FAB PÉ DE POEIRA: Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (Grupo Laçador) recebe instrução sobre Guerra Eletrônica

“As instruções trouxeram novas possibilidades de melhoria no emprego dos nossos equipamentos”, afirma o Comandante do 1º GDAAE

Uma comitiva do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), composta por quatro oficiais e quatro graduados, realizou uma visita de instrução no Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), localizado em Brasília-DF, nos dias 26 e 27 de junho. A atividade faz parte do Programa de Instrução e Manutenção Operacional do 1º GDAAE e teve como objetivo a busca de informações sobre novas tecnologias e atividades desenvolvidas no CCOMGEX.

O General Luiz Gonçalves, Comandante da Unidade anfitriã, fez a abertura do evento ministrando uma palestra institucional sobre os projetos estratégicos do Exército, com ênfase nas atividades de Comunicações, Guerra Eletrônica e Defesa Cibernética. Em seguida, a comitiva visitou outras Organizações subordinadas ao CCOMGEX e localizadas no mesmo complexo: Escola de Comunicações (ESCOM); Companhia de Comando e Controle (Cia C2); e Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE).

No decorrer de dois dias, a comitiva teve instruções sobre o Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS), Rádio Falcon Harris III, Defesa Cibernética e utilização do software HTZ, voltado para o planejamento de comunicações em ambiente de Guerra Eletrônica. Foram realizadas ainda instruções práticas sobre programação e montagens de redes-rádio e visita aos laboratórios de Radar, Eletrônica, Guerra Eletrônica e Eletricidade.

O Comandante do 1º GDAAE, Major de Infantaria Antonio Fernandes Filho, ressaltou a importância da visita ao CCOMGEX como forma de buscar novos conhecimentos e ferramentas tecnológicas que possam ser aplicadas à atividade de Defesa Antiaérea. “Esta Organização do Exército é um centro de excelência no que diz respeito a Comunicações e Guerra Eletrônica. As palestras e instruções trouxeram novas possibilidades de melhoria no emprego de nossos equipamentos e na capacitação de nosso efetivo”, afirma.

Fotos: Tenente Nagata

Fonte: FAB

2 Comentários

1 Trackback / Pingback

  1. FAB PÉ DE POEIRA: Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (Grupo Laçador) recebe instrução sobre Guerra Eletrônica | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.