Humor: “Smoke on the water”… e é o HMS Queen Elizabeth

Não… Não é o Kuznetsov, porta aviões russo cuja construção foi encerrada em meados de 1985…

… aquele que despertou comentários sobre  “a facilidade de detectá-lo bastando seguir a coluna de fumaça deixada pelas suas caldeiras”.

  • Problemas nas caldeiras?
  • Queima incompleta do combustível?
  • Combustível adulterado?
  • colou o Giclê?
  • De baixa qualidade?
  • Todas estas hipóteses?

Bem, o que vemos pela imagem é que até o novíssimo HMS Queen Elizabeth não está imune as piadas de internet. Com a palavra os especialistas…

 

11 Comentários

  1. Sabemos que a propulsão do HMS Queen Elizabeth é composta por 4 motores diesel de 10 MW para velocidades iniciais e de cruzeiro, e 2 turbinas a gás Rolls-Royce Marine 36MW MT30, para velocidades a serem aplicadas acima de qualquer padrão de cruzeiro.
    Observando na foto a situação de presença de fumaça, vamos fazer conexão dessa fumaça com os motores diesel, que estão ligados.
    A cor escura de fumaça saindo de motores diesel , no escape ( ou chaminé ) , é causada por finas partículas de carbono devido a ocorrência de combustão incompleta. No entanto, um dos 4 motores ( ou mais ) diesel do navio tem que ser identificado como emitente da fumaça, antes que qualquer medida corretiva vá ser tomada.
    Em motores diesel marítimos a combustão pobre ocorre basicamente devido a dois fatores principais, sendo o primeiro a insuficiência de suprimento de ar e o outro, a injeção incorreta de combustível, alguma descalibragem fina nessa operação inicial do navio.
    Mas definir assim parece ser simples, visto que há maior complexidade nessas causas, do que veremos adiante cada causa em separado.
    Os problemas de suprimento de ar em motores diesel marítimos são devido aos seguintes fatores ( como vou citar o elemento turbocompressor, vamos entender que é um equipamento adicionado aos motores de combustão interna que aproveita os gases de escape para injetar ar nos cilindros, ou câmara de combustão):
    1. O filtro de ar do turbocompressor pode estar entupido, ou estrangulado, dando pouca passagem de ar.
    2. As palhetas da turbina do turbocompressor podem estar sujas, contendo elementos de poluição, ou danificadas, sendo portanto estarem fornecendo ar insuficiente para o motor.
    3. A grade de entrada do turbocompressor no coletor de escape pode estar entupida, ou estrangulada, sendo então que isso provoca que o turbocompressor trabalhe em baixa velocidade.
    4. As lâminas do compressor podem estar sujas ou danificadas.
    5. As portas de ar de lavagem do motor podem estar sujas ou estranguladas.
    6. As válvulas de ar de lavagem podem estar defeituosas ou danificadas,
    7. O anel de bocal do turbocompressor pode estar sujo, contaminado.
    8. Os ventiladores da praça de máquinas podem estar provendo ar insuficientemente, se seus filtros estiverem entupidos ou estrangulados.

    Os problemas de injeção correlatos com existência de fumaça negra podem ser os seguintes:
    1. Baixa temperatura do combustível causando empobrecimento na atomização e penetração.
    2. Os injetores de combustível podem estar gotejando, causando assim um efeito de pós-combustão.
    3. A temporização das bombas de combustível podem estar erradas.
    4. Os orifícios dos injetores de combustível podem estar com tamanho exacerbado em função de muito uso.
    5. Incorreção de pressão das molas dos bicos injetores de combustível.
    6. Padrão de qualidade errado do combustível, ou baixa qualidade do mesmo.
    7. Incorreção no ponto superior de válvula, das válvulas do injetor de combustível.
    8. Motor desbalanceado. Balanço térmico e de alimentação precisam ser feitos no motor.

    Para precisar o que está ocorrendo com o HMS Queen Elizabeth, é necessário raciocinar que o navio é novo, então dos itens acima citados, devemos descartar aqueles que contém elementos associados a uso frequente, então o que restar, serão os mais prováveis de ser o real. Minha aposta, por baixo, é tão somente um desbalanceamento inicial do motor, mas podem ser outras causas, e que inclusive com o passar do tempo, os navios ingleses irão operar “sem fumaça”, a diferença do que ocorre com o russo Kuznetsov.

  2. Vou fazer uma errata a minha postagem acima, adicionando 3 itens na relação de problemas de injeção, e seguindo aquela numeração:

    9. Motor sobrecarregado devido a mau funcionamento do regulador.
    10. Algumas unidades do motor podem não estar queimando ( em ignição ) levando a sobrecarga de outros elementos.
    11. Fugas de combustão ( internas ao motor ) podem estar ocorrendo.

    • Quem sabe e com a graça do Almirante Tamandaré ele vire realidade e venha…

      Uma compra de oportunidade e com apenas 20 anos não pode ser perdida.

      A solução é chegar a um bom acordo político-militar e principalmente financeiro,comprá-lo aos moldes do Scirocco.

    • Sim, aí fica igual a alguém tentar começar a construir uma casa, pelo telhado.Não temos a base,se já tivéssemos uma esquadra completa e começando a construção de uma segunda, poderia até em pensar para a nau capitânia.Mas a MB tem de estar muito diferente dessa atual.

  3. Como tudo é novo, pode ser simplesmente o acúmulo de óleo protetor que vem de fábrica dentro das camisas dos cilindros que vão sendo queimadas junto com o diesel até queimar completamente com o tempo e passar a só queimar o diesel. Então isso é temporário se for esse o motivo.

Comentários não permitidos.