Ilustre Visita: NDM Bahia nas comemorações do feriado de 7 de Setembro…..

 

Imagens e relatos: José Carlos Viana Cinquini para o Plano Brasil

Texto e adaptação: E.M.Pinto

Numa colaboração especial ao Plano Brasil, nosso amigo e companheiro de assuntos militares José Carlos Viana Cinquini, enviou-nos uma série de fotografias e suas impressões sobre a sua visita recente à um dos mais modernos navios da Marinha do Brasil, o Navio Doca Multipropósito G-40 “Bahia”, que pode ser visitado pelo público de Santos- SP entre o sábado 09/09 e Domingo 10/09.

Nas palavras de Cinquini:

O Bahia ainda tem um “Q” de Siroco… muitas placas e indicadores ainda estão em francês…O navio chama a atenção pelo espantoso espaço interno externo. Nota-se que comporta claramente uma destacável componente aérea e pode facilmente abrigar helicópteros com fácil acesso ao exterior que facilita o embarque e desembarque de cargas.

A embarcação que participou das comemorações pelo dia da Independência do Brasil e pelo aniversário de 170 anos da Capitania dos Portos de São Paulo, atracou no cais da cidade do Litoral Paulista nesta última quarta feira e deve suspender para o Rio de Janeiro nesta segunda dia 11/09.

O autor ressalta que a sua visita foi pouco divulgada pela imprensa local, porém o público presente teve uma recepção  descomplicada e facilitada pelos tripulantes, que muito atentos respondiam a todas as indagações.

O navio cujo nome homenageia o Estado da Bahia, foi Lançado ao mar em 1998, serviu até então à Marinha Nacional Francesa sobre a designação TCD (Transport de chalands de débarquement) denominado Siroco e, foi projetado para transportar tropas, veículos, helicópteros, munição e provisões.

A doca interna é realmente grande  e facilita o transporte e desembarque de tropas, veículos e equipamentos de combate diretamente da seção de operações. Destaca-se que o navio é plenamente capacitado para operações de embarque e desembarque por Mar e por Ar.

 

O Navio Doca Multipropósito (NDM) como é designado pela nossa marinha foi adquirido, no segundo semestre de 2015.

Cinquini reforça que a aquisição do Navio pela Marinha do Brasil, foi muito acertada. Após um longo processo de discussões e negociações até poder adquirir o navio, a Marinha só concretizou a aquisição após as desistências do Chile e Portugal.

O Navio está muito perfeito estado, “cheira a novo” o seu sistema de ventilação funciona perfeitamente, não tem cheiro de navio e olha que já visitei muitos… A primeira vista nota-se que se trata de uma embarcação nova, com corredores amplos espaçosos, é limpo e acessível…  foi uma excelente oportunidade para a Marinha, deveríamos adquirir o outro o Foudre, estes navios são muito bons e estão em perfeito estado. O Navio é fascinante, eu acredito que o Brasil deveria ter um segundo navio destes… independentemente se ele vier a possuir um porta aviões ou porta helicópteros.

Destaca-se que no deck de operações aéreas havia uma novíssima aeronave UH-15A, helicóptero destinado especialmente às missões C-SAR a qual certamente acompanhava a unidade de mergulhadores de combate GRUMEC que recepcionavam os visitantes do Navio.

A aeronave é muito moderna e composta dos mais modernos sistemas, já vi vários modelos embarcados e mesmo em exposições como a LAAD, mas em nenhuma eu vi tanto s sistemas eletrônicos e de apoio às operações especiais de salvameneto incursão e resgate….

O helicóptero é equipado com sistema EWS (Eletronic Warfare System), bem como, de dispositivos auxiliares de defesa, como sensores de alerta de ameaças de radares (RWR -Radar Warning Receiver) e de emissãões laser (LWS -Laser Warning Subsystem), chama a tenção que o modelo também é equipado com sistemas de alerta de mísseis hostis (MWS -Missile Warning Subsystem).

Segundo informações da tripulação a aeronave possui um equipamento que é exclusivamente locado apenas nas unidades de Combat-SAR , o PLS (Personnel Locator System), o qual permite localizar de forma precisa, as tripulações aquando do resgate em ambiente hostil, fazendo uso de sistemas de troca de informações criptografadas as quais propiciam a segurança no cumprimento da missão.

Além dos sensores a aeronave é equipada com guincho, farol de busca, chaff, flares e “queixo” para instalação de FLIR o qual não constava na aeronave.

O Bahia desloca 12 kton e acomoda quatro helicópteros tais como o UH-15A ou SH-16  da Marinha do Brasil, além disso o navio que pode servir de posto de comando e de navio de operações de apoio à calamidades pode transportar um efetivo de fuzileiros de cerca de 900 tropas em casos especiais.

O Plano Brasil Agradece o amigo e companheiro Cinquini pela gentil colaboração e pela matéria. Agradecemos também a Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos de Santos pela oportunidade da visita e registro da matéria.

E.M.Pinto

Nota: O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade dos seus autores e não representa necessariamente a opinião do site.[wzslider autoplay=”true”]

15 Comentários

  1. Foi uma ótima escolha que que a marinha do Brasil, fez em adquirir o NDM Bahia. Que a marinha se adquirir o porta helicópteros HMS Ocean.

  2. Sugiro ao site tentar uma entrevista com o Ministro da Defesa. O tema do Ocean é importantíssimo para o Brasil e para marinha. Como leitores e eleitores nos interessa muito saber a opinião do ministro.

  3. O brasileiro tinha que dar mais importância ao que tem.pouca gente sabe que Brasil tem um marinha grandiosa. As mídias não falão sobre temas militares. Ótima reportagem.
    Alguém sabe se o Bahia quando vier pro Rio vai abrir pra visitação?

  4. excelente navio e matéria, mas quanto ao título uma pergunta, que comemorações??? dada a atual situação que vivemos não há nada o que comemorar infelizmente!!

  5. Para quem interessar, os dois canhões de 20 mm localizados na popa de origem francesa foram substituídos por peças Oerlikon GAM B0 1 de 20 mm, armas padronizadas na MB. O canhão de 20 mm da proa continua francês.

  6. Toda vez que olho para a Kombosa fajuta da Apertaparafusobrás e sua transmissão que funciona na base da gambiarra sinto um profundo desgosto pela escárnio que essa aquisição é, fruto do atávico costume da OrCrim do ABC em saquear os cofres públicos e levar vantagem.

Comentários não permitidos.