Ministério da Defesa Russo declara que Jabhat al-Nusra foi aniquilada após ataques Aéreos da VKS em Idlib

E.M.Pinto

Segundo o Ministério da Defesa Russo,  a rede terrorista Jabhat al-Nusra foi aniquilada em Idlib após os ataques aéreos das Forças Aeroespaciais Russas. As informações foram declaradas pelo porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov e reproduzidas nas mídias oficiais russas.

Konashenkov afirmou que os ataques centraram-se na destruição da infra estrutura de apoio da Al-Nusra, um braço da rede AlQaeda na Síria, a qual chegou a ser desconsiderada da lista de grupos terroristas pelas autoridades americanas, fato este que os popou de sanções e até mesmo facilitou o seu trânsito pelos territórios Sírios.

A Jabhat al-Nusrafoi foi constituída de uma frente jihadista, de orientação sunita que operava na Síria com o objetivo de instalação de um Estado Islâmico e que se tornou um dos mais ferrenhos opositores do  governo de Bashar al-Assad.

Criado em janeiro de 2012 a  Jabhat al-Nusra  passou a integrar as forças da oposição síria demonstrando-se ser um dos mais agressivos e eficientes grupos a integrar as forças rebeldes. Em abril de 2013, a Al-Nursa jurou fidelidade ao chefe da al-Qaeda, com quem mantém laços ideológicos e logísticos. O grupo era descrito como uma das maiores e mais organizadas  forças rebeldes a atuarem dentro da Síria.

Em 2016 o grupo chegou a anunciar a sua ruptura com a Al Qaeda alterando inclusive o seu nome para Fatah al Sham Front (Frente para a Conquista do Levante) entretanto, bandeiras da al Nusra e seus militantes continuaram a operar na Síria.

A Al-Nusra é acusada de vários atentados terroristas que causaram milhares de  mortos incluindo civis. É também acusada de execuções sumárias em seus tribunais praticando justas à civis e militares bem como de milicianos de outros grupos menores considerados opositores.

Segundo o MD Russo, os ataques promovidos à leste de Hama destruíram inicialmente alvos estratégicos, como paióis, depósitos de água, gêneros alimentícios, e veículos, mas também se concentraram em suas tropas e comboios que movimentavam-se no terreno e em fuga. A VKS alegadamente aniquilou cerca de 850 terroristas numa operação coordenada, outros mais teriam sido abatidos em operações subsequentes.

Rebatendo as acusações de que ataques aéreos Russo-Sírios tenham ceifado a vida de cerca de 150 civis, o Ministério da Defesa Russo declarou serem inverdades as informações e reivindica de fato sim do apoio americano a grupos terroristas que operam em territórios dominados pelo ISIS. Por sua vez, a coalizão liderada pelos EUA nega as acusações de que unidades norte-americanas liderem a “oposição” síria a partir das linhas inimigas dominadas pelo ISIS.

O MD russo declarou que a Defesa Civil da Síria, a agência de notícias com sede em Londres, a qual é citada na matéria da Reuters que alega tais baixas civis, baseia suas informações nos chamados “capacetes Brancos” grupo o qual já foi constatado apoiar terroristas, infiltrar armas em regiões dos rebeldes e terroristas e desrespeitar os acordos de cessar fogo, provendo mantimentos aos terroristas os quais deveriam ser entregues aos civis e até mesmo entregar refugiados para seus julgamentos nos tribunais de execução pública promovidos por grupos terroristas.

Segundo ele, os capacetes  brancos também já foram flagrados descartando corpos de soldados do Exército Árabe Sírio em valas comuns, torturados e executados após atenderem aos seus pedidos de socorro e serem emboscados por grupos terroristas, demonstrando claramente ações coordenadas do grupo que  se proclama, “de ajuda humanitária”.

O MD russo  considera que as tentativas da agência de notícias do Reino Unido de apresentar o que classificou como “fraudadores em um novo disfarce”, como uma fonte de informação imparcial é um truque que pode enganar apenas os amadores.

Konashenkov  afirmou que as aeronaves das Forças Aeroespaciais Russas não atacam áreas residenciais em nenhuma localidade para evitar vítimas civis. Finalizando o seu pronunciamento, ele afirmou que durante toda a semana, os ataques aéreos em Idlib foram baseados nos dados da inteligência que constatou uma movimentação coordenada da Al Nusra, a qual consumou-se na preparação de um ataque surpresa ao cerco de  Akerbat, no leste da província de Hama. Após confirmadas as posições e o material e tropas empregados, a aviação Russa na Síria deflagrou um ataque concentrado, preciso e coordenado, aniquilando completamente a estrutura de apoio e os militantes terroristas do grupo naquela região.

 

O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do site.

19 Comentários

  1. Rapaz ..rsrsr .. é muito perigoso chutar cachorro morto, principalmente se o dono do cachorro, que presumidamente esteja morto,ele tenha outros cachorros para fazer as cachorradas que este dono manda como por exemplo, a Al-quaeda .
    .
    Diz a dona prudência que se deve aniquilar a raiz do problema e a raiz está lá na casa branca … destrói o canil e assim destrói os cachorros junto com o dono .. 😉

  2. Se for por vontade dos EUA, o Estado Islâmico já teria dominado completamente a Síria. Esses grupos terroristas só começaram a perder terreno de forma evidente quando a Rússia entrou nessa guerra em 2015. Estados Unidos e suas coalizões só administravam o avanço desses terroristas, para que pudessem enfraquecer o governo Sírio.

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        29 de setembro de 2017 em 03:20

        “Lucas – Treine enquanto eles dormem… estude enquanto eles se divertem… persista enquanto eles descansam… e então viva o que eles somente sonham…
        29 de setembro de 2017 at 3:18

        Decerto resolveram seguir a linha editorial do Sputinik… rsrsrssrsrsssssss…”…

        🙂

      • Ora, ora, torcendo por terroristas? então resolveu mostrar abertamente a sua verdadeira face, como fizeram os EUA na Síria, mostrando abertamente conluio com o ISIS?

        Muito bom. A máscara sempre cai com o tempo.

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        1 de outubro de 2017 em 02:43

        Nem tente, teacher… tergiversação não é sua praia… vai se dar mal… rsrsrrssrsssss… segura a onda que te faltam neurônios pra isso… rsrsrsrssss…

  3. o interessante é ver um braço armado da alkaeda , grupo terrorista que explodiu as torres gêmeas e atacou os estados unidos isso supostamente , pois muitos americanos dizem que o ataque com aviões em território americano foi obra do próprio governo yanke para depois instalar a GUERRA AO TERROR ,que serviu para tirar os direitos dos cidadãos americanos ,e também poder entrar no iraque e roubar os iraquianos e com o tempo fundar o daesch

    isso é o governo dos estados unidos aliado da frente al nusra ,sempre queiseram destruir o oriente médio e por tras disso tudo esta israel que manda mais no governo americano que os próprios americanos

  4. Sabem o por que os políticos ocidentais e apoiadores da OTAN odeiam o Putin?

    Porque ele (o Putin) os fazem sentirem-se envergonhados.

    Concordo plenamente com o MD Russo: “Que os truques mentirosos da mídia ocidental só engana os amadores.” Ótimo!

    • E os truques fajutos da Sputnik não enganam nem os amadores…rs!

      Vide:

      – Su-24 que “paralisou um destroyer no Mar Negro”;

      – Russos que interceptaram e destruíram mísseis dos EUA contra a Síria disparados da Espanha;

      – Foto de satélite mostrando um Su-27 derrubando o vôo da Malaysian

      E por aí vai….

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
      28 de setembro de 2017 em 20:18

      Como que as fontes que vcs bebem fossem puras… rsrsrssrsrssss… não nos faça rir… não aqui, no PB, onde fazem ANOS que tratamos dos mais diversos temas conexos a geopolítica, defesa e armamentos… quem sabe lá no vermelho.org vc engane alguém…

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        29 de setembro de 2017 em 03:18

        Decerto resolveram seguir a linha editorial do Sputinik… rsrsrssrsrsssssss…

  5. Interessante notar que os fakes que atacam a notícia, não trazem nada que desminta o texto. Esses originarios do S2, não enganam ninguém. Pior é que rastrear vai dar em Ohio – EUA. Só rindo mesmo.

      • Claro! A Síria já está pacificada não é mesmo “Teacher”!? Ademais, os problemas da Rússia na Síria estão apenas começando pois vão ter muito trabalho em expulsar os terroristas do Hezbollah e seus patrões iranianos do território sírio. Ou fazem isso ou vão ter de aturar calados os ataques da Heyl Ha’Avir contra alvos dentro da Síria….

1 Trackback / Pingback

  1. Ministério da Defesa Russo declara que Jabhat al-Nusra foi aniquilada após ataques Aéreos da VKS em Idlib | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.