“Digam olá para o primeiro Porta Aviões equipado com catapulta da China.”

Por Jeffrey Lin e PW Singer

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

 

Em um artigo especial o Popular Sciene descreve os principais progressos da China no que se refere à tecnologia de porta-aviões: O artigo de título “A China está fazendo grandes progressos: Digam olá para o primeiro Porta Aviões equipado com catapulta da China”. Descreve sobre os primcipais avanços chinese recentes.

O artigo apresenta uma imagem gerada por computador de um fã do segundo Porta Aviões Chinês e primeiro a ser integralmente construído na China o Type 002. A imagem abresenta catapultas, caças J-15B e aeronaves de Alerta aAéreo antecipado e Controle (AEW & C) Y-7 KJ-600 AEW.

Essa descrição, embora seja especulação, pode ser verdadeira, uma vez que sem catapulta, o navio não pode lançar mão de aeronaves de asa fixa para as funções de AEW & C em alto do mar. O artigo ressalta que a China deve possuir ao menos um porta-aviões de mar azul se quiser ter uma marinha igualmente de “mar azul.”

Embora a China tenha lançado o seu porta-aviões Type 001A, muito recentemente, há apenas alguns meses, a Marinha do Exército de Libertação do Povo quase não teve o tempo para descanso e já faz progressos constantes na tecnologia para o seu segundo navio doméstico, o Type 002, navio este cujo desenvolvimento está programado para ocorrer entre 2020 ou 2021, este por sua vez, será um porta-aviões de 70 mil toneladas com catapultas projetadas para lançar aeronaves mais pesadas.

CGT-60F

A CGT-60F, vista aqui como um modelo em escala reduzida é uma turbina classe F que pode ser usada em navios de guerra como o porta-aviões Type 002. As catapultas gigantes não são a única tecnologia nova em desenvolvimento. A CGT-60F é uma turbina a gás de classe pesada, que tem tipicamente uma potência de 170 a 230 MW, projetada pelo Centro de Pesquisa de Turbinas de Gás da Universidade de Tsinghua, com o Dongfang Electric Group e o Shanghai Electric Group, a turbina é resultado de um projeto integralmente doméstico, que não se baseia ou é montado sobre outro qualquer projeto existente. Em seus testes o sistema excedeu as expectativas de refrigeração e distribuição de temperatura – fatores vitais para grandes turbinas. Como tal, o estatal da China Daily sugeriu que a CGT-60F seria um candidato adequado para a planta propulsora de um grande navio de guerra como um porta-aviões.

Type 002 Wuhan

O novo Porta Aviões Type 002 Wuhan, já serviu de plataforma para testes de sistemas eletrônicos embarcados, especialmente para os novos sistemas de comunicação por satélite e múltiplas antenas de radares AESA.

Além disso, o Mockup do Wuhan hospedou o equipamento de teste eletromagnético para os Destroyers Type 055, onde a ilha teve de ser modificada para incluir novos sistemas eletrônicos.

Anteriormente modelado após a ilha mais velha de Liaoning, as mudanças incluem a instalação de um deck na ponte adicional e novos radares AESA de tipo 346x com painéis planos, tal como os instalados no Type 001A, porém com radares AESA Type 346S menores acima na ilha.

A ilha do Type 002 provavelmente teria um sistema de radar de vários painéis similar encontrado no mastro integrado dos Type 055. Esses radares AESA menores podem ser usados ​​para direcionamento e controle de fogo, permitindo que o Type 002 “fale” com os mísseis lançados a partir de aeronaves e outros navios, estendendo ainda mais os seus alcances.

J-15B

O J-15B, visto em uma catapulta antes do lançamento na base aérea naval de Huangdicun em Liaoning onde estão sendo testadas as catapultas de vapor e EMALS para instalação no porta-aviões Type 002.

A China também continuou os testes de catapulta no Huangdicun. No início deste verão, a China lançou o J-15T além de testar as catapultas do sistema de lançamento de aeronaves eletromagnéticas terrestre (EMALS), bem como lançou novas catapultas de vapor.

Ao submeter o J-15T e a catapulta através de testes extensivos, os pilotos e as tripulações do Type 002 poderão se mover rapidamente para operações complexas quando lançadas. Além disso, um J-15 (número de série “111”) foi detectado no início de julho de 2017 com uma sonda de reabastecimento colocada sob a linha central da fuselagem, entre as nacelas do motor. Esse tipo de reabastecimento aumentaria o alcance e a permanência em voo dos caças atuais.

Gyrfalcon J-31

O Shenyang “Gyrfalcon” J-31 caça furtivo, o segundo programa de aeronave de combate furtivo da China, tem uma possível configuração capaz de ser embarcada com asas dobráveis ​​e trem de pouso reforçado.

Além disso, o segundo protótipo J-31 fez vôos adicionais neste verão, o mais recente em 25 de julho. Estas atividades dão credibilidade aos boatos de que a Shenyang Aircraft Corporation, construtora do J-31, está planejando criar um terceiro protótipo do J-31 com a capacidade de operar em porta-aviões equipados com catapulta.

O J-31, embora menor do que o J-20, melhorou a capacidade de discrição e aviônica em seu segundo protótipo. Além disso, as versões de produção estão planejadas para serem equipadas com motores WS-17 mais potentes, o que poderia permitir voos supercruise.

Type 003

Em exibição no Museu Militar da Revolução do povo chinês, uma versão em escala de um gigante Porta Aviões prediz o futuro. Catapultas, caças J-20 e veículos aéreos furtivos de combate não tripulados (UCAV). O super portaaviões  Type 003, certamente será de propulsão nuclear e provavelmente não entrará no serviço antes de 2030.

Olhando para além do Type 002, o Type 003 seria um verdadeiro super porta-aviões, com um deslocamento de 90.000 toneladas. Se as exibições oficiais no museu militar da China são alguma indicação, o Type 003 viria com aviões futuristas, como bombardeiros furtivos e caças de sexta geração. Também poderia ter potência suficiente para alimentar lasers e catapultas eletromagnéticas atualmente em desenvolvimento.

Sobre a questão orçamental, muito debatida em função da necessidade de um orçamento que equacione todos estes sistemas, pode-se dizer que não há dúvidas de que a China é capaz de obter essas tecnologias, mas que um porta-aviões nuclear e seu grupo de ataque é algo muito mais caro de construir e manter. Porém, talvez, vale lembrar, que à medida que a economia chinesa continua crescendo em 7% ao ano, a China crescerá o suficiente para pagar todas essas armas avançadas.

Fonte: Popular Science

9 Comentários

  1. E pensar que a MB ( Marinha de Brinquedo) do país das bananas de pijama tinha uma parceria com a poderosa China.
    Sorte dos Chineses que não levaram adiante esse “parceria” caso assim o tivessem feito; hoje estariam com muita raiva a espera de repasse de verbas, falta de visão estratégica e muita falta de seriedade; além de uma pitada de agradinhos do lado dos bananas de pijamas.
    rsrsrsr

  2. A China segue pragmaticamente. Trata-se de um projeto nacional e geopolítico. Uma curiosidade em relação ao Projeto 23E000E da marinha russa. Aparentemente o mesmo contempla um estratagema inédito para lançamento de aviões, um sistema concomitantemente catobar / stobar, utilizando-se de uma catapulta cujo percurso se encerra no início da rampa ski-jump. É o que aparenta ao ver os desenhos, se alguém souber, isso procede? Se procede, talvez o uso de “pequenos” porta aviões, que operem aeronaves de decolagem convencional, se torne viável com o conceito.

    • O problema são as bolhas imobiliárias que podem explodir a qualquer momento na China, graças ao excesso de controle estatal da economia, e aí poderão navegar num mar de lama por muitos anos igual ao Brasil. Mas fico impressionado com a capacidade de poupança daquele povo, que chegam a poupar quase 40% do que ganham.

      • Rafael de fato todo modelo econômico é ciclico, a questão é o período e tamanho da queda, que pode variar de um esfriamento a uma completa quebradeira. E um momento morno com crescimento de “apenas” 7% foi recente na economia chinesa, já voltando aos 2 dígitos. A China tem taxas de crescimneto acima dos 7% a três décadas, o que caracteriza “desenvolvimento” de fato, em período algum da nossa história desde a República ocorreu tal fato no Brasil, além disso pratica um modelo de capitalismo de estado inédito, que até então tem dado muito certo. O que contraria muitos dogmas. A China é o maior credor dos EUA e nosso maior passeiro econômico, um espiro lá é uma pineumonia aqui. Crescendo 14% ela consome tudo o quando produzirmos de commodities aço, soja, minério, cimento qualquer coisa, crescendo 7% ela abastece a demanda interna e vira concorrente. Então espero que não haja uma crise aguda lá neste momento. Nunca vi nenhuma agência de risco alertar sobre crise financeira real alguma, agências de risco medem de fato outra coisa e em muitos momentos até fomentam o oba, oba, que culmina na crise.

      • O que Coreia do Sul e a China tem em comum é um projeto de nação. Tanto o estado sul-coreano quanto o chinês comentaram ao máximo tecnologia e indústria. Seguindo fórmulas destintas, mas amplamente tuteladas pelo estado.

  3. tudo apenas propaganda, e ainda abrigada em museu, o que mostra o completo desprezo do pc chinês pela autonomia entitativa da verdade.
    a china não produz turbinas adequadas para um nae equiparável à classe forrestal e teria que ter caldeiras a vapor (e todo o sistema associado) pras catapultas. haveria volume interno suficiente pros paióis e depósitos, ou heveria um tradeoff sacrificando algo?

Comentários não permitidos.