Brasil: Onde presidente Temer se escora para não cair

Apesar de denúncia criminal ser baseada em aspectos técnicos, rito na Câmara dos Deputados segue lógica política, e presidente usa as armas que tem para cortejar aliados e manter base. Arsenal, porém, tem avarias.

Em meio à crise política, Temer decidiu não participar de reunião do G20

Vai começar tudo de novo. Alvo de uma denúncia criminal, o presidente Michel Temer vai enfrentar uma votação crucial na Câmara sobre o futuro de seu governo. Tal como ocorreu no processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, ele precisa reunir pelo menos 172 votos (ou ausências) para impedir que os deputados autorizem o avanço da ação.

Para isso, o presidente espera contar com sua base aliada, cuja lealdade deve ser reforçada ainda mais com a distribuição de cargos e verbas. Apesar de a denúncia criminal ser baseada em aspectos técnicos, o trâmite inicial na Câmara segue uma lógica política e não é dependente dos argumentos jurídicos apresentados pela defesa.

Para evitar mais desgaste e tentar assegurar a vitória na Câmara, Temer decidiu não participar da reunião do G20 a ser realizada nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo, na Alemanha, onde deveria almoçar com a chanceler federal alemã, Angela Merkel.

O presidente também deve tentar explorar a revolta da classe política com o Ministério Público. No entanto, o arsenal para garantir sua sobrevivência já apresenta algumas avarias. Veja quais são:

A força da base aliada

Quando assumiu, Temer alardeou possuir uma base aliada com mais de 400 deputados, uma maioria notável desde a redemocratização. No momento, interlocutores do governo garantem que o Planalto conta facilmente com pelo menos 250 votos a seu favor, dezenas a mais do que o necessário para barrar o trâmite da denúncia.

Só que desde o início da crise política e da Operação Lava Jato, Brasília se acostumou aos “fatos novos” que embaralham para o governo uma situação que parece definida. Foi o que aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff no início de 2016. À época, a votação do impeachment pela Câmara parecia estar caminhando a seu favor, mas dois fatos negativos na mesma semana acabaram corroendo o que restava da base de apoio: a divulgação da delação de ex-senador Delcídio do Amaral e o imbróglio da nomeação do ex-presidente Lula como ministro.

No caso de Temer, não faltam potenciais fatos novos para desestabilizar ainda mais o seu governo. Um deles pode ser uma eventual delação do “homem da mala” Rodrigo Rocha Loures, o ex-assessor da Presidência que foi gravado recebendo 500 mil reais. Além de Loures, há outros potenciais candidatos, como o ex-deputado Eduardo Cunha.

Durante o pronunciamento de Temer sobre a denúncia nesta terça-feira, cerca de 80 deputados compareceram. Eram em sua maioria integrantes do “baixo clero” da Câmara. Quase nenhum político de destaque apareceu para emprestar sua imagem ao presidente.

Antes disso, a base já vinha dando sinais de desgaste. Na semana passada, o governo foi derrotado em votação em uma comissão do Senado que discutiu a reforma trabalhista. Há ainda o fator PSDB. Apesar da Executiva do partido ainda apoiar Temer, deputados tucanos não escondem sua insatisfação de ver a sigla ainda atrelada ao governo.

A “generosidade”

Mesmo fragilizado, Temer continua a controlar a caneta do governo, e tudo que o Planalto pode oferecer para obter apoio, como cargos e liberação de verbas. Logo após a delação da JBS, Temer liberou 1 bilhão de reais para emendas de deputados. O deputado que recebeu o maior valor foi Marco Rogério (DEM-RO), cotado para o cargo de relator da denúncia contra o presidente. Com uma eventual saída do PSDB, o Planalto articula distribuir os cargos de tucanos entre siglas médias com o objetivo de formar um núcleo de apoio mais enxuto, mas 100% leal.

No ano passado, a ex-presidente Dilma Rousseff usou do mesmo artifício para tentar barrar o impeachment. Somente nos primeiros dias de maio de 2016, ela empenhou 1,4 bilhão de reais em emendas para deputados e senadores, quase a totalidade do que havia liberado no acumulado nos primeiros meses do ano. A presidente também distribuiu os cargos e ministérios que estavam em poder do PMDB para membros do “centrão”. Isso não impediu seu afastamento de Dilma, aprovado pelos senadores em 12 de maio.

Os ataques

Em um pronunciamento na segunda-feira, Temer atacou o procurador-geral Rodrigo Janot. O presidente chegou ao ponto de insinuar que ele recebeu dinheiro para persegui-lo. Foi um discurso feito diretamente para parlamentares que estão fartos das investigações que sacodem o mundo político desde 2014. Temer afirmou que a PGR abriu um “precedente perigosíssimo” ao fazer acusações que, segundo ele, têm como base, “ilações”. O recado foi claro: Temer sugeriu que todos podem se tornar alvos e a resposta é a união em torno da sua figura.

A estratégia não é diferente da adotada pelo ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) entre 2015 e 2016. Um dos primeiros alvos parlamentares da Lava Jato, Cunha repetidamente lançou ataques contra Janot.  “Hoje, sou eu. Vocês, amanhã”, chegou a afirmar. No final, mesmo os deputados que criticavam a Lava Jato acabaram por abandoná-lo.

O efeito de atrair deputados para o enfrentamento com a PGR também pode ser limitado, dada a aprovação que a Lava Jato goza entre os brasileiros. Segundo o cientista político Gaspard Estrada, da Sciences Po de Paris, muitos políticos já começam a se preocupar com a aproximação das eleições e já estão calculando o custo de se verem atrelados a um presidente extremamente impopular. “Ninguém vai querer estar associado ao Temer quando as eleições de 2018 se aproximarem”, diz.

Um aliado na Presidência da Câmara

Não há mais um Eduardo Cunha na Presidência da Câmara. Articulador do impeachment de Dilma, o ex-deputado teve papel central em convencer a Câmara a abandonar a ex-presidente. Hoje, a chefia da Casa é ocupada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), um aliado de Temer. Ele já engavetou vários pedidos de impeachment contra Temer e chegou a criticar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso após este pedir a renúncia do peemedebista. Porém, Maia não parece estar disposto a defender Temer abertamente. Ele evitou comentar a denúncia e não compareceu ao pronunciamento do presidente na última terça-feira.

A falta de alternativa

Não há nenhum nome de consenso entre a classe política sobre quem poderia substituir Temer na Presidência. Antes do julgamento da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vários nomes foram especulados pela imprensa. No entanto, nenhum deles parecia ter força suficiente para ser aceito em peso pela classe política e pela elite. Segundo o cientista político suíço Rolf Rauschenbach, do Centro Latino-Americano da Universidade de St. Gallen, as chances de Temer são fortalecidas por esse vazio. “Não se sabe quem poderá ser colocado no lugar e o que vai acontecer depois”, afirma.

A boa vontade do mercado

Nenhuma grande entidade empresarial manifestou até agora que deseja a saída de Michel Temer. Em 2016, diversas entidades apoiaram abertamente o impeachment, na esperança de que um novo governo seria capaz de entregar reformas econômicas. Nesta semana, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) disse ao jornal Folha de S.Paulo que “todo o empresariado prefere continuar com o presidente Michel Temer. Hoje a posição é essa: é melhor seguir e fazer a transição no país.”

Mas as reformas estão sob risco. A estratégia da PGR de fatiar as denúncias arrisca monopolizar as atenções do Congresso até possivelmente o fim do ano, se Temer permanecer. Alguns economistas avaliam que seria melhor que Temer deixasse o cargo. “Uma saída rápida de Temer seria substancialmente melhor do que uma luta política prolongada para permanecer no poder”, disse Alex Wolf, economista da Standard Life Investments, ao Financial Times.

Já a consultoria Eurasia Group concluiu que Temer “perdeu as condições de continuar a negociação pela reforma da Previdência” e que “qualquer presidente eleito pelo Congresso terá fortes incentivos para colocar a reforma da Previdência de volta aos trilhos”.

Fonte: DW

 

51 Comentários

  1. DILMA DIZ QUE BRASIL É DIRIGIDO DA CADEIA E COBRA ANULAÇÃO DO GOLPE
    .
    Em nova manifestação nas redes sociais, a presidente legítima Dilma Rousseff confirma que a situação brasileira é mais esdrúxula do que simplesmente ter o primeiro ocupante da presidência denunciado por corrupção – no caso, Michel Temer; ela lembra discurso feito ontem pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e afirma que o Brasil, na verdade, é governado pelo presidiário Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que daria ordens em Temer da cadeia; “Senador Renan Calheiros confirma o que sempre denunciamos: Eduardo Cunha levou a cabo o golpe para governar por trás de Temer, até da cadeia”, postou Dilma; “Cabe ao STF julgar a flagrante ilegalidade do impeachment que propiciou o absurdo de termos um governo dirigido desde a cadeia”, cobrou em seguida.
    .
    *Brasil 247
    .
    **************
    . Eu sabia que o governo do PSDB tinha com o PCC ..rsrsr .. um certo dialogo de alto nível , entre o palácio dos bandeirantes e o presídio … mas essa relação entre o palácio do Jaburu com o presídio ? … é boa ..rsrsr .. e quem manda no braZil é o crime isso já sabemos, resta saber ..rsrs .. como é essa hierarquia , se o Temer é o capo dos coxinhas e o Cunha é o seu vice … ou o do contrário .. realmente .. está tudo dominado …. VALEU COXINHAS .

  2. Temer só permanece porque o PSDB, num erro histórico, está irremediavelmente abraçado com esse pulha. Se o PSDB pudesse pular fora hoje, amanhã a coxilândia o renegaria e, se pudessem, apagariam todos os rastros – como Huck fez com Joesley e Aécio – seu amor pelo delinquente paulista.

      • Outra coisa, O TRF, da 4ª Região, em Porto Alegre, deixou claro que acabaram os dias de delações sem provas resultarem em condenação, vide a absolvição de Vaccari. Os desembargadores foram enfáticos: Paulsen e Laus entenderam que os delatores não apresentaram provas do que disseram contra o ex-tesoureiro.

      • Ia me esquecendo: o Aiatolá do ABC também é réu em outros quatro processos com 3 juízes diferentes. E quanto ao “Moch”, A.K.A Vaccari, tem outras condenações nas costas lembrando que o MPF ainda pode recorrer para o pleno do TRF4 meu caro PeTista!

      • Não sou petista, caro pato amarelo, sou pior, sou brizolista. É muito cinismo endeusar um sujeito que não prendeu a mulher do Cunha e, segundo Renan Calheiros, seu digníssimo marido governa da cadeia. Aliás, há alguma prova de que seu herói esteja realmente preso, até agora não vi nenhuma.

      • Brizolista? Realmente você é pior pois endeusa o cara que arruinou o Estado do Rio de Janeiro permitindo que os morros virassem fortalezas do tráfico e que nos anos 60 costumava ver agentes da CIA em cada esquina…..

      • Cada um vê a História à sua maneira, querido pato amarelo. Voltando à vaca fria, midiota, há alguma prova de que seu herói esteja realmente preso?

      • Em tempo: está sendo uma delícia acompanhar calmamente a autofagia da direita – os salteadores paulistas afundando no lodo é especialmente prazeroso de assistir. E o melhor, essa autofagia vai se arrastar, devagarinho, até 2019. Enquanto isso, o PT volta a ser o partido mais querido do Brasil.

      • Meu caro “lá,lá,lá Brizola” talvez Cunha esteja escondido em algum hotel de luxo no Costão do Santinho ou então na Praia do Forte não é mesmo? Se você estiver certo os advogados dele estão fazendo papel de bobo ingressando com recursos nas cortes superioras, que aliás estão sendo todos indeferidos…..

        Voltando a falar do seu ídolo não é uma questão de ver a história à minha maneira mas sim de um fato concreto! A administração dele foi ruinosa e semeou o caos que hoje assola o Estado do RJ. Por isso que é sempre bom estudar história, para não passar vergonha dizendo que a mesma é vista à maneira de cada uma……

        Por fim, já que se falou em salteadores não dá para esquecer do ilustre presidente do PDT Carlos Luppi, salteador de marca maior, que se juntou aos salteadores da seita de São Bernardo. E quanto ao pleito do ano que vem, o único candidato que vocês da esquerda têm é o APedeuTa pois o Ciro inevitavelmente vai se enforcar com a língua. E se o Aiatolá de São Bernardo estiver inelegível, já era para vocês! Aliás, periga mesmo ele perder a eleição se ainda assim tiver condições de disputá-la…rs!

      • Quanto às eleições em 2018, Lula ou quem ele indicar sairá vitorioso. Pode chorar, pisar nas calcinhas mas é inevitável.

      • Eu disse que sou brizolista, com orgulho, não pedetista. Essa estorinha é narrada pelo seu miolo de midiota foi difundida por seu arqui-inimigo, Roberto Irineu Marinho.

      • Então foi o Roberto Marinho que mandou o caudilho não deixar a polícia subir os morros meu caro ” Lá,lá,lá Brizola”? Depois dos agentes da CIA em cada esquina dos anos 60 e do Cunha escondido no Costão do Santinho essa é a sua próxima teoria? Ou será que o aquele que Fidel Castro apelidou de “Don Ratón” temia que a polícia no morro desse de cara com Neuzinha “Mintchura”?..rs!

      • “Quanto às eleições em 2018, Lula ou quem ele indicar sairá vitorioso”

        É mesmo? O “Jaiminho” conseguiu se reeleger prefeito de São Paulo? O ParTido emplacou sucessor para o picareta do Luis Marinho em São Bernardo?

      • O PT não ganhou em 2014 porque o povo estava entorpecido pelo bombardeio midiático. Hoje, como eu disse acima, o PT é o Partido mais querido do Brasil, enquanto seu amado PSDB não para de afundar.

      • E quem disso que eu sou filiado ou simpatizante do PSDB? No mais é impressionante como vocês da esquerda são incapazes de assumir a culpa pelos próprios fiascos, sempre colocam a culpa na “mídia”. Tudo isso para justificar os seus planos autoritários de censura da mesma, que vocês apresentam para os incautos como “regulação dos meios de comunicação” ou então como ” democratização da mídia”.

        A verdade é que o discurso de vocês está completamente desconectado da realidade como atesta pesquisa da própria fundação perseu abramo, ligada ao ParTido:

        http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-poe-em-xeque-discurso-do-pt,70001725545

      • Todos cometem erros, até um homem como Brizola infelizmente cometeu. Na tentativa de evitar o que acontece hoje; polícia chutando porta de residências sem autorização judicial e chacinando indiscriminadamente. Mas essa violência não fez com que os coxinhas zona-sul deixassem de cheirar. Atacam os varejistas, enquanto os atacadistas, com toneladas apreendidas em aeronaves ou helicópteros, não são molestados

      • O “Don Ratón” não quis ser humanista ao proibir a polícia de subir ao morro mas foi sim oportunista e populista. E também para não atrapalhar as atividades dos seus “parças” do jogo do bicho. Mas aí já viu né!? Onde o Estado não se faz presente a bandidagem faz a festa……..

        No mais, esse discurso de que a polícia “chuta a porta e chacina” é típico das esquerdas no intuito de criminalizar a atividade policial. Só falta agora apregoar que violência se combate com “políticas inclusivas”….rs!

        Por fim você está certo em mencionar os coxinhas da zona sul que sobem o morro para comprar cocaína e que terminam, por consequência, financiando o tráfico. São os mesmos que dizem ter “consciência social” e vão para as redes sociais fazer textão dizendo que foi “gópi” e “em defesa da ‘presidenta legítima Dilma Roussef'”. Taí o Gregório Duvivier e o Tico “Anta” Cruz que não me deixam mentir…rs!

      • Sobre Brizola, essas acusações alegóricas – o ditador cubano nunca proferiu esse vitupério – são hilárias.

      • ss69 tirelaite hms você dizer que não é psdb , acorda rrsrs
        você é sim psdb

        e para rimar o brizolista acabou com você rsrsrs

        veio defender o indefensavel do temer , pmdb ta ai roubando o pais a décadas , o psdb saiu foi parido do c , desse pmdb

        o temer foi colocado no pmdb pelo fhc o príncipe da privataria tucana

        agora que o aecio caiu todo mundo esta se ajudando pois chegou a merd@ pelo ventilador deagonolll ganhado por palestra da mesma forma que ele acusou os outros de lavagem de dinheiro

        http://www.diariodocentrodomundo.com.br/21-razoes-pelas-quais-ja-estamos-em-estado-de-excecao-por-lenio-streck/

      • Pé de Alface, se você está com a minha carteirinha do PSDB favor devolver então..rs!

        Ps: Tu é masoquista não é!? botando link do Diário do C* do Mundo, o mesmo que te sacaneou porque você foi defender a monarquia…

      • verdade s88 o diario do centro do mundo foi fazer uma critica ao monarquista que falou que poderia ajudar o brasil nesse momento

        e ai os comentaristas começaram a criticar a monarquia

        e começou a aparecer monarquistas defendendo a causa e ai demostrou que o site era visto pr varios

        entao eles sumiram com os comentários dos monarquistas ok
        mas isso demostrou que eles achavam que so lia site quem pensava de uma so forma e nao e

        mas eu sou daqueles que nao deixo de ler artigos que acho valido

        e esse diario do centro do mundo posta varias matérias interessantes e essa que postei ontem e interessante

        e para completar mesmo eles postando um desdenho a monarquia deu chance de primeiro sabermos da nota pois a monarquia e escondida pela midia ate a historia do brasil e esquecida para nao lembrar a epoca

        e dessa forma aparecer textos de participante do site mostrando as diferenças sem colocar ideologias falidas na frente

        dcm e interessante .

      • Pé de cão monarquismo e um estado de espirito(como na russia) e todo poder emana do povo ate o poder soberano ,monarquia nao funcionaria com a elite podre do brasil coroarian o “principe” fhc rei do brazil!

    • Outro balaio de gato é o Aiatolá do PSDB, com o Aécio Neves, é como diz a música; si gritar pega ladrão não fica ninguém meu irmão

  3. mas também, o cargo de chefe de estado brasileiro, vale menos que uma mala com 500 mil reais. é pra enojar.quem nasce temer nao chega a itamar.

  4. Só sei de uma coisa, Temer, Lula, Dilma, Aécio TODOS denunciados por corrupção, todos tem o rabo preso com algum laranja, todos são BANDIDOS !!

    que vão para a CADEIA !

    mas enquanto tivermos esse STF que vive em outro mundo paralelo, infelizmente veremos essa corja solta enganando o povo brasileiro

  5. “Barbosa
    29 de junho de 2017 at 16:19

    Mas essa violência não fez com que os coxinhas zona-sul deixassem de cheirar. Atacam os varejistas, enquanto os atacadistas, com toneladas apreendidas em aeronaves ou helicópteros, não são molestados”

    O cara cheira e não acontece nada!… O cara espanca a mulher e não acontece nada…. O cara constrói um aeroporto no quintal com verba pública e não acontece nada…. O cara é pego dirigindo chapado e não acontece nada….O cara mama uma propina lesa e não acontece nada….Sabem como se chama isso?..Corpo fechado! …Saravá!….rs…

  6. Se fosse um ladrão de galinha já estaria preso. Mas como homem é “autoridade” tem foro privilegiado, que nada mais é do que benefício por prescrição graças à morosidade do STF.

  7. MICHEL TEMER, tem que tomar uma decisão:
    Mudar se para o PALÁCIO DA PAPUDA urgente, e abandonar o PALÁCIO DO JABURU E, PASSAR despachar de l[á, em vez do Palácio do Planalto

  8. depois de michel temer passar todas as reformas estruturais que vai fazer o brazil o paraizo dos rentistas e destruir todo desenvolvimento tecnologico e social nacional ele e seus principais picaretas vao ganhar uma bolada nas ilhas caimao ou panama e se mudar para um palacio na europa por isso a alegria e pressa para passar as reformas impopulares

  9. Não há saída, si o Temer sair, então o Rodrigo Maia assume. E que melhora haverá? Não há saída, Os golpistas pensaram em tudo. De um jeito ou de outro o povo perde. O país se arrasta sem governabilidade e credibilidade. O que é de brasileiro tentando deixar o país não está escrito. Esse é o resultado de um estado controlado pela CIA. Sabotagens em tudo que é projeto estratégico, economia fraca, desemprego, caos, narcotráfico, corrupção e pobreza. O único intuito é servir os interesses dos EUA no Brasil custe o que custar. Isso significa que eu apoie o chavismo? Comunismo? Etc? Tudo que defendo é um estado democrático e livre de influências externas, será que é pedir demais?

    • para muitos o ápice da civilizaçao brasileira é fornecer matéria prima pra algum cafetao ops metrópole, ou os brasileiros servirem apenas de mao de obra barata quase escrava para uma elite estupida.temos que arrumar um jeito de ressucitar o pedrao.

      • O ParTido passou 13 anos fornecendo matéria prima barata para os chineses, até mesmo 20% de um campo do Pré-sal, e você não diz nada…..

        Que coisa não!??

      • o ss69 sempre querendo desvirtuar ,

        na época do fhc do seu partido psdb , ele o brasil so tinha negócios com os estados unidos
        um cachorrinho , e so negociava com outros países que os estados unidos deixava

        hoje estamos voltando a ser a ser a mesma coisa que antes , continuar apenas a produtos primários e com apenas o comprador que a metrópole americana yanke mandar

      • Pé de Alface, se você está dizendo que sou filiado ao PSDB é porque está com a minha carteirinha de filiado. Então favor devolver…rs!

        No mais eu não desvirtuei nada, apenas expus um fato concreto ou seja, que durante os 13 anos de desmandos do ParTido exportamos muita matéria prima de graça para os chineses e também demos a eles 20% de um campo do pré-sal

  10. S 88 sobre Brizola foste Perfeito e até SUAVE , foi uma Desgraça muito Maior que a do Cabralzinho , um Doente Mental Safado . Só uma das Maiores desgraças deste tal Brizola que nem é o seu nome verdadeiro , toda a Região as Margens da Av Brasil estava praticamente vazia , antes de deixar a Presidência João Figueiredo começou a inauguras Vilas habitacionais populares ,como as Vilas do João e dos Pinheiros ,então chega o Minuano da Desgraça ,com ele este tal de PDT sua cria ,o lema do PDT :** Favela não é Problema é Solução** , facilitando e incentivando Invasões , aquelas Áreas e a seguir toda a Av Brasil foi invadida , grande parte por Nordestinos, incentivados a Migrarem para o Rio de Janeiro , com várias promessas de Molezas e facilidades , Quem Defende este Desgraçado é Louco e Odeia o Rio de Janeiro !!!

Comentários não permitidos.