Defesa & Geopolítica

FAB PÉ DE POEIRA: Inicia a segunda fase do Curso de Comandos da Força Aérea (Para-Comandos)

Posted by

A primeira fase, realizada em Pirassununga (SP), foi concluída na sexta-feira (22/09)

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram, nesta segunda-feira (25/09), em Campo Grande (MS), a Fase de Consolidação do Curso de Comandos da Força Aérea (CCFA), que habilita o militar a fazer parte do PARA-SAR – o esquadrão da FAB especializado em operações especiais e busca e salvamento.

A primeira fase, que foi de Nivelamento Tático, ocorreu em Pirassununga (SP), no período de 31 de agosto a 22 de setembro, e englobou instruções de natação utilitária, lutas, navegação terrestre, comunicações, armamento e tiro, planejamento de missão, entre outras.

 

“Na fase de nivelamento, os alunos desenvolveram atributos da área afetiva, como autoconfiança, persistência e resiliência diante das dificuldades impostas pela rotina diuturna dos treinamentos. Agora, a nova etapa do curso visa a consolidar esses atributos por meio de instruções especializadas, nas quais os alunos serão estimulados a raciocinar de modo não convencional para o planejamento e execução de missões de Operações Especiais, em prol da Força Aérea Brasileira”, ressaltou o Coordenador do CCFA, Major de Infantaria Antônio Luiz Moura Júnior.

Durante a Fase de Consolidação serão transmitidos conhecimentos na área de armamento especializado, tiro tático, planejamento de missões especiais, operações de inteligência e de apoio à informação.

CCFA

O Curso de Comandos da Força Aérea é realizado de dois em dois anos pela FAB e inclui oficiais e graduados dos Batalhões de Infantaria de todo o País e também do PARA-SAR. O curso é realizado em cinco fases. Após Campo Grande, as outras etapas vão ser realizadas no Rio de Janeiro (RJ), onde os militares vão ter instruções em área de montanha, de contraterrorismo e de combate em área de risco, entre outras. Em seguida, os militares seguem para Manaus (AM), a fim de realizar operações na selva, e, por último, recebem instruções em Ladário (MS), que fica na região do Pantanal. A previsão é de que o curso se encerre em 24 de novembro.

“O militar é levado aos limites físico e psicológico e tem que atingir o nível técnico necessário, caso contrário, é dispensado”, conclui o Major Moura.

 

Fonte: FAB

3 Comments

  1. Pingback: FAB PÉ DE POEIRA: Inicia a segunda fase do Curso de Comandos da Força Aérea (Para-Comandos) | DFNS.net em Português

  2. Rafael Damasceno says:

    Eu acho muito bom esses cursos , tais como os do cigs, comandos e etc, o que eu acho ruim ao meu ver é a quantidade formada, na minha opinião deveríamos ter uma tropa de pelo menos 10 mil militares de operações especiais. Mas geralmente esses cursos ficam só 20 no máximo 35 militares.

shared on wplocker.com