Primeira imagem do veículo blindado 4×4 Toros das Forças Aerotransportadas da Rússia

Durante as comemorações do 87 º aniversário das Forças Aerotransportadas Russas realizadas no Parque Patriótico no final de Julho de 2017, foi apresentado pela primeira vez o veiculo Torus 4×4 nas cores da VDV.

O veiculo Toros foi desenvolvido pelo  Consórcio Intrall e UAMZ  sendo construído sobre um chassi ZIL 4×4. O Toros possui nível balístico conforme a norma NATO STANAG 4569 Nível 3 e proteção para o assoalho conforme NATO STANAG 4569 Nível 2A.

Diferenças entre o veiculo em operação na VDV e o mesmo quando ainda se encontrava em fase de Protótipo

O toros tem um peso em ordem de marcha na ordem de 6800 kg e projeto apresenta flexibilidade para reconfiguração do veículo para atender a missões tais como reconhecimento, posto de observação avançado, posto de comando, anticarro, morteiro, radar, oficina, ambulância e guerra eletrônica.

14 Comentários

  1. E o EB querendo dotar os PQDs de Bajas “turbinados ” denominado Chinvuk.
    O EB poderia padronizar com aquisição de veículos 4X4 Guará 4WS, Gladiador II e para os PQDs o Gladiador-I; ou uma versão mais leve porém dotada da nova blindagem game composta nacional MARIMBA.
    Blindagem esse feita em material cerâmico/metal e que resiste a impactos de .50mm.
    Mas provavelmente irão encomendar a Iveco; uma versão aerotransportado de seu ultrapassado e recentemente adquirido pelo EB;Iveco LMV mesmo havendo equipamentos semelhantes fabricados localmente.
    Depois se ofendem quando chamo o EB de Exército de Brinquedo (mesmo sendo minha força do coração ).
    Uma instituição séria, com homens e mulheres sérios porém gerida por meia dúzia de descomprometidos irresponsáveis.

  2. Conheces o OGUM ? Procures o Wiesel alemão , o Ogum é bem melhor e para o combates de tropas PQDT contra Blindados, portando com mísseis anti carro e porta morteiros ,seria o ideal !

  3. Sim caro jose luiz esposito, conheço o Ogum; o mesmo foi baseado no conceito do Wissel Alemão.
    Recentemente as tropas PQDs do EB estiveram na Alemanha sondando sucatas usadas Wissel, mesmo havendo o Ogum preservado no parque de manutenção do sul do país e o EB deter todos os desenhos e ferramentais da extinta Engesa, fabricante do veículo.
    Pelas dimensões do Ogum o mesmo se torna o candidato ideal a um UGV ( Veículo Autônomo Terrestre) nacional, há inúmeras pesquisas em faculdades nacionais sobre esse tipo de veículo, além de uma parceria com a Russia nessa área.
    Baseado nessas informações o EB é ou não um Exército de Brinquedo ??

  4. São muitos os modelos veiculos de reconhecimento leves no mundo,eu acho que a Russia tem modelos até demais me parece que isto tudo são artefatos para exportação para agradar todos os gostos,tiro como exemplo os EUA,eles tem o Hummel em diferentes versões,mas não tem este monte de modelos.O que nós temos já basta,façam diferentes versões e larguem de pensar em gastar dinheiro com um monte de mequetrefez diferentes são aumenta a logistica que já é ruim e ter mais gastos com peças de reposição,fiquemos com os Ivecos que já foi selecionado pelo Exército.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

  5. Tisc tisc caro Vilson J Fadel; se está realmente procurado com a integração logística a melhor opção são os produtos nacionais Guara 4WS, Gladiador I&II .
    Pois além do EB ter selecionado um projeto de 4×4 ultrapassado (pois a Iveco já apresentou a versão mk2 ), esse veículo é estrangeiro e não será escolhido pelas outras forças, ou seja CFN, BUNDA etc..
    O EB mais uma vez tomou uma decisão egoísta e “bairrista” assim como as outras forças o fizeram em outras oportunidades.
    Vide exemplo da escolha do Guarani pelo EB e Piranha III pelo CFN.
    Nossas forças não estão nem aí para integração logística e ou de equipamentos; e aparenta não dar a mínima para soberania nacional.
    Pois se estivessem dariam sempre prioridade ao produto de empresas 100% nacional; como prega a Política de Defesa Nacional (que para mim não passa de conversa fiada).
    E nosso MD que não passa de cabide de empregos;não tem autonomia alguma em obrigar as forças a adquirir equipamentos comuns; aquartelamentos conjuntos;base de treinamentos unificados etc..
    Vergonha isso aqui;percebe-se que as coisas nunca mudam e as lições nunca são aprendidas !

    • Meu caro Foxtrot,penso muito próximo de vc ,nossa nação é em suma uma farra de gente mexendo com o dinheiro público sem ter responsabilidade alguma,eu só sitei o Ivequinho porque o Exército deu cartão vermelho ao Guará que é veiculo nacional e deu aval ao Veiculo da Iveco,que não deve ser dos piores pois até os Russos estão usando. Vamos a uma máxima quando usa-se dinheiro público para o uso público não se liga para preço nem qualidade,agora quando usa-mos o dinheiro nosso para uso público,primasse pelo Preço,quando usa-mos dinheiro nosso para nosso uso primasse pelo preço e pela qualidade.E devia ser assim que nossos mandatário deviam pensar em estar usando o dinheiro público como se fosse dele e não se apropriando dele.Espero que nas eleições de 2018 faça-se uma renovação completa na politica e entre pessoas novas sem vicios antigos,pois como está é só continuação dos mesmo,trocar-se agora só vem os mesmos que está ai no governo e o próximo da fila é o mesmo que votar nos mesmos ladrões do PT,Psol,PMDB ,PSDB e segue.Eu vou de Bolsomito com impressora nas Urnas,não tenho o menor receio até porquê não faço parte dos Direitos dos Manos e nem uma Central Sindical ou Grupo LGBTs.
      Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

    • Amigo Foxtrot não tome nada como pessoal só explanei meu pensamento quanto está politica nefasta, Grato desde já pela sua compreensão.

      • Não esquenta camarada. Esse Foxtrot critica o EB, mas nunca deve ter segurado um fuzil. Ou se segurou, deu oito tiros e recebeu baixa. O resto do tempo apenas fez muita faxina e rachou no quarto de hora em um quartelzinho pé-preto de brinquedo dele.

  6. Existew Algum Estudo ou Previsão de Aquisição de Blindados 4×4 para o CFN ??
    Pois com a Provavel Ida do Brasil para a Missão de Paz no LÍBANO ou no CONGO ; Acreditro q Seja NECESSÁRIO o Uso de Veículos desse Tipo !!

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Primeira imagem do veículo blindado 4×4 Toros das Forças Aerotransportadas da Rússia | DFNS.net em Português
  2. Russia’s defence company develops advanced tactical vehicle for Airborne Forces | DFNS.net Land

Comentários não permitidos.