China apresenta nova variante do helicóptero de ataque Harbin Z-19 equipado com radar de ondas milimétricas

A China apresentou uma nova variante do helicópteros de ataque Harbin Z-19. A aeronave foi apresentada durante a Feira  China Helicopter Expo. A nova versão do Z-19 é equipada com um radar de ondas milimétricas montado no topo do rotor principal em uma configuração semelhante a utilizada nos helicópteros  Mil Mi-28N Havoc e AH64D Apache Longbow.

O modelo pode realizar missões de reconhecimento armado e missões antitanque graças a sua variada gama de armas que são transportados em dois pontos de fixação sob cada asa. Seu projeto faz uso de parte da estrutura, sistemas e a propulsão do helicóptero Harbin Z-9 ( Z-9 (cópia licenciada do Eurocopa AS 365/AS565 Dauphin II/Panther ) e sua motorização fica a cargo de dois motores Zhuzhou WZ-8 ( cópia licenciada do  Turbomeca Arriel ) de fabricação chinesa.

Com Informações de Defence Blog

O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do site.

16 Comentários

  1. É aí seria interessante pro EB? E teria como ocidentalizar os sistemas? E de chinês ficar só a estrutura? E tal empreitada Valéria a pena?

  2. BELÍSSIMA NAVE… parece que não solta pecinhas… rsrsrsss… falando sério… os chinas estão num nível de aceleração tecnológico sem precedentes… até parece o tio Sam quando o assunto é investimento bélico… parabéns a eles…

  3. Depois de ver um MBT chines soltar “pecinha”..fico a imaginar o que pode soltar esse heli…rsrs
    Falando a serio…Se a China não tivesse se acagado toda na Siria tinha demonstrado as reais capacidades e fiabilidade do seu armamento e quem sabe esse heli terias muitos clientes inclusive o Brasil.

  4. Na Segunda Guerra os armamentos dos EUA e da URSS também eram menosprezados como de 2º qualidade diante dos Europeus.

    Acredito que a China ira superar esse conceito, interessante é que o PIB por Paridade do Poder de Compra da China já superou o dos EUA e UE e em breve daqui a uns 8 anos no máximo ira superar o PIB nominal também.

    O F 35 foi vendido para Israel e a China com quem a China já comprou os planos do J 10 por exemplo, alem de outros países que irão operar o F 35, fora que a China já tem uma copia física do F 35, o que quero dizer é que é só uma questão de tempo para a China ter um F 35 (copia) completo.

    Já é o segundo maior produtor de navios militares do mundo.

    Com os planos de tecnologia reversa em pleno vapor acredito que não vai demorar muito (como alguns analistas preveem ) para a China superar os EUA em PIB e colar na área militar também.

  5. Pois é, montamos localmente há anos o Pantera ( Dolphin) e os motores Ariel e nunca tivemos a autonomia de produzir um equipamento desses na tal Montabrás ( Helibras).
    Ainda há pessoas que acham que essas aquisições de empresas nacionais, “transferência de tecnologias” com aquisições de equipamentos estrangeiros ( principalmente europeus e americanos) etc funciona ( só para o lado de quem vende né ?).
    Sou da opinião de pegarmos esses equipamentos que temos disponíveis, abrir para engenharia reversa e P&D nas diversas faculdades e centros de P&D civis e militares e através destas pesquisas encomendar das start ups geradas equipamentos produtos e serviços.
    Ao invés de ficar correndo aos pés dos senhores europeus e ou norte americanos, toda vez que precisamos de alguma coisa.
    A Argentina tem um projeto de helicóptero de ataque denominado Cicaré, mas que se encontra em estágio muito embrionário, quem sabe não seria outra oportunidade para nós ?
    Usando a fuselagem Argentina, cabeça de rotor e alguns componentes dos mesmos que deram excelentes resultados, incluímos nossas tecnologias, tais como
    ( turbina TAPP-5000, Blindagem MARIMBA, furtividade MARE, Aviônicos, Assentos blindados com cock pit de titânio, míssil ar-solo baseado no MSS 1.2, Foguetes Guiados etc..).
    Mas aqui não há visão de nada, apenas de comprar sucatas super faturadas a preços exorbitantes e que gere muito lucro para ambas as partes .
    Lamentável !!

1 Trackback / Pingback

  1. China apresenta nova variante do helicóptero de ataque Harbin Z-19 equipado com radar de ondas milimétricas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.