Iraque declara vitória sobre Daesh (Estado Islâmico) em Mossul

Primeiro-ministro anuncia derrota do grupo extremista na cidade iraquiana, controlada pelos jihadistas há três anos. Nove meses de batalha deixam destruição, milhares de civis mortos e quase um milhão de deslocados.

Forças iraquianas celebram retomada de Mossul

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, declarou neste domingo (09/07) a vitória das Forças Armadas do país sobre o grupo extremista “Estado Islâmico” (EI) em Mossul, colocando fim a três anos de controle dos jihadistas sobre a cidade.

A batalha para recuperar Mossul, iniciada há quase nove meses, deixou grande parte da cidade em ruínas e milhares de civis mortos. Quase um milhão de residentes fugiram da cidade desde a chegada das forças iraquianas, em outubro passado.

“O comandante das Forças Armadas [primeiro-ministro] Haider al-Abadi, chegou à cidade liberada de Mossul e parabenizou os combatentes heroicos e o povo iraquiano pela grande vitória”, disse o gabinete do premiê em comunicado.

O “Estado Islâmico” havia prometido “lutar até a morte” em Mossul, mas um porta-voz do Exército iraquiano disse à TV estatal do país neste domingo que 30 militantes foram mortos ao tentarem escapar da cidade nadando pelo rio Tigre.

O governo iraquiano não divulgou quantas baixas teve seu Exército na batalha, mas o Departamento de Defesa dos EUA afirma que o serviço iraquiano de combate ao terrorismo perdeu 40% de suas forças. Washington lidera uma coalizão internacional que apoia a campanha contra o EI em Mossul, conduzindo bombardeios contra os militantes e auxiliando soldados em solo.

Sem Mossul – que era de longe a maior cidade controlada pelos jihadistas – o domínio do “Estado Islâmico” no Iraque será reduzido a áreas predominantemente rurais ou desertas a oeste e sul da cidade.

Faz quase três anos que o líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi, declarou um califado na Síria e no Iraque. Como vêm perdendo território, é possível que os militantes revejam suas táticas de insurgência. O grupo também é alvo de uma ofensiva apoiada pela coalizão internacional na Síria, sobretudo na cidade de Raqqa, capital não oficial do EI.

A ONU estima que serão necessários mais de 1 bilhão de dólares para reparar a infraestrutura básica de Mossul, no norte do Iraque. Em algumas das áreas mais afetas, quase nenhum prédio parece ter ficado livre de danos.

Fonte: DW

 

7 Comentários

  1. No meu entender, essa vitória tende a alterar a dinamica dessa guerra. As forças ali concentradas serão agora remanejadas para limpar os bolsões de resistência do ISIS, varrendo sua presença do território iraquiano. Com isso também as tropas curdas poderão atravessar a fronteira e reforçar seus esforços na Síria. No campo da propaganda, os EUA e seus aliados vão capitalizar isso, reforçando sua posição nas negociações vindouras.
    Vão se sedimentando as condições para, afinal, a formação de um estado Curdo e, quem sabe, o final dessa guerra estúpida.

  2. Caro Satyricon ao meu ver toda essa guerra no Iraque e Siria esta longe de ver luz ao fundo do tunel. Com o fim do ISIS a questāo vai ser outra. A questāo dos Kurdos.. . a Turquia ja declarou nāo vao aceitar um Kurdistāo e o Iraque e Siria? Creio que no Iraque e mais tarde na Siria a luta vai ser entre Kurdos sunitas e xiitas e com os Turcos no meio fora EUA e Russia e Irāo e A.Saudita. Se hoje vemos Kurdos e sunitas e xiitas aliados no Iraque na Siria nāo se cruzam.
    Posso estar enganado mas parece me que ha uma tentativa de relocalizar o ISIS para o Afeganistāo o que lhe parece?

  3. Onde estāo os lideres do ISIS que se encontravam em Mossul? O que se sabe da morte ou captura dos mesmos? Ou simplesmente tiveram tapete vermelho para fugirem para outras paragens como Siria Afeganistāo?

  4. 40% é bem alta, sem as milicias xiitas Hezbollah iraquiano o exercito oficial não aguentaria os terroristas.Claro que os xiitas não vão colher o louros da vitoria,sem eles o EI tinha dominado o Iraque e a Siria.

1 Trackback / Pingback

  1. Iraque declara vitória sobre Daesh (Estado Islâmico) em Mossul | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.