Violência eclode enquanto catalães votam em referendo para deixar a Espanha

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que declarou o voto ilegal, disse em meio a uma das maiores crises políticas da Espanha em décadas que vai convocar conversas com todos os partidos para “refletir sobre o futuro”, mas o diálogo sobre a Catalunha será “dentro da lei”.

“Não podemos permitir que 40 anos de harmonia sejam lançados ao ar por meio de uma chantagem de toda a nação”, acrescentou. “Espero que agora eles desistam do caminho que, como já foi visto hoje, não leva a lugar nenhum”.

Mais cedo, as ruas da Catalunha, uma potência industrial e turística que responde por um quinto da economia espanhola, entraram em ebulição quando a polícia nacional fechou locais de votação fazendo uso de cacetetes e arrastando os eleitores para longe. A ação atraiu críticas em casa e no exterior.

Autoridades catalãs disseram que mais de 840 pessoas ficaram feridas nos confrontos com a polícia e o Ministério do Interior espanhol disse que 12 policiais foram feridos.

“Eu proponho que todos os partidos políticos com representação parlamentar se encontrem e, juntos, reflitam sobre o futuro que todos enfrentamos”, disse Rajoy em um pronunciamento televisionado. No entanto, manteve sua posição firme contra a independência catalã e elogiou a polícia.

A polícia de choque espanhola entrou em estações de votação em toda a Catalunha, confiscando cédulas e documentos de votação para tentar suspender um referendo proibido sobre a divisão da Espanha.

A polícia arrebentou portas para forçar a entrada nos locais de votação, enquanto catalães gritavam “Fora forças de ocupação” e cantavam o hino da rica região. Em um incidente em Barcelona, ​​a polícia disparou balas de borracha.

O referendo, declarado ilegal pelo governo central da Espanha, lançou o país em sua pior crise constitucional em décadas e aprofundou um racha centenário entre Madri e Barcelona.

Apesar da ação policial, filas com centenas de pessoas foram formadas em cidades e vilas em toda a região para votar. Em um local de votação em Barcelona, ​​pessoas idosas e crianças tiveram preferência na entrada.

“Estou tão satisfeito porque, apesar de todos os obstáculos que colocaram, consegui votar”, disse Teresa, uma aposentada de 72 anos em Barcelona, ​​que ficou em fila por seis horas.

A votação não tem status legal, já que foi bloqueada pelo Tribunal Constitucional da Espanha e por Madri por estar em desacordo com a Constituição de 1978.

Contudo, o chefe do governo regional catalão no domingo abriu a porta para uma possível declaração de independência da Catalunha, ao dizer que enviaria o resultado do referendo para o Parlamento catalão.

“Neste dia de esperança e sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito de ter um Estado independente sob a forma de uma república”, disse Carles Puigdemont em um pronunciamento televisionado, cercado por membros de seu governo.

“O meu governo, nos próximos dias, enviará os resultados do voto de hoje ao Parlamento da Catalunha, onde reside a soberania do nosso povo, para que possa agir de acordo com a lei do referendo”, disse ele.

A lei do referendo prevê uma declaração unilateral de independência pelo Parlamento regional da Catalunha se a maioria votar para deixar a Espanha.

Os resultados preliminares apontam que uma esmagadora maioria votou pela independência catalã

Uma minoria de cerca de 40 por cento dos catalães apoia a independência, mostraram as pesquisas, embora a maioria queira um referendo sobre o assunto. A região de 7,5 milhões de pessoas tem uma economia maior que a de Portugal.

É altamente provável que o voto “sim” vença, considerando que a maioria daqueles que apoiam a independência deveriam votar, enquanto a maioria daqueles que são contra não compareceriam.

GRANDES MULTIDÕES

Organizadores pediram que os eleitores comparecessem antes do dia amanhecer, na esperança de que a primeira imagem da votação fosse de grandes filas.

“Isto é uma grande oportunidade. Eu esperei 80 anos por isso”, disse Ramon Jordana, de 92 anos, ex-motorista de táxi que estava aguardando para votar em Sant Pere de Torello, uma cidade aos pés do Pirineus e um bastião pró-independência.

Em outros lugares, as pessoas não conseguiram acessar as urnas. Em uma cidade na província de Girona onde o líder catalão deveria votar, a Guarda Civil destruiu painéis de vidro para abrir a porta e fazer uma busca por urnas.

Puigdemont votou em uma cidade diferente da província. Ele acusou a Espanha de violência injustificada para impedir o voto e disse que isso criou uma imagem ruim da Espanha.

“A violência injustificada, desproporcional e irresponsável do Estado espanhol hoje não apenas falhou em parar o desejo dos catalães de votar… mas ajudou a esclarecer todas as dúvidas que tínhamos que resolver hoje”, ele disse.

Nicola Sturgeon, líder pró-independência da Escócia, que votou para permanecer como parte do Reino Unido em um referendo em 2014, disse que ela estava preocupada com as imagens que estava vendo na Catalunha.

“Indiferentemente das visões sobre a independência, nós devemos condenar as cenas que estão sendo vistas e pedir que a Espanha mude de direção antes que alguém seja seriamente ferido”, disse ela no Twitter.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, tuítou: “A violência nunca pode ser a resposta! Nós condenamos todas as formas de violência e reafirmamos nosso pedido para um diálogo político”.

A vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Saenz de Santamaría, disse que a polícia agiu de maneira proporcional.

“Nós fomos forçados a fazer algo que não queríamos”, disse Enric Millo, representante do governo central na Catalunha, em uma coletiva de imprensa.

Um analista disse que as cenas vistas na Catalunha no domingo tornam mais difícil para Madri e Barcelona encontraram uma saída.

“Eu acho que isso vai deixar os confrontos mais intensos e ficará mais difícil encontrar uma solução”, disse Antonio Barroso, da Teneo Intelligence.

Os mercados reagiram cautelosamente mas calmamente à situação até agora, embora a agência de classificação de risco S&P ter dito na sexta-feira que as tensões prolongadas na Catalunha podem atingir as perspectivas econômicas da Espanha. A região responde por um quinto da economia espanhola.

Fonte:Reuters

104 Comentários

  1. O separatismo não só corre lá na Europa como que ocorre na Ucrânia e a chegada vez da Espanha e provavelmente será a Itália ,Inglaterra (escócia,Irlanda ) . Aliás, esse movimento separatista … também acontece no braZil,como por exemplo. o Sul é meu país .. que terá o seu referendo para esse mês.
    .
    O movimento similares como o do Sul se multiplica no braZil, basta vê outros como é o Nordeste é o meu pais , já se manifesta também com esse proposito que faz o Sul … que aliás, tais movimento separatistas no braZil, por questão politica e conveniência, se articulam juntas para esse propósito.
    .
    No caso da Espanha, isso que ocorre pacificamente, pode ocasionar em uma guerra civil … igual que ocorre na Ucrânia .

    • Duvido que exista uma guerra civil, porque para começar Catalunha não tem exercito.

      Seria um pais e um exercito contra um povo pacifico e desarmado, e com o anhadido que seria dentro do seio da UE.

      Tu acreditas que isso seria permitido?
      Um massacre dentro dela quando eles criticam a outros paises?

      As vezes parece que o pessoal se esqueçe das peculiaridades de cada movimento, que no caso da Cataluña que é un claro e massivo movimento social (ademais de politico)

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        3 de outubro de 2017 em 20:44

        Sempre soube que vc gosta de um TERRORISTA… é só ver o amor que vc nutria pela ogra assassina de economias, ex agente cubana, dilmanta…

      • primeiro eu acredito sim , procura saber sobre a guerra civil espanhola e vera que são a mesma região então guerra pode acontecer sem o outro ter um exercito acho isso ate mais fácil
        mussoline invadiu a etiopia , com guerreiros nativos ,a historia mundial esta ai

        sobre a imprensa europeia ela estaria divulgando um atentado em israel com uma bombinha de 10 ,e ficaria os meses inteiros fingindo não estou vendo nada ,isso se chama interesses ,

        sr lucena o pais basco fica no norte da espanha e a Catalunha no sul da espanha são regiões distintas e de dialetos diferentes

  2. O Sul é meu País –> Uma tremenda piada.
    Sou de Curitiba, sulista e brasileiro!!!!!!!!!!!!!! E com muito orgulho!!!

    Este LIXO SEPARATISTA, não responde por todos os sulistas.

    É um grupinho vagabundo, preconceituosos, que deveriam pegar o navio e retornar para a terra de seus avós.

    Brasil, para os brasileiros!!

    • A unica piada aqui é você camarada. Julga o movimento e o acusa de algo sem sequer justificar ou usar alguma logica ou argumento para sustentar seu ponto de vista.

      Novamente isso faz o único preconceituoso e lixo aqui ser você!

      O movimento separatista no Brasil vai ocorrer, cedo ou tarde, isso é um processo irreversível. Ser sera com sangue ou pacifico so o tempo dira.

      O que você diz mesmo certas classes diziam sobre a separação do atual uruguai na época do Brasil império e veja o resultado.

      Da próxima demonstre mais respeito antes de sair dando pedradas nos outros

  3. Sou sulista e favorável à ideia do Sul formar outro país, o que não pode continuar por exemplo é o Paraná ser o quarto estado a mais pagar impostos na federação e o vigésimo sexto na hora de recebe-los de volta, enquanto o Maranhão é o vigésimo sexto na arrecadação de impostos e o quarto que mais recebe impostos do governo, o que não pode é os sulistas pagarem a maior taxa de luz do Brasil, enquanto produz a energia mais barata ( hidroelétricas), enquanto o Nordeste paga a energia mais barata do Brasil e produz a mais cara (termoelétricas), então os sulistas e centro-sul não podem ser responsáveis por sustentar o Nordeste, se os nordestinos votam em políticos corruptos e idolatram ladrões, cabe a eles pagar as consequências por isso, ou esses políticos corruptos acórdão para a realidade e fazem outro pacto federativo e dão mais poderes aos estados, deixando que eles fiquem com seus impostos e decidam suas leis como ocorre nos EUA por exemplo, ou o separatismo é a única via, chega de bancar políticos ladrões seja eles de onde forem, eu não vejo o Brasil como país, mas sim como uma grande Fazenda cheia de escravos que trabalham o ano todo para sustentar meia dúzia de políticos corruptos, enquanto o resto do povo morre nas filas dos hospitais em um dos maiores genocídios da atualidade, como ser nacionalista em um estado que só me assalta o tempo inteiro ? Isso realmente é uma nação? Eu tenho algum motivo pra ter orgulho dessa nação? Que só me rouba ?

    • Sr.MIB
      .
      Hoje uma coisa que os globalistas mais temem é soberania,nacionalismo, patriotismo ..etc .. etc
      .
      Basta vê a forma como este se comportam com tudo que tenha um sentido nacionalista, como a Cultura e as tradições inerentes de cada povo, basta vê como a cultura loca é massacrada por cultura estrangeiras, geralmente as anglo Saxônica.
      .
      O Brasil é um continente com sua diversidades culturais e mix de raça, fica muito difícil quando vem um general maçom pregar algo que vá de encontra a cultura brasileira e a sua condição diversidade racial e cultura uma coisa que essencial para a existência da nação brasileira….Ou quanto … se toca fogo em um ser humano … só porque é Índio … ou persegue outros .. só porque é negro, basta vê pelos modos e forma que muitos desses globalistas( supremacistas ) demostra isso como forma preconceituosas quando se refere aos outros … chamando de ” macaco ” , e isso se vê nas arenas esportivas e em sites .
      .
      A divisão entre tais culturas se intensificou, principalmente por grupos globalista que tem por trás multinacionais e tais supremacistas que aliás se prolifera nos quatros cantos do ocidente, basta vê estes nos EUA e na Europa.
      .
      Para mim, visto posto disso tudo … a vida é muito importante … e qualquer coisa que evite a uma derramamento de sangue entre irmão é válido e … NADA ! …. é mais valioso que a vida e a liberdade .. principalmente de expressar-se politicamente .

      • Percebe como seu discurso é antagônico? Nacionalismo, patriotismo….etc Se determinado povo quer se separar uma das causas pode ser porque esse povo se identifica mais entre si do que com o restante da nação ao qual são obrigados a estar. O ser humano é algo complexo, e nos identificamos de todas as formas possíveis: culturalmente, socialmente, sim. Negar isso é ser um politicamente correto no minimo ignorante. Ora, se determinado povo quer se separar, que separe por vias diplomaticas, pois a isso chamamos auto determinação dos povos. Quando vc obriga um povo a viver sobre a custodia de um poder centralizador o qual o mesmo não quer se sujeitar isso se chama autoritarismo e opressão

    • E vc MIB, acha que dividir irá modificar alguma COISA??

      Veja o Estado do Paraná, está individado.

      Claro o governador do Paraná é nordestino!!!

      Sim, a divisão de tributos não é JUSTO, mas, não significa que tem que SEPARAR.

      Acredito que o Paraná, nosso glorioso estado deveria receber mais pelo que produz, mas, não significa que eu ache que tem que separar o PARANA do Brasil.

      E outra coisa, políticos ladrões, não existem apenas no Nordeste.

      Posso te garantir, que existem políticos corruptos aqui no Paraná.

      A causa da separação, é imoral e vergonhosa, e basta ver no que vc escreveu para ver, que são preconceituosos.

      Me diga, é culpa do nordeste a SECA???
      E culpa do nordeste, neste país não existir projeto de ESTADO??
      Enfim, para resumir, se uma loira de SC, aparecer grávida, com certeza será um nordestino o culpado!!!

      Eu acredito que o poder é muito centralizado no Brasil, mas, não significa que tempos que separar!!

      É uma questão de reivindicação, dos estados do SUL se unirem e pressionarem para mudanças.

      Veja por exemplo, o número de senadores do SUL do Brasil. O nordeste tem muito mais, imagina os Deputados Federais.

      Sim, concordo com vc a respeito da divisão dos impostos arrecadados, discordo da causa da separação, e também que no nordeste só tem político ladrão.

      Engano seu, vc não conhece nada.

      Sou patriota, e acredito neste país. Será um dos maiores países do mundo ainda. Mas, temos que modificar algumas coisas.

      • Se você quer uma descentralização esse é mais um motivo pra apoiar o movimento, pode ser que não se separe, mas pelo menos abre o olho de um galera lá de cima pra verem o que somos capaz.

      • Sr. Fernando, de acordo. não sou nordestino, meu pai sim, . meus avós paternos são sírios, e meus avós maternos italianos. Tenho muito orgulho disso e tenho orgulho de ser brasileiro. O Nordeste não é o que pensam muitos há gente inteligente , trabalhadora e que ajudou e muito construir este país, principalmente o sul e sudeste. se há preconceito são de certos indivíduos que não se ilustram apenas criticam. O problema da corrupção e do roubo não pode ser generalizado aos nordestinos. Querem separar então coloquem uma bandeira e saiam defendendo em praça pública ou se candidatem á deputados e solicitem via uma constituinte. Odeio os politicamente corretos ou àqueles que culpam os outros pela própria incompetência.

      • respondendo pelo Mib: eu não acho, eu tenho certeza. So o fato da separação tornaria a maquina publica mais enxuta e próxima da população. Mas agora eu pergunto: E você como garante que um pais descentralizado não vai ser melhor que o atual? A atual situação fiscal do Parana diz muito pouco sobre o potencial de descentralização, na verdade a situação econômica publica dos estados do sul tem a haver com um efeito colateral justamente desse sistema centralizador

      • E como você garante que um território menor torna a máquina mais enxuta e próxima da população?

        Os governos de Estados menores (Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba, etc) conseguem tal proeza por esse motivo? Eles são diferentes do resto do país?

        Estados norte-americanos grandes (Texas, Califórnia, Alaska, etc) conseguem isso?

        O que importa é o tamanho do território ou os centros de decisão estarem próximos ao povo, como municípios, por exemplo, numa administração mais descentralizada?

    • MIB, os teus argumentos são justos e verdadeiros. Durante muito tempo eu também defendia a separação da Região Sul… Até que, durante uma eleição presidencial no Paraguai, o então candidato à presidência naquele país falou em entrevista a uma rádio local que a América hispânica só teria sossego quando ELES conseguissem fracionar o Brasil em nações menores e mais fracas (general Lino Oviedo, falecido em um acidente de helicóptero muito suspeito dias após essa entrevista). Desde então eu me pergunto: por que nós faríamos o serviço sujo para os nossos vizinhos invejosos e ressentidos? Somos sim, uma potência, apesar do chororô dos que tem síndrome de viralatas e sempre nos colocam como “povo inferior”… Continuo achando que Brasília deveria ser bombardeada até os alicerces, mas a independência de estados e regiões não nos serve. Defendo sim, a AUTONOMIA dos estados para gerir os seus recursos.

      • Nossos vizinhos hispânicos só esperam um enfraquecimento maior nacional para nos invadir e nos tomar tudo o que puderem.

        São invejosos e ressentidos, sim! E briguentos!

        O Paraguai ainda tem o maldito Solano Lopez como um herói nacional, um cara que arruinou o país deles com uma guerra estúpida e provocada por ele com ataques e invasões aos seus vizinhos.

        Para eles, não somos “hermanos”.

        Deveríamos nos isolar deles, sair desse Mer#osul e levar nossa vida.

        Basta uma federação com uma política tributária justa para acabar com a gastança inútil e a exploração de uns estados por políticos safados de outros.

        Demagogia com estados pobres é oportunidade para roubalheira (só chega uma parte aos seus destinatários). A oligarquia desses lugares é a mais corrupta e larápia, e usam seus cidadãos como gado de corte.

        Continuem dizendo idiotices do tipo “Tal Região é o Meu País” – a ONU e os globalistas agradecem.

        No meu estado, também produzimos eletricidade farta, mas também pagamos as contas das mais caras. A arrecadação de tributos bate recordes, mas o dinheiro some. Ninguém aqui fica dando uma de separatista birrento.

        Na Catalunha, tem mão de globalista nisso. E, provavelmente, de socialista.

    • MIB

      eu tbm sou do Sul, mas não sou a favor do separatismo, mas estou de pleno acordo com vc, tbm to cansado de ver nossos estados pagar mais impostos, pra sustentar outros estados que geram menos arrecadação, como se tivéssemos culpa disso

      Ou se corrija isso, ou não vejo outras saída para o país

  4. E tem outra coisa, me digam.

    Quanto de imposto os senhores pagam a nível municipal e estadual???

    Somos assaltados não apenas pela Governo Federal, mas, por todos.

    Por isso sou contrário a causa da divisão do sul do Brasil.

    Primeiro: Sou PATRIOTA
    Segundo: AMO ESTE PAÍS
    Terceiro: AMO NOSSOS SÍMBOLOS NACIONAIS, BANDEIRA, HINO, ETC.
    Quarto: AMO NOSSA DIVERSIDADE CULTURAL E ETNICA.
    Quinto: ACREDITO NESTA NAÇÃO. MESMO QUE ME SINTA ROUBADO AS VEZES PELOS POLÍTICOS.
    Sexto: TENHO FÉ NESTE POVO E PAÍS.
    Sétimo: SOMOS O MELHOR PAÍS PARA SE VIVER.

    • Nos anos 70 eramos a Belindia, mudou algo?

      Hospitais dignos da Africa
      Violencia digna de paises em guerra civil.

      E a pergunta mais importante:
      Já viveu em que paises pra fazer a setima afirmação?

  5. Publicado de Gilberto Maringoni no Facebook
    Espero que os colegas coloquem a ideologia política de lado e consigam propor uma boa discussão sobre o a questão

    “DÚVIDA SINCERA SOBRE A CATALUNHA

    Confesso: quanto mais leio, menos consigo formar opinião sobre a independência catalã.

    Deploro e repudio a violência estúpida do governo Rajoy contra os independentistas. Deploro a campanha terrorista que ele e a direita espanhola fizeram nos últimos meses. As cenas vistas hoje em diversas cidades da região merecem condenação mundial.

    Dito isso, confesso não entender as razões para a independência de uma região que já tem – dentro do arranjo federativo espanhol – autonomia de governo, de instituições, de língua e de cultura em geral.

    A Catalunha não é uma nação oprimida como várias na periferia do mundo. Não é uma Palestina. Não é subjugada a um governo central que a cerceava, como nos tempos do franquismo. Conforma, depois de Madri, a área mais rica da Espanha.

    Uma das demandas catalãs é indefensável em um pacto federativo democrático. Trata-se de que, apesar de produzir cerca de 20% do PIB espanhol, recebe de volta menos do que isso. Reclama de subsidiar zonas mais pobres.

    É algo que se assemelha aos que, em passado não distante, bradavam pela separação de São Paulo do resto do país. Alegavam que o estado seria uma locomotiva que puxava 22 vagões vazios. Salvo melhor juízo, lembra o movimento “O sul é meu país”.

    O nacionalismo na periferia do mundo é em geral progressista, anticolonial e antiimperial. Na Europa, sempre foi excludente em relação ao estrangeiro e xenófobo.

    A contrariedade ao governo do PP não é também argumento convincente. Talvez a luta contra ele – que é episódica e conjuntural – até se enfraqueça com a saída da região.

    Embora a maior parte da esquerda espanhola defenda a independência, não entendi qual a vantagem para os trabalhadores. Os motivos da pauperização e do desemprego na região – aumentados desde 2008 – não estão na manutenção ou não da Catalunha, mas nos programas duríssimos de austeridade emanados de Madri.

    Repito: a dúvida é sincera. Não consigo ter uma posição mais acabada sobre essa questão e gostaria de conhecer argumentos de parte a parte.”

    • Fabio, o problema lá na Catalunha, é justamente esse.
      IDEOLOGIA.

      Eu acredito que está divisão é sem sentido.

      Assim como este SUL É MEU PAÍS!

      Tudo meu amigo, se resolve pelo dialogo, expondo problemas, e tentando formatar soluções.

      Acredito que o governo da Catalunha, deu um tiro no pé!!!

      • Exatamente prezado Fernando

        Quando falei da ideologia não me referi a deles ou a do autor, falei sobre a nossa, leitores que se portam para o debate.

        Acredito que o problema da Catalunha como de todos os movimentos que buscam independência em países onde não existe repressão.
        Quem quer essa Independência?
        Quem vai lucrar com isso?
        Quanto vai custar?
        Qual o Impacto a longo prazo?
        Qual o Impacto para a população local e a população do país que foi desmembrado?

        Esses pontos não são debatidos, tão quanto são analisados.
        Está uma situação muito similar com a saída do Reino Unido da UE, onde os custos não foram levados em conta.

      • A questão é que o governo central não vai ceder porque estamos falando de $$$$$$, e ele nao vai devolver a catalunha o percentual devido em investimentos públicos, porque há muito mais interesses em jogo. Não adianta, se vc quer defender seus interesses, lute por eles. eu fico impressionado com esse pessoal ingenuo que acredita que com conversa apenas se resolve algo. Se fosse assim nunca teríamos guerras, conflitos, mas o ser humano tem a mania de querer sempre explorar aquele mais fraco, bom… é algo parecido com o que um dia vai acontecer aqui. Os estado explorados vão simplesmente dizer basta: e ai meu amigo, so o tempo dirá….

        https://robertolbarricelli1.wordpress.com/2013/11/30/impostos-estados-pagadores-x-estados-recebedores/

    • “Deploro e repudio a violência estúpida do governo Rajoy contra os independentistas. Deploro a campanha terrorista que ele e a direita espanhola fizeram nos últimos meses. As cenas vistas hoje em diversas cidades da região merecem condenação mundial.”

      Meu caro Fábio teria sido mais honesto se você tivesse escrito “Espero que os colegas coloquem a ideologia política DE DIREITA de lado e consigam propor uma boa discussão sobre o a questão”. Ademais Maringoni está muito longe de ser isento visto ser ele militante politico de esquerda ligado ao PSOL. Contudo, é divertido ver a esquerda tupiniquim alinhando sua posição com o governo de direita de Mariano Rajoy.

      • Prezado S-88, sempre fazendo ataques pessoais em seus comentários, seria triste, mas na verdade é bem ridículo de sua parte.

        Quanto falo da questão ideológica, foi um ponto direcionado ao Sr. que não consegue comentar algo do qual é contrário sem realizar ataques pessoais ao interlocutor.

        Realmente, o Sr, Maringoni não é isento e justamente por isso achei relevante pedir para que nós, os leitores, pessoas dotadas de capacidade cognitiva (no geral) buscassem excluir as ideologias pessoais e buscassem uma discussão relevante sobre a questão, mesmo ignorando o que o autor apresentou

        Como sempre não temos muito o que debater referente ao comentário do colega, este não apresentou nada relevante fora preconceito, ataques pessoais e uma tentativa de se impor como superior aos outros .

      • Qual foi o “ataque pessoal” meu caro FábioVargas, mostrar que o seu comentário na verdade estava impregnado de ideologia?

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        2 de outubro de 2017 em 21:08

        “Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?”… Saulo de Tarso…

      • Obrigado, Rambo de Araque !

        Sei que você gostaria de entrar para a Spetznaz, já que eles é que são os mocinhos comunistas de plantão (a Ucrânia que o diga).

        Já estou até me sentindo um militante comunista: sem terra (“a fazenda não é minha”), sem teto (“o triplex não é meu”) e sem caráter (“o salvador da pátria”, mas sugando algum dinheiro público e explorando os tributos pagos por algum trabalhador que digo defender, kkkkkkk!).

        Afinal de contas, brasileiro argumenta com insultos ao mensageiro, não argumentando contra a mensagem, e é só assim que entendem algo. Lógica não faz parte dos processos mentais brasileiros.

        Importante mesmo é o lesado do Maringoni. Cheio de falsos bom-mocismos politicamente corretos, daqueles que defendem bandidos e que nunca perguntam por que a polícia desceu o sarrafo . E o cara mente igual ao Pinóquio. Coisa de socialista.

        Será que os manifestantes estavam fazendo uma passeata pacífica para merecerem tanto carinho policial? Ou foi apenas uma batalha campal prestes a se tornar uma mini-guerra civil?

    • Catalunha sofre um expolio fiscal, 16 bilhoes de dolares saem de Catalunha
      ao ano pra nao mais voltar

      O governo espanhol sabota a região levando ja duas décadas sem fazer investimentos em infra estruturas.

      Denega a Catalunha petiçoes e reconhecimentos politicos que sao dados a outras regioes

      E se refere a muitos catalaes como putos catalaes ou polacos

      O tal Gilberto repudia a violencia, mais o que é pior que nenhum brasileiro sabe é que os espanhois cantavam para os policias que iam a Catalunha o refrao: A POR ELES.

      Existe um ditado Catalao muito acertado que diz:

      O ser espanhol para nos, sai muito caro, se encima não gostam da gente…

      • Sairá caro ser governado pelos pseudo-patriotas do PSOE catalão. Não mudará muita coisa.

        Promessas de liberdade antecipam a catástrofe – sempre!

  6. Estou ouvindo a TV3 de Barcelona, muito esclarecedor.

    Acredito que existe um clima de incertezas, embora eles estejam focando apenas na brutalidade da Policia Nacional.

    Bem, o Governo Espanhol pisou feio na BOLA! A repressão foi FEROZ!

    Se houvesse um debate democrático, onde se apresentasse os prós e contras, acredito que o resultado do referendo seria outro.

    Agora, a Catalunha já começa a receber a retaliação.

    Pelo menos 10 empresas a avisaram que pretendem transferir-se para outras regiões da Espanha.

  7. Sou do sul e sou contra. Infinitamente contra.

    Sobre a questão do sul pagar os maiores impostos e receberem menos em troca, o pessoal não percebe que o Sudeste e o Nordeste são nossos grandes mercados. Se esta união acabasse (Sul – Norte do Brasil), estaríamos aqui no sul concorrendo com empresas de várias partes do mundo em condições de igualdade. Perderíamos esta vantagem. Caminho perfeito para nos tornarmos um novo Uruguai (com todo o respeito ao país irmão).

    O que Catalunha e Escócia estão fazendo (Reino Unido também, em outra escala) é economicamente um erro que custará muito caro a longo prazo se vier se concretizar. A União Europeia foi criada devido a uma demanda, e não porque um grupo de pessoas resolveu ‘globalizar’ o mundo. Estes movimentos separatista vêm contra este trilho natural e (ao meu ver) inevitável.

    Torço para que isto nunca aconteça ao Brasil, mas entendo que se alguém do hemisfério Norte desejasse, hoje nada poderíamos fazer

  8. É tão fácil aceitar bovinamente imbecilidades externas! É tão fácil repetir a estupidez que outros estúpidos cometem! É tão fácil ser um idiota útil é ainda pensar que a verdade lhe acompanha! Vivemos um momento em que é mais fácil e efetivo ser um hipócrita, preconceituoso, racista, fascista, ignorante, travestido de gente de bem , propagando o ódio e a intolerância, em vez de buscar soluções condizentes com a civilidade e com aquilo que nos diferencia dos demais animais, a saber: a Razão!

  9. coloca no youtube , as campanhas politicas antigas ,você vai ver todos esses candidatos de todos partidos falando em ajudar , em melhorar ,em produtividade menos imposto etc etc e tal
    na catalunia é a mesma palhaçada
    quem quer o poder agora la na catalunia esta na maior CALUNIA rsrs contra a espanha , mas quando eles tiverem o poder nas mãos irão fazer igual a todo politico ,eles irão cobrar impostos juros ,dividas fazer leis esdruxulas vestir e comer do melhor que tiver etc etc e tal
    pois o sistema é mundial , e esse só quer DIVIDIR PARA CONQUISTAR ,
    vai ter cargos novos para serem disputados de presidente , deputados , senadores ,
    e ai vai ser uma festa !!!

    sobre o brasil quem reclama de brasilia vai la no congresso e vera deputados de todos os estados da federação se abraçando trocando malas de dinheiro , se lambendo sendo de esquerda direita ou do centro rs

    mas ai quando chega no dia da eleição que ele tem que dar satisfação para o seu ELEITOR ele diz que foi culpa dos deputados de outros estados , e assim caminha a humanidade .
    RESUMO quem esta fora quer entrar e quem esta dentro não quer perder a boquinha

    • Sr. Pé de cão. Perfeito. Disse tudo. Ter uma visão de querer o melhor para a nção logo é rotulado ou de esquerda ou de direita . Muitos nem sabem o porquê de tal diferença, apenas rotulam. Gostaria apenas que nosso país fosse desenvolvido, uma boa infraestrutura, Educação e saúde de qualidade. Quem quiser estudar em escolas particulares ou serem atendidos em hospitais particulares que paguem, mas que todos possam ter opção de escolher o que é melhor para si e família. Um país desenvolvido, Forças Armadas satisfatórias como força de dissuasão. Empresas nacionais, micro, pequenas, médias , grandes funcionando e pagando impostos justos, trabalhadores poderem melhorar de vida. Esta é a minha visão de país Pessoas de caráter põem ter ideologias de direita ou esquerda mas devem ter caráter. amar à Pátria é amar o povo. Grande abraço.

      • É bem por ai. Temos é abstrair o que nos divide e lutar pelo o que nos une. Quem ama o Brasil não quer vê-lo dividido. Amo Rio Grande é o povo do Sul. Me sinto brasileiro de norte a sul. Você disse o cerne daquilo que de um jeito ou outro todos nós desejamos. Eu não me importo de pagar imposto, um bom estado não existe sem ele. O fato é que queremos um bom estado como contraprestaçao. O nosso está impregnado de parasitas oligárquicas, de castas do funcionalismo e oportunistas. E neste momentos, o pior se alimenta deste fracaço. Estes movimentos propõem soluções simples para problemas complexos, não que seja absolutamente justo e que não mereça debate, más esse agurmento tributário como estado paga x recebe. Levaria a situação de separação do estado em desfavor da União, do município em desfavor ao estado pedindo sua independência, do bairro em desfavor ao município pedindo sua independência e por fim da rua para o município pedindo sua independência. Afinal o bairro onde moro tem o mais caro IPTU do município e onde menos há investimento público, por sua vez o município tem o quinto PIB e é o terceiro espotardor do estado e um dos que percentualmente menos recebe, o estado tem o terceiro PIB mas tem o terceiro repasse da União. É um argumento ridículo e pobre. A Alemanha até hoje investe centenas de bilhões a mais na Alemanha oriental afim de obter um estado o mais heterogêneo socialmente possível. O estado é um mediador. A questão é que os projetos aqui são eternos e mal geridos “Oiapoque ao arroio Chuí”. Grande admiração e um grande abraço ao povo tarbalhador de um dos Estados onde sou mais bem recebido o Rio Grande. Somos todos brasileiros.

  10. O Brasil possui mais de 5.500 municípios! Quantos são auto-suficientes? E no sul maravilha? Quantas cidades possuem capacidade físcal para não depender de recursos federais? Será que uma Nação de ser determinada pela capacidade de produção econômica de seus nacionais? Uma nação deve se tornar um clube VIP? Onde somente os que “produzem riquezas” tem o direito a pertencerem ao clube? Quantas cidades o sul maravilha vai estirpar da própria “carne” por esse critério? Ou no estado do Paraná Curitiba é capaz de sustentar todos os municípios paranaenses? Ou as menos de uma dúzia de potências financeiras da região sul São capazes de sustentar as centenas de cidades hipossuficientes?

  11. Do jeito que as coisas estão, tem gente de bem defendendo um Combo : separatismo com direito a Muro e proibição de imigração, golpe militar travestido de intervenção constitucional, caça a todos os “comunistas” contrários aos preceitos morais e éticos aos defendidos pelos ” patriotas”, “cristãos”, defensores da pátria (separatista), da família e dos bons costumes ( ódio e intolerância)!!!!

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
      4 de outubro de 2017 em 23:02

      mimimimi… foi ouvindo essa lamúrias que acabamos aqui, com 60.000 MORTOS anualmente porque azisquerdas querem um mundo cor de rosa choque pra viver mas não querem acabar com os matadores, porque são seu braço armado contra a sociedade… VÃO A M… o mundo precisa que pessoas que conservem o que é bom, lutem e vão às armas para defender a própria vida e uma sociedade onde o banditismo travestido de bom-mocismo não tome conta do país… às vezes temos que chutar umas bundas idiotas pra não termos que atirar na cabeça desses mesmos idiotas quando a situação ficar crítica… “transformam o país inteiro num puteiro porque assim se ganha mais dinheiro”… muito me admira alguns idiotas que consideram a defesa da família e os bons costumes como ódio e intolerância… claro que é… é ódio ao que não presta… e só é assim porque os esquerdistas usam de engenharia social pra calar os demais que não compactuam com seu desconstrutivismo pra erigir sabe-se lá qual porcaria blasfema, imoral, ilegal e acintosa, tipo, achar normal uma criança de menos de 8 anos ir a uma “exposição de arte” passar as mãozinhas em um ordinário pelado… ah, isso é normalíssimo… quem não acha isso normal é com certeza pessoa odiosa e intolerante… PUTZ !!!… pra mim essa gente merece mesmo é o paredão… ESQUERDISTA BOM É ESQUERDISTA MORTO… só no céu ele vai prestar depois que Jesus lhes der umas aulinhas de bom comportamento…

  12. Vejo que fiz um comentário baseado em dados realistas, e surgiram vários esquerdistas pseudo estadistas a comentar, a gritar fassista, racista, separatista e ofensas do tipo, não vi ninguém respondendo com argumentos, somente ódio e ofensas, e sim o Sul é alto sustentável, a maioria dos municípios produz, o Paraná está quebrado assim como o Rio Grande do Sul pelo fato do povo ter votado em candidatos populistas corruptos de esquerda, o dia que os países espanicos resolverem atacar o Brasil já era, o Brasil não possui uma forma de se defender, somente se os traficantes das grandes facções criminosas que dominam o país tomarem as dores do estado e resolverem defender o estado falido ao lado dos seus companheiros esquerdistas, ambos defendendo a teta em que mamam, então não venham de demagogia, o povo de uma região não deve sofrer as consequências de más escolhas das outras regiões, essa história de tirar de quem tem, para dar a quem não tem, nunca vai dar certo, vide Venezuela a capital mundial do socialismo do século 21, onde a população não tem nem papel higiênico para limpar o traseiro, então ou esses políticos acórdão e tomam providências para os estados menos desenvolvidos do Brasil se desenvolverem e deixarem de depender do Sul e Sudeste, ou não vejo luz no fim do túnel, a corrupção e o politicamente correto de esquerda que pregam que pedofilia é arte, e que a opinião de que não concorda com suas ideias é intolerante iram levar o pais naturalmente a desintegração do país, 50% do povo que habita essa terra já tem vergonha de ser brasileiro, mais uma pra conta da esquerda que destruiu o país e agora vem aqui pagar de estadista, o Sul só está cogitando pular fora de um barco que já esta afundando a muito tempo, e agora a água bateu no queixo, a violência tomou conta das ruas, as quadrilhas estão no poder e fazem as leis, o trabalhador e escravizado e morre como gado nas filas dos hospitais, os esquerdistas pregam a arte por trás da pedofilia, e defendem as vítimas da violência ( o assaltante que matou um pai de família), ninguém respeita a constituição mas todos acreditam no futuro da nação, kkkk kkkk comédia

    • Coitado, o sul vai pular do barco?

      Vai descer do Titanic no bote dos mesmos Políticos Traidores que afundaram o navio?

      Rquião, Gleisi Hoffman, Olívio Dutra, Luciana Genro e papai Genro, o bando de anarco-socialistas que deitam e rolam por lá com um monte de sem-terras invadindo tudo? KKKkkkkkkkkkkkkk!

      Infelizmente, não vai dar para boiar…

  13. Vejo que fiz um comentário baseado em dados realistas, e surgiram vários esquerdistas pseudo estadistas a comentar, a gritar fassista, racista, separatista e ofensas do tipo, não vi ninguém respondendo com argumentos, somente ódio e ofensas, e sim o Sul é alto sustentável, a maioria dos municípios produz, o Paraná está quebrado assim como o Rio Grande do Sul pelo fato do povo ter votado em candidatos populistas corruptos de esquerda, o dia que os países espanicos resolverem atacar o Brasil já era, o Brasil não possui uma forma de se defender, somente se os traficantes das grandes facções criminosas que dominam o país tomarem as dores do estado e resolverem defender o estado falido ao lado dos seus companheiros esquerdistas, ambos defendendo a teta em que mamam, então não venham de demagogia, o povo de uma região não deve sofrer as consequências de más escolhas das outras regiões, essa história de tirar de quem tem, para dar a quem não tem, nunca vai dar certo, vide Venezuela a capital mundial do socialismo do século 21, onde a população não tem nem papel higiênico para limpar o traseiro, então ou esses políticos acórdão e tomam providências para os estados menos desenvolvidos do Brasil se desenvolverem e deixarem de depender do Sul e Sudeste, ou não vejo luz no fim do túnel, a corrupção e o politicamente correto de esquerda que pregam que pedofilia é arte, e que a opinião de que não concorda com suas ideias é intolerante iram levar naturalmente a desintegração do país, 50% do povo que habita essa terra já tem vergonha de ser brasileiro, mais uma pra conta da esquerda que destruiu o país e agora vem aqui pagar de estadista, o Sul só está cogitando pular fora de um barco que já esta afundando a muito tempo, e agora a água bateu no queixo, a violência tomou conta das ruas, as quadrilhas estão no poder e fazem as leis, o trabalhador e escravizado e morre como gado nas filas dos hospitais, os esquerdistas pregam a arte por trás da pedofilia, e defendem as vítimas da violência ( o assaltante que matou um pai de família), ninguém respeita a constituição mas todos acreditam no futuro da nação, kkkk kkkk comédia pronta!

  14. Sul auto sustentável? Maioria das cidades com arrecadação fiscal capaz de custear seus gastos?
    Realmente esse sul é uma maravilha! Está na hora de todos os brasileiros se mudarem pro sul enquanto ainda dá tempo! Convocação geral! Todos para o sul maravilha!!!!!

    • Não o Sul não é uma maravilha, exatamente por ter que sustentar o seu estado, a partir do momento que isso mudar, tenho certeza que será uma das melhores regiões do país, ou um dos melhores países da América do Sul, os três estados do Sul eram os estados mais desenvolvidos do país até a constituição de 88, que mudou o pacto federativo e obrigou o estado á mandar o dinheiro para o governo central, e esse distribuir esse dinheiro entre os estados mais pobres com o objetivo de ” desenvolver” esses estados, 30 anos se passaram, os estados do Norte/Nordeste não se desenvolveram, e os estados do Sul estão válidos, ou seja oque antes eram os estados mais desenvolvidos da nação já estão no mesmo nível dos Estados que deviam ter se desenvolvidos nos últimos 30 anos! Agora estamos chegando no nível da Venezuela, e logo todos os brasileiros teram conquistado o direito de não ter papel para limpar o traseiro!

      • Sr. MIB com o devido respeito. a separação será que dará certo? Eu não entendo por que somos uma república federativa se os Estados não possuem autonomia administrativa nem penal para que o governador( antigo presidente da província) não pode administrar e gerir sem antes solicitar ou implorar ao governo federal recursos. Deveria ser ao contrário, quem deveria ter maiores recursos em mãos seriam os municípios, seguido dos estados e caberia ao governo federal sua parte dos impostos. Cada Estado como o Rio Grande Paraná e outros deveriam administrar e gerar seus próprios recursos, ter autonomia em tudo e seguir uma CF menos prolixa. O problema que a nossa Constituição possui mais leis e a maioria não possui complementação. Os Estados por sua vez fizeram suas constituições cópias fiéis da CF esta vergonha deveria ter sido resolvida cinco anos após a promulgação da CF em 88, com uma revisão constitucional e não foi. sua revolta é válida, odeio politicamente corretos, mas por favor não culpe nordestinos ou nortistas pelas mazelas vindas do governo Central. esta é uma diferença entre nós e a constituição estadunidense, lá os municípios possuem autonomia, os Estados possuem autonomia e o governo federal interfere quando há uma irregularidade ou catástrofe. Peço desculpas se o ofendi em algo, Mas lembremos que somos brasileiros. Nascemos no Brasil. Lutemos para que se inverta esta centralização. Muitos nordestinos também são a favor que haja menos verba destinada ao GF e mais autonomia para administrar o s Estados. Grande abraço e espero reposta se assim o desejar.

      • Sr. Sérgio, veja que em nenhum momento citei o povo nordestino, não tenho nada contra nordestinos, meu pai é um nordestino, vêja que todo tempo me refiro ao estado buscando me referir aos seus governantes, esses sim culpados pelo o que esta havendo, esses sim nos últimos 30 anos receberam a verba e não desenvolverão seus estados, o fato de existir essa ideia de separar o Sul é estritamente econômica, a região está sendo prejudicada pela atual constituição, porque o imposto que devia desenvolver a região em que os impostos são coletados é obrigada a enviar o imposto ao governo central e esse devolve ao Paraná só 20% deste imposto e assim o estado passa por dificuldades extremas, e o governador do estado ( investigado por…) aumenta mais os impostos estaduais para pagar a contas do estado, ou seja somos roubados até os ossos, é justo você trabalhar pra receber mil reais , e seu chefe lhe pagar duzentos e dividir os oitocentos restantes com seus vizinhos ? E seus filhos passarem dificuldades ? Eu não sei o que houve com os estados do Norte/ Nordeste, o fato é que esses estados vem recebendo verbas há mais que os estados “desenvolvidos” a 30 anos para se desenvolverem, mas eles não se desenvolveram, talvez o dinheiro foi parar na conta de algum político corrupto, mas o fato é que agora os estados ditos “desenvolvidos” estão quebrados, ou seja a política de tirar de quem tem para dar a quem não tem, não resolveu o problema, esperava-se que ao fazer essa divisão em que os estados menos desenvolvidos receberem mais que os outros desenvolvesse essas regiões, mas o que houve foi uma equalização do problema é agora todos os estados estão quebrados.

    • Sr. MIB Os Estados no país não possuem total autonomia para gerar, atrair, investidores pois o GF muitas vezes impede que o Estado busque incentivos. Tenha participação total nos lucros e que apenas repasse o que se determina de impostos e tributos e são muitos. No Norte, há riquezas, Nordeste, há riquezas, em qualquer região do país idem. Infelizmente, manter o os Estados e municípios subservientes ao GF foi sempre uma prática de décadas. República Federativa só no nome. Federação refere-se à autonomia. Para piorar todos os nossos governantes estaduais foram de uma incompetência só. Muitas vezes em virtude deste cabresto do GF. Por que não se deseja uma verdadeira reforma tributária? Por que do medo das leis trabalhistas? antes de 88 não existia o chamado regime jurídico único. Todos eram regidos pela CLT, salvo algumas Instituições representantes de ESTADO como Forças Armadas. A CLT poderia ser modificada gradativamente ao longo dos trinta anos de forma não impactar a vida do trabalhador. da mesma forma, equilibradamente à reforma da Previdência, porém não foi feito e querem fazer a” toque de caixa”. Trinta anos de paliativos, gastos desnecessários, dinheiro jogado pelo ralo ou no bolso de quem era para administrar a coisa pública. Poderiam modificar, atualizar, melhorar, mas apenas tanto Legislativo, Judiciário e Executivo apenas visaram se beneficiar esquecendo nós população e apenas cobrando, cobrando, inventando impostos, tributos e assim mantendo o atraso. Concordo com sua revolta e de todos os comentaristas que trabalham em n profissões e que estão saturados em sustentar uma casta de sanguessugas. Grande abraço.

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        5 de outubro de 2017 em 02:59

        Por isso nesse assunto sou minarquista… estado leviatã só interessa a que o defrauda e controla… socialistas adoram um estado paquidérmico porque assim ganham mais dinheiro e vida fácil… por isso detestam a livre concorrência e meritocracia…

  15. é o show da democracia em ação…kkkkk…. 😀

    Parabéns ao tio pai mei por trás disso tudo….depois da espanha deve ser a vez da irlanda…. 😛

  16. Dizem que o problema do Brasil é a educação! Dizem o problema das escolas são os professores “comunistas” que fazem doutrinação em sala de aula!Mas pelo visto o maior problema tem sido a muitoooo tempo a existência de muitas pessoas inaptas para o aprendizado! Só assim para explicar tamanha quantidade de ignorância,total desconhecimento sobre o próprio país e ainda se definir como patriotas!!!

    • A maior arma de um ignorante e chamar quem tem pontos de vista diferentes dos seus de ignorante, veja seu caso despeja ódio e rancor com um comentário cheio de ofensas, traga argumentos para debater, taxar os outros de ignorante por não possuir argumentos só mostra quem é realmente o ignorante nesta história!

    • Alexandre, o problema não é a existência de professores comunistas nas escolas. Há muitos professores comunistas que são excelentes, especialmente por saber discernir entre o magistério e as suas convicções ideológicas. Eu mesmo tive uma professora de história abertamente de esquerda mas que nunca levou sua militância política para sala de aula. E por ser uma excelente professora ela era simplesmente adorada por todos independentemente de ideologia. O problema é professor, quer de esquerda ou de direita, que vai para sala de aula não para lecionar mas sim para arregimentar militantes.

      • A admiração que ela conquistou gerou a simpatia pela ideologia favorita dela.

        Turmas e turmas imbecilizadas.

        Mentiras históricas.

        Missão cumprida!

      • Não! Muitos alunos eram e permaneceram na direita. Aqueles que posteriormente optaram pela esquerda o fizeram bem depois, já na universidade. Como eu disse em sala de aula ela não fazia proselitismo político.

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        4 de outubro de 2017 em 13:35

        UMA em 1 MILHÃO… não é a regra…

  17. Sou contra o separatismo no Brasil,a soberania territorial é inviolável,um serviço de inteligência já era para estar em ação trabalhando com prevenção.
    Concordo que o planejamento geográfico e econômico do pais é injusto,porém isso não é motivo de separação.

  18. S-88
    Creio que o patrimonialismo, o fisiologismo, a corrupção, o clientelismo, o descaso com o bem público e outras mazelas nacionais não possuem cor,bandeiras, partidos, ideologias muito menos espaço geográfico! Está na hora do POVO brasileiro parar de propagar o ódio atávico que apenas o divide é o enfraquece! Com isso quero dizer que não farei mais nenhuma declaração que possa ter por objetivo ofender qualquer pessoa! E que lamento caso isso tenha ocorrido anteriormente!
    Grato

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
      4 de outubro de 2017 em 13:39

      Só não concordo com o patrimonialismo na lista… sem patrimônio não há civilização… é número clausus quando se trata de formação da sociedade… exceção para tribos indígenas… sem a figura do patrimônio ainda estaríamos vestindo tangas… e sim, as mazelas nacionais tem sim cor: VERMELHO… essa cor que não deixa que pratiquemos o verdadeiro CAPITALISMO que tirou sociedades então muito mais atrasadas que a nossa da miséria e hoje os colocou no primeiro mundo… vide Malásia, Indonésia, China, Coreia do sul, Japão… e por ai vai…

  19. S-88
    * Não farei mais nenhuma declaração que possa ter por objetivo ofender qualquer pessoa! E lamento caso isso tenha ocorrido anteriormente!
    Grato

    • Não vi você ofender ninguém Alexandre! Acho que você expôs o seu ponto de vista de forma muito elegante e civilizada.

  20. Bem, vou falar porque eu amo ser brasileiro.

    Por que aqui é minha terra, minha quebrada, meu espaço, meu céu, e aqui está meu coração.

    Amor nossa bandeira, verde, azul,amarela e branca.

    Amo nossa cultura diversificada de norte a sul.

    E não quero a separação do sul do brasil do BRASIL.

  21. Não me importa a economia, se seremos ricos no sul do Brasil.

    Me importa o Brasil, o sentimento que tenho por esta nação.

    Se vou morrer na trincheira, que seja com brasileiros, pessoas que amam este país, assim como eu.

    É deste sentimento de identidade com esta cultura maravilhosa que falo aos senhores.

    Sou brasileiro e MORREI BRASILEIRO, se Deus permitir.

  22. Desde o fim da guerra fria o sistema internacional vem assistindo o fim do paradigma do Estado Nacional, é o principal vetor da demolição de tal paradigma tem sido efetivamente os Estados Unidos da América do Norte com suas intervenções militares mundo afora ao arrepio das Leis internacionais! As agressões ao princípio da soberania dos Estados tem sido uma prática ordinária na política externa dos EUA! seja através de ações militares diretas ou através de fantoches! Sempre houve e sempre haverá , em países frágeis, uma quinta coluna ávida obter ganhos através da subordinação aos poderosos de plantão! No Brasil , para a quinta coluna nativa , a soberania do Estado Nacional nada significa! Os interesses locais, regionais ou até mesmo apenas de suas “fraternidades” estão acima de qualquer coisa inclusive da soberania nacional! Alinhar-se aos desígnios de uma potência globalista é a forma mais efetiva para alcançar seus interesses particulares! E ainda querem vender o discurso de que suas idéias e intenções são motivadas pelo perigo “comunista”! Agora eu pergunto : onde estão os tais comunistas? Aliás, me digam honestamente ,e se possível de forma não adjetivada o que é ser comunista ?Já me adianto e digo enfaticamente que no Brasil dos últimos anos em nada , absolutamente em nada se pode traçar qualquer paralelo entre o Brasil e qualquer país comunista, principalmente com a Venezuela! Se alguém puder me responder sem recorrer a já gastas e desnecessárias palavras que em nada contribuem ao diálogo eu agradeço!

    • O Brasil de hoje (econômica e socialmente) é a Venezuela de uns 10-12 anos atrás.

      Se os corruPTos voltarem ao poder, caminharemos uns 10 anos em 2 ou 3 anos de governo.

      Estamos em contagem regressiva para o caos.

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
      4 de outubro de 2017 em 13:42

      Quem usa lentes vermelhas nunca enxergará o vermelho nas coisas… simples assim…

  23. Meu caro, a esquerda ( 99% dos partidos atuais ) destruíram o país, vai dizer que oque está ocorrendo na Venezuela e culpa dos EUA? Que é o maior comprador de petróleo deste país? Você vem falar que não ameaça comunista no país? O que é isso que vemos as esquerdas fazendo nos museus nas ruas nas escolas ? Estão pregando o fim da família tradicional e o pedofilia e ainda tem acéfalo que diz que isso é democracia? Que democracia de esquerda é essa que vcs pregam ? Onde que pensa diferente de vc e taxado de racista? Onde ladrão de esquerda é santo e a militância só vê os crimes de quem não está na sua rodinha ? Já pensei como vc um dia que os EUA é inimigo do mundo, já fui um alienado como vc, mas graças a Deus estou livre disso, deus me livre ter um pensamento retrógrado com esses, em que tudo que acontece no mundo e culpa dos EUA, se hoje o Brasil está falido é graças aos políticos esquerdistas que assumiram em 1986, se os EUA quiserem invadir esse país o faram em menos de uma semana, a esquerda criou um povo sem instrução, sem nacionalismo, sem valor algum, e agora a culpa é dos EUA, não a culpa é exclusivamente da esquerda que destruiu o país, hoje vivemos em um país com valores totalmente invertidos, em que um traficante assassino tem mais direitos que um pai de família, claro tudo isso graças a política intervencionista dos EUA que treinou nossos políticos corruptos a arte da guerrilha em Cuba é claro !!!

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
      4 de outubro de 2017 em 22:40

      Faço suas palavras ipsi literis as minhas, caro MIB… EXATAMENTE ISSO que acontece com os militantes… “A CULPA É SEMPRE DOS OUTROS”… Kingston…
      Esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nxBCx_H_xIE explica muito bem o que acontece com a mentalidade dos brasileiros que foram cooptados por mentiras premeditadas…

  24. Senhor MIB
    Por gentileza me esclareça o que é ser de esquerda! Melhor ainda, para que você não tenha de se aborrecer falando daquilo/daqueles que você odeia, me diga qual a sua ideologia e o que você realmente defende?

  25. Senhor MIB
    É sempre bom se saber ,um pouco que seja, sobre o universo mental/intelectual das outras pessoas! Mesmo que for apenas para confirmar o que já é explicitado ! Quanto a sua resposta, ela não contém nenhum nexo inteligível! Nenhum conteúdo que possa servir de base para o conhecimento! Prefiro crer que apenas se trata de uma piada a acreditar que vc tenha sido uma real tentativa de responder a mim! De qualquer modo obrigado!

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
      4 de outubro de 2017 em 22:46

      Comece pelo wikipedia e depois pelo midia sem máscara, tradutores de direita, fundação mises, entre outros… aos poucos vc vai se desintoxicando dessa droga esquerdista… antes que vc imagina já estará compreendendo melhor a realidade… bem, mas isso é pra quem quer a cura voluntária, pois que não se pode obrigar ninguém ao tratamento, senão irão me chamar de reacionário ao querer tratar os drogados ideológicos daqui a força… rsrsrsrsrssss…

  26. Não é coincidência o desaparecimento de velhos personagens e o aparecimento repentino do Sr.MIB? Sr.MIB é um velho conhecido do fórum, que sofre de transtorno de personalidade. Não percam seu tempo fazendo buraco na água com essa metamorfose de Nicks que só produz sempre uma mesma opinião. Ama lascivamente um povo e um país que não é o seu, e odeia seu próprio povo nação. Não alimente este TROLL é só o que ele deseja.

    • Ficou ofendido meu caro amigo vermelhuxo? Eu sou um troll por falar a vdd? Não estou aqui para explicar definições de esquerda ou direita, o Google está aí para isso, faça uma pesquisa nesta grande ferramenta capitalista e tire suas conclusões sobre o comunismo como achar melhor, e obrigado por me chamar de troll, afinal é o que sobra a um esquerdista sem argumentos, afinal a democracia só e permitida a quem pensa igual a um vermelhuxo, se pensa de outra forma é troll. kkkkk

  27. Senhor MIB
    Como ficou evidenciado, você não tem condições para definir ou distinguir conceitos básicos que qualquer aluno intelectualmente mediano aprende na escola com qualquer professor (a) seja de “direita” seja de ” esquerda”! Sobre a internet você é a prova cabal ( evidenciado pelo link anteriormente sugerido por você) ,de como as pessoas correm o risco de se tornarem receptáculos de desinformação e propagadores de preconceitos! Pessoas patéticas! Porém perigosas pois, através de suas retóricas sofismatica , acabam gerando um ambiente hostil ao debate democrático!

    • Claro, a esquerda e sua busca em tentar diminuir quem não concorda com seus princípios ideológicos, e pelo seu comentário verifico que você é no mínimo um preguiçoso, o Google está aí para esclarecer suas dúvidas, não sou doutrinador de esquerda e nem de direita, e nem doutor na área de políticas internacionais, então não posso ficar definindo nada na área, a internet está aí cheia de informações, não seja preguiçoso, pesquise, leia e tire suas conclusões, e da próxima vez terá argumentos para discutir sem precisar tentar diminuir quem tem argumentos.

      • Sr. Alexandre, como pessoa culta e letrada que o Sr. é, sabe que somente doutores podem dar definições, não é? Eu como sou um engenheiro não posso fazê-lo, apenas emitir minha opinião, se não gosta da minha opinião, compreendo, mas respeita-lá e essencial para a democracia meu caro esquerda, traga argumentos para discussão, ficar tentando denegrir minha opinião não o torna um defensor da democracia ok!

  28. Senhor MIB
    Bom saber que suas convicções são apenas achismos! Bom saber que ser apenas um engenheiro o exime de ser conceitualmente coerente! Bom saber que suas idéias não estão lastreadas a conceitos inteligíveis! Assim posso desconsiderá-los e ter a certeza de que não passam de achismos patéticos ! Quanto a preguiça… Já a sinto agora em dedicar algum tempo para fazer qualquer ponderação sensata com o senhor! Obrigado e fique bem!

  29. Nossa esquerda, quanta violência, oque houve? Cadê os argumentos? Esquerdalba é complicado, incapaz de argumentar, somente age com ofensas e mini, incapaz de fazer uma simples pesquisa no Google, pois para ler um texto, no mínimo tem não ser preguiçoso, e saber interpretar um texto é claro! Mas como podemos ver, não tens essa capacidade, passar bem esquerdista!

  30. Um tópico muito interessante que versa sobre o referendo catalão acabou-se por terminar em uma rinha inútil devido à doença ideológica do troll dos mil nicks…

    Lamentável! Todavia, ridículo e risível, ao ver que o troll, o alto da sua inefável sapiência indica a Wikipédia como referência, para terminar com o inexpressível Mises…
    É a piada mais tosca que já vi. Parafraseando um divulgador de ciência (Sérgio Sacani): “A era das trevas está chegando”…

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
      5 de outubro de 2017 em 03:09

      “MIB
      4 de outubro de 2017 at 10:05

      Nossa esquerda, quanta violência, oque houve? Cadê os argumentos? Esquerdalba é complicado, incapaz de argumentar, somente age com ofensas e mini, incapaz de fazer uma simples pesquisa no Google, pois para ler um texto, no mínimo tem não ser preguiçoso, e saber interpretar um texto é claro! Mas como podemos ver, não tens essa capacidade, passar bem esquerdista!”…

  31. Um tópico muito interessante que versa sobre o referendo catalão acabou-se por terminar em uma rinha inútil devido à doença ideológica do troll dos mil nicks…

    Lamentável! Todavia, ridículo e risível, ao ver que o troll, do alto da sua inefável sapiência indica a Wikipédia como referência, para terminar com o inexpressível Mises…
    É a piada mais tosca que já vi. Parafraseando um divulgador de ciência (Sérgio Sacani): “A era das trevas está chegando”…

  32. Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
    5 de outubro de 2017 em 03:08

    Os babalorixás dazisquerdas agora mudaram de tática… antes tentavam em vão discorrer sobre temas que não dominavam e a retórica saia enviesada, cansativa e tola… agora partem para o denuncismo vazio… oras… estou começando a me sentir como o próprio lula… rsrsrsrsrssssss… perseguido de tópico em tópico acusado de não ter identidade própria (como se os acusadores a tivessem) e de não me ater ao tema proposto, segundo os acusadores que, de modo igualmente off topic, poluem a coluna com mimimis histéricos como se tivessem alguma razão… como se eu me preocupasse com o que eles acham ou ponderam… se esquerdistas fizessem diferença no ato de pensar, o mundo não estudaria filosofia mas equitação… “é as trevas”… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Violência eclode enquanto catalães votam em referendo para deixar a Espanha | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.