros alem de receber promoçao demorada quando recebem são deslocados para rincão

    para se formar guerreiro tem que começar como praça e ir subindo de graduação com provas das mais diversas e nao essa gosolandia de pular etapa para ajudar filhinho de papai que nem tem jeito de militar
    pois assim vira um cabide de emprego e fas apenas a elite chegar a cargo de comando
    e quando o brasil precisa acontece isso que aconteceu
    deram o golpe no petróleo nas forças armadas na naçao e no povo
    e iss em apenas dois anos de lixo temer e seus entreguistas
    mudando o governo tem que mudar as atitudes de poder soft com esses enteguistas

  14. Um herói brasileiro. Fizeram o mesmo com o pai da bomba Paquistanesa.

    A operação lava-jato é muito suspeita. Após a lava-jato nenhuma empresa brasileira tem capital para participar da privatização do pré-sal e o mentor intelectual do SubNuc está sendo condenado.

    A CIA matou 2 coelhos com uma pedrada só: o pré-sal e o SubNuc que iria protegê-lo. 13 trilhões de dólares privatizado e sem material bélico sua defesa.

    Esperem e verão, vai acontecer alguma tragédia qualquer que tenha a ver com o desenvolvimento do SubNuc. Uma explosão, um incêndio ou algum engenheiro chefe sofrendo algum acidente de trânsito. Vai ser igual o programa espacial.

  15. Todas as carreiras de estado e instituições são aparelhadas ideologicamente…Todo o judiciário é aparelhado por estas facções ditas “da direita”…todos os pedidos de abertura de processos contra os integrantes destas quadrilhas são sempre negadas ou arquivadas até prescreverem…os “condenados” são sempre postos em regime semi aberto ou prisão domiciliar até que as atenções saiam de cima deles e tudo caia no esquecimento…para os soltarem depois…

    tudo não passa de circo e espetáculo de pirotecnia para fazer encenação e dizer que agiram…que fizeram algo e a “justiça foi feita”…o resultado de tudo isso é o crime organizado que toma conta do pais…é o PCC infiltrado …os mais de 500 mil presidiários deste país devem estar se perguntando na cadeia: “O que é que eu estou fazendo aqui com tanto bandidão pior solto lá em Brasília?”…rs…

  16. é juiz que dá carteiraço…é juiz que fura fila ou não paga multa porque é “otoridadi”…é juiz que vende sentença pra bandido ficar livre…é juiz que trabalha pra facção criminosa…Na Turquia foram mais de 2 mil juízes pra CADEIA…..ACORDA BRASILLLLL…

  17. “STF decide mandar ex-assessor de Perrella, primo e irmã de Aécio para prisão domiciliar

    Felipe Amorim e Gustavo Maia

    Do UOL, em Brasília

    20/06/201716h09 > Atualizada 20/06/201717h58”

    a cambada que votou no noia traficante, que bateu panela na janela, que se ajoelhou diante dos patos infláveis do Skaf, que vestiu a camisa do 7 a 1 e cantou o hino nacional na porta da Fiesp os meus parabéns!…vocês conseguiram entregar o pais à maior quadrilha organizada que já se teve notícia desde o governo militar…

    na Política Brasileira o réu não precisa provar sua inocência… basta ter foro que é inocentado…fatos… gravações….. denuncias …tudo isso é irrelevante… e quando vai preso passa um mês na cela e sai pelas portas da frente com uma tornozeleira de brinquedo…

    Nestor Cerveró se impressiona com impunidade da corrupção tucana :

    https://www.youtube.com/watch?v=qyC6A6uh504

    PSDB = Pronto Socorro dos Bandidos….

  18. Políticos envolvidos em corrupção, por partido segundo o TSE:

    1º) Democratas DEM – 69
    2º) Partido do Movimento Democrático Brasileiro PMDB – 66
    3º) Partido da Social Democracia Brasileira PSDB – 58
    4º) Partido Progressista) PP – 26
    5º) Partido Trabalhista Brasileiro PTB – 24
    6º) Partido Democrático Trabalhista PDT – 23
    7º) Partido da República PR – 17
    8º) Partido Popular Socialista – PPS – 14
    9º) Partido dos Trabalhadores PT – 10
    10º) Partido Progressista Brasileiro PPB – 8

    Será mesmo que esse pessoal tão indignado e revoltado assim esta contra a corrupção em geral ou a que só envolve os políticos do pt?!….o que parece é que a maioria não estão preocupados com a corrupção e sim com o PT…Enquanto a fila do desemprego aumenta estes carniceiros ficam defendendo corruptos do erário público e blindando os bandidos do seu partido…

    “aviãozinho do psdb” não tem bandido de estimação…. tem um zoológico de bandidos de estimação…….

  19. Os canibais do norte pediram a cabeça de TODOS os donos de grandes empresas Brasileiras…já meteram a mão na Base de Alcântara no Maranhão, querem o espaço aéreo, os portos, aeroportos, estradas, usinas de álcool, refinarias, TODO O PETRÓLEO, e já aprovaram leis que permitem ROUBAR grandes proporções do Território Nacional, mais de 2 mil kms quadrados…além da mais de 100 mil ONGs na Amazônia que são piores que abutres em cima da carniça…parabéns a todos os brazileiros que fazem isso possível!!!!…vocês são os idiotas úteis que de tão idiotas…não sabem que são úteis..nem quem os utilizam…

    • só faltou combinar com os chineses rss… pois eles estão comprando tudo e os americanos estão chupando os dedos

      ah meu Senhor essa esquizofrenia com os americanos é hilário !

      cuidado antes de dormir olha debaixo da cama se não tem um americano te vigiando rsrs..

      e não esqueça da campanha #VENDETUDOTEMER vamos apoiar

  20. “É preciso admitir que a guerra contra as drogas fracassou e que as consequências “indesejadas” dessa luta foram desastrosas na América Latina. Por isso, continuar com esse combate é ridículo. Descriminalização é um ato de civilidade. O usuário não pode ser posto na cadeia. Estamos na mão da discricionariedade da polícia”

    FHC

    Apologistas de Drogas, traficantes, corruptos, entreguistas, apátridas…estes são os representantes da “direita conservadora” deste pais…rs…

  21. Eu não conheço o Almirante Othon, mas recuso-me a crer que as acusações a ele imputadas sejam verdadeiras , um homem que deixará um legado que certamente o colocará entre os grandes cérebro dessa nação, que poderia estar vivendo no primeiro mundo, como muitos outros fazem após servir-se de nosso povo, não pode ter cometido tais crimes! Eu o tenho como um herói dessa nação que tentam destruir !

  22. QUE DEUS POSSA DAR VIDA LONGA A ESSE GÊNIO BRASILEIRO, PRESO INJUSTAMENTE A MANDO DOS SENHORES DO MUNDO QUE NÃO QUER O DESENVOLVIMENTO NUCLEAR E ATÔMICO BRASILEIRO

  23. “É dever de todo o homem bom ensinar aos outros onde está o bem, que pela malignidade ou dos tempos ou do destino, não lhe foi possível realizar. Pode acontecer que, deste modo, tendo tantos capacidade para o fazer, pelo menos algum deles, mais protegido do céu, o possa operar.

    E isto digo-o porque amo a minha pátria mais do que a minha alma;

    e isto digo-o por ter uma experiência de sessenta anos. Não creio que tenhamos algum dia sido mais cruelmente provados do que hoje. Precisamos da paz, e não podemos deixar de estar em guerra.”

    (Maquiavel)
    —-

    Obrigado Vice Almirante Othon!

  24. Prefiro ser ridicularizado por ser patriota do que não ter uma pátria. Já que a tenho, defenderei…do meu jeito…para que não seja subjugada à tirania, à corrupção e ao escárnio…Quem ama sua pátria ama a si mesmo…Enquanto o amor ideológico for maior que o patriótico, interesses individuais prevalecerão sobre coletivos…

  25. “Enquanto o amor ideológico for maior que o patriótico, interesses individuais prevalecerão sobre coletivos…”

    E ao final reverte,
    quando uma coletividade nacional defende seus interesses maiores. Os interesses individuais das pessoas desta nação terão maiores chance de prosperar…

1 Trackback / Pingback

  1. Almirante Othon: “Minha condenação interessa ao sistema internacional” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.