ADSUMUS : Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais (GAT-FN) inicia Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais em São Tomé e Príncipe

Alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais

 

No dia 25 de julho, sob a coordenação do Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais junto à Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe (GAT-FN-STP), iniciou-se o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), composto por 31 militares voluntários, oriundos do Exército e da Guarda Costeira do País. O curso será desenvolvido nas instalações do Centro de Instrução Militar, onde está sediada a Unidade de Fuzileiros Navais santomense.
No primeiro dia do curso, no período da manhã, os alunos foram recebidos pela Equipe de Instrução brasileira que conduziu o cerimonial de recepção e de entrega do gorro numerado aos alunos. Toda essa atividade foi conduzida com intensa atividade física, tornando marcante o momento de transição dos candidatos a Fuzileiros Navais.
Neste mesmo dia, no período da tarde, ocorreu a Aula Inaugural, conduzida pelo Encarregado do GAT-FN-STP, neste momento, além dos alunos, estavam presentes o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas santomenses, Brigadeiro Horácio Sousa, o Comandante do Exército santomense, Coronel Atanázio Silveira da Costa, o Comandante da Guarda Costeira, CMG Idalécio João, o Encarregado do Núcleo da Missão Naval do Brasil, CF Francisco Leonardo Maciel Machado e o Comandante da Unidade de Fuzileiros Navais, 1ºTen (FN) Tomé Salvador Amaral de Sousa, dentre outros representantes militares. O Chefe do Estado-Maior proferiu algumas palavras, dando por aberto o C-FSD-FN 2017, destacando a importância do curso, “que contribuirá sobremaneira para a maior garantia da soberania de São Tomé e Príncipe”.
O C-FSD-FN faz parte da cooperação militar entre o Brasil e São Tomé e Príncipe, iniciada em 2014, fruto do III Simpósio das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado no Brasil em maio de 2012, quando o Comandante da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe demonstrou interesse em aumentar a cooperação com a Marinha do Brasil, particularmente na área da formação de Pessoal.
Alunos e autoridades presentes acompanhando a Aula Inaugural

Fonte: MB